Eleição presidencial no Chile deve ir ao segundo turno

Disputa pode ficar entre o candidato de aliança de esquerda e entre representante da extrema-direita; votação se encerra às 17h30

Jornal GGN – Os chilenos vão às urnas neste domingo para escolher seu novo presidente, além de senadores, deputados e conselheiros regionais. A votação está programada para terminar às 17h30.

O voto é facultativo no país, e a participação popular nas duas últimas eleições não passou de 50% do total dos eleitores.

Segundo informações do portal G1, a tendência é que a eleição para presidente vá ao segundo turno, entre o candidato da extrema direita José Antonio Kast e o da esqueda Gabriel Boric.

Candidato da extrema-direita, Kast é filho de imigrantes alemães que chegaram ao Chile em 1951. Em seu programa de governo, ele propõe reduzir a participação do Estado nas instituições, privatizar estatais e eliminar o Ministério da Mulher e da Equidade de Gênero, entre outras medidas.

Gabriel Boric é o candidato da aliança de esquerda que reúne o Partido Comunista e a Frente Ampla. Em seu programa, ele defende um modelo de Estado semelhante ao de bem-estar social de alguns países europeus, além de uma aposentadoria mínima de 250 mil pesos (cerca de R$ 1,7 mil) que seria financiada pelos trabalhadores em atividade.

Leia Também

Caso Pandora Papers leva oposição chilena a pedir impeachment de Piñera

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador