Violência de gênero atinge 80,8% das parlamentares no Congresso, diz jornal

Casos não estão relacionados apenas à violência no discurso: 12 delas relataram casos de violência sexual durante o mandato

Foto: Reprodução

Jornal GGN – Oito em cada dez parlamentares femininas já sofreram algum tipo de violência política de gênero, e os casos são muito mais frequentes do que se imagina.

O jornal O Globo elaborou um questionário com 24 perguntas e o enviou para as 78 deputadas e 12 senadoras do país. O texto foi respondido por 73 delas, e 59 entrevistadas (80,8%) relataram já ter passado por algum episódio de violência – 54,8% delas sofreram algo do tipo dentro do Congresso.

Parlamentares chegaram a ser vítimas de violência sexual durante o mandato: 12 parlamentares relataram casos do tipo, sendo que uma delas chegou a contar que um deputado colocou a mão em sua coxa durante uma reunião. Ao ser confrontado, respondeu que nem percebeu.

Outro exemplo de violência sofrido pelas políticas foi o relatado por Vivi Reis (PSOL-PA). Uma das primeiras frases que ouviu ao assumir o mandato como deputada federal foi o que ela deveria ter o mesmo “fim” que a vereadora Marielle Franco, assassinada a tiros em 2018.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome