Deputado acusa procurador da Lava Jato de atuar de forma ideológica

Enviado por romério rômulo

Do PT na Câmara

Procurador “cabeça” da Lava-Jato atua de forma ideológica e tem passivo da CPI do Banestado

Um fato de proporções graves e sem precedentes, denunciado pelo deputado Paulo Pimenta (PT-RS), põe em xeque os rumos e os resultados da operação Lava-Jato: de forma parcial, arbitrária, seletiva, ideológica e direcionada, a peça acusatória da investigação está se transformando numa ferramenta de disputa político-partidária. O alerta foi feito nesta terça-feira (22) pelo parlamentar durante reunião da CPI da Petrobras, com base em declarações à imprensa do procurador da República Carlos Fernando dos Santos Lima, considerado o “cabeça” da Lava-Jato.

Na segunda-feira (21), o procurador disse em entrevista coletiva: “Quando falamos que estamos investigando esquema de compra de apoio político para o governo federal através de corrupção, estamos dizendo que os casos Mensalão, Petrolão e Eletronuclar são todos conexos porque dentro deles está a mesma organização criminosa e as pessoas ligadas aos partidos políticos. Não tenho dúvida nenhuma de que todos ligados à Casa Civil do governo Lula, tudo foi originado dentro da Casa Civil.” Em outro trecho, o procurador afirma não estar “investigando a Petrobras”, pois o que estaria no foco seria a “compra de apoio” pelo governo federal, “por meio de propina institucionalizada”.

Pimenta aponta que a fala do procurador é reveladora na medida em que estabelece um foco, traça um rumo e delimita um campo de atuação para a Lava-Jato, antevendo que tudo o que foge dessa delimitação estaria isento de ser investigado e, em sentido contrário, que tudo o que foi previamente escolhido para fazer parte dela já estaria, a priori, comprovado. “Ele [procurador] assume o pressuposto político-ideológico de que o PT cometeu crimes, e assim o processo é viciado desde o começo”, denunciou o parlamentar.

Contraditoriamente, o procurador que se investe de função inquisitória, supostamente em favor da moralidade, adotou conduta suspeita quando participou da força-tarefa que investigou a evasão de divisas do banco estadual paranaense – o Banestado. A CPI que investigou o caso recebeu à época documentos provando que, entre 1995 e 2001, a então mulher do procurador, Vera Márcia dos Santos Lima, trabalhava no Banestado e que, durante parte desse período, Carlos Fernando já atuava na investigação do esquema. Mais que isso, consta que sua mulher trabalhou em dois dos principais locais onde funcionava a “lavanderia” no Banestado e que, antes de o caso vir à tona, o procurador chegou a negar na CPI que algum parente trabalhasse no banco.

Acerca das declarações de Carlos Fernando sobre a Lava-Jato, Paulo Pimenta avaliou que um dos pontos que causam mais perplexidade é o fato de a investigação partir do pressuposto de que os crimes cometidos com recursos públicos são um problema exclusivo do PT e de seus aliados. “Ora, as doações de empreiteiras para campanhas eleitorais não são uma peculiaridade do PT. Pelo contrário! Na última eleição, a UTC doou mais para a campanha de Aécio do que para a da Dilma. A Odebrecht doou três vezes mais ao PSDB do que ao PT. Mas, na lógica do responsável pela Lava-jato, a doação para o PT e seus aliados é crime, e a doação para o PSDB é lícita”, criticou o deputado gaúcho.

Paulo Pimenta avaliou ainda declarações feitas pelo procurador acerca de decisão recente do ministro Teori Zavascki, responsável pelo caso no Supremo Tribunal Federal (STF), que abre possibilidade para que parte da investigação da Lava-Jato – que não trate da Petrobras – ser remetida a outra vara federal, até mesmo fora do Paraná.

“O procurador entende que o juiz Sérgio Moro é o único magistrado honesto e competente o suficiente para investigar todas as suspeitas de corrupção no País. Trata-se de uma inadmissível violação do princípio do juiz natural e desrespeito ao Estado de Direito”, disse Pimenta, que em seguida questionou por que Moro aponta “aparência de ilícito” nas doações eleitorais recebidas pelo PT e não faz o mesmo com as recebidas por outros partidos.

“O juiz Sérgio Moro afirma que as doações eleitorais recebidas pelo PT interferiram no processo eleitoral, ferindo a democracia. Mas deixa de mencionar o imparcial magistrado que a as empresas investigadas pela operação Lava-Jato fizeram doações eleitorais para praticamente todos os partidos políticos do País”, argumentou o petista.

Pimenta considera que o esforço de criminalização por parte do procurador Carlos Fernando e do juiz Moro se soma à ação do ministro Gilmar Mendes no STF, “que há muito abandonou a toga para se tornar um militante anti-PT”. Segundo o parlamentar, “opiniões pessoais de procurador, juiz e ministro, com a reconhecida inexistência de provas que apontem a autoria e materialidade dos fatos, vêm coroar o processo de criminalização do Partido dos Trabalhadores e do governo federal”.

Redação

27 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Queria ver ser veiculado na

    Queria ver ser veiculado na TV (em todos os canais) o vídeo no qual o delegado federal de Curitiba dizer que a escuta que ele mesmo instalou na cela de Youssef era ILEGAL!!

  2. O que espanta

    não é esses poliqueiros fanáticos tipo esse procurarador o Moro e o Gilmar fazerem isso, pois gente como eles sempre existiu e sempre existirá. O que espanta mesmo e a mudez sepulcral da maioria séria do Judiciário e do Ministério Público, especialmente da PGR e do STF!

  3. Não era de fazer alguma representação no CNJ ou ao Corregedor MP

    Apesar do Ministério Público não estar vinculado ao Judiciário como suas ações privilegiando uns em detrimento de outros e prejudicando o cumprimento da ação do Judiciário, não era de haver uma reclamação neste conselho?

    Também poderia denunciar este ato ao Corregedor-Geral do Ministério Público, pois compete a este fiscalização dos atos dos procuradores, e segundo a lei orgânica do Ministério público:

    Art. 44. Aos membros do Ministério Público se aplicam as seguintes vedações:

    V – exercer atividade político-partidária, ressalvada a filiação e as exceções previstas em lei.

    1. Ele atuou e influiu num caso
      Ele atuou e influiu num caso de corrupção bem no local onde a esposa trabalhava.
      Acha mesmo que Há algum, qualquer, tipo de controle.

  4. Isso é tudo muito lógico, mas…

    Se estes fatos são verdadeiros, inclusive a mentira do procurador, por que então o deputado não representa contra Carlos Fernando por mentir em CPI ???

    1. Calma, amigo

      As coisas estao surgindo aos poucos, já que há um paredão impedindo apurações como essa. O ilustre procurador agora acaba de ser pego em mentira, em fato que recentemente se apurou. Se isso tivese vindo a tona antes, acha que ela ia pousar de galo como tem feito?

      1. Concordo…

        Ainda assim, acusações devem acompanhar reações. Já passou o tempo deste procurador ser novamente convocado para a CPI a fim de que esta pergunta seja novamente feita e as devidas providências tomadas …

  5. Quando começará a lava jato da oposição?

    È a mais pura verdade e já que a grande imprensa, não tem compromissos com a verdade e sim com seus interesses econômicos, isto devereria ser enviado para a imprensa internacional… denunciando o Golpe contra o meu voto e o voto livre de milhões de brasileiros, um Golpe na democracia… Inclusive a não investigação de Aécio Neves citado por dois delatores de receber propina de  Furnas, e a demora em julgar parlamentares que influênciam diretamente os resultlados das investigações. Indivíduos com passagens pela justiça se tornam julgadores, citados na lava jato por receber propinas de corrupção se tornam membros de CPI.. é esta história e muito mais que o mundo precisa saber urgentemente… já que aqui no Brasil não se informam os leitores com isenção e compromossos com a verdade…

  6. A RAPOSA TOMANDO CONTA DO

    A RAPOSA TOMANDO CONTA DO GALINHEIRO,

    E DIZEM,PARA OS TOLOS ACREDITAREM,QUE

    ELES SÃO PELA “MORALIDADE”,QUEREM É BENEFICIAR

    SEUS PARES E FERRAR OUTROS,HIPÓCRITAS ME ENOJAM!!!

  7. A partir do Lula, a nomeação do PGR virou eleição de síndico

    Está escancarada a motivação política da turma que comanda as investigações, pois só interessa o que aconteceu a partir de 2003. Sob os olhares nem tão diligentes e isentos dos delegados e procuradores de Curitiba, o ex presidente do PSDB descansa em paz com a acusação de ter recebido R$ 10 milhões para “melar” a CPI da Petrobras. Por que não consideraram a possbilidade de exigir explicações do atual presidente do partido? Talvez uma condução coercitiva do tesoureiro? 

    O PT está colhendo o que plantou. Concedeu um grau de autonomia que nem a própria constituição reconhece, ao delegar ao sindicato da categoria a indicação do PGR. E o ministro da justiça segue “trabalhando” no rascunho do mestrado.

     

  8. Podemos chamar isso de promotor?

    Podemos chamar isso de promotor? Prá mim é um politiqueiro frustado e sem voto querendo susprir sua sede de poder como serviçal da Casa Grande. País bananeiro esse nosso com essa máfia midiático-penal. Se justiça boa é justiça justa, não é o que estamos precisando pelas mãos desses energúmenos que se apoderaram das Instituições republicanas para  vinganças de caráter partidário e sectário como se fossem imperadores “intocáveis”. Fascistas de berço que são, jamais aceitarão o jogo da democracia e o Estado Democrático de Direito. Que formação tiveram senão material para concurso a fim de que ocupassem o cargo do qual fazem uso indevido. Ao contrário de Lula, o que ja fizeram pelo pais senão puxar saco de tucanos e solapar as conquistas do povo brasileiro, o que fazem se perfilando a golpistas. Precisamos nos organizar para colocarmos essas parasitas com sua zelite zelote prá correr prá bem longe….

     

     

     

     

     

     

    1. Excelente

      Excelente comentário.

      Precisamos de mais políticos corajosos como o deputado Pimenta para confrontar essa ditadura judicial a serviço dos ricos.

  9. A cada entrevista das

    A cada entrevista das ‘celebridades’ judiciais Gilmar mendes, Moro e o procurador a operação lava-a-jato vai desmoronando. 

    Falem mais!!!!!

  10. Chororô do PT.

     

     O PT, com o poder na mão, ficou assistindo a montagem da reação e nada fez e nada faz.

    Está chorando? Agora é tarde.

    Teremos uns 20 anos de obscurantismo por inépcia do PT.

    O próximo candidato das forças populares será Cid.

    Já tem meu voto, já que Lula estará na cadeia.

     

  11. Que bom !
    Pelo menos membros

    Que bom !

    Pelo menos membros do PT começaram abrir a boca, falar, criticar, apontar, acusar armações e mentiras contra o partido.

    Antes tarde que nunca. Ainda bem que descobriram que não adianta ficar calado.

    A chapa está quente, e quem está sendo fritados são os próprios, por isso começaram pular.

  12. Nassif, unindo todo este

    Nassif, unindo todo este arcabouço de argumentação do MPF, juntando à fala de Gilmar por estes dias, denota uma “armação” antiga e que denota grande experiências transportadas em conceitos, com relação ao PSDB, parecer que o PSDB montou através da “privataria tucana” tal esquema e querem “incutir” de que haja esta coordenação atual. Os tucanos iriam governar por 20 anos o Brasil, segundo suas “projeções”, sem dinheiro? e de onde vieram? não seria está conexão que estão tentando fazer? Gilmar e o Procuradores tucanos?

  13. É o republicanismo infantil e

    É o republicanismo infantil e tosco do PT e ministro zé da justiça. 

    Quando acordarem será tarde…nem com o golpe debaixo do queixo eles não acordam…ninguem merece.

  14.  
    ABAIXO OS NOMES DA PARTE

     

    ABAIXO OS NOMES DA PARTE VISÍVEL DO AICEBERGUE GOLPISTA  VERSÃO 2015

     

    procurador da República………………Carlos Fernando dos Santos Lima (procura e seleciona culpados da base aliada e do PT)

    ministro do STF……………………………..Gilmar Mendes  (casca-grossa e agente provocador)

    Presidente da Câmara………………….Eduardo Cunha (PMDB-RJ – isso, é mais sujo que pau de galinheiro)

    Dono do P Solidariedade………………Paulinho da Farsa Sindical (notório trambiqueiro, conhecido também pela alcunha de:  Paulinho Toda Transação (para os mais íntimos, Paulinho tê tê) .

    Delator profis. do juiz Moro…………….Albertto Youssef (grande profiça, doleiro da fina granfinagem tucana, especialista em delação premiada. Está à serviço do doutor Moro desde as apurações das bandalheiras do Banestado, falcatruas quê, como envolve tucano, não vem ao caso).

    Delegado Reg. da PF do Paraná……Igor Romário de Paula      (estes, são do corpo de delegados da PF, com doutorado em investigações seletivas. Pelo cuspe, são capazes de identificar se o cabra é um petista).        

    Delegado Reg. Da PF do Paraná……Márcio Adriano Anselmo        (Idem)

    Delg. Sup. Reg. PF do Paraná……….Rosalvo Ferreira  Franco           (Idem)

    Analista do NIPF esp. em grampo….Dalmey Fernando Werlang *  (delator do mau. Não tem direito a receber prêmio)

    juiz  de primeira instância do PA……..Sérgio Moro  (este, é Operador mor, chefe de Manutenção, diretor de Logística. É de uma certa forma, um faz tudo da Companhia)

     

    * Dalmey F. W. – Analista do Núcleo de Inteligência da Polícia Federal Dalmey Fernando Werlang. Trata-se do homem que na CPI da Câmara jogou m… no ventilador. Ao denuciar ter recibido ordem superior para instalação de grampo clandestino. Apontado  nome dos delegados da PF que propiciaram apoio logístico necessário à execução da patranha, de instalação das escutas qambientais nas celas destinadas aos delatores indicados. Respectivamente:  do doleiro Alberto Youssef e do ex-diretor de Abastecimento da Petrobrás Paulo Roberto Costa.

    Ao que se comenta, o Paulo está em negociações para fechar negócio da maneira mais vantajosa. Dizem que a mercadoria que o homem  estocou é de primeira, e vale um dinheirão.  Quanto ao Youssef, esse é puta velha, como diria  D. Rosa, minha vó. Este é o cara! Trata-se de um delator profissional, tarimbado e de largo domínio do ofício. É  cabra premiadíssimo, e serve há um tempão ao Dr. Moro, o ínclito juiz de 1ª Instância da Regional do Paraná.

    Esse gajo, o Dr. Moro, é o festejado e premiado diretor do espetáculo da Lava, ou melhor, da Vaza a Jato. Obra escrita a quatro patas, digo, quatro mãos,  a ver:  Polícia Federal, Ministério Publico, Judiciário, e o pool de Rádios TVs e os jornais das 6 famíglias.

    Na verdade, suspeita-se que esta obra, originalmente é de autor norte americano. Inclusive, o texto é muito parecido com o da “Primavera Árabe” pantomima muito badalada na imprensa, mas, ao que parece deu xabu. Quem acreditou, atolou-se na  mais completa merda.  Ao que se comenta,  a versão adotada aqui, tenha sido vertida para língua portuguesa pelo professor Cardoso, sujeito bom de bico, principalmente quando o lero é em inglês. O cabra é muito chegado e prestativo  aos homens de Washington. Do Brasil, não! Não suporta. Só fica por aqui pra servir aos amigos do Norte.

    A obra está em cartaz há “séculos” na Capital do Paraná, e também sendo transmitida ao vivo nacionalmente,  pela rede Globo de falcatruas dos filhos do Dr Roberto, em cadeia Nacional às 20 horas, horário de Brasília.

    Orlando

     

     

     

  15. Nenhuma surpresa

    As declarações do ilustre procurador que mentiu em uma CPI dizendo que não tinha parentes trabalhando no Banestado, apenas confirma o que qualquer cidadão medianamente informado já sabia: a investigação seletivá, parcial e direcionada levada a cabo pela ” operação vaza a jato”. Foi um festival de vazamentos seletivos, grampo ilegal, prisões “preventivas” com o fim específico de obter uma delação premiada e o pior de tudo: um método seletivo de investigar e de condenar. As declarações do deputado federal foram muito boas. É uma pena que elas tenham sido feitas apenas agora.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador