Após encontro com Lula, Gleisi diz que Ciro e Manuela estão no páreo para vice

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Após encontro com o ex-presidente Lula em Curitiba, a presidente do PT Gleisi Hoffmann afirmou à imprensa que Manuela D’Ávila (PCdoB) e Ciro Gomes (PDT) são os candidatos considerados para vice do ex-presidente.

A manifestação ocorre no mesmo dia em que Ciro divulgou uma carta aberta criticando o isolamento imposto a ele pela aliança entre PT e PSB, e disparando contra a estratégia da “burocracia do PT” em insistir em Lula sabendo que ele não poderá ser candidato. Apesar disso, ele teceu alguns elogios ao ex-presidente e esclareceu que não vai cair na armadilha de tratar o PT como inimigo na eleição. Sem Lula, porém, Ciro defendeu que o Brasil não deveria aceitar uma “aposta no escuro”, em alusão ao candidato plano B do PT. Leia aqui.

“Nós temos o PDT como um partido aliado, inclusive faz parte de uma frente política que nós criamos já há algum tempo, tem um manifesto lançado. E já externamos sim a vontade de ter o PDT junto nessa caminhada. Eu acho que Ciro Gomes seria um bom vice para o presidente Lula”, disse Gleisi.

A senadora também afirmou que não tem nada fechado em relação ao nome de Manuela como vice de Lula, embora a imprensa esteja antecipando que o anúncio sobre a aliança com o PCdoB na chapa majoritária deve ser feito na manhã deste sábado (4), em São Paulo, durante a convenção do PT.

Na mesma entrevista, Gleisi disse que a cúpula do PT avalia, inicialmente, manter a estratégia de anunciar o vice apenas no dia 15 de agosto, junto com o pedido de registro de candidatura para Lula. Ela questiona o porquê de uma suposta mudança no entendimento da Justiça Eleitoral, justo nesta eleição, que estaria forçando os partidos a antecipar a decisão sobre o vice para até 6 de agosto.

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A liderança do PT surtou e se

    A liderança do PT surtou e se aferra ao engodo de que Lula poderá ser candidato, e demonstra o seu nível de alienação ao sugerir que Ciro possa ser vice. Isso vai acabar com Alckmin e Bolsonaro disputando o segundo turno.

    1. O povo quer o lulismo mais do que a pessoa do Lula

      É engano achar que o povo quer Lula apenas por ele ser um líder carismático. O povo quer de volta um governo lulista, pode ser com outra liderança do PT, mas que encarne o lulismo e Lula 100%, sem senões, entretanto, poréns…

      A força de Lula hoje está no que ele fez no governo, não é mais como era até 2002 quando vinha da oposição apenas com promessas e história de lutas e de vida. O povo quer um Lula-13 que tenha a capacidade de realizar as transformações sociais que o governo Lula fez.

    2. Presta atenção ao que diz

      Você parece ser do tipo que desligaria os aparelhos de algum familiar já no primeiro dia em coma.

      Em coisas importantes como esta não se deve brincar. Nem o PT nem a esquerda tem o direito de desligar esses aparelhos, pois temos consciência da sua inocência. Se o STF retirar os aparelhos será o STF o responsável e não a esquerda por matar o seu máximo líder.

  2. A propósito a pesquisa
    A propósito a pesquisa encomendada pela XP Investimentos dá Hadad e Brontossauro ( quer dizer Bolsonaro) indo para o segundo turno. Então é justo Ciro ser vice de Hadad ou de Lula.
    Faz sentido esse raciocínio?

  3. Legal demais isso
    O Departamento de Estado dos EUA financiou o Golpe de Estado contra o governo do PT no Brasil (com aporte de recursos financeiros e técnicos) e o PT não morreu.

    Está saindo da crise como o maior partido do Brasil com chances reais de voltar ao Poder, ainda mais forte.

    Exagerou na dose e deu ruim, Bob. A snike tá viva.

    1. Não sei não, o Ciro blefa muito

      E volta muito atrás no que diz, sempre. Se Haddad disparar nas pesquisas a tempo, o Ciro pode aceitar. E acho que o problema não é o orgulho, é se ele aceitar com mágoa e rancor e criar mais problemas do que solução.

      Se dependesse só de mim, preferiria a Manuela de vice, porque é mais equilibrada e construtiva, apesar de não saber se eleitoralmente seria a melhor escolha. De qualquer forma, vice ou não, Manuela tem tudo para ter um ministério de alto protagonismo, assim como Ciro se ele tiver uma postura mais construtiva, de atacar adversários em vez de atacar Lula e o PT.

      1. O Ciro Gomes não tem

        O Ciro Gomes não tem condições de liderar a esquerda. Ele não tem compromisso com ninguém, apenas consigo. Se entender que o melhor caminho é se aliar à direita mais retrógrada o fará sem titubear. Não dá para confiar nele.

  4. O Ciro roda o país há meses

    O Ciro roda o país há meses fazendo campanha, monta programa de governo, tenta esclarecer o eleitorado, etc, e depois vem o Haddad e vira presidente? Complicado. Faz mais sentido Ciro como cabeça de chapa e Haddad como vice. Como, aliás, pensa o sensato Jacques Wagner.
    Ciro é mais vivido e experiente que Haddad. Tem mais experiência não só etária como também administrativa. E também política, pois conseguiu se reeleger. Claramente ele tem mais tarimba e mais rodagem que Haddad.
    Haddad só tem uma vantagem sobre Ciro: encarnaria melhor o papel de um teleguiado por Lula. Mas Lula já quis uma teleguiada uma vez e deu muito errado. Melhor apostar dessa vez em luz própria.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador