USP fecha laboratório que produzia pílula do câncer

Da Agência Brasil

USP fecha laboratório e denuncia professor que produzia pílula do câncer

Por Camila Boehm

A Universidade de São Paulo (USP) entrou com processo contra o professor aposentado do Instituto de Química da USP de São Carlos, Gilberto Chierice, que coordenava os estudos sobre a fosfoetanolamina para combater o câncer na universidade e distribuía as pílulas. Embora não tenha divulgado mais detalhes do processo, a assessoria da USP informou que a acusação é de curandeirismo.

De acordo com a Polícia Civil de São Carlos, a “USP representou contra o professor aposentado pelos crimes contra a saúde pública e curandeirismo”. Segundo a polícia, um inquérito foi instaurado para apuração dos fatos e testemunhas já foram ouvidas. O caso foi relatado e encaminhado à 3ª Vara Criminal da cidade.

A USP também fechou hoje (1º) o laboratório em que eram produzidas as chamadas “pílulas do câncer”. De acordo com a universidade, “a produção da fosfoetanolamina era feita por um servidor técnico, que foi cedido à Secretaria Estadual de Saúde para auxiliar na produção da substância com a finalidade de realização de testes para possível uso terapêutico”.

Como somente esse servidor e o professor Chierice produziam a pílula, não há mais ninguém que poderia continuar a produção da substância no laboratório, afirmou a assessoria de imprensa da USP. A universidade alegou que não detém a patente da fosfoetanolamina sintética e que, portanto, não poderia produzi-la.

“Por fim, ressaltamos que a USP não é uma indústria química ou farmacêutica e que não tem condições de produzir a substância em larga escala”, acrescentou a universidade por meio de nota.

Desde meados dos anos 1990, a substância tem sido produzida no laboratório do Instituto de Química da USP de São Carlos e distribuída pelo professor, sem registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Somente em junho de 2014, a USP interferiu na fabricação e distribuição da pílula de fosfoetanolamina, quando uma portaria da universidade determinou que substâncias em fase experimental deveriam ter todos os registros antes de distribuídas à população.

Desde então, pacientes que tinham conhecimento das pesquisas passaram a recorrer à Justiça para ter acesso às pílulas. No dia 22 de março, o Senado aprovou o projeto de lei que garante aos pacientes com câncer o direito de usar a fosfoetanolamina antes da substância ser registrada e regulamentada pela Anvisa, a fim de solucionar a busca pela pílula na Justiça.

A reportagem da Agência Brasil solicitou posicionamento do advogado do professor Chierice, mas não teve retorno até a publicação da matéria.

Redação

31 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E

    Ainda tem juiz e politico querendo ganhar com o sofrimento alheio, liberando a tal ” cura do cancer”.

    Sem um embasamento cientifico, não da para dizer que realmente a substancia funciona. E isto pode demorar ate dez anos para ter algo que possa realmente confirmar que a substancia funciona.

      1. Pode

        Ate querer comercializar, mais sem um parecer tecnico cientifico sobre o produto, ele não pode fazer nada, se um laboratorio comercializar o produto sem fazer estudos, estara cometendo um crime, podendo ser processado e seus donos presos.

        Então somente daqui 10 ou 15 anos, com os textes de laboratorio é que podera confirmar a eficacia do produto e assim as agencias reguladoras de saude pode liberar a comercialização.

        1. Laboratório esse, que depois

          Laboratório esse, que depois dos testes terá pelo menos 15 anos de patente para explorar a comercialização do medicamento ao preço que quizer, pois será protegido por patente.

    1. Quem tem um câncer terminal

      Quem tem um câncer terminal tem pressa, tá se lixando prá “embasamento científico”. A fosfo é baratíssima, o “descobridor” não vai ficar rico, ainda mais que ele já afirmou que vai abrir mão da patente.

      Só é contra a liberação imediata da fosfo quem não tem ou teve um familiar com câncer.

      Eu tive fiz cirurgia de câncer de rim em Jan/2014 e de tireóide em Jul/2014. Recebi a fosfo gratuitamente aqui em SC, não fiz uso porque são doenças curáveis com cirurgia, mas entre tomar a fosfo ou se submeter a rádio e químio muitas pessoas vão optar pela primeira,com certeza.

       

      1. Voce

        não me conhece, meu tio teve cancer, e todo hospital escutava seus gritos de dor.

        Por isto, posso dizer, seu o que é ter um familiar com cancer, mais sei tambem que o que esse prof. fez é errado, sem um embassamento cientivico, distribuir algo dizendo que é cura do cancer. 

        Não sei qual foi sua intenção, mais como cientista, que diz que é, sabe que suas ações são erradas, e que colocou a vida de pessoas em risco.

        Pense, se num grupo 10 pessoas, 8 morrem e duas ficam boas, voce chamaria isto de cura. Não, para um remedio ser viavel deve curar 70% das pessoas nos textes cientificos. So que não tem como saber se isto ocorreu, pois o cientista ( não medico), não fez acompanhamento dos pacientes. Então não sabe se de 1000 pessoas que receberam a substancia ( não remedio, pois não é), não sabe quantos viveram e quantos morreram durante o tratamento e se o produto realmente funciona.

        Eu posso estar errado, pode funcionar, mais sem um estudo tecnico cientifico não da para saber, e então levado a serio como cura do cancer. 

      2. esperança

        E o que vc diria a estas pessoas, cuja esperança sucumbisse, depois de tomar um remédio inócuo, e estarem atrasadas para iniciar o tratamento convencional ?

        Lamento pela sua doença, como lamento pela de todos, mas mexer com a esperança das pessoas pode ser muito perigoso.

  2. suspensão so fabrico da fosfoetanolamida.

    O prof. Gilberto Cherece já disse , nas entevistas que deu sobre ocaso, que a fosfoetanolamina não é um remédio. Na realidade ela é um marcador. Ela, marcando as células doentes, as exporia ao ataque dos anticorpos que as destruiriam. Isto certamente acendeu o sinal vermelho da indústria farmacêndica: será que este mesmo processo ocorreria com outras doenças? Se fort assim a tal indústria, que vive de vender remédios que, se não curam o paciente, produzem fabulosos lucros, acabaria por ir a bancarrota.

     

     bodyp

  3. suspensão so fabrico da fosfoetanolamida.

    O prof. Gilberto Cherece já disse , nas entrevistas que deu sobre ocaso, que a fosfoetanolamina não é um remédio. Na realidade ela é um marcador. Ela, marcando as células doentes, as exporia ao ataque dos anticorpos que as destruiriam. Isto certamente acendeu o sinal vermelho da indústria farmacêudica: será que este mesmo processo ocorreria com outras doenças? Se for assim a tal indústria, que vive de vender remédios que, se não curam o paciente, produzem fabulosos lucros, acabaria por ir a bancarrota.

     

     bodyp

    1. suspensão ao fabrico da fosfoet

      Caro Mauro,  é neste sentido que deveríamos entender a reação que houve por parte da universidade, da mídia, dos centros tecnológicos e principalmente a reação extremamente agressiva por parte dos laboratórios, na grande maioria multinacionais.  Por que um remédio, constituído a partir do trabalho de cientistas em laboratório de ponta numa das maiores universidades do planeta demora mais de 10 anos para ter seus testes de eficácia referendados pela Anvisa? Qual a razão de tamanha omissão? Por que o governo brasileiro, do estado de SP e universidade de SP, depois de anos e milhões gastos em pessoal e estudos para a descoberta de tal substância, relegam o patenteamento e o licenciamento desta descoberta? Por que o interesse e a ira de laboratórios estrangeiros que financiaram a publicação em diversos meios de comunicação para desqualificar tal trabalho e a eficacia de tal produto ? Por que um pais e uma universidade dispôe de tantos recursos e tempo, e quando da descoberta de um produto que pode reembolsar tamanho esforço, apenas abandonam todo trabalho?  A história desta descoberta é a história do país, que não busca a evolução. Quando a encontra, abandona. 

    2. isso tá muito mal

      isso tá muito mal explicado!!! 

      Será que o preofessor pode reiniciar seus trabalhos em outro laboratório? 

      Bahiafarma, vc se interessaria nisso?

      “A Bahiafarma – Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos – é um laboratório farmacêutico público, que tem por objetivo desenvolver e fornecer produtos, serviços e inovação tecnológica para a saúde pública do país. Visa minimizar a dependência de importação de produtos e tecnologia, atuando de forma competitiva e econômica para o Sistema Único de Saúde (SUS).”

  4. Afrontar a industria farmaceutica

    Resultado: terra arrasada. Laboratório fechado e pesquisador processado.

    Esperar o que. Impera a mentalidade do traficante. Sem cura, sem curados apenas usuários nos intere$$am. A vida inteira tomando um comprimido todo dia….. Pagando muito caro de preferência.

  5. História mal contada

    Dada a controversia sobre este medicamento e os casos notórios e públicos de melhora de um grande número de doentes, creio que essa história precisa ser melhor contada, não por cientistas (esses tem suas regras as quais por si ja impedem o medicamento), mas por uma imprensa honesta, para saber dos fatos reais sobre cura, e não as exigencias científicas que são protocolares e inflexiveis) Este é um caso atípico, todos sabemos muito bem. Vimos várias tentativas afoitas de se barrar a pípula. Pessolamente penso que o professor acusado age de boa fé, bem como o medicamente tem sim efeitos benéficos. Não apedregemos..nossa justiça anda muito torta….a se comparar com os casos políticos atuais,……….. anda extremanente torta, arbitrária e à direita (onde situam-se os interesses dos mega laboratórios)

  6. Muito estranha essa conduta

    Causa estranheza a USP se dar conta das experiências de seu núcleo de São Carlos só há pouco tempo. Elas acontecem desde meados dos anos de 1990 e, segundo inúmeras reportagens, apresentou êxitos em alguns pacientes, inclusive em um hospital de Jaú. POr que a USP não deu atenção ao  que nela se fazia? Estava perdida nas contas? É preciso lembrar que, segundo a Folha publicou no ano passado, a USP gastava mais de 100 % de seu orçamento em salários e aposentadorias de professores e funcionários. Subsidiada pelo governo do estado de SP (nosso dinheiro) oferece distorções gritantes com os salários dos professores do ensino médio. O sociologo Fernando Henrique Cardoso, por exemplo, estava na lista como aposentado desde os 37 anos e idade e reebendo valores atuais em torno de 23 mil reais. Outro professor, Boris Fausto, parece que recebia40 mil em ganhos e aposentadoria. Mas para esse medicamento de utilidade imensa, a solução da lerda e gastadora USP foi fechar o laboratório. Muito estranha essa conduta

  7. A industria do Cancer eh um

    O ” tratamento” do Cancer eh um negocio altamente lucrativo.

    Desde o inicio do seculo XX a big pharma tem perseguido e expulso dos quadros de medicina todos os medicos e pesquisadores que ofereceram alguma forma de tratamento alternativo contra o cancer. Max Gerson um medico Alemao que imigrou para os EUA na primeira metade do sec passado, criou um metodo altamente eficaz de cura do cancer, baseado em sucos vegetais e outros tratamentos naturais. Foi perseguido e teve seu diploma medico cassado nos EUA. Pessoas ate hoje aplicam suas tecnicas em todo o mundo com alto grau de sucesso.

    A historia de Max Gerson eh somente um exemplo do tipo de perseguicao que o grande capital farmeutico move contra qualquer um que ameace seus negocios altamente lucrativos. Nao importa se metodos alternativos aparecam que realmente curem o cancer. Caso nao sejam promovidos pela big pharma, gerando lucros exorbitantes a mesma, serao implacavelmente perseguidos.

    O caso da USP eh tipico. A grande imprensa, Estadao, Folha e outros todos os dias enchem seus jornais com manchetes negativas sobre o novo medicamento. Assim como no caso da perseguicao ao PT, big pharma e imprensa oligarquica de maos dadas contra os interesses da populacao.

  8. ESCROTIDÃO

    A USP processar o professor Gilberto é criminoso. É mais uma dessas barbaridades que acontecem no Brazil. A fosfoetanolamina sintética chegou na “grande” imprensa pelo volume do boca a boca. Funciona e cura vários tipos de câncer. Pelo que sei não funciona no estômago pela acidez do suco gástrico. Testes foram iniciados e a campanha para impitchimá-la recrucedeu. Rebati matéria escrota da folha, 1 cínico me mandou e-mail pedindo para reduzir o texto para publicar no painel do leitor, reduzi mas não publicaram:

    ‘1º Teste de fosfoetanolamina sintética?

    A matéria “‘Pílula do câncer’ é reprovada em 1º teste” (p B1, Cotidiano. 22/03/2016) é absurda. Fosfoetanolamina sintética é a forma artificial da fosfoetanolamina, produzida naturalmente por alguns mamíferos, humanos incluídos. Interessa aqui sua função sinalizadora: ao se agregar em células patógenas (no caso, tumorais) atrai células fagocitárias (também produzidas pelo organismo). Testes in vitro não incluem sistema imunológico no campo do experimento.

    O “1º teste” só ocorrerá com participação conjunta de um sistema imunológico sadio. De nada adianta ministrar a fosfoetanolamina sintética em paciente previamente submetido a quimioterapia e/ou radioterapia, que destroem o sistema imunológico. São as células fagocitárias que assassinam as células tumorais, tão caras aos laboratórios e oncologistas!

    Não há padrão comparativo para os jornalistas Reinaldo José Lopes e Natália Cancian detratarem o Professor Gilberto pelo grau de pureza da substância produzida pela USP de São Carlos. Um laboratório dos EUA está testando substância similar, mas não informou sua constituição química. Solicitar ao Professor Gilberto O. Chierice comentário sobre esta “matéria” é ofensivo. A Folha está se recheando de ignorância e desinformação.

    Jáder Barroso Neto, 22/03/2016’

  9. SE NÃO É REMÉDIO, QUE SEJA VENDIDA COMO QUALQUER COISA…

    Essa estória se repete a cada vez em que um cientista inventa algo que pode facilitar a vida das pessoas. Foi assim com o carro elétrico, com o carro movido a água (hidrogênio) e outras tantas invenções que foram desacreditadas perante à opinião pública pelos detentores das grandes indústrias internacionais, que em alguns casos até compraram as patentes para depois engavetar.

    No caso da fosfoetanolamina, já que o governo está dando uma de Pilatos, sugiro que o descobridor da fórmula autorize um laboratório de fundo de quintal a produzir o remédio, a custo baixo para a população, por um período de, no mínimo, 20 anos, na condição de não vender a fórmula e nem autorizar seu uso por laboratórios gigantes. E, ainda, facolitar sua distribuição em todoo território brasileiro. Se mal não faz, que mal tem?


    1. SE NÃO É REMÉDIO, QUE SEJA

      SE NÃO É REMÉDIO, QUE SEJA VENDIDA COMO QUALQUER COISA…

      Mas, já é! Procure na internet e verás que a fosfotetanolamina é produzida como insumo para a fabricação de certos materiais. Só não é permitido que ela seja vendida como remédio. No Brasil e em qualquer país sério do mundo.

      Aliás, foi estudando polímeros/materiais, que é a área da qual o Chiericci entende, que ele chegou nela.

      Porém, o Chiericci e os seus dois parceiros na patente (eles não patentearam a molécula, mas uma rota de síntese para ela) garantem que o diferencial do material que eles produzem é o alto grau de pureza. Mas, o IQ-UNICAMP acaba de constatar que as capsulas têm apenas 32% de fosfoetanolamina.

      E então? Os pesquisadores da UNICAMP também são comprados pela Indústria Farmacêutica? Ou o Chiericci, que não tem competencia nem para garantir a composição química do produto que está distribuindo, teve competência para descobrir a cura do câncer sem nunca ter estudado o assunto previamete?

  10. Essa história me faz lembrar

    Essa história me faz lembrar um Químico de Recife, que produzi em seu laboratório particular uma substância chamada Asparagina, que prometia, não cura, mas muita melhora para um quadro terminal, agudo. Ele precisava de ajuda governamental para seguir com suas pesquisas. Era um senhor de idade.

    Eu morava com a família em Natal, e estávamos com um tia em fase terminal de um câncer de estômago. Minha estudava Medicina e tinha curiosidade de conhecer esse pernambucano. Fomos até lá. Eu era muito jovem, mas lembro-me bem de tudo, menos do nome do químico. 

    Trouxemos a substância num vidro, com as recomenações do pesquisador. Em Natal, após o uso do produto, minha tia teve uma grande melhora no sofrimento, porque passou a não mais vomitar sangue, que os médicos diziam ser hemoptize. Eu não entendo nada desses nomes. Mina tia morreu, mas teve um resto de vida menos difícil.

    Por que estou contando isso aqui? 

    Dois anos após a morte da minha tia, morávamos no Rio de Janeiro, e numa revista médica estava escrito que uma médica alemã recebera um prêmio por descobrir uma substância que prometia muito contra o câncer. O nome: ASPARAGINA. Isto foi pelo ano de 65, mais ou menos.

     

  11. É lamentável ver todos esses

    É lamentável ver todos esses comentários aqui acreditando nessa lorota messiânica de que esta substância cura alguma coisa. E o pior é o blá-blá-blá da conspiração das indústrias farmacêuticas. Isto é zumbizagem intelectual.

    Procurem se informar e vejam que a comunidade científica do Brasil e do mundo inteiro que teve contato com a história acha tudo isso um absurdo. A Acadêmica Brasileira de Ciência, todas as Sociedades Científicas que se pronunciaram, todos os principais especialistas brasileiros em oncologia e química-médica, a Reitoria da USP, até a revista Nature, que já divulgou o assunto. Será possível que a comunidade científica do mundo inteiro, que unanimemente acha o Chiericci uma piada de mau gosto, foi comprada pela Indústria Farmacêutica? A revista Nature também é comprada? Neste caso, a luta do Chiericci é contra toda a Ciência mundial!

    Pra quem tiver interesse no tema de maneira mais ampla, recomendo o livro do médico epidemiologista e divulgador científico Ben Goldacre (colunista do The Guardian), traduzido no Brasil como “Ciência Picareta” (“Bad Science” no original):

    http://www.livrariacultura.com.br/p/ciencia-picareta-42136103

    Ele apresenta histórias reais de êngodos científicos e faz uma boa discussão teórica explicando pq este tipo de história de curas milagrosas sem base científica consegue convencer tantas pessoas.

    Pessoalmente, acho que o Chiericci não é um picareta em busca de dinheiro (como é o caso da maioria das histórias descritas pelo Goldacre), mas um messiânico sem limites que teve um visão em seu Centro Espírita (não tenho nada contra a religião) e acha que sua missão na Terra é curar o câncer.

    Por fim, vejam os resultados dos primneiros testes conduzidos por cientistas, que entendem de suas respectivas áreas de pesquisa:

    >>Os 1os resultados, conforme esperado, mostraram que a fostoetanolamina não tem efeito contra tumores. Bom, o Chierici sempre admitiu que não entende nada de câncer ou química médica. Aliás, seria um fenômeno sem precedentes na história da ciência que alguém que não entende nada do assunto fizesse descoberta tão relevante.

    Mas, a novidade é o estudo da composição química das capsulas, feito no IQ-UNICAMP:

    http://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2016/03/23/novos-dados-sobre-fosfoetanolamina

    A análise química revelou que apenas ~32% do conteúdo da capsula é fosfoetanolamina; o resto são outras substâncias. E o Chierice afirmou repetidamente que distribuia a substância com alto grau de pureza (ele não disse quanto).

    Apesar de ser Doutor em Química, o cara não tem noção mínima da pureza e da composição do produto que está distribuindo.

    E não adianta argumentar, pois o Chierice não aceita opiniões contrárias. Ele já disse que os testes estão todos equivocados. Aliás, ele não fala coisa com coisa. Mas, ele vai continuar atiçando uma legião de fanáticos, que como zumbis vão continuar gritando: todo mundo tá comprado pela indústria farmacêutica.

  12. Esse produto não obedeceu ao

    Esse produto não obedeceu ao protocolo mundialmente aceito para aprovação de um medicamento, que pressupõe testagem controlada e comprovada. Fora desse caminho que é o estipulado pela comunidade cientifica nacional e internacional qualquer remedio vendido fica no campo do charlatanismo.

    Remedios para cura do cancer oferecidos dentro desse contexto ja foram centenas e todos se comprovaram serem inuteis..

    1. Será ?

      Que aquele medicamento que provocava o nascimento de crianças s/ braços e s/ pernas, cujo nome eu me esqueci, foi amplamente testado ? Ou será que foi apenas “jogado” na população s/ nenhum teste.

      Ah! mas isto foi, provavelmente feito pelos EUA, Inglaterra e/ou França.Países de 1º mundo, onde a indústria farmacêutica e a de armas mandam e desmandam. Pelo amor de Deus, meu senhor ! Os testes feitos pela USP – Universidade de São Paulo (?) do governador Alckminnnn já haviam sido realizados em tão pouco tempo ?

      Está cheirando mau de tão podre !

      1. Prezada Lenita,
          Estás muito

        Prezada Lenita,

          Estás muito equivocada. O Alckmin já se pronunciou a favor da fosfoetanolamina. Disse até que ia dar uma “carteirada” na ANVISA p/ liberar.

        Se vc for na USP e conversar com qualquer pesquisador sério (seja ele Lulista, PSDBista, de direita, centro ou esquerda) nas áreas afins desta polêmica, vai ouvir sempre a mesma opinião: o Chierice é um louco irresponsável.

        A talidomida passou por muito mais testes do que esta tal de fosfoetanolamina. Mesmo assim, chegou ao mercado contaminada por seu isômero ótico (que é difícil de separar quimicamente); foi este isômero que causou os problemas teratogênicos relatados. Então, este exemplo deve ser usado contra a irresponsabilidade messiânica, não a favor. Aliás, veja que os primeiros resultados indicam que pureza não é o forte da substância que era produzida em condições precárias lá na USP.

        A indústria farmacêutica internacional é uma grande máfia. Por isso mesmo, ela é usada como espantalho por todo tipo de picareta ou messiânico que quer vender curas milagrosas. Existe bastante literatura sobre isso

      2. Talidomida

        A talidomida .

        É um enantiômero, sua formulação era para enjôos mas seu enantiômero ( um tipo de isômero ) causava má formação fetal.

    2. fosfoetanolamina

      Esta substância vem sendo vendida há pelo menos duas décadas na Europa e nos EUA, sem restrições, como suplemento alimentar, sob o nome de AEP Calcium, sendo A amina, E etanol e P fosfato, ou seja, invertendo, fosfo etanol amina.

      Trata-se de uma fórmula desenvolvida por um médico alemão chamado Hans Nieper, já falecido, que alegava  ter curado muitos casos de câncer usando essa substância junto com outras. Nieper, como era de se esperar, não teve vida fácil. Foi combatido por médicos e laboratórios. Mas não era um aventureiro – descendia de tradicional família médica. Um pouco de pesquisa talvez sirva para aumentar a compreensão do assunto.

      A grande falha desse pessoal de São Carlos. que teria desenvolvido apenas um método mais simples de obter essa substância, me parece que foi alardear, ante vários resultados surpreendentes, que ela fosse sozinha a cura para o câncer, despertando as atenções do stablishment médico-farmacêutico, avesso a tudo que possa limitar seus bilionários lucros.

      Portador de câncer de próstata, tive oportunidade de consumir a fosfoetanolamina, doada pela família de um rapaz de faleceu sem ter tido oportunidade de usá-lar. Eram poucas cápsulas e, após tomar apenas cinco delas, uma por dia, um exame de PSA  detectou uma “parada” no crescimento do tumor. Depois de mais cinco cápsulas, um segundo exame confirmou o efeito favorável.  Meu estado geral e de ânimo melhorou, embora esteja longe de me considerar curado.

      Agora, procuro meios de obter mais dessas cápsulas, mas infelizmente o excesso de zelo das autoridades impede que eu e dezenas ou centens de milhares de doentes, “para seu próprio bem”. se beneficiem da substância. Agradecemos a bondosa preocupação dos que não sabem o que é ter câncer e das zelosas autoridades do setor, mas queremos o direito de escolher nossos caminhos. Inclusive o modo de viver ou de morrer. 

  13. O PSDB precisa acabar urgentemente com este medicamento

    Já pensou se um medicamento barato, com patente livre começa a curar o câncer? Muitos laboratórios vão perder seus lucros bilionários e, como é que o Psdb vai fazer com os seus acordos com a Sanofi e outros interessados na privatização do Butantan e da USP?

  14. Processo por charlatanise

    A USP também poderia aproveitar e abrir um processo por charlatanise contra a professora do impeachment , pois como a USP que já foi um modelo para as universidade do país pode ter uma professora tão fraca quanto essa.

  15. ATENÇÂO: NINGUÉM VENDE FOSFOETANOLAMINA SINTÉTICA!

    Se aparecer alguem vendendo, chamem a Polícia.

    Sei de um caso de leucemia assossiada à AIDS, que foi tratado e curado só com a fos, já que químio e/ou radioterapia matariam o paciente, que vive até hoje.

    Há muita desinformação no Brasil.

  16. fosfoetanolamina – perguntas sem resposta

    No link abaixo, a Pesquisadora em Bioquímica da USP Natália Taschner discute o caso da Fosfoetanolamina:

    http://cafe-na-bancada.com.br/index.php/fosfoetanolamina-perguntas-sem-repostas/

    Ao final do texto, ela elabora 18 perguntas fundamentadas cientificamente e com base nos relatos da imprensa.

    Evidentemente, a mente perturbada do Chierici jamais seria capaz de responder a qualquer uma dessas perguntas. A única resposta que seus seguidores terão é: essa pesquisadora também foi comprada pela Indústria Farmacêutica!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador