Música na Escola: projeto modifica a realidade de alunos no Mato Grosso

Por Ana Luiza Basílio, do Centro de Referências em Educação Integral

Nas escolas convivem diariamente diversas culturas. Basta imaginar que cada um que ali tem gostos bastante particulares sejam eles culinários, musicais, literários e tantos outros. A questão é que essa efervescência toda nem sempre é utilizada para construir conhecimento e sustentar o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, fato que sempre intrigou o docente Odenil Sebba, da Escola Estadual José Leite de Moraes, em Várzea Grande (MT).

Especialmente ele que, por oito anos, estudou música enquanto frequentou a Missão Salesiana no estado. “Essas preferências sempre acabam aparecendo entre os jovens, mas desprovidas de uma intenção pedagógica”, relata o professor que escolheu a música como forma de ampliar o repertório cultural dos alunos e despertar mais interesse para o ensino e aprendizagem.

De início, Odenil montou um coral na escola, batizado de Vésper. E, no lugar das músicas eruditas, talvez pouco conhecidas pelos jovens, começou a descobrir as que eles gostavam de ouvir e trazê-las para o grupo. A ideia não era apenas cantá-las, mas entendê-las a partir do contexto que traziam.  ”Discutíamos a letra delas ou o estilo, e procurávamos entender a que período da história correspondiam, se passavam alguma mensagem política ou social”, explica.

O trabalho, inicialmente voluntário, caminhou por quatro anos e conseguiu mobilizar boa parte dos alunos. Em 2009, a Secretaria de Estado de Educação convidou o docente a trabalhar somente com o projeto, que ganhou oficinas de violão, violino, flauta doce e saxofone.

Clique aqui e conheça essa experiências na integra.

Redação

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