Duzentos e setenta cursos de graduação terão vestibular suspenso

Da Agência Brasil

MEC divulga lista de cursos que terão vestibular suspenso

Yara Aquino

Brasília – O Ministério da Educação (MEC) divulgou hoje (6) no Diário Oficial da União a lista dos 270 cursos de graduação que terão de suspender o vestibular devido ao resultado insatisfatório que obtiveram, por duas vezes consecutivas, em avaliações do ministério. Esses cursos tiveram avaliação 1 ou 2, em uma escala que vai até 5, no Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 2012. Para estabelecer esse conceito, o MEC avalia anualmente cursos de determinadas áreas e, após três anos, repete as avaliações. São considerados satisfatórios os cursos com conceito 3 ou mais.

Os cursos mal avaliados que apresentaram melhora do índice de 2009 para 2012 poderão ter as sanções revistas e, caso cumpram um protocolo de compromisso, poderão reabrir o vestibular no segundo semestre de 2014. Atualmente há 152 cursos nessa situação. Os demais (118) apresentaram tendência negativa no índice e não poderão ter as medidas revistas em 2014. Para esse grupo, o prazo mínimo para realização de vestibular será para as turmas de 2015.

Os 270 cursos com CPC insatisfatório em 2009 e 2012 representam um corte de 44.069 vagas. No ano passado, foram avaliados os cursos de humanidades: administração, ciências contábeis, ciências econômicas, design, comunicação social, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo. Os cursos superiores de tecnologia das áreas de gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais também foram avaliados.

Edição: Denise Griesinger
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. 2 cursos da USP

    Estou enganado ou tem lá 2 cursos da USP nesta lista?

    Salvo engano era o de Contabilidade e o de Administração.

    Favor me corrigirem se for o caso.

    Se eu estiver certo, o que está acontecendo com esta universidade que sempre foi motivo de orgulho (bobo) de minha parte. Bobo por que nunca estudei lá.

  2. Os ineptos, movidos a títulos

    Os ineptos, movidos a títulos em detrimento do conhecimento, deveriam suspender o vestibular de todos os cursos da Universidade que tivesse um deles reprovado. Cadê o tal espírito universitário se é que um dia existiu? Não são os conselhos superiores que aprovam os cursos? Não são eles que traçam as políticas e fiscalizam seu funcionamento? Cadê a autonomia que a CF/88 garante? Constranger alunos, inclusive os já formados, e professores, é a melhor solução? Governar por decretos nos mostra a quantas anda a nossa intelectualidade. A mesma que empresta nomes para aprovar cursos em faculdades particulares – caça níqueis ou não – e desaparecem. Os grandes pensadores da história, não seriam hoje recepcionados em nossas academias. Sem o tal do lato ou stricto sensu, não há possibilidade de se demonstrar sabedoria ou competência. O professor que só leciona foi tão massacrado que raramente hoje o encontramos lecionando. Atividade menor, principalmente se dedicado à graduação. Também conhecido como improdutivo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador