O antigolpe já está nas ruas, mas ninguém o enxerga, por Rogério Maestri

 
Por Rogério Maestri
 
A discussão de como o STF vai reagir, se o Moro vai fazer isto ou vai fazer aquilo, se vão surgir factoides ou não são assuntos considerados relevantes simplesmente porque jornalistas vivem em torno de palácios e só escutam informações privilegiadas.
 
Porém esta mesma imprensa e também os blogs não olham (ou olham muito pouco) para o que realmente acontece a população brasileira está dando uma resposta e ELA NÃO QUER O GOLPE.
 
Se olharmos os apoios que vão pipocando diariamente, alguns importantes como tanto da Igreja Católica como dos Evangélicos Contra o Golpe, e outros que aparentemente parecem pouco importantes que pipocam dia a dia nos jornais em pequenas notinhas discretas ou mesmo com notícias mais destacadas começam a simplesmente dizer que a população não quer o golpe. É uma manifestação da sociedade brasileira de Psicologia, é a mensagem de atores famosos e consequentes aqui e no exterior, são advogados que fugindo da má eleição que fizeram na OAB se manifestam em grupos, engenheiros, estudantes e principalmente da voz quase muda da população que começa a entender o que virá depois do golpe. Um pequeno e importante detalhe, as forças armadas estão firmes na sua posição de não intervenção.

 
Aécio, Alckmin, Serra, FHC, Cunha e dezenas de outros golpistas começam claramente a mostrar a sua impopularidade, quando perguntado a qualquer pessoa o que virá depois de uma provável queda de Dilma, as pessoas entram em pânico, sim PÂNICO, pois a resposta mais comum é: Se está ruim com Dilma com qualquer um desses ainda vai piorar!
 
A própria imprensa estrangeira começa a dar sinais de discordância ao golpe, é algo que está num crescente e se a situação convocar a população contra o golpe terá uma surpresa que nem eles acreditam. 
 
Lula disse certo ao falar que os tribunais estão acovardados, porém ficarão mais acovardados ainda ao verem milhões de pessoas na ruas dispostas a evitar o golpe.
 
Pode-se simplesmente ter uma noção da mudança com a mudança da definição que todos estão dando para o Impeachment, simplesmente todos já falam de GOLPE.
 
O que temos que nos centralizar é na mobilização, e mostrar que a ideia é que o povo venha a ser protagonista mais uma vez, deixar as conversas palacianas e voltar a escutar o que se fala nas ruas.
Redação

30 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Penso que enquanto essa

    Penso que enquanto essa bagunça se dava aqui já era grande e gritante a inoperância do Supremo deixando correr frouxo as ações do juiz Sérgio Moro, em especial as últimas que desaguaram num crime contra o Estado, ao grampearem conversa da maior autoridade do País. Ocorre que neste exato momento, contabilizadas as manifestações anti-golpistas mundo afora, com jornais extrangeiros dizendo não a essa desordem jurídica brasileira, se o STF prosseguir silente estará dando razão às palavras de Lula, e admitindo que as instituções brasileiras estão realmente fora de controle, inclusive a mais alta corte.

     

    1. Facilitando a divulgaçao… eis o texto do link

      a

      Frente Povo Sem Medo vai às ruas em defesa da democracia

        a Quinta-feira (24) os movimentos vão protestar contra a “Justiça de exceção” de Sérgio Moro e contra ameaças à democracia, e reivindicar reformas populares e o fim do ajuste fiscal por Rodrigo Gomes, da RBA publicado 21/03/2016 17:51, última modificação 21/03/2016 18:12 Zanone Fraissat/Folhapress  povosemmedo

      Frente Povo Sem Medo iniciou mobilizações no fim do ano passado contra Cunha e o ajuste fiscal

      São Paulo – A Frente Povo Sem Medo, formada pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e outras 26 organizações, vai realizar quinta-feira a “Mobilização em Defesa da Democracia: a Saída é pela Esquerda” em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza, Uberlândia e outras cidades. Os movimentos temem que os atos pelo impeachment da presidenta Dilma Rousseff sirvam de trampolim para a cassação de direitos. “Insuflaram um clima macartista de intolerância e ódio, que se traduziu nas ruas com intimidação e agressões contra quem diverge. O ambiente criado é de caça às bruxas, de ameaça à nossa já frágil e limitada democracia”, diz manifesto divulgado ontem (20).

      A frente destaca que as ações pró-impeachment e em favor da prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estão sendo articuladas por setores e personagens conhecidos por ações antidemocráticas e pela corrupção. “Os setores que querem derrubar Dilma e prender Lula apostaram todas suas fichas, passando por cima inclusive de garantias constitucionais e das liberdades democráticas. Nunca é demais lembrar que o impeachment que querem impor tem a marca corrupta, antidemocrática e chantagista do (presidente da Câmara) Eduardo Cunha, representante do que há de pior na política brasileira.”

      Os movimentos lamentam a perda de rumo da Operação Lava Jato, que se transformou “num instrumento de abusos e de seletividade”. E avaliam que a “justiça de exceção”, vigente há décadas nas periferias das grandes cidades contra o povo pobre e preto, está sendo legitimada como regra pelo juiz Sérgio Moro, responsável pela operação, “sob aplausos da mídia”. “Defendemos que a corrupção seja investigada até as últimas consequências. Mas para todos e com as garantias previstas na lei.”

      Para a frente, no entanto, não se pode ignorar que o governo Dilma adotou medidas antipopulares, “identificáveis com o programa derrotado nas urnas”: iniciou um ajuste fiscal antipopular e assumiu uma “agenda de retrocessos” com temas como a Reforma da Previdência e a lei antiterrorismo. E deixaram passar oportunidades de pautar a democratização dos meios de comunicação e do sistema político, além de reformas populares. A crise atual seria também consequência desta “falta de ousadia”.

      “Não ficaremos calados e acovardados ante as ameaças ao que temos de democracia no Brasil. O ataque não é somente contra o PT. É contra o que quer que seja de esquerda neste país. Querem aniquilar o movimento social. Querem impor um ambiente de intolerância e linchamento, onde não há espaço para o pensamento e a ação críticos. A solução que a direita brasileira propõe representa ainda o aprofundamento dos ataques a direitos sociais e trabalhistas.”

      Como parte da reação a esses ataques, o MTST realizou nova ocupação na madrugada do sábado (19), em Itaquera, zona leste da capital paulista. E não descarta realizar outras. Além disso, vai compor a mobilização nacional no dia próximo 31, em vários estados, junto com a Frente Brasil Popular.

      Mais uma vez, os movimentos reivindicam reformas populares, a desmilitarização da polícia e a radicalização da democracia. “Defendemos a ampliação de direitos e liberdades. Mas sabemos que para construir este caminho é preciso deter os retrocessos, barrar a saída à direita representada pelo golpismo. Não há tempo para vacilação.”

      Em São Paulo, a concentração do ato será às 17h, no Largo da Batata, em Pinheiros, zona oeste. A manifestação vai até a sede da Rede Globo, na Avenida Luís Carlos Berrini. No Rio, o ato vai ser realizado no Campus Praia Vermelha da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), às 11h. Os endereços das demais manifestações serão divulgados amanhã, às 14h, em entrevista coletiva, em São Paulo.

      a

  2. E os EUA?

    Os EUA se posicionou na Venezuela…

    O que pensa o Obama sobre os fatos no Brasil?

    Já falou alguma coisa?

    Os EUA se posicionam sobre TUDO!

    1. Obama está visitando Cuba e tentando falar com as FARC.

      Talvez no lado externo é o que menos está se vendo. Institucionalmente o governo dos Estados Unidos está trabalhando mais como bombeiro como incendiário. Talvez com a Hillary Clinton ocupada com a campanha eleitoral, Obama esteja fazendo a SUA política externa e deixando de lado a política de intervenção mais dura.

      Isto não quer dizer que não hajam grupos econômicos agindo no Brasil, porém os mesmos grupos estão mais preocupados com as eleições norte-americanas, logo pelo aspecto externo acho que possa haver pressões, porém nada que fuja do normal.

  3. Obrigada, Rogério. 
    Ler o seu

    Obrigada, Rogério. 

    Ler o seu escrito hoje foi um alento.

    Ontem, ao deitar, estava muito, muito triste. Afinal, esperava deixar este mundo sem ter que assistir a mais um golpe de estado em meu país.  O segundo da minha vida.

    Pensava no ator da semana (segundo Nassif), o STF, que, MAIS UMA VEZ,  se omitia, se acovardava, em momento crítico da história do Brasil.

    Que se explodam os altos magistrados com suas rídiculas togas pretas.

    O que importa mesmo é a consciência de nosso povo, cada vez mais alerta para o que de fato ocorre.

  4. NOTA PÚBLICA À ORDEM DOS

    NOTA PÚBLICA À ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL         

                                                                                Alicerçados na premissa de que a Ordem dos Advogados é do BRASIL e que essa se constituiu sobre as bases do Estado Democrático de Direito, nós advogados e juristas abaixo indicados, em pleno exercício de nossas prerrogativas, afirmamos nosso veemente e público REPÚDIO ao posicionamento assumido pelo Conselho Federal da OAB, bem de como de alguns Conselhos Seccionais, no sentido de patrocinarem o processo de Impeachment da atual Presidenta da República Federativa do Brasil.                                                                                                    Os pontos fundamentais que norteiam a presente NOTA PÚBLICA são:

    1. Ao mesmo passo em que o advogado é indispensável à administração da justiça, o Código de Ética e Disciplina da OAB expressa que o advogado é defensor do Estado Democrático de Direito, da cidadania, da moralidade pública, da Justiça e da paz social.
    2. É dever de todo advogado, jurista e, sobretudo da OAB, a defesa da legalidade enquanto princípio do Estado Democrático de Direito que, independente da sigla partidária, deve rechaçar a essa violação e não ratificá-la.
    3. É dever de todo advogado, jurista e da OAB, posicionar-se contra a exploração midiática de factoides políticos com a motivação tendenciosa de formação da opinião pública, atuando na defesa do Estado Democrático de Direito, da cidadania, da moralidade pública, da Justiça e da paz social.
    4. As manifestações de cidadãos dissidentes ao Governo manipuladas e insufladas pela mídia e pelo sensacionalismo das decisões judiciais não se sobrepõem ao preceito constitucional de que todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos, cientes de que constitui objetivo fundamental de nossa República a construção de uma sociedade livre, justa e solidária, com respeito e dignidade a todos.

    Nesse sentido, afirmamos nosso REPÚDIO ao posicionamento do CONSELHO FEDERAL DA OAB, a todas as SEÇÕES e SUBSEÇÕES, que conhecedoras das regras jurídicas basilares do Estado Democrático de Direito, omitem-se ou se posicionam favoráveis aos desmandos persecutórios do processo de Impeachment e outros adjacentes como grampos, divulgação de informações sigilosas e pedidos de prisões, dentre outros, violadores das prerrogativas do advogado e dos direitos e garantias fundamentais inerentes ao devido processo legal, por discrepar da violência imposta aos princípios reitores do Estado Democrático de Direito, abaixo assinamos:

    Adir Cláudio Campos – OAB MG 69.425-B 
    Adriano Zago – OAB MG 98.124 
    Alba Maria Borges Alves Alcântara – OAB/MG 94.792
    Alessandra Rodrigues Freitas – OAB/MG 165.009
    Alexandre Garrido da Silva – OAB RJ 130707 
    Alexandre Walmot Borges – OAB/MG 78248
    Alexandre Xavier Figueiredo – OAB/MG 63558
    Anderson Rosa Vaz – OAB MG 92.579 
    Bernardo Moura Müzell Faria – OAB/RJ 125527
    Calvino Vieira Junior – OAB/MG 83.601
    Camilla Fernandes Moreira – CPF 089.689.076-76 
    Cíntia de Freitas Melo – OAB/MG 144991
    Cristiane Dias Gaião – OAB MG 94.590 
    Daniel Dias de Moura – OAB/MG 71.953
    Daniela Almeida Campos – OAB/MG 139811
    Edson Pistori – OAB/MG 159.219
    Emanuel Humberto de O. Bueno – OAB/PR 56.015
    Fábio Piva – 577928016-91
    Fernando Mundim Veloso – OAB MG 112.605 
    Fernando Pessoa – OAB MG 78.915 
    Flávia de Fátima Brito – OAB/MG 60475
    Frankmany Medeiros de Oliveira – OAB MG 82.471 
    Gabriela Almeida Mendonça – CPF 082.099.916-47 
    Gilberto Neves – OAB MG 119.518 
    Gilberto Silva Junior – OAB/MG 140257
    Guilherme Augusto Poryu Braga – OAB/MG 77927
    Gutemberg Medianeiro Alves de Andrade – OAB/MG 148.930
    Hélio Tomaz de Souza Filho – OAB MG 82.456 
    Igino Marcos da Mata de Oliveira – OAB MG 82.271 
    Ítalo Kant Marinho Alves – 122177086-19
    Jaciara Boldrini França – OAB MG 105.517 
    Joana Darc de Castro – OAB/MG 75153
    João Ricardo Melo Avelar – OAB/MG 140458
    José Carlos Cunha Muniz Filho – OAB MG 161.166 
    José Damasceno de Lima – OAB MG 111.804 
    José Horácio Santana – CPF 333931506-00
    Juliana Rodrigues Abalem – OAB/MG 88.599
    Lara Barbosa Franco Neves – CPF 065.032.826-94 
    Larissa Pirchiner de O. Vieira – OAB/MG 139535
    Léo Demétrius Lassi Dias da Mota – OAB MG 108.443 
    Leonardo José Rodrigues da Silva – CPF 088123376-51
    Luciana Bernardino Guimarães – OAB MG 75.391 
    Luiz César Machado de Macedo – OAB MG 95.639 
    Luiz Vinícius Silva – OAB MG 141.008 
    Maiara Batalini de Macedo – OAB SP 327.193 
    Maíra Carvalho Luz – OAB/MG 141008
    Márcio Vieira Quércia OAB/MG 94571
    Marcus Vinicius Flora Barbosa – OAB MG 79.108 
    Margonari Marcos Vieira – OAB MG 86.910 OAB ES 12.789 
    Maria do Rosário de O. Carneiro – OAB/MG 127040
    Maria José de Almeida – OAB MG 94.231 
    Maria Laura R. Cajuella OAB/MG 129.267
    Mariana de Alvim Pinto – OAB/SP 244379
    Mariana Cardoso de Oliveira – OAB/MG 163282
    Marianne Santos da Costa – OAB MG 124.213 
    Mariele Paniago – OAB/MG 135933
    Marilda Terezinha da S. Ribeiro Fonseca – OAB/MG 49449
    Marília Freitas Lima – OAB/MG 145540
    Maristela Medina Faria – OAB/MG 145481
    Marta Batalini – CPF 083487568-33
    Mirian Rakel Marquês – OAB MG 91.825 
    Müller Luiz Borges – OAB/MG 80876
    Murilo Ferreira Alves – OAB MG 87.673 
    Murilo Naves Amaral – OAB MG 109.303
    Murilo Pereira Lopes – 049609316-98
    Neymer Nino Alves de Bragança – OAB/MG 125353
    Nilcio Costa OAB/SP 263.138
    Pamela Cardoso Higino Franco – OAB MG 137.211 
    Patrícia Caroline Almeida Daboin – CPF 054.077.226-74 
    Paulo Roberto Louback – OAB/MG 75828
    Paulo Roberto de Oliveira Santos – OAB MG 76.077 
    Pedro do Prado Möller – OAB MG 158.397 
    Pedro Henrique Naves Vianna Vital – OAB/MG 136346
    Pietro Giovanni de Lima Campo – OAB/MG 69.011-B
    Rafael Momenté Castro – OAB/MG 147813
    Roberto Bueno – CPF 484.092.600-00 
    Rogério Zeidan – OAB MG 111.409 OAB GO 13.839 
    Ronaldo Rafael Del Padre – OAB MG 131.348 
    Ruan Espíndola Ferreira – OAB/MG 135088
    Sebastião Severino Rosa – OAB/MG 124462
    Stella Maria Calazans de Melo – OAB/MG 103477
    Tharles dos Santos – OAB/MG 135281
    Thiago Aramizo Ribeiro – OAB/MG 136734
    Thiago Flávio Guerra Naves – OAB MG 156.177 
    Tiago Almeida de Oliveira – OAB MG 131.569
    Tilda Thamar Blancato – OAB/MG 59298
    Vanina Lamaita Aguiar – OAB/MG 80266
    Victor Augusto Damasceno Nunes – CPF 106088556-50
    Walkiria Ferreira – OAB/MG 30422
    William Santos – OAB/MG 63087

  5. NOTA PÚBLICA À ORDEM DOS

    NOTA PÚBLICA À ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL         

                                                                                Alicerçados na premissa de que a Ordem dos Advogados é do BRASIL e que essa se constituiu sobre as bases do Estado Democrático de Direito, nós advogados e juristas abaixo indicados, em pleno exercício de nossas prerrogativas, afirmamos nosso veemente e público REPÚDIO ao posicionamento assumido pelo Conselho Federal da OAB, bem de como de alguns Conselhos Seccionais, no sentido de patrocinarem o processo de Impeachment da atual Presidenta da República Federativa do Brasil.                                                                                                    Os pontos fundamentais que norteiam a presente NOTA PÚBLICA são:

    1. Ao mesmo passo em que o advogado é indispensável à administração da justiça, o Código de Ética e Disciplina da OAB expressa que o advogado é defensor do Estado Democrático de Direito, da cidadania, da moralidade pública, da Justiça e da paz social.
    2. É dever de todo advogado, jurista e, sobretudo da OAB, a defesa da legalidade enquanto princípio do Estado Democrático de Direito que, independente da sigla partidária, deve rechaçar a essa violação e não ratificá-la.
    3. É dever de todo advogado, jurista e da OAB, posicionar-se contra a exploração midiática de factoides políticos com a motivação tendenciosa de formação da opinião pública, atuando na defesa do Estado Democrático de Direito, da cidadania, da moralidade pública, da Justiça e da paz social.
    4. As manifestações de cidadãos dissidentes ao Governo manipuladas e insufladas pela mídia e pelo sensacionalismo das decisões judiciais não se sobrepõem ao preceito constitucional de que todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos, cientes de que constitui objetivo fundamental de nossa República a construção de uma sociedade livre, justa e solidária, com respeito e dignidade a todos.

    Nesse sentido, afirmamos nosso REPÚDIO ao posicionamento do CONSELHO FEDERAL DA OAB, a todas as SEÇÕES e SUBSEÇÕES, que conhecedoras das regras jurídicas basilares do Estado Democrático de Direito, omitem-se ou se posicionam favoráveis aos desmandos persecutórios do processo de Impeachment e outros adjacentes como grampos, divulgação de informações sigilosas e pedidos de prisões, dentre outros, violadores das prerrogativas do advogado e dos direitos e garantias fundamentais inerentes ao devido processo legal, por discrepar da violência imposta aos princípios reitores do Estado Democrático de Direito, abaixo assinamos:

    Adir Cláudio Campos – OAB MG 69.425-B 
    Adriano Zago – OAB MG 98.124 
    Alba Maria Borges Alves Alcântara – OAB/MG 94.792
    Alessandra Rodrigues Freitas – OAB/MG 165.009
    Alexandre Garrido da Silva – OAB RJ 130707 
    Alexandre Walmot Borges – OAB/MG 78248
    Alexandre Xavier Figueiredo – OAB/MG 63558
    Anderson Rosa Vaz – OAB MG 92.579 
    Bernardo Moura Müzell Faria – OAB/RJ 125527
    Calvino Vieira Junior – OAB/MG 83.601
    Camilla Fernandes Moreira – CPF 089.689.076-76 
    Cíntia de Freitas Melo – OAB/MG 144991
    Cristiane Dias Gaião – OAB MG 94.590 
    Daniel Dias de Moura – OAB/MG 71.953
    Daniela Almeida Campos – OAB/MG 139811
    Edson Pistori – OAB/MG 159.219
    Emanuel Humberto de O. Bueno – OAB/PR 56.015
    Fábio Piva – 577928016-91
    Fernando Mundim Veloso – OAB MG 112.605 
    Fernando Pessoa – OAB MG 78.915 
    Flávia de Fátima Brito – OAB/MG 60475
    Frankmany Medeiros de Oliveira – OAB MG 82.471 
    Gabriela Almeida Mendonça – CPF 082.099.916-47 
    Gilberto Neves – OAB MG 119.518 
    Gilberto Silva Junior – OAB/MG 140257
    Guilherme Augusto Poryu Braga – OAB/MG 77927
    Gutemberg Medianeiro Alves de Andrade – OAB/MG 148.930
    Hélio Tomaz de Souza Filho – OAB MG 82.456 
    Igino Marcos da Mata de Oliveira – OAB MG 82.271 
    Ítalo Kant Marinho Alves – 122177086-19
    Jaciara Boldrini França – OAB MG 105.517 
    Joana Darc de Castro – OAB/MG 75153
    João Ricardo Melo Avelar – OAB/MG 140458
    José Carlos Cunha Muniz Filho – OAB MG 161.166 
    José Damasceno de Lima – OAB MG 111.804 
    José Horácio Santana – CPF 333931506-00
    Juliana Rodrigues Abalem – OAB/MG 88.599
    Lara Barbosa Franco Neves – CPF 065.032.826-94 
    Larissa Pirchiner de O. Vieira – OAB/MG 139535
    Léo Demétrius Lassi Dias da Mota – OAB MG 108.443 
    Leonardo José Rodrigues da Silva – CPF 088123376-51
    Luciana Bernardino Guimarães – OAB MG 75.391 
    Luiz César Machado de Macedo – OAB MG 95.639 
    Luiz Vinícius Silva – OAB MG 141.008 
    Maiara Batalini de Macedo – OAB SP 327.193 
    Maíra Carvalho Luz – OAB/MG 141008
    Márcio Vieira Quércia OAB/MG 94571
    Marcus Vinicius Flora Barbosa – OAB MG 79.108 
    Margonari Marcos Vieira – OAB MG 86.910 OAB ES 12.789 
    Maria do Rosário de O. Carneiro – OAB/MG 127040
    Maria José de Almeida – OAB MG 94.231 
    Maria Laura R. Cajuella OAB/MG 129.267
    Mariana de Alvim Pinto – OAB/SP 244379
    Mariana Cardoso de Oliveira – OAB/MG 163282
    Marianne Santos da Costa – OAB MG 124.213 
    Mariele Paniago – OAB/MG 135933
    Marilda Terezinha da S. Ribeiro Fonseca – OAB/MG 49449
    Marília Freitas Lima – OAB/MG 145540
    Maristela Medina Faria – OAB/MG 145481
    Marta Batalini – CPF 083487568-33
    Mirian Rakel Marquês – OAB MG 91.825 
    Müller Luiz Borges – OAB/MG 80876
    Murilo Ferreira Alves – OAB MG 87.673 
    Murilo Naves Amaral – OAB MG 109.303
    Murilo Pereira Lopes – 049609316-98
    Neymer Nino Alves de Bragança – OAB/MG 125353
    Nilcio Costa OAB/SP 263.138
    Pamela Cardoso Higino Franco – OAB MG 137.211 
    Patrícia Caroline Almeida Daboin – CPF 054.077.226-74 
    Paulo Roberto Louback – OAB/MG 75828
    Paulo Roberto de Oliveira Santos – OAB MG 76.077 
    Pedro do Prado Möller – OAB MG 158.397 
    Pedro Henrique Naves Vianna Vital – OAB/MG 136346
    Pietro Giovanni de Lima Campo – OAB/MG 69.011-B
    Rafael Momenté Castro – OAB/MG 147813
    Roberto Bueno – CPF 484.092.600-00 
    Rogério Zeidan – OAB MG 111.409 OAB GO 13.839 
    Ronaldo Rafael Del Padre – OAB MG 131.348 
    Ruan Espíndola Ferreira – OAB/MG 135088
    Sebastião Severino Rosa – OAB/MG 124462
    Stella Maria Calazans de Melo – OAB/MG 103477
    Tharles dos Santos – OAB/MG 135281
    Thiago Aramizo Ribeiro – OAB/MG 136734
    Thiago Flávio Guerra Naves – OAB MG 156.177 
    Tiago Almeida de Oliveira – OAB MG 131.569
    Tilda Thamar Blancato – OAB/MG 59298
    Vanina Lamaita Aguiar – OAB/MG 80266
    Victor Augusto Damasceno Nunes – CPF 106088556-50
    Walkiria Ferreira – OAB/MG 30422
    William Santos – OAB/MG 63087

    1. importante e fuindamental

      importante e fuindamental posicionamento dos advogados que ainda

      defendem a constituiçao, as instituições, basilares para qualquer atuação do advogado….

      a insanidade da oab em defender a própria extinção do ato primário de defesa

      da comnstituição certamente se desdobrará em fatos que prejudicarão

      o  exercício da profissão, não se iludam…

      no estado de exceção ou no governo dos juízes, prevaleverá

      o direito punitivo e o advogados pouco tem a fazer, não é mesmo?:

    1. Realmente Fábio, deposição de Dilma representa ….

      abrir a porta de prisões de segurança máxima e colocar no poder os maiores meliantes.

  6. Gracias Rogerio. As vezes

    Gracias Rogerio. As vezes parece dificil perceber a metade cheia do copo, ainda mais se esta enchendo ou esvaziando.

    Mas nao para quem tem “olhos onde surge o amanhã, radioso de luz”.  Salve, amigo Colorado.

    1. Temos que olhar um processo não de forma estática, porém …

      Temos que olhar um processo não de forma estática, porém como algo que se movimenta EM MÉDIA com oscilações diárias ou semanais geradas principalmente pelos núcleos golpistas. Eu raciocino como alguém que trabalha com TURBULÊNCIA em Mecânica dos Fluídos, as oscilações existem, mas o que interessa para o técnico é a evolução da média.

      A direita oportunista brasileira está completamente fora de sintonia com o resto do mundo, talvez este seja seu grande problema, eles ainda acham que vivemos num regime escravocrata e que a guerra fria não acabou, se a terceira internacional acabou há mais de sessenta anos eles inventam um tal Fórum de São Paulo, que segundo a sua visão tem a capacidade de mudar o rumo da história internacional, bando de babacas.

  7. Os chamuscados do golpe

    O golpe já foi dado quando a ultra direita dobrou as apostas recentemente, nos últimos 15. Ficaram sem volta e acho que apostaram errado.

    Quando este passo largo e ousado foi dado ficaram mais claras as opções que a ultra direita entreguista estava oferecendo pela deposição de Dilma, legalmante eleita com 54 milhões de votos e que vinha sofrendo pesado ataque de más notícias e  presságios há alguns anos.

    Desconsiderando os três grandes apedrejadores públicos e notórios do governo DIlma, quais sejam, Aécio, Cunha e Alckmin já completamente desacreditados e que provavelmente nunca mais serão eleitos, ficamos com duas  figuras sombrias :   Temer,  Serra.

    O Temer, homem de salão, se apoia em parte do grande empresariado de SP que, por sua vez é tutorado pelo autoritarismo da FIESP de Paulo Skaf. Skaf, que vive de rendas e não tem mais praticamente nada com indústria, se mantém há anos na diretoria da  FIESP e a usa como tranpolim de seus canditados.

    Serra disputou varias eleições e perdeu. É antipático, detesta pobre, povo, motoboy, índio e qualquer outra coisa com cheiro de gente. É mal amado até pelos colegas de partido que temem suas possíveis atitudes intempestivas.

    Apostar nestas alternativas de gente sem tradição democrática e condução de um país populoso e continental como o Brasil é correr grande risco de completo descontrole e caos nacional.

    Com todos os defeitos do governo, ele tem uma base democrática, ainda consegue mobilizar milhões de pessoas, tem acessos aos sindicatos, igrejas, comunidades, associações profissionais, artistas de renome etc. Este contato com as grandes organizações populares ficou evidente na manifestação do dia 18 e corre o risco de acender uma chama até então meio apagada.

    As maracas estão tocando nas ruas!

    Mas o chamuscado mor dessa história toda é o grupo Globo e seus seguidores Folha e Estadão. Nem falo de Veja porque já está entrando para a história. Passado este maremoto terão de sofrer revisão de seus quadros, métodos e orçamentos publicitários; provavelmente a questão da lei da mídia será retomada seriamente já que assistimos a total deturpação de suas finalidades e a um grande descrédito de seus conteúdos e profissionais.

     

     

  8. Mobilização popular destrava politicagens

    Os achacadores acham que agora é hora de darem o golpe, ne? Camara e senado se acham com poder nas mãos, ne? Nada que manifestações gigantes e persistente em Brasilia não os faça voltar a realidade. Algo como os professores do Paraná fizeram com os paralamentares do Beto Richa.

  9. .

    Quem entende de estrategia de combate, seja o combate que for, até uma disputa de palitinho segue as mesmas regras de combate, sabe que o adversario que aguenta em pé até a exaustão de quem ataca, acaba vencendo.

    A analogia da jararaca esta acontecendo, o Rocky apanhou até cansar quem estava assistindo o filme e depois venceu.

    A oposição de direita parece que não tem noção alguma de estratégia de combate, muito menos as pessoas comuns que sustentam os interesses desta oposição. Ja estão batendo cabeça, politicos sendo vaiados em publico, gerentes de blogs e da midia sendo hostilizados e repudiados.

    É preciso ter noção de qto e como bater, a oposição não tem limites, baba raiva descontrolada e até chuta cachorro morto. Isto tudo gera repulsa e cria resistencia na opinião publica. O populacho gosta dos espetaculos dos circos, pão e circo é o que movimenta as massas, porem, nas mais diversas ocasiões a simpatia fez com que a sede de sangue se transformasse em perdão, diante da resistencia da vitima.

    O Aécio perdeu a ultima eleição para a Dilma, porque os militantes direitistas perderam toda prudencia e limitação, gerando no universo eleitoral o reverso da tendencia da ultima semana que apontava a vitoria do Aecio.

    Ainda é cedo para saber o que vai acontecer, mas, se o tempo for favoravel ao governo, as chances de virar o jogo são cada vez maiores.

          1. .

            É que tu lembra o regente o maestro em suas colocações.

            Mas… Se te incomodas com o titulo fraterno, retiro-o-o.

  10. É imperativo antecipar a passeata

    “Lula disse certo ao falar que os tribunais estão acovardados, porém ficarão mais acovardados ainda ao verem milhões de pessoas na ruas dispostas a evitar o golpe.”

    Temos que voltar às ruas antes que o pleno do STF decida sobre a posse de Lula.

    1. O que se poderia fazer é uma série de “esquentas”.

      Há uma gíria que os mais novos utilizam que são os famosos “esquenta”, que segundo o que consegui perceber (conhecer exatamente o sentido de gírias de outras gerações é pretenção de velhos bobos) consiste de preparatórios antes de festas para chegar nelas animados.

      Talves se devesse fazer não a passeata, mas uma série de “esquentas” sem a pretenção de colocar multidões, mas para motivar, organizar e manter mobilizado o movimento, poderia ter dez pessoas a milhares, o número não interessa mas a discussões e participações efetivas que em menores manifestações permitem talvez sirva mais do que a antecipação.

      1. Esquentando os Tamborins II

        Talvez o termo “esquenta” tenha sido uma nova gíria criada pela garotada. Não sei.

        O fato é que ele não está muito longe da expressão “Esquentando os Tamborins” usada por mim quando descrevi minha visão das manifestações do último 18 de março.

        Também sugeri a realização de diversos atos com frequência de uma ou duas semanas e que fossem independentes do calendário dos atos golpistas. Não tinha pensado antes em fazer “esquentas” de dimensões reduzidas. Considero a ideia excelente e complementar a de atos maiores e periódicos. 

        Observo, entretanto, que isso tem que ser feito para ontem, já que os golpistas, através de seu órgão máximo de propaganda e desestabilização, partiram para o fogo cerrado e sem descanso.

        Enfim, além de tudo isso, também sugiro que quem tiver conhecidos no exterior, principalmente na mídia menos calhorda, que procure alertá-los para que não reproduzam em seus veículos de forma acrítica, aquilo que sai na nossa mídia. Nossa mídia é parte interessada no caos atual. Reproduzí-la no exterior estimula as forças golpistas. É preciso furar a bolha midiática golpista. E isso pode ser possível com o auxílio da mídia independente no exterior.

        Aparentemente, o golpe está focando agora em um governo Temer, com Serra já dando seus pitacos para que não haja “caça às bruxas”.  Entendo a sugestão de Serra, como sendo a de tomar as rédeas da Polícia Federal para que, desta vez, um Ministro da Justiça forte no novo governo impeça que a PF aja sem controle, do jeito que agiu durante os governos petistas. A Operação Lava-Jato, tendo alcançado o objetivo principal de subverter a vontade das urnas de 2014, passaria a ser incômoda aos assaltantes do poder recém acomodados no Palácio. Afinal todos eles tem seus telhados de vidro.

        Não sei se é vero ou tática de despiste. De qualquer forma, verdade ou não, há que alertar os golpistas de que, seja qual for o caminho escolhido para o golpe, suas forças são ideologicamente muito heterogêneas. Quebrada a normalidade institucional, golpes dentro do golpe são uma certeza. Muitos golpistas perderão a cabeça diante do tumulto que se sucederá. Que lembrem do exemplo Lacerda em 1964. Só que desta vez as cabeças poderão rolar literalmente. Curiosamente, entre os golpistas há até quem não goste do Globo.

         

         

      2. Concordo com a sugestão.

        Concordo com a sugestão. Entre estes esquentas, um que teria impacto seria um “rolezinho democrático – contra o golpe”, nos principais shoppings do Brasil no sábado de Páscoa.

        Os shoppings estarão cheios naturalmente e quero ver os shoppings colocar a polícia para conter a garotada. Se o fizerem mostram mais ainda a cara do golpe e isso seria uma aula de luta em defesa da democracia para os jovens.

        Em São Paulo, as torcidas organizadas de Corinthians e Santos, a garotada que se mobilizou contra a reforma do ensino e contra os ladrões da merenda escolar são os grupos que podem liderar o chamado para o rolezinho.

  11. mais um texto e comentários

    mais um texto e comentários convincentes que li do rogério…

    aliás, é através do convencimento qte podemos ainda reagir ao golpe…

    se a jusriça parece meio morta, a razão certamente persisitrá, mesmo meio amalucada….

  12. Mestre Maestri

    Eu já ia começar uma caminhada para jogar a toalha quando li o teu artigo.

    Realmente, o que estamos vendo nos últimos dias é que vários setores da sociedade começam uma mobilização crescente em repúdio ao golpe.

    Lembro-me do dia da votação das “diretas já”. Eu estava no Congresso Nacional.

    Apesar das imensas manifestações de massa durante semanas, inclusive no dia da votação, perdemos para as forças conservadoras.

    Eu já fui político e sei que, formado um pré-acordo para fazer maioria com o objetivo de ganhar-se um benefício político, dificilmente, esse pre-acordo será quebrado, especialmente quando está em jogo a Presidência da República.

    Se PMDB e PSDB firmaram um pre-acordo para apossar-se da Presidência da República, Dilma será golpeada sem dó nem piedade.

    Eles estão se lixando para as manifestações de massa. Sabem que por aí nada os afeta

    Os políticos do PMDB, principalmente Cunha, Renan e Temer estão muito preocupados com os desdobramentos da Operação Lava Jato se Dilma permanecer governando.

    A única chance deles é apossar-se do poder, via Temer, aliando-se ao PSDB, o que poderia viabilizar o enterro da Lava Jato com a ajuda de Gilmar Mendes no STF.

    Além disso, abrir-se-ia a perspectiva de obter-se efeitos positivos colaterais com a ascensão desses dois partidos ao Governo Federal.

    Os políticos desses dois partidos são, antes de tudo, homens de negócios. Fazem da política um negócio.

    O processo de impeachment em si, para eles, já é uma grande oportunidade de enriquecimento.

    Não me surpreenderei se o voto a favor do impeachment estiver valendo, por baixo, US$ 1 milhão.

    As reservas do pré-sal estão valoradas em US$ 8 trilhões e US$ 800 bilhões. Dinheiro não vai faltar para financiar o golpe.

    Sou a favor de intensificarem-se as manifestações, mas o jogo será jogado no Congresso.

    O único fator a favor da permanência de Dilma é o voto qualificado para aprovar o impeachment..

    É com o número reduzido de 120 deputados que não querem render-se por dinheiro vivo, que o Governo pode contar, oferecendo vantagens políticas não financeiras para formar um governo pós- não golpe.

    Não pode haver ilusão: se eles tiverem condições políticas para fazer maioria qualificada, eles assaltam o poder, independente do tamanho  de manifestações contra o golpe.

    Eu diria, esperando que ninguém me ouça, que as manifestações poderão servir para golpear o golpe.

     

    1. Jorge, se já foste político e tem boa lembrança das diretas já

      Jorge, se já foste político e tem boa lembrança das diretas já vou puxar por um dado que talvez não te lembres, um dos maiores articuladores contra as Diretas Já foi não mais e não menos do que o avô do Aécio, o Tancredo Neves.

      Os que eram a favor das diretas já fizeram um grande erro estratégico, montaram uma saída pelas diretas e um plano B da eleição do Tancredo. O que houve, o velho Tancredo, que era um articulador palaciano, não só fez a sua campanha por sua eleição mas simplesmente agiu pelas costas contra o Ulisses, coisa de político mineiro conservador. (A mão de deus, neste caso foi inclemente com Tancredo, traiu, não leva).

      Provavelmente se no caso das Diretas Já não hpouvesse um plano B, e o plano B seria o enfrentamento, as coisas sairiam diferentes, os que votaram contra as diretas, sabiam que numa questão de dias, com o lançamento da candidatura Tancredo tudo se acalmaria.

      Deixo claro isto pois não deve haver conchavos para uma solução diferente do não golpe, pois aí se cria o impasse e isto eles não querem.

       

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador