A realidade brasileira, entre o hospício e o circo

A política brasileira da razão não tem resquício: se cobrir vira circo, se cercar, vira hospício.

O pastor José Serra, que ameaçava os ímpios com o fogo do inferno e entrava na casa dos crentes lendo a Bíblia, de repente veste a roupa do intelectual que deixou de ser e despeja entrevistas ponderadas ambicionando tornar-se a voz da razão.

Aécio Neves que fez fama como conciliador, torna-se um Zeca Diabo da zona sul, atirando em qualquer movimento do governo: respirou, leva tiro.

***

Serra foi um governador medíocre, mas tem bom faro para perceber os ventos a opinião pública midiática. Ao lado de FHC deu gás para os rebeldes das redes, mas percebeu a tempo o ridículo de ficar a reboque de Revoltados Online e de Lobão.

Por alguma razão, FHC esquecer de avisar Aécio que prosseguiu como aqueles boxeadores que lutam de cabeça baixa distribuindo murros ao vento.

***

Musa inconteste do desenvolvimentismo, Dilma Rousseff torna-se uma crente de carteirinha do monetarismo mais radical e promete que, se houver fé, no final do arco íris do ajuste fiscal haverá o pote de ouro.

***

Sob ameaça de prisão, casos e comprovem as acusações da Lava Jato, o presidente do Senado Renan Calheiros enaltece Serra, ameaça Ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), deblatera contra o Procurador Geral e torna-se um defensor dos direitos do trabalhador. E manda avisar o governo que não irá parar enquanto não houver garantia de que não será preso pela Lava Jato.

O PT fecha questão em favor do pacote fiscal e dos cortes nos direitos trabalhistas enquanto o PSDB sai do samba de uma nota só do ajuste fiscal e assume a defesa dos trabalhadores.

***

Na presidência da Câmara, Eduardo Cunha, dono da maior capivara do parlamento, demite o Diretor do Centro de Informática da Câmara para impedir que vazasse para o Ministério Público a informação de que ele preparou o requerimento que criava problemas para que empresas investigadas pela Lava Jato continuassem a pagar propinas. E alega estar sofrendo uma perseguição pessoal do Procurador Geral.

Segundo o ex-Diretor, não havia vazamentos até então mas a demissão foi para alertar a equipe sobre o que poderia acontecer se algo vazasse.

***

No STF (Supremo Tribunal Federal), o garantismo é defendido por Gilmar Mendes – o Ministro que processa qualquer jornalista que ouse criticá-lo – e por seu recém-inseparável companheiro Dias Toffoli, enquanto a linha dura é praticada pelo decano Celso de Mello e pela Ministra Carmen Lúcia.

***

Literalmente falando, o país está de pernas para o ar.

Quem passeia pela Esplanada dos Ministérios olha para o Palácio do Planalto, para o Senado, Câmara, para o STF e não enxerga os canais de transmissão de nada.

Em circunstâncias normais, da sede do Executivo sairiam políticas e propostas, passariam pelo crivo do Congresso, não havendo obstáculos na Justiça transitariam para todo o país através de liberações orçamentárias, planos de ação, regulamentos e leis cuja implementação seria fiscalizada pelo Ministério Público.

***

É uma longa transição, um vácuo, uma crise que não poupou nenhum poder.

Nos próximos meses, é tratar de juntar os cacos e começar o duro processo de reconstrução da institucionalidade.

O mais importante é que a democracia ficou suficientemente sólida para sobreviver a esse vácuo.

Luis Nassif

80 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Só rindo…

    Estou rindo até agora dessa frase do NAssif: “O PT fecha questão em favor do pacote fiscal e dos cortes nos direitos trabalhistas enquanto o PSDB sai do samba de uma nota só do ajuste fiscal e assume a defesa dos trabalhadores.”

    Humor negro em nível lisérgico.

    Durante a votação da PL 4330, esta sim retirando direitos dos trabalhadores e representando o mais forte e pernicioso ataque aos direitos trabalhistas nas últimas décadas, o PT voto 100% contra a medida, atuando constantemente ao lado e em defesa dos trabalhadores. Enquanto isso o PSDB vota 80% a favor desse descalabro.

    Aí vem o Nassif e coloca um despautério desses dizendo que é o PSDB que está agindo em defesa dos trabalhadores… Só pode ser humor negro… e delirante.

    O PSDB age como sempre agiu: contra os trabalhadores e contra o Brasil. Infelizmente aliás, porque se esse partido tivesse um pouco de responsabilidade seria muito melhor para a ademocracia brasileira.

    Vou encarar como piada porque se eu levar a sério vou ficar seriamente preocupado com a sanidade mental do missivista.

    1. Sem dúvida, Ruy. Havia graves

      Sem dúvida, Ruy. Havia graves irregularidades no auxílio desemprego e nos pedidos de pensões que foram corrigidos pelo governo. Como o Psdb quer ver o circo pegar fogo apostou no descalabro.

      O PT tem sido coerente com sua bandeiras. Por isso querem destruí-lo. A análise do Nassif foi superficial.

      1. Minha avaliação

        Minha avaliação do ajuste fiscal é que ele não é a salvação da lavoura, mas também não tira direitos dos trabalhadores.

        Ao tornar as regras do seguro desemprego e das pensões mais rígidas ele não está tirando direitos nem prejudicando os trabalhadores. Pode ser que a intenção de impedir fraudes e abisos não seja atingida e acho que a intenção maior foi na verdade fazer um contraponto à campanha de terrorismo econômico que vem sido intensamente veiculada pela mídia desde as eleições.

        Acho tembém que o ajuste fiscal tem um viés ortodoxo, que busca enfrentar essa campanha.

        Mas isso é só aminha opinião, claro.

         

    2. Falta interpretação

      O que eu entendi é que o Nassif quis dizer que o PT sempre foi contra ajuste fical para o superávit e agora emcampa um projeto destes. E o PSDB que sempre foi algoz dos trabalhadores, oportunamente, se coloca como defensor da classe trabalhadora.

      Não há nenhuma afirmação por parte do NAssif em pró do PSDB.

      Pessoal governista deveria ser um pouco menos passional nas suas leituras. 

        1. Quando precisa desenhar…

          É porque o texto não ficou bem claro, não é?

          Eu acho que em um momento quando está sendo travada uma luta complicada pela defesa dos direitos trabalhistas ameaçados pela PL4330 e sendo o PSDB um dos partidos que apóiam esse retrocesso, afirmações como essa são inadequadas e vão mesmo levar a um entendimento diferente desse que está “desenhado”.

          Em momentos com menos polarização talvez eu não colocasse minha ressalva.

        2. Foi mau.

          Entendi Nassif.  Mas não concordo com esses nivelamentos. O PT, a Dilma com todos os defeitos que você bem tem mostrado aqui, ainda assim é muito superior a Serra, Alckmin, FHC e companhia. Por exemplo, pode-se falar tudo do PT, mas nunca soube de violência praticada contra a população, como o Beto Richa fez no Paraná e Alckmin fez em Pinheirinho. Aí você faz um texto descascando o Beto Richa com razão, mas tem que citar os erros na condução econômica da Dilma (entendo que são corretas as criticas na questão econômica). Entendi o texto. Mas por Dilma e Richa no mesmo texto depois daquele ato absurdo do governador, é desmerecer demais a presidenta ele não merece. Quer criticar a condução econômica faça um texto criticando todo mundo nesse quesito. 

    3. Voto e votarei nos candidatos

      Voto e votarei nos candidatos petistas, mas acho que este ajuste fiscal está equivocado e vai contra as bandeiras históricas do PT. É fato que as contas públicas tem que ser equilibradas, mas há inúmeros setores beneficiados nos últimos anos, ganhando muito, e o ajuste deveria ser feito por aí. Para citar apenas três, bancos, latifundiários e o 1% dos muito ricos. Sobre as possíveis fraudes no seguro-desemprego, pensões e auxílio-doença, o caminho é a fiscalização intensiva e não mudança de regras. Sobre as posições do PSDB em relação aos trabalhadores, é melhor nem comentar, as greves dos professores em SP e PR falam por si só.

      1. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é OUTRA coisa

        Pode até ser que o ajuste fiscal não seja a melhor saída, ou que a Dilma esteja confiando demais nele para a retomada do crescimento econômico, mas não dá, simplesmente não dá para dizer que é um pacote que tira direitos dos trabalhadores. Menos ainda dizer que o PSDB, ao ir contra o ajuste fiscal por motivação politiqueira e com intenção de prejudicar a econommia para obter ganho eleitoral, estaria defendendo os trabalhadores. Dizer essas coisas é um disparate, um despautério, um despropósito.

        E o absurdo atinge ainda um maior grau quando vemos as votações da PL 4330, essa sim a verdadeira maeaça aos direitos trabalhistas.

        Olha, gosto muito dos textos do Nassif, mas nessa ele derrapou feio e ainda saiu fora da pista capotando.

         

        1. Ninguém está negando a

          Ninguém está negando a necessidade dos ajustes nas contas públicas. O que muitos petistas, como eu, está questionando, é quais os setores que deveriam ser atingidos pelas medidas. E a lógica do ajuste deveria ser muito simples para um governo popular e trabalhista: pagam os rentistas e os setores mais abastados. 

        2. Ninguém nega a necessidade de

          Ninguém nega a necessidade de ajuste nas contas públicas. O problema é quem paga a conta, e há setores do capital muito beneficiados que poderiam fazê-lo.

    4. Nassif de vez em quando da

      Nassif de vez em quando da umas viajadas loucas…

      Até outro dia ele jurava de pé junto de o falecido Civita não sabia o que se passava em VEJA até ele, o Civita, assumir publicamente que queria derrubar Dilma… Aí a ficha caiu…

  2.  – Estamos nas águas

     – Estamos nas águas profundas do processo de tranformação !

    Não vivemos uma era de mudanças, vivemos uma mudança de era !!

    O Brasil é mais do que nunca, o país do futuro !!!

  3. Eu quero saber quem esta por

    Eu quero saber quem esta por trás desta balbúrdia. Uma desorganização desta ordem não se faz sozinha. E nem é culpa só do governo como querem fazer crer.

    Quem ou quais interesses estão tentando desestabilizar o país.

    1. BUM!!!!!!!!!!!!!!!!

      A rede globo certamente é uma da forças que está por trás dessa balbúrdia. Há outras, mas uma digna de menção é o psdb, que é um enorme saco de lixo depositado dentro de um cofre. Eles se esquecem de que o lixo, com o tempo, principia a criar gás metano, principalmente se contiver matéria orgânica, e o deles contêm muita, até explodir tudo. Na explosão, sairão voando as verdades sobre o trensalão de SP, a lista de furnas de aéreo neve, a privataria tucana, a lista do HSBC, o mensalão tucano e muitas outras porcarias, das quais se têm conhecimento, mas que não são divulgados pela rede globo e outras mídias golpistas que midiotizam o povo. No saco de lixo existe o covil da tucanada, ali eles se curtem e se refestelam de um banquete podre criado ao longo de muito tempo.

      1. A imprensa é o grande mal

        Vamos estender a influência da Globo para a imprensa de massa integralmente. É ela que cria o estado de coisas, que inculca subliminarmente o que ela pretende no público incauto e idiotizado.

        Nâo fosse ela, talvez outros escândalos já teriam vindo à tona e sido julgados. É claro que eu falo do PSDB e de outros partidos que a imprensa blinda.

        Não é novidade alguma que a popularização do Mensalão e do Petrolão (perceba a criação das alcunhas propositalmente) se deve à incessante (pra não dizer compulsiva) cobertura da imprensa no que atinge o PT.

        E da omissão do outro lado, como sempre. Aécio com sujeira saindo por todos os cantos, é o queridinho da mídia, que só faltou fazer propaganda direta pra ele nas eleições.

        Que dizem os defensores da “moral” e dos “bons costumes” desses casos? Nada. Convenientemente se calam. Afinal não há argumentos.

        Eles acham que só o PT merece exposição e destaque, mesmo com tantos outros casos bem parecidos pipocando aqui e ali.

    2. A imprensa, cara. Sempre

      A imprensa, cara. Sempre ela.

      É ela que pauta o que vamos falar. É ela que abafa casos que não convém. É ela que faz procuradores e juízes se movimentarem no sentido que ela deseja.

      É a imprensa que enaltece Moros, Barbosas e Deltans. É ela que cola subconscientemente a pecha em algumas figuras e oferece incômios a outras.

      É ela que mobiliza a opinião pública num sentido ou noutro. É ela que faz a verdade (ou aquela que a ela é conveniente) subir à tona ou a afoga deliberadamente as outras.

      Então, nesse sentido, quando o imaginário popular é infestado com todo o rol de factoides, mentiras, meias-verdades ou verdades convenientes publicados pela imprensa, então a conclusão que se chega é que, no mínimo, é inadimissível ignorar a relevância da imprensa, notadamente com viés direitista e conservadora, no que tange a mobilização do cidadão vulgar que dela extrai a base para boa parte, senão a totalidade, de seus julgamentos.

  4. Ruy, daí é que vem a previsão…

    se cercar… se cobrir …

    É tudo muito louco!

    Não vou saber explicar isso daqui a um tempo pros meus netos etc. etc.

    Ainda mais sem eu ter comparecido ao casório do Kalil … aí fica mais difícil ainda.

    Talvez nem mesmo desenhando, recorrendo aos “experientes”, jogando tarô, búzios, consultando os astros…                   Nada “conjumina” com nada. Essa é a verdade.

    Cruzes !!!

  5. ruyacquaviva tem razão

    Acho que o missivista se refere à votação contra a terceirização de atividades fim empresas públicas e mistas. Mas, concordo com ruyacquaviva: o PSDB não votou a favor de trabalhadores, deixou uma mina explosiva sob os alicérceres das empresas públicas; ali a exclusividade da não terceirização no cenário de empresas privadas terceirizadas ajudará a essa sigla “argumentar” futuramente o “descompasso” de empresas públicas num mundo todo engatilhado de terceirização; passo seguinte não será terceirizá-las, mas a mais adiantada privatização.

  6. Nassif.

    Toda a vez que Nassif bate no PSDB ele tem que bater no PT. É para não dizerem que é governista. Agora, PSDB defendendo trabalhador a onde?  Jogo para amadores. 

    1.  Não e Psdb defendendo

       Não e Psdb defendendo trabalhador, e psdb votando contra o governo. Como o governo do Pt quer fazer um ajuste fiscal que ferra os trabalhadores indiretamente o psdb esta defendendo os direitos do trabalhador. Simples. Uma pergunta : porque o governo do Partido dos Trabalhadores não faz o ajuste fiscal em cima  dos grandes Bancos ( Itau anunciou seu lucro no primeiro trimeste deste ano : 23,9% maior que no primeiro trimeste de 2014) . Não tem peito para encarar quem realmente tem para pagar o ajuste?  Pede pra sair , renuncia.  O Pt so defendeu os direitos do trabalhador quando era oposição.

  7. Governo: faz hoje o que

    Governo: faz hoje o que negava como oposição

    Oposição: critica e tenta anular o que antes fazia como governo. 

    Eleitor: um abestado que acredita piamente num ou noutro. 

    Foi assim, é assim e assim será até os fins dos tempos. 

     

     

  8. Para corroborar e ajudar a

    Para corroborar e ajudar a estender a lona:

    Emanuel Cancella, diz que a CIA está por trás do que está ocorrendo nessa crise de governabilidade e o olho gordo no noss petróleo. Juntamente com Fernando Siqueira e Paulo Metri faz uma análise do momento na rádio aepet. Nildo Ouriques faz uma análise política com ênfase nos prejuízos que o rentismo causa ao País, da necessidade de uma audioria da dívida e que a conta não pode ser jogada para os trabalhadores. Cid Benjamin, comenta no primeiro bloco. 

    http://www.aepet.org.br/site/faixalivre/pagina/380/Programa-Faixa-Livre-08052015-

    1. A CIA? Eu acho que mais a

      A CIA? Eu acho que mais a Maga Patalogika e o Pateta, quanto à audiditoria da divida ela é toda em TITULOS vai auditar se são falsificados? É a unica auditoria possivel.

      1. ….
        A comissão qualificou de

        ….

        A comissão qualificou de ilegal parcela da dívida equivalente a US$ 3,2 bilhões. Em 2009, o país apresentou uma proposta de reconhecimento de, no máximo, 30% dessa parcela, o que foi aceito por 95% dos credores. De acordo com a Auditoria Cidadã, a redução vai significar uma economia de US$ 7,7 bilhões nos próximos 20 anos. Em 2012, a relação dívida/PIB do Equador era de 23,3%.

        http://www.senado.gov.br/noticias/Jornal/emdiscussao/contas-publicas/mundo/o-caso-das-irregularidades-da-divida-externa-do-equador.aspx

  9. Tirando a parte que o PSDB

    Tirando a parte que o PSDB defende o trabalhador concordo inteiramente com a análise, haja solidez democrática para segurar instituições fracas e trapalhonas.

    Estou convencido que democracia é um regime político para povos superiores, o brasileiro é golpista de carteirinha neste sentido é um verdadeiro milagre não termos ainda uma nova ditadura. 

  10. O psdb defendendo os direitos

    O psdb defendendo os direitos trabalhistas? Onde? Quando? Acompanho algumas votações e o que percebo é que sempre quando é contra os trabalhadores, aposentados e servidores o psbd acompanha o governo com gosto; e quanto ao judiciario é o mesmo de sempre, agorinha mesmo o doleiro , aquele que só dzi o que a midia e o juiz querem ouvor falou as suas verdades cosmicas de sempre, o mesmo doleiro que já está na sua segunda delação premiada, que parece que foi feita para ele; a Dilma desenvolmentista? Onde? A primeira atitude foi dar uma paulada no pob que nunca mais se recuperou, depois disso só correu atras para compensar o prejuizo, se esquecem que ela queria mexer no calculo do salario minimo por que achava que aimento era muito grande? Agora só aderiu de vez aos rentismo, como todos os presidentes anteriores.

  11. “A política brasileira da

    “A política brasileira da razão não tem resquício: se cobrir vira circo, se cercar, vira hospício.” Se o Congresso for murado vira presídio federal. 

  12. RPG

    Há muito, Nassif abandonou o bordão “Para entender o xadrez da política.”- com uma ou outra variante -, com que abria várias postagens.

    Que tal agora: “Para entender o RPG da política.”?

    Difícil vai ser é identificar o master game da história.

  13. E o Moro?

    Ficou de fora o Judiciário tucano, na figura do juiz heroi, V.Ex.ª Dr. Sérgio Moro, representante da “moralidade”, defensor dos “princípios republicanos” e caçador de corruptos.

  14. Sem Astrologia, Tarot e Geometria continua a mesma toada

    Já cansei de escrever aqui no blog, o amadorismo deste pessoal é patético  mesmo, coisa de circo.

  15. E o vácuo, onde nos levará?

    Personagens:

    Serra: casuísmo ambulante. Inteligente mas destrutivo.

    Aécio: cavaleiro da triste – e raivosa – figura. Um perdedor medíocre e ressentido. Não está sozinho. 

    FHC: Não esqueceu de avisar Aécio.  Não quis avisar.

    Renan: a postergação chegou a seu termo.

    PT e ajustes nos direitos trabalhistas: a coisa certa feita da forma errada.

    PSDB: o rebotalho, salvo as honrosas exceções.  Neste momento, só consigo pensar no Semler que não é do núcleo.

    Cunha: medieval, calculista; vou me eximir e respeitar os leitores não declinando o que realmente penso.

    STF: abraçou, de vez e descaradamente, a política, perdeu a isenção; aqui também honrosas – até o momento – exceções: Barroso e Teori.

    Não temos plano de nada, nem de governo, nem de futuro; pensa-se na próxima semana, no próximo panelaço, na próxima manifestação e na reunião do COPOM.

    Os Poderes da República: Caetano, definitivamente, NÃO É o meu homem, mas tenho que concordar com ele.

    Enquanto os homens exercem
    Seus podres poderes
    Motos e fuscas avançam
    Os sinais vermelhos
    E perdem os verdes
    Somos uns boçais

    Etc., etc.

    Quanto a Sra. Dilma, não vou comentar.

    A meu ver, o problema de maior complexidade e imprevisibilidade nesta conjuntura, o maior: O vácuo não persiste, não resiste, não existe.

    Já D. João VI dizia a D. Pedro: Põe a coroa sobre a tua cabeça, antes que algum aventureiro lance mão dela!

    A ver se vamos de lona, de cercas ou de mordaças.

    1. Belo exemplo!

      “PT e ajustes nos direitos trabalhistas: a coisa certa feita da forma errada”

      Uma CLT de 1950 (cada vez com mais direitos) engessa tudo, dos dois lados, só Carolina não viu!

  16. E ………………………………

    A pergunta que não quer calar : a quem interessa este jogo de omissões, competições, divisões e vácuos de poder ?

    O império está de boca aberta, esperando apenas a oportunidade de dar o bote !!!

    E talvez, ouso dizer, para alegria de muitos otários, que não exergam o que está por trás destes eventos que mostram muito bem o que está em jogo!

    É espear para ver, pois uma guerra civil, como as que estão ocorrendo nos paises hostis ao império, está mais que provado de como agem !!!

  17. a culpa por esse estado de

    a culpa por esse estado de coisas não é da dilma nem do serra nem do aécio nem do lula nem do fhc nem do seu nassif nem da mídia terminal nem de ninguém de carne osso sangue neurônio.

    a culpa por essa realidade política brasileira e por toda a realidade planetária são dos facínoras algoritmos e das quadrilhas mídias sociais.

    senão vejamos:

    “Há alguns anos, eu dei uma palestra sobre como algoritmos e mídias sociais moldam o que sabemos. Concentrei-me sobre os perigos do “filtro-bolha” – o universo personalizado de informação que chega ao nosso feed – e argumentei que os algoritmos de filtragem de notícias limitam o que sabemos, cercando-nos de informações que tendem a apoiar o que já acreditamos. A imagem na parte superior é o principal slide.

    Na palestra, eu pedi a Mark Zuckerberg, Bill Gates, e Larry e Sergey do Google (alguns dos quais supostamente estavam na plateia) para garantirem que seus algoritmos priorizassem pontos de vista e notícias contrárias que fossem importantes, não apenas o material mais popular ou que reforçasse nossas crenças. (Eu também escrevi um livro sobre o assunto, caso você se interesse.)

    Como se saiu a teoria do “filtro-bolha”?

    Eis o resultado: sim, usar o Facebook significa que você tende a ver muito mais notícias que sejam populares entre pessoas que compartilham suas crenças políticas. E há um “efeito filtro-bolha” real e cientificamente significativo: o algoritmo do feed de notícias no Facebook, em particular, tende a amplificar as notícias que seus afetos políticos favorecem.

    Este efeito é menor do que você imagina (e menor do que eu teria imaginado). Em média, você é cerca de 6% menos propenso a ver conteúdo que o outro lado político favoreça. Na verdade, as suas amizades pesam muito mais do que o algoritmo em si.

    Mas o efeito não é insignificante. Para quem se descreve como liberal no Facebook, por exemplo, o algoritmo desempenha um papel um pouco maior no que eles veem, em relação às escolhas próprias sobre o que clicar. O algoritmo reduz o conteúdo discordante em 8%, contra uma queda de 6% causada pelas próprias escolhas dos liberais sobre o que clicar.

    Para os conservadores, o efeito do filtro-bolha é de cerca de 5%, e o efeito clique é cerca de 17% – uma situação bem diferente. (Eu selecionei alguns outros resultados interessantes do estudo aqui.)

    No estudo, Bakshy, Messing e o cientista de dados Lada Adamic se concentraram nos 10 milhões de usuários que se definiram politicamente na rede social. Eles usaram palavras-chave para distinguir conteúdo “hard news” – sobre política ou economia, por exemplo – das “soft news” sobre a família Kardashian.”

    e vai por aí…

    daqui

     

  18. Pô,Nassif,
    “Por alguma razão,

    Pô,Nassif,

    “Por alguma razão, FHC esquecer de avisar Aécio que prosseguiu como aqueles boxeadores que lutam de cabeça baixa distribuindo murros ao vento.”

    O Aécio estpá histérico por uma razão simples: perdeu o “aparelho” mineiro e não tem mais onde colocar a patota dele. O pessoal que está em volta dele está perguntando: “e agora, nós que apostamos tudo na sua vittória, vamos viver de quê?!”
    Além do mais foi desmascarada de vez aquela conversa de “grande gestor”. Ou seja, só resta a ele se fingir de vítima de uma “organização criminosa”. Puro teatro. Puro cinismo. Absolutamente normal pra ele.

    “enquanto o PSDB sai do samba de uma nota só do ajuste fiscal e assume a defesa dos trabalhadores.”

    O PSDB votou em peso à favor da terceirização. Nada mais coerente com a social democrcia “à brasileira”.

    Renan Calheiros defende qualquer coisa.

    Cunha sempre foi adversário do PT e reuniu a bancada de chantagistas pra isso. E tem um mote gente já com dívidas dessa última campanha já pensando no ano que vem. Normal.

    Portanto a diferença é que não permitem mais a esse governo liderado pelo PT lotear o executivo. Aos demais é permitdo, ao PT, não.

    1. Lucinei

      Acho que das duas, uma:

      1) ele deixou o garoto xarope zanzando sozinho porque cansou de ser baba;

      2) ele até que avisou, mas quem disse que cachorro louco larga o osso facil?

    2. Lucinei, acrescentaria apeas

      Lucinei, acrescentaria apeas o seguinte ao seu comentário:

      Aécio sabe que não se reelege senador por Minas Gerais. No máximo, pelo estado etílico-alucinógeno do leblon.

      Tucanos paulistas correram o risco de perder a hegemonia do partido em 2014. Não o farão novamente.

      Alckmin é o candidato. Tem a máquina na mão, o psb e outros no bolso, apoio do pig e votos anti-PT de são paulo.

      Alckmin irá para o senado, se o cenário nacional for favorável ao PT.

      Serra, na metade do mandato de senador, será o candidato para perder ou correr o risco de ganhar.

      Aécio e Zezé Perrella, pela prerrogativa de foro, imprescindível para eles, serão candidatos a deputado federal.

    3. Conheço um já desempregado do PSDB

      Conhecido meu era fotógrafo da “turma do chapéu” – o nome “cool” da juventude do PSDB MG, a maioria filhos de políticos do PSDB. Já está desempregado… Sem a mamata do estado o Aébrio não pode sustentar os outros, e como ele é traíra mesmo…

  19. Tempos de transição

    Se for hospicio, nos somos os desnorteados. Se for circo, somos os palhaços! 

    Falando sério, a Dilma esta completamente engessada entre dois grandes chantagistas. E não apenas ela, o PT esta de fazer doh…..

  20. Ao invés de capitular

    Ao invés de capitular vergonhosamente ou de ser degolada impiedosamente, já não tá passando da hora de Dilma, PT e esquerda partirem para o tudo ou nada, não?  Perder, perderiam, não tenho dúvidas (mas iriam perder de todo jeito mesmo), contudo, pelo enfrentamento ativo, olho no olho, abrindo janela para o sol, o mais importante seria deixar sedimentado na sociedade de quem é a culpa, e assim trabalhar pela construção de bases legislativas sólidas, de esquerda, já para as próximas eleições municipais, e, depois, estaduais e nacionais.  Nunca vi alguém ser respeitado baixando a cabeça.   Esqueçam Lula e outras figuras para o executivo. As esquerdas devem pensar  2016 e 2018 em termos de construção de base forte no legislativo, mediante conscientização da sociedade.  

    1. Desespero

      O caro amigo quer que deixemos Pelé no banco ainda em forma(como em 70), para dependermos de Túlio Maralvilha? Pense se a Argentina não tivesse colocado Maradona para jogar em 86. Uma bancada forte no Senado no primeiro mandato de Dilma se deu por interferência direta, esforço político de Lula. Uma bancada forte na Câmara não se fará de outra forma. A militância é fundamental, mas tem seus limites. Dilma não tem o carisma e a popularidade de Lula. Em sendo Luis Inácio eleito em 18, uma bancada reforçada virá depois disso, não antes. De toda forma, este tempo do Partido dos Trabalhadores no poder não foi em vão. Deixará suas marcas, profundas. Quando for para a oposição, terá muito o que pesar em seu balanço de governo, e poderá planejar com mais calma suas propostas para um futuro retorno ao Planalto.

      1. O problema é que erros

        O problema é que erros excessivos do PT podem inviabilizar até o Lula como candidato vencedor. Uma prova disse é o tal DataFolha onde ele perde para o Aécio. Tudo bem que é uma pesquisa suspeita, mas ainda não enxergaram a gravidade da situação e a militância na sindrome de Poliana.

    2. O melhor comentário até agora

      O melhor comentário até agora e está negativado. Ou seja, um mínimo de análise da realidade política brasileira não agrada. Concordo que Lula não deveria ser candidato novamente. 

  21. Coabitação à Brasileira

    Com a vitória inegável de um pensamento conservador na Câmara e no Senado nessas últimas eleições, somada à falta de iniciativa da Presidenta e do PT, salvo a exceção do Lula nas últimas semanas, estamos vivendo algo que outras democracias mais antigas e mais estaveis conhecem bem. O chefe do Estado não tem o poder de governar, como nao temos primeiro ministro, o governo acaba fazendo o feijão com arroz e olhe lá.

    Esse é mais um passo nessa longa estrada de construção da democracia brasileira.

  22. No final do artigo, é dito

    No final do artigo, é dito que a democracia está se mostrando forte até agora, apesar desse circo de horrores. Mas ela será forte o suficiente para aguentar um vácuo de poder que dure 4 anos? 

  23. Na minha

    Na minha modesta opinião o Brasil está submetido a uma guerra de baixa intensidade, tem um efeito devastador e é muito mais barato que enviar os coturnos. No mais temos a hegemonia da mediocridade no comando das instituições.

  24. interregno

    quando o velho já está morto mas o novo ainda não conseguiu nascer, surgem os sintomas mórbidos, os fenômenos bizarros e as criaturas monstruosas.

    a vida inteira que podia ter sido e que não foi. tosse, tosse, tosse, ó meu Brasil. :

    O neonacionalismo não é a favor do fechamento da economia, é do aumento das exportações. Não é contra as multinacionais produtivas, mas quer transferência de tecnologia. Ao conceito de globalização (entendido como integração dos mercados financeiros) contrapõe-se o da mundialização (a integração comercial e diplomática do país no jogo mundial). Contra a estatização, defende a criação das grandes empresas nacionais. Não é a favor do protecionismo dos anos 80, mas julga que a competição deve ser meio para impedir o acomodamento, não para matar empresas. É contra a especulação financeira, mas não necessariamente contra os bancos. O desafio é a criação de mecanismos que canalizem para investimentos produtivos a enorme acumulação financeira dos bancos nos últimos dez anos. E julga que cabe a um novo e fortalecido Estado ser o agente ativo da promoção desse modelo.”O neonacionalismo não é a favor do fechamento da economia, é do aumento das exportações. Não é contra as multinacionais produtivas, mas quer transferência de tecnologia. Ao conceito de globalização (entendido como integração dos mercados financeiros) contrapõe-se o da mundialização (a integração comercial e diplomática do país no jogo mundial). Contra a estatização, defende a criação das grandes empresas nacionais. Não é a favor do protecionismo dos anos 80, mas julga que a competição deve ser meio para impedir o acomodamento, não para matar empresas. É contra a especulação financeira, mas não necessariamente contra os bancos. O desafio é a criação de mecanismos que canalizem para investimentos produtivos a enorme acumulação financeira dos bancos nos últimos dez anos. E julga que cabe a um novo e fortalecido Estado ser o agente ativo da promoção desse modelo.

    p.s.:  a única coisa a fazer é tocar uma velha canção anarquista…

    .

  25. O Amor É Cego 6 – uma história(a esquecer? a confundir? É isto?)

    Ainda bem que finaliza com “O mais importante é que a democracia ficou suficientemente sólida para sobreviver a esse vácuo”. O que despolitiza, torna um circo ou hospício são as dualidades simplórias (dualidades presentes no artigo). Esculhambar Serra parece com o jogo vale-tudo de satanizar Marina nas eleições. Alguém viu Conexão Roberto D’Ávila entrevistando Serra na semana passada? Como sempre, esses canais têm reprises. Mais respeito com quem pensa (e aje) diferente)! Ou a AP470, vulgo Mensalão, e o Petrolão, não fazem parte de um circo, de um hospício ou de uma história (a esquecer? A confundir? É isto? )

  26. É Tatú do Mole, Merdieval Parreira
    É isso que dá juntar Dias Toffoli a Gilmar Mendes, no STF, Eduardo Cunha a Renan Calheiros, no Congresso, Serra a Aécio, na oposição e Aloisio Mercadante e Pepe Vargas a Zé Eduardo Cardozo, na Presidência.
    Não há três poderes que resistam a nove homens e um desatino tamanho, juntos e misturados, em espaço inferior a quinhentos metros não em quadrados.
    É muita lambança política junta para pouco metro não em quadrado, a separá-los, a chamada quadradura fina do círculo grosso, no poder de núcleo mole. Pode isso, Merdieval Parreira?

  27. Neste circo os palhaços batem

    Neste circo os palhaços batem panelas, escrevem faixas em inglês tosco pedindo military intervention enquanto desfilam ao laldo de peladonas e fascistas na Paulista. Que beleeeeeza!

    1. O momento é mesmo propício

      O momento é mesmo propício pra uma Constituinte? Como ela seria composta? Caberia ao que talvez um dia venha a ser considerado o pior congresso da redemocratização a responsabilidade por reescrever a Constituição? Realizar uma campanha para eleger uma Assembléia Constituinte como, com o voto de eleitores despolitizados, cheio de ódio disseminado pela mídia e oposição, manipulados pela GAFE (Globo-Abril-Folha-Estadão)? Não, sem chance. Se conseguirem deter o trem que foi propositalmente descarrilado por “forças ocultas” (nem tão ocultas assim, né?) já está de bom tamanho.

      Eu, particularmente, adotaria aquela constituição bem enxuta, atribuída a Capistrano de Abreu:

      Art. 1º – Todo brasileiro deve ter vergonha na cara.
      Parágrafo único:
      Revogam-se as disposições em contrário.

  28. Unico Cuidado!

    A câmera dos deputados e o Senado Federal não é o supremo tribunal federal. Há um risco muito grande contra eles como representantes do povo. A Constituição Federal Brasileira permite e prever!

    Os deputados e senadores podem ser surpreendidos a qualquer momento por algum aventureiro e levar a população brasileira virar as mesas das suas intenções.

    Eles são um poder e dos três poderes.

  29. Desde o 1º semestre de 2013,

    Desde o 1º semestre de 2013, quando Joe Biden passou por aqui, na tentativa de demover Dilma da idéia da partilha do pré-sal, nuvens negras fixaram- nos nossos céus.

    Movimento de protesto por vinte centavos e movimento Não Vai Ter Copa.

    Vandalismo, terrorismo, cenas dantescas que chegaram a depredar e incendiar até o Palácio do Itamarati.

    A mídia aproveitou ao máximo a onda, turbinou, vitaminou, amplificou o quanto pode.

    Durante a Copa, em 2014, houve uma nesga de sol nas trevas celestes, por causa do sucesso de público e de turismo, estádios bonitos, aeroportos sem caos aéreo.

    Logo após, ( sem falar no trauma dos 7 x1, puro reflexo nos gramados, da insegurança gerada pelos golpistas em açodamento jamais visto depois de 1964 ) início da campanha eleitoral e bota-lhe mais terrorismo midiático e digital, mentiras, horrores e quetais.

    Vitória da Dilma, apertada até os últimos minutos da apuração, e continuidade do pavor gerado pela mídia e pela elite, que, com a derrota do candidato do aeroporto, do candidato amigo do dono do helipóptero,  tolerância zero ao PT.

    Petrobrás, juiz Moro, vazamentos seletivos, força tarefa da Lava Jato postando mensagens anti PT e o escambau.

    Já faz dois anos o início da guerra assumida e escancarada contra o PT.

    Coxinhas batendo panelas e pedindo mudanças:  a mudança foi o pior Congresso já eleito.

    Telhada já matou 36  Cunha aprovou a volta da escravidão. 

    Bolsonaro entre os mais votados.

    Dezenas de empresas falidas, prejuízo estratosférico da maior empresa do Brasil.

    No momento inflação e desemprego na casa dos 8% ( menor que nos  tenebrosos anos efeagacianos ).

    RESISTE, BRASIL.

    Se não matar a democracia esse tsunami fascista, ela vai ficar mais forte, como disse o Nassif.

     

     

  30. O BNDES, BC e CEF são como

    O BNDES, BC e CEF são como uma ponte para se chegar a representação do modo de manisfestar o mundo exterior concentrado como potência inversa dos investimentos do país.

    A cultura é de que não se pode entender o ideal sem a adequação completa do capital predatório.

    É possível um plano perfeito daquela espionagem americana para derrubar o governo Dilma?

    Qualquer correspondência das investihgações da Lava-Jato e as aspirações do mercado financeiro de se apropriar da Petrobras, por assim dizer devorando a economia neste período, aparecem como coincidência com a coordenaçao do Banco Central e dos ministros da área econômica; pois a tentativa de inflação e a recessão puderam se realizar com algumas figurações abstratas para definir a Selic, e esta última o ajuste fiscal.  

    Os cortes e o desmanche das estruturas, com pontos de vista técnicos de insuficiência, possuem em si uma medida deliberada de sabotagem da realidade concreta.

  31. Faltou falar da justiça…

    http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/180492/STJ-nega-pedido-de-liberdade-para-ex-tesoureiro-do-PT.htm

    STJ NEGA PEDIDO DE LIBERDADE PARA EX-TESOUREIRO DO PT

    O desembargador convocado Newton Trisotto, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou pedido de liberdade feito pela defesa do ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto; a defesa de Vaccari alegou que a prisão de seu cliente foi decretada, no mês passado, pelo juiz federal Sérgio Moro com base em declarações falsas do doleiro Alberto Youssef e do ex-gerente de Serviços da Petrobras Pedro Barusco

     

    11 DE MAIO DE 2015 ÀS 20:12

     

    Agência Brasil – O desembargador convocado Newton Trisotto, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou pedido de liberdade feito pela defesa do ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto. Trisotto não deu seguimento ao pedido, por considerar o habeas corpusincabível processualmente.

    No STJ, a defesa de Vaccari alegou que a prisão de seu cliente foi decretada, no mês passado, pelo juiz federal Sérgio Moro com base em declarações falsas do doleiro Alberto Youssef e do ex-gerente de Serviços da Petrobras Pedro Barusco, delatores do esquema  de corrupção investigado na Operação Lava Jato. Segundo eles, o ex-tesoureiro do PT recebeu propina de executivos de empreiteiras investigados pela Polícia Federal.

    Os advogados de Vaccari afirmam que ele nunca pediu doações de origem ilícita e que todas as contribuições ocorreram de forma legal, por transação bancária.

     

  32. Renan

    Cansei de ver neste blog simpatizantes do PT defendendo Renan nos anos anteriores com unhas e dentes contra ataques dos “coxinhas”. Renan sempre foi o que tem de pior do coronelismo nordestino na política, junto com José Sarney, também defendido amiúde neste espaço. Agora que Renan se voltou contra o governo da Dilma, virou inimigo a ser abatido.

    É impressionante o primarismo e a cegueira de muitos comentaristas. Parece reflexo pavloviano: criticou o PT, é coxinha. Tudo que esse governo faz é perfeito, ideal e em favor dos trabalhadores, inclusive subir a taxa de juros para mais de 13% ao ano, quebrando as empresas e gerando desemprego em níveis altíssimos. “Ah, mas na época do FHC era ainda mais alto”. Pois é, sempre é possível encontrar um exemplo de política ou decisão pior para se justificar.

    A defesa da política fiscal da Dilma por petistas de carteirinha me lembra as tentativas de defesa do acordo Ribentropp-Molotov durante a segunda guerra pelos comunistas dos países da Europa ocidental. Em outras palavras, como defender o indefensável?

    Tempos interessantes…

    1. Totalmente de acordo com você, Nicolas

      apesar de eu há um bom tempo mal ler os posts do dia (exceto o multimidia do dia que imodestamente propagandeei quando só apareciam 1 ou2 participações). Leio ainda menos os comentários, comentaristas. Em conversa particular por email uma cadastrada me disse o mesmo: quanta cegueira.E ai de quem não está com o rebanho, com a irmandade, ou, nas palavras de Gunter (um dos que abandonou esse espaço), a beatice. Um visitante q jamais se manifestou de novo me recomendou me retirar porque o pessoal é infantil demais. Outro, um sociólogo marxista (não bitolado) me alertou pra passaar longe dos Post do Dia. Como há exceções nalguns títulos e pelo meu masoquismo é que vim ver. Alguns bons comentaristas já se foram.

      1. O Brasilianas de hoje

        um deles foi enfático ao defender a política de FHC, preparando melhor caminho pro próximo presidente. Mas a vaidade de alguéns debocha e joga no lixo FHC. O programa foi bom, sugiro ver na web brasilianas.org (nem sei se tem vídeo lá).

  33. … É o que o matuto

    … É o que o matuto ‘bananiense’ denomina de *’hospirco’!

    *um, digamos, ‘mix’ de hospício e circo!

    Perdão aos malucos!

    Perdão aos palhaços!

    E, preventivamente, perdão às meretrizes!

     

    República de ‘Nois’ Bananas

    Bahia, Feira de Santana

    Messias Franca de Macedo – um matuto ‘bananiense’!

     

     

     

     

  34.  
     
    DA SÉRIE ‘AGORA, ESCUTA

     

     

    DA SÉRIE ‘AGORA, ESCUTA [MAIS] ESSA’!

    Numa matéria veiculada através do Jornal das Dez [GloboNews] (edição de 11/05/2105), a repórter afirmou que “a Petrobras está recebendo de volta R$ 157 milhões desviados por ex-gerente Pedro Barusco. E o valor corresponde ao que foi desviado no período de 18 (dezoito!) anos!”

    Em seguida, no comentário acerca da reportagem, a simpática Renata Lo Prete “saiu em defesa dos patrões barões Marinhos e Frias”:
    “Não basta a Petrobras reaver o dinheiro que foi surrupiado! É preciso mais! É preciso punir exemplarmente os diretores da empresa estatal e os governantes do *período investigado!”

    *período investigado!
    Ou seja, a Renatinha “acha melhor” que a era FHC seja, digamos, absolutamente desconsiderada, período no qual ‘O Clube das Empreiteiras’ foi montado! Período em que o presidente FHC “abriu as porteiras” da corrupção na Petrobras!

    RESCALDO: “lá do Céu (sic), o Paulo Francis deve estar esganando essa ‘pena amestrada’ que responde pelo nome de Renata Lo Prete!”

    EM TEMPO FASCIGOLPISTA: lá isso é jornalismo, siô?

    Messias Franca de Macedo
    Feira de Santana, Bahia
    República Dessas Bananas Amestradas

  35.  
    [E por falar em circo e

     

    [E por falar em circo e hospício ‘braziliae’!…]

    ######################

    Chico Alencar quer explicações por pagamento de cirurgia de Aleluia antes da posse

    Segunda, 11 de Maio de 2015 – 19:15

    O argumento de que a cirurgia de coração no valor de R$ 120 mil ressarcida ao deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA) por ele ser um parlamentar diplomado está sendo questionado pelo companheiro de legislativo do PSOL, Chico Alencar (RJ). De acordo com o colunista Lauro Jardim, da revista Veja, a explicação dada pelo presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de que a condição de deputado diplomado habilitava Aleluia a receber o reembolso é falsa. Significaria, de acordo com o colunista, que, em um determinado momento, o Brasil teve 736 deputados – os 513 da legislatura 2011 e 2015 e os novos 223, que foram eleitos para o mandato entre 2015 e 2019. Para solicitar o ressarcimento, o democrata baiano apresentou, no total, onze notas referentes ao procedimento a que se submeteu – entre médico, anestesista, nutricionista, internação e outros gastos. O montante de R$ 120.630 já foi pago, em três ordens bancárias, porém o corpo técnico da Câmara Federal se opôs ao pagamento, mas Cunha avocou o processo e autorizou, segundo a coluna. Tanto o presidente da Câmara quanto Aleluia se abstiveram de comentar o caso.

    FONTE: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/172165-chico-alencar-quer-explicacoes-por-pagamento-de-cirurgia-de-aleluia-antes-da-posse.html

  36. Menos , né Nassif.

    “PSDB sai do samba de uma nota só do ajuste fiscal e assume a defesa dos trabalhadores.”

    Ninguém merece esse tipo de ginástica retórica: PSDB + defesa + trabalhador ! Nunca colou.

  37. O PSDB não defende direitos

    O PSDB não defende direitos dos trabalhadores, o PSDB vota contra o governo para acirrar a crise política – mas libera o número estratégico de votos para que o pacote passe, para evitar que o patronato pague as contas. Política de duas caras, é o que isso é.

    Seria interessante levantar o perfil do tucando que votou com o governo. Provavelmente são os que estão em fim de carreira, ou cujos votos independem dos assalariados.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador