Secretário de Alckmin propõe adiar reorganização em troca de desocupação

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Por Sarah Fernandes

Da RBA

Em audiência de conciliação no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) iniciada na tarde de hoje (19), o secretário estadual da Educação, Herman Voorwald, propôs suspender o processo de reorganização do ensino público paulista até 4 de dezembro. As medidas incluídas na proposta levarão ao fechamento de pelo menos 93 escolas e transferências de cerca de 311 mil alunos.

Voorwald quer o fim imediato das ocupações, que hoje passaram de 60 escolas em todo o estado, e que as unidades incluídas no projeto apresentem propostas. Questionado se o governo considera a hipótese de cancelar definitivamente a reorganização, o secretário não respondeu.

Uma professora presente à audiência propôs a suspensão imediata do plano e que a comunidade escolar – alunos, professores, pais e governo – tenham um ano para debater e apresentar propostas para o ensino público do estado. A União Paulista dos Estudantes Secundaristas (Upes) apoiou a proposta.

O clima é tenso no auditório. Estudantes presentes chegaram cantando “não tem arrego” e contrariaram determinação do desembargador de escolher um porta-voz, preferindo subir ao palco em grupo e dividir as falas.

“O governo está tratando ocupações como pauta judicial e policial”, “decidimos ocupar a escola como ato de resistência à medida do governo que não nos consultou”, e outras manifestações traduziram os sentimentos dos estudantes.

A audiência foi suspensa para que alunos e professores discutam os rumos do movimento.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ops…Soquenão. Parece mais
    Ops…Soquenão. Parece mais uma manobra do governo com o apoio da mídia contra os estudantes. Se não, vejamos: A proposta é suspender o fechamento por 10 dias assim que as escola forem desocupadas. Assim, os alunos deixam as escolas, o governo reforça a segurança nas mesmas e depois toca a fechá-las depois dos 10 dias. É golpe; governo malandro.

  2. É PIADA Ñ PODE SER,SUSPENDER

    É PIADA Ñ PODE SER,SUSPENDER ATÉ 04 DE DEZEMBRO,KKKKK!!!

    É SÓ SAIR,E VOLTA A REESTRUTURAÇÃO,ELES ACHAM O POVO BOBO MESMO!!!

    ISSO É SÓ PARA O JUDICIÁRIO FORÇA-LOS A SAIR,É IGUAL O ACORDO DO SERRA

    PARA AMPLIAR A MARGINAL TIÊTE,Q TEVE DERRUBAR VÁRIAS ÁRVORES E “SERIAM”

    PLANTADAS DEPOIS,CADÊ AS ÁRVORES? E SE PERGUNTAREM ,ALGUÉM DIZ” Ñ VEM AO CASO”

  3. Trairagem

    Não conheço o Secretário, não posso falar, mas a equipe de governo paulista é traíra. Fazem tudo pelas costas, não tem transparência, não prestam contas de seus atos, não dialogam com o povo. Se eu fosse os meninos, só deixaria a ocupação depois do acordo publicado no Diário Oficial.

    O governo recuou para enfraquecer o movimento e ainda jogou para as crianças a tarefa de reorganizar a Educação do Estado (“… quer que as unidades incluídas no projeto apresentem propostas”).

    A verdade é que Alckmin quebrou o Estado de SP. Privatizou o que não devia. Não combateu a torneira aberta da corrupção na máquina estatal. E, portanto, não tem grana para chegar inteiro em 2018.

  4.  
     
    1. Vampiro?
    2. Soldado da

     

     

    1. Vampiro?

    2. Soldado da policia nazista?

    3. Vampiro Nazista?

    4. NDA, mais um lider do Tucanistão.

     

     

     

  5. Os Estudantes estão de

    Os Estudantes estão de parabéns.

    E acho que não devem ceder.

    A proposta do secretário é no mínimo ridícula, para não dizer ofensiva. Pra quê adiar? Tem que abortar completamente esse plano de fechar escolas. É uma desfaçatez do governador e do secretário.

    Os Estudantes estão dando uma aula de democracia e cidadania para o (des)governador. Pena que ele esteja cabulando aula.

  6. Nada pessoal contra esse

    Nada pessoal contra esse secretário do Alckmin, mas se essa foto fosse em P&B e dos anos 40, com certeza eu acharia de que se tratava de um oficial da SS. É igual “Denorex”, parece mas não é. Mas que parece, parece… A foto me fez lembrar dos filmes que assisti da Segunda Guerra Mundial lá pelos idos dos anos 60/70.

     

     

  7. Desse tamanho, ó!

    Na foto, o  Senhor Secretário está mostrando pro governador o tamanho da trolha que ele, governador, arrumou pra si.

    Muito bom, senhor secretário. Gosto de gente objetiva assim, que não embaça, vai direto ao ponto.

  8. Porque não se faz consulta popular?

    Esta autoritária e impopular medida tomada pelo governo nazi-facista paulista poderia ter começado com consulta popular e alicerçada no desejo manifesto da população por melhor ensino. Tiro no pé e demonstração de arrogância estúpida. Responsáveis devem ser defenestrados do serviço público

  9. PSDB
    Durante longos anos no poder, o PSDB quebrou o estado de São Paulo. Não não vê, quem não quer.
    Garotada que está aí, lutando pelos seus direitos, exercendo sua CIDADANIA. Sim, isso é cidadania que os PMs nunca ouviram falar. Porque eles não vão nas escolas dos filhos deles? Com os baixos salários que recebem, seus filhos só podem estar nas escolas públicas.
    Lugar da policia militar é na SEGURANÇA DA POPULAÇÃO. A maioria dos alunos secundarista tem 16 anos, pois bem, aprendam desde já e deem a resposta nas URNAS.
    O futuro no país está nas mãos dos jovens, então chegou a hora deexercer de fato sua cidadania, defendendo sua escola, praça, rua, aprendendo a VOTAR.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador