Defesa de Dirceu pede que ação sobre sigilo telefônico vá para 1ª instância

Do G1

Dirceu pede que ação de quebra de sigilo telefônico vá para 1ª instância
 
MP quer saber se ex-ministro usou telefone na prisão. Ex-ministro nega. Segundo jornal, ele falou por celular com secretário do governo da Bahia.
 
A defesa de José Dirceu enviou nesta segunda-feira (7) ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedido para que seja remetida à primeira instância da Justiça ação do Ministério Público sobre suposto uso de telefone celular pelo ex-ministro de dentro do presídio da Papuda, em Brasília. Dirceu está preso na Papuda, cumprindo pena por condenação no julgamento do mensalão.

A ação atualmente aguarda análise do STF. Para a defesa de Dirceu, pelo fato de ele não ter mais foro privilegiado (não tem mais mandato parlamentar), a medida deve tramitar inicialmente em instância inferior da Justiça antes de ir ao Supremo, que é o único tribunal com prerrogativa para julgar ministros, deputados e senadores.

Em janeiro, reportagem do jornal “Folha de S.Paulo” afirmou que Dirceu teria falado em um celular, de dentro da Papuda, com o secretário da Indústria, Comércio e Mineração da Bahia, James Correia. Segundo o jornal, a ligação ocorreu no dia 6 daquele mês. Dirceu e o secretário negam a conversa.

A ação, uma medida cautelar, é de autoria do Ministério Público. No documento, o MP pede que sejam identificadas ligações feitas da região da Papuda para o estado da Bahia. 

No pedido enviado para o STF, a defesa de Dirceu diz que o ex-ministro “reafirma que depois de preso jamais teve contato ou acesso a telefone celular, reiterando que não cometeu qualquer ilícito na execução da sua pena”.

 

Redação

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “MP quer saber se ex-ministro

    “MP quer saber se ex-ministro usou telefone na prisão”:

    De novo?

    Mentira.  O MP quer manter o caso na media porque ai Barbosa se sente “documentado” pra negar o pedido.

  2. Quem é o MP nessa história? É

    Quem é o MP nessa história? É o jornal ou o ministério público? A história é tão ridícula quanto as montagens das CPIs da oposição. Não tem nada a dever. Ambas ações de terceira categoria de ‘cherloques hommers simpsons’. Só cego não enxerga, ainda assim sente o cheiro da armação.

  3. ESSE PRESIDENTE DO STF


    ESSE PRESIDENTE DO STF DEVERIA RESPONDER A UM PROCESSO DE IMPEDIMENTO, POIS SE ACHA DONO DO TRIBUNAL E DAS PESSOAS

  4. Caro Nassif e demais
    Mais do

    Caro Nassif e demais

    Mais do que preso, ele deve ser amaldiçoado, incomunicável, o novo Homem da Mascara de Ferro.

    Ele não está só preso, ele é refém da nova direita.

    Liberdade ontem, para Zé Dirceu.

    Saudações

  5. Como José Dirceu seria

    Como José Dirceu seria julgado na 1ª Instância, se ele é uma espécie de trunfo que tem o senhor JB para não sair do foco? E justo agora que, ao que parece, o home anda meio sem visibilidade, tomar Dirceu como manobra pra aparecer mais e mais é o que importa. Dane-se constituição, ética, autos do processo, etc. 

  6. Folha: a mosca que pousa em sopas

    Porque o MP não pede a Folha a prova dessa conversa telefônica entre Dirceu e o Secretario James Correia ? Se a Foha publicou é porque o jornal de Otavio Frias Filho tem a certeza, incluido prova, de que JD falou por telefone a partir da Papuda com o secretario baiano. Ou não ?

    1. Porque o MP é um balcão de

      Porque o MP é um balcão de negócios e tem quem pague bem para que esse tipo de questionamento incômodo não seja feito aos órgãos de imprensa, permitindo a eles mentirem à vontade.

       

    2. É Dirceu quem deveria processar a Folha
      Dirceu deveria processar a Folha por calúnia e
      difamação, para que ela apresente as provas de
      que houve o tal telefonema.

      Por que pessoas que arriscaram a vida combatendo a ditadura se
      comportam hoje como cordeirinhos diante dessa
      mídia canalha?

      É preciso reagir à altura. A população
      fica sendo bombardeada incessantemente com
      “notícias” negativas contra o PT e o PT não
      reage. Além de instilar a desconfiança no povo
      em geral, instila também, naqueles um pouco
      melhor informados, uma incompreensível
      imagem de covardia.

      Por que não seguem o exemplo do corajoso
      Eduardo Guimarães, do BlogCidadania, que está
      movendo uma ação coletiva (com mais de 200 pessoas)
      contra Gilmar Mendes (!), para que este prove
      que houve lavagem de dinheiro nas doações
      aos petista presos?

  7. Brinquedinho de barbosa


    Através da ap470 barbosa se assenhorou de Dirceu. Lider estudantil, herói  da resistência da ditadura militar, fundador do PT, artífice dos governos populares Lula – Dilma, ministro de estado que fez diferença neste Brasil. Possui Dirceu como seu réu particular, a quem lhe cabe escrachar, acusar, condenar e executar sua privação de liberdade. Isto  lhe dá notariedade, espaço para os holofotes da groubo, empresta algum valor pessoal para futuros fins eleitorais, o diferencia de seus pares no stf, a ponto de dirigir qualquer grosseria a qualquer um impunemente. É isto que o advogado de Dirceu pretende acabar?

  8. O STF respira com ajuda

    O STF respira com ajuda de…. José Dirceu… Não fosse por ele e a Corte já teria implodido. Estão que nem a Mídia sobrevivendo graças ao Mensalão. Os ministros deviam estar beijando os pés dos petistas; afinal é por causa deles que o STF ainda existe; o único fundamento para a manutenção da prisão ilegal dos condenados é a imagem da Corte. Eles TEM QUE ficar presos para salvar a imagem do STF. Só podem continuar rodopiando as togas pela passarela pq JD está preso. Não é bacana? Representantes da sociedade sendo sacrificados para salvar a imagem de pessoas que não significam nada para ninguém. E, não tem jeito, tem que ser do PT, pq se fossem de outro partido, seria trocar seis por meia duzia. A cabeça de Um JD e um JG, supervalorizam uma  Corte que nunca valeu um Demóstenes Torres. A qualidade caça eleva o valor do caçador no mercado e é nesse sentido que os Ministros do STF, creem estar valendo alguma coisa; se nós pegamos os melhores é pq nós somos os maiores. Só um detalhe, nem a ditadura fez com essas pessoas ( e outras que não tem nada a ver com isso ) o que o STF está fazendo, o que, automaticamente, coloca nossos ministros, bem abaixo ou  bem acima, dependendo do ponto de observação, dos carrascos mais nojentos que a América Latina, já viu. Futuramente, os familiares hão de se orgulhar… Daqui há 40 anos vamos ver o pessoal nas ruas exigindo, como fazem, agora ( só agora ) a verdade sobre o que aconteceu e aí, da mesma maneira que hoje caçam generais de 100 anos e deixam as empresas de comunicação livres; vão sair catando os ministros já com 110 anos, babando nas togas e disputando corrida de cadeira de rodas para exigir que paguem pelos crimes que cometeram hoje, com a mesma mídia só no pega Rex. Dá uma preguiça…

    1. Só me pergunto quando vai a população vai cair a ficha

      Só me pergunto quando vai a população vai cair a ficha sobre o quanto é injustificável essa ditadura midiático-penal, esse post da Cristiana deveria virar post pois o caminho é este: Mostrar o óbvio que está sendo escondido da população: Estamos diante de uma ditadura midiático-penal, será que vamos esperar 50 anos para que se instale uma Comissão da Verdade STF e esculhachemos o Barbosa no alto dos seus 110 anos de idade por ai:::

      O alarme

      Quem viu o filme de Stanley Kubrick 2001: Uma Odisseia no Espaço se lembra do monólito, aquela pedra lisa encontrada por astronautas em Júpiter que se revela estar ali há milhões de anos como uma espécie de alarme. Sua descoberta por terrenos significaria que essa raça predatória e assassina já tinha a capacidade técnica de invadir, e fatalmente envenenar, o Universo. O monólito era um aviso. Esta interpretação não fica clara no filme, mas o título do conto de Arthur C. Clarke no qual Kubrick e o próprio Clarke basearam seu roteiro é O Sentinela. Haveria um momento na vida das pessoas ou das sociedades em que funcionaria um alarme parecido com o que alertou o Universo para a chegada dos temíveis humanos, no filme. Pode-se especular sobre qual seria esse momento para um judeu na Alemanha, nas primeiras manifestações do nazismo, por exemplo. Seria a pregação racista do partido mesmo antes de assumir o poder? Seria o que já se sabia do pensamento de Hitler e outros teóricos do fascismo? Qual o exato instante em que este hipotético judeu se convenceu que era preciso fugir do holocausto que se aproximava? Para muitos, o aviso nunca veio, ou veio tarde. Muitos não acreditaram que o nazismo chegaria ao poder e depois aos seus excessos. E pagaram por não reconhecer o momento. Demorou algum tempo para que o resto do mundo se desse conta do que estava acontecendo na Alemanha nazista. O fascismo foi visto como um bem-vindo antídoto para a ameaça comunista. Já havia perseguição a judeus e outras minorias no país e a companhia Ford continuava fazendo negócios com a Alemanha — e continuou a fazer negócios depois do começo da guerra. Henry Ford era um notório antissemita, mas os produtores de Hollywood que desencorajavam críticas ao regime de Hitler nos seus filmes para não perder o mercado alemão eram todos judeus. Nenhum reconheceu o momento. Na falta de um sentinela para nos alertar que os bárbaros estão tomando conta, resta confiar no nosso instinto. Quando chegará o momento que nos convencerá que isto aqui não tem jeito mesmo, e a procurar uma saída? Será que o momento já veio e já foi e nós não notamos? E sair pra onde? Pra dentro, para a alienação e a burrice induzida, ou para fora, com o euro caro desse jeito? Luís Fernando Veríssimo  

      http://www.contextolivre.com.br/2014/02/o-alarme.html

  9. Dizer mais o que?

    Parece que quanto mais expomos as injustiças que sofrem JD e JG, mais alucinados ficam esses loucos! Talvez seja esse o comportamento  que eles precisam para se manter na mídia!  É inacreditavel e torpe o que está acontecendo! Que peçam as provas do telefonema! Porque não pedem? Estão enganando a quem? Que cansaço ! Que vergonha da Justiça de meu país!!!! 

    1. Marly, do jeito que esse

      Marly, do jeito que esse pessoal do STF tá enfiando os pés pelas mãos, só nos resta concluir que a 4ª Frota está aportada no Lago Paranoá. Bateu o pânico.

  10. Ligação da Papuda…

    Alguém pode ter ligado do Presidio da Papuda. Mas quem? Foi o Zé Dirceu? O celular usado é dele? Alguém testemunhou a ligação? O Barbosa está mesmo de sacanagem.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador