As demandas e as críticas da PF aos programas de Dilma, Marina e Aécio

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O repórter Fausto Macedo assina uma reportagem especial para O Estado de S. Paulo sobre as demandas da Polícia Federal para cada um dos três principais candidatos a presidente da República. Segundo a matéria, a PF se diz frustrada por não conseguir dar conta do volume exorbitante de trabalho, e pede que os postulantes implantem medidas que ajudem a corporação a priorizar os casos de corrupção com danos ao erário. Segundo a PF, hoje existem 108 mil inquéritos instaurados, sendo que 12 mil são ligados a crimes que movimentam R$ 15 bilhões.

Um dos pedidos da corporação é ganhar status de Secretaria Especial ligada ao Ministério da Justiça, para ter mais autonomia. A Associação de Delegados da Polícia Federal, autora das cartas, criticou projetos abandonados por Dilma que dariam mais fôlego ao segmento. A Aécio Neves, a PF disse que que gostaria de ter sido mais destacada no programa de governo do tucano. Já à Marina Silva, afirmaram que as propostas da ex-ministra deixam dúvida sobre o futuro da PF. Há, nesse caso, o receio de que a corporação perca autonomia.

Em carta a presidenciáveis, delegados pedem autonomia à PF

Do Estadão

Os delegados da Polícia Federal enviaram carta aos três principais candidatos à Presidência da República na qual sugerem que a corporação deve ter status de Secretaria Especial para atuar com independência, “assegurada sua autonomia funcional e administrativa e orçamentária”. Eles propõem aos políticos que a PF deverá empregar seus recursos nas investigações prioritárias, “levando em consideração critérios objetivos, como danos ao erário”.

“Devem ser priorizadas as investigações sobre crimes de desvio de recursos, financeiros e lavagem de dinheiro, com a criação de uma Coordenação Geral específica, com verbas para implantação de delegacias especializadas”, recomendam.

Sugerem, ainda, que a escolha do diretor-geral da PF passe a ser feita “por votação direta e secreta, mediante processo eleitoral”. Uma lista tríplice com delegados de Polícia Federal da última classe da carreira “será encaminhada ao ministro da Justiça e dele para a Presidência para indicação” – o mandato do chefe da PF, o processo oficial de escolha e a forma de destituição “serão previstos em lei”.

São 12 sugestões na carta entregue aos comandos de campanha de Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB).

Aos três políticos, os delegados federais destacam que, em 2013, a PF abrigava um acervo de 108 mil inquéritos. dos quais 12 mil relacionados a crimes de corrupção, desvio de recursos e lavagem de dinheiro, que movimentaram R$ 15 bilhões.

No mesmo ano, assinalam os delegados, foram deflagradas 301 operações especiais, “mas apenas 56 foram específicas contra a corrupção”.

O documento aos presidenciáveis foi elaborado pela Associação Nacional dos Delegados da PF, criada em 1976 e que reúne atualmente mais de 2 mil associados, ou cerca de 84% da classe, entre profissionais ativos e aposentados.

A entidade é o guardião dos delegados da PF. Ela sai em defesa da categoria sempre que alguma instituição ou segmento questiona suas prerrogativas.

Nas últimas semanas, a PF entrou na pauta dos presidenciáveis. Estrategicamente, diante do “alto grau de confiança entre os brasileiros” – 65%, segundo pesquisa Datafolha em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil –, os candidatos incluíram a corporação em seus planos de gestão e pacotes de promessas.

Dilma, Marina e Aécio citam a PF em seus programas de governo. Aécio, por exemplo, fala em “apoio e ampliação” da instituição. Dilma fala em “afirmação da Polícia Federal como uma polícia de Estado, autônoma e republicana, que não persegue inimigos ou protege aliados”. Marina promete “fortalecimento” da PF, aumentando seu efetivo atual em 50% ao longo de quatro anos.

A carta, subscrita pelo presidente da Associação dos Delegados da PF, Marcos Leôncio Sousa Ribeiro, é acompanhada de uma tabela dividida em duas colunas, uma intitulada “pontos positivos”, outra “pontos críticos” dos programas de gestão dos presidenciáveis. Em outro trecho eles apontam “desafios futuros” e “contribuições dos delegados federais”.

Clique aqui para ver tabela com reivindicações.

Para Dilma, Marina e Aécio eles escreveram que “os policiais sentem-se por vezes frustrados por não conseguirem executar as inúmeras demandas que lhes são submetidas, que têm sido causa de estresse e problemas psicológicos”.

Os delegados observam a Dilma que “os resultados teriam sido melhores” se o governo tivesse priorizado a aprovação do projeto de lei 6493/2009, de autoria do próprio Executivo, que dispõe sobre a organização e o funcionamento da PF – a Lei Orgânica da corporação. “Infelizmente, nenhum governo foi capaz de aprovar uma lei orgânica para o funcionamento adequado da Polícia Federal.”

Na carta à atual presidente, que busca a reeleição, os delegados PF enumeram quatro “pontos críticos” de seu programa:

1) A lei 12.855/2013, de iniciativa do Executivo federal para fixação de servidores da PF nas unidades de difícil provimento nas fronteiras, passado mais de um ano, não foi regulamentada;

2) O Ministério do Planejamento arquivou novos concursos públicos para preenchimento de cargos do Departamento de Polícia Federal para reforço das fronteiras brasileiras – Operação Sentinela – e a criação de 2 mil cargos administrativos para substituição de mão de obra terceirizada nos postos de fiscalização, notadamente nos aeroportos internacionais , conforme determinação do Tribunal de Contas da União;

3) As unidades policiais especializadas na apuração de desvios de recursos públicos e crimes financeiros até o momento não foram estruturadas totalmente na Polícia Federal;

4) A lei orgânica da PF, de autoria do Executivo, que dispõe sobre a organização e o funcionamento da PF “foi esquecida no Congresso Nacional”.

“Uma série de medidas deverá ser posta em prática para reduzir o número de inquéritos, mantendo um limite abaixo de 100 mil por ano”, acentuam os delegados no texto aos presidenciáveis.

Segundo os policiais, “a política de concursos públicos continua irregular, com intervalos longos entre um e outro certame”.

Eles informam que em 2009 cada inquérito demorava 618 dias para ser concluído. Em 2012, esse tempo caiu para 150 dias. “Com a diminuição do número total de inquéritos, a PF pretende aumentar não somente o foco nas investigações de desvios de recursos e corrupção, mas também aumentar o acompanhamento das ações penais e decisões judiciais deles decorrentes, permitindo, assim, uma melhor avaliação do trabalho policial.”

Para Aécio Neves, escreveram. “Ao analisar as diretrizes gerais do plano de governo esperávamos encontrar um papel mais destacado e melhor detalhado sobre a missão da Polícia Federal no contexto da segurança pública e justiça.”

“Não se percebe uma clara e objetiva sinalização com a continuidade do processo de fortalecimento institucional da PF como uma polícia de Estado, autônoma, republicana e democrática”, questionam. “Carece de detalhes a missão da PF no contexto do novo Ministério da Justiça e Segurança. Falta sinalização com a continuidade do processo de fortalecimento institucional da PF como uma polícia de Estado.”

Para o programa de governo de Marina, os delegados cravaram que “surgiram dúvidas” sobre alguns aspectos das propostas da coligação “Unidos pelo Brasil”, que prega o fortalecimento da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), atribuindo-lhe o papel de coordenadora de áreas e atividades “como prevenção de crimes e da violência, polícias federais, sistema prisional e alternativas penais”.

“A nosso ver, isso pode ser um retrocesso para a Polícia Federal que anseia por mais autonomia administrativa e orçamentária”, advertem os delegados. “A desejada integração na segurança pública não requer a subordinação da PF à Senasp.”

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tínhamos falado disso agora pouco

    Esta é a melhor semana para viver os 15 minutos de glória e aparecer na mídia: bandidos, juízes, políticos, etc. Tudo vale!

    É também a hora de categorias espertas fazerem chantagem fantasiada de greve.

    A hora das delações premiadas (premiadas por quem?)

    O Fux quis provocar um colapso, por conta de outorgar auxílio moradia a quem nem precisa (tudo por causa de que foi pego fazendo lobby pela filha)

    Agora é a PF. Qualquer cuidado é pouco

    NOTA (teoria da conspiração?): Foi só falar de PF e travou o site de Nassif (ficou super lento)

  2. No fundo é SÓ DINHEIRO! Esse

    No fundo é SÓ DINHEIRO! Esse papo de estar sucateada é para vestir a demanda por maior salario com algo mais consistente. Isso é comum em TODAS as categorias essenciais do serviço publico e privado. A PF tem que começar a explicar  se  vazamento seletivo contra o PT, e apenas contra o PT, é uma das formas de pressão por “melhores condições”. Ai vem o Nassif e acha que o Cardozo tem como superar essa canalhice travestida de demanda de categoria.

  3. “Um dos pedidos da corporação

    “Um dos pedidos da corporação é ganhar status de Secretaria Especial ligada ao Ministério da Justiça, para ter mais autonomia”

     

    Para que status ?

    Esses cidadão tem que  trabalhar mais, e deixar de serem politicos e fazerem fazamentos direcionado para o PIG.

    Só vaza assuntos que prejudiquem o PT.

    Nunca vi fazar nada da PF que prejudicasse o PSDB.

    Menos politica e mais trabalho.

    Sinceramente acho que a maioria na PF são profissionais que horam a profissão.

    Mas tem uma PF tucana, dentro da PF, que vou te contar !

    1. Que tal ligada logo aos EUA?

      Revista “Carta Capital”, Edição 283 de 24 de março de 2004

      Fiel transcrição:

      Carlos Costa, que chefiou o FBI no Brasil por quatro anos, fala sobre ordens dos Estados Unidos para “monitorar” o País e relata: como os EUA “compraram a Polícia Federal”

      Revista Carta Capital nº 185

      RELAÇÕES CARNAIS
      Documentos mostram, e provam, como os EUA, muito além dos acordos, financiam a polícia brasileira. Por Bob Fernandes, de Brasília

      Isto É de 21/11/02

      A CIA continua no Brasil
      Documentos obtidos por ISTOÉ provam que a agência de espionagem atua clandestinamente no Brasil. Delegados da PF afirmam que até FHC foi bisbilhotado por equipamentos da CIA.

      1. FBI

        Alexis,

        Foram duas reportagens, ambas excelentes.

        Carlos Costa falou como se brasileiro fosse, comentando /criticando diversos aspectos da intrincada ligação da PF com o a CIA, já que o governo americano pagava (ou ainda paga, não sei) até mesmo o aluguel de algumas das instalações desta triste PF, que até aquela época não abria a boca prá nada.

        Lula, aos poucos, foi dando jeito na corporação, foi elevando o seu moral, qualidade do trabalho, etc…e taí o resultado.

        No RJ, as dependências da PF eram semelhantes às de um chiqueiro, foi tudo (ou quase tudo) reformado, mas nada adianta quando a memória é fraca.

        Este brasilsil não tem jeito, é autosabotado por todos os lados. 

        1. Nada Pessoal

          A maioria da PF é de altíssima qualidade.

          Na época, até Delegados comentavam que recebiam ajuda mesmo do FBI, às vezes nas suas próprias contas pessoais, por causa de combate ao narcotráfico e outras coisas. O problema era mesmo de uma PF desestruturada e carente de recursos como instituição, e não necessariamente corrupta. Pelo menos eu acho assim.

          Acho que são injustos ao não valorizar a dignidade e autonomia dada pelos governos do PT. A recente posição, a poucos dias da eleição, cheira a chantagem corporativa.

          1. Rito correto

            alexis,

            Se a ADPF quer reclamar a respeito de algo que julga procedente, o caminho é o ministério da Justiça.

            Imagine se os funcionários de todos os órgãos públicos federais resolve se dirigir diretamente aos candidatos a presidente, não é possível.

            Antes de 2003, quando a PF era deixada de lado, havia motivos para tal, já que durante os oito anos de total desgoverno do lesa -pátria a corporação não passou de um local com um grupo de funcionários públicos, haja vista a ridícula quantidade de operações realizada naquele período. No governo petista, os policiais federais recuperaram a sua condição de trabalho.

            Sobre corrupção, não acredito que exista um órgão público, com mais de 100 funcionários, sem um corrupto no grupo. 

             

          2. Se antes de 2003 o então

            Se antes de 2003 o então governo federal não dava autonomia à PF, é justamente porque o modelo institucional permite, ao sabor do governante, esta manipulação. Se hoje o governo não intervém politicamente, amanhã poderá fazê-lo. E não estou me referindo só ao PT, pode ser que no futuro outro partido assuma o governo. Por isso é necessário garantir mecanismos legais conferidores de autonomia à PF, que exerce função de Estado, indispensável à uma sociedade democrática.O ideal seria anexá-la ao Ministério Público, modelo adotado na maioria dos países do mundo. Ou pensar em soluções que visem anular injunções hierarquicas na atividade policial — como a inamovibilidade e a independência funcional. Mas, sobretudo, é necessário extinguer o vetusto Inquérito Policial, que burocratiza a investigação. Extinguir também a função de delegado e instituir a classe de investigadores — como é nos EUA, por exemplo — outro fator burocratizante. 

    2. Eles no fundo querem é
      Eles no fundo querem é arranjar uma forma de equiparação salarial com procuradores que por sua vez tem seus salários equiparados a ministros do STF.
      Não enganam ninguém. ..

  4. Hierarquia

    Nassif,

    Seria interessante que alguém pudesse explicar este fascínio dos delegados (ao menos alguns deles) pelas operações ligadas a corrupção.

    Conforme o observado na semana passada, quando uma das facções da PF, descontente com o  atual governo por algum motivo, resolveu intensificar as buscas por algo que pudesse comprometer a reeleição de DRousseff, tudo leva a crer que aquela corporação gostaria, na verdade, é de dirigir o país.

    Cabe ressaltar a incompreensível complacência daquele que se faz de ministro da Justiça, ao permitir calado, tal qual um boneco de cera,esta incrível ausência de hierarquia.  

  5. a pf nunca dantes teve tanta

    a pf nunca dantes teve tanta liberdade para atuar

    – inclusive seletivamente contra o pt

    especial e estranhamente .

    agora em vésperas de eleição

    aproveita-se para pedir melhorias para a corporação.

    se a pf continuar a sselecionar só

    coisas contra o pt acabará perdendo

    o prestígio que já obteve.

    com qq outro governo que não  seja o do pt,

    a pf perderá muito e do que já conquisrtou

    nestes últimos doze anos,

    podes crer.

     

  6. A paga da PF

    Eles sabem muito bem a vida mansa que tinham nas gestões tucanas.

    Em compensação era uma organização totalmente desmoralizada.

    Com os governos petistas aumentaram o contigente e passaram a trabalhar.

    Isso para os remanescentes da era tucana deve ser algo revolante.

    Mesmo que a PF tenha angariado o respeito e a admiração da sociedade como polícia séria e respeitada.

    Até que essa mesma sociedade começa a perceber que a eficiencia da PF é totalmente seletiva, contra o PT, que lhes garantiu fama e respeito.

    É a paga que ganhamos por investir em seu efetivo. 

  7. O que a PF quer, com a

    O que a PF quer, com a proposta de autonomia, é ser um PODER DE ESTADO, ou um “quase poder” , alguma coisa parecida com o MPF. Os delegado federais, não se sabe porque nem de onde tiraram a idéia, de que são uma “carreira jurídica’, no mesmo patamar nos juizes e procuradores federais. Em nenhum país do mundo a polícia é “autônoma”, ou seja, deixa de obedecer o governo. A idéia contraria o princípio democrático. A polícia, em todo o mundo, integra o Executivo, e deve obedecer o Governo – que é eleito pelo povo. Se pessoas do governo cometem crimes – o governo em si não poderia ser reconhecido como criminoso – devem existir mecanismos externos à polícia para denunciar e investigar; no Brasil, para isso já existe o MP.

    Polícia como poder de Estado só na Alemanha nazista…

    Saravá!

  8.  
    Pelosculhôes de Santo

     

    Pelosculhôes de Santo Eustáquio. Não me levem a apoiar o Gilmar Mendes. Quando se irritou com aquela lorota de “estado policial”, no momento que o financeiro de fhc, um tal de Daniel Dantas, foi preso e algemado frente às câmeras de TV.

    Agora, que é esquisito o comportamento de certos “puliça federal,”  isso é notório, e está se repetindo em frequencia indesejável. Os cabras vivem cometendo ilícitos e contravenções que, se o ministério da Justiça fosse dirigido por um homem com H maiúsculo já teria havido uma severa profilaxia nessa repartição pública.

    A PF  tem que cumprir riogorosamente a lei. Não pode colocar as manguinhas de fora, e sair vazando informações em favor de amigos, nem invadindo aeronaves sem mandado judicial, cometendo truculências e barbaridades como faziam na ditadura. Muitos desses delegadinhos da PF estão se achando.

    Orlando

  9. A ADPF NAO NOS REPRESENTA

    Nassif, como policial federal, falo por mim e não por todas as classes do DPF. Os delegados são conhecidos dentro da corporação jocosamente por Lauras, NP (Não Policiais) e chupins. E esses falam por si e não pelo DPF. Essa é a realidade. Se tiver duvidas, visite o site da FENAPEF http://www.fenapef.org.br e verá que ADPF e Delegados falam pela minoria do quadro. Não nos representam.

    As reinvindicações e os anseios desta classe de servidores não passa nem perto do que realmente anseia os veradeiros policiais que descobrem, investigam e desvendam os crimes, enquanto os chamados NP ficam em seus gabientes de terninho, sob ar condicionado escaldante.

    Não é de hoje que a PF enfrenta grave crise e os grandes culpados são justamente esses que ora apresentam soluções mequetrefes.

    A Presidenta da Republica editou MP para correção do nivel superior dos Agentes, Escrivaões e Papilocopistas, exigido desde 1996, mas que não tinha respaldo no salario. Igualmente, a mesma MP foi alvo de emendas com a clara intenção de travar e extinguir a mesma, justamente pelos delegados e seus representantes no Congresso, esse Leoncio a frente. Por sinal, trata-se de pessoa odiada pela maioria dos policiais de verdade no DPF, até por muito de seus colegas. Muitos dos colegas que se aposentaram ultimamente gostavam do DPF, mas preferiram não continuar, embora pudessem e ganhariam para isso, pois os delegados transformaram a PF num inferno para se trabalhar. Se duvida também, entreviste o Presidente da FENAPEF e saberá.

    A ADPF não fala em nome da PF e nao opina sobre os meus pensamentos e da maioria dos servidores, exceto, como dito dos delegados, male e porcamente, se me permite.

    Para se ter uma idéia, o grande ideal da classe é ser reconhecido por força de lei – já que tecnicamente são nada –  como juristas, pura vaidade, para serem chamados de V.EXA  (estranho que advogados são juristas e não tem essa frescura). Nem eles mesmos se veem como policiais.

    Alguns, como já noticiado pela imprensa, fazem questão do tratamento de Doutor, mesmo passando longe de uma pos graduação.

    Mimados, traídores da causa dos demais e com vista somente para o próprio umbigo. Nada que fazem visam senão o próprio benefício;

    O Titulo da materia esta errado. Delegados e ADPF falam somente por si e são detestados pelos demais. Não são e não representam o pensamento da PF que em verdade deve refletir o que seu chefe maior,  a presidenta da republica, entender.

    1. Excelente esclarecimento
      Foi excelente ler seu comentário. Se o senhor realmente é um Policial federal, folgo em saber que há gente com espirito de serviço e respeito hierárquico às instituições democráticas definidas em lei.

  10. Quando o helicóptero da

    Quando o helicóptero da cocaína pertencente a Perrela foi apreendido com meia tonelada de cocaína um delegado da PF se apressou a fazer um comunicado isentando de responsabilidade o referido, fato este que pra mim deixou claro a contaminção política existente, hoje, na PF.

    Temo que a PF atual é mais um peso do que um polícia admirada pela sociedade como já foi.

     

     

  11. Oxe! Tem edital para 600 agentes da PF nas fronteiras.

    2) O Ministério do Planejamento arquivou novos concursos públicos para preenchimento de cargos do Departamento de Polícia Federal para reforço das fronteiras brasileiras – Operação Sentinela – e a criação de 2 mil cargos administrativos para substituição de mão de obra terceirizada nos postos de fiscalização, notadamente nos aeroportos internacionais , conforme determinação do Tribunal de Contas da União;

     

    Acabou de sair, no último dia 26 de setembro, um edital para 600 agentes da polícia federal para serem lotados nas fronteiras.

    http://www.pciconcursos.com.br/concurso/policia-federal-600-vagas

     

     

     

  12. E o Lula?

    Não leva nada?… quem lembra do falso grampo no stf?… quem lembra do ministro dantas do stf dizendo que ia chamar o Lula às falas?… quem lembra do delegado Lacerda colocado na geladeira portuguesa?

    Quem amarelou?

  13. Só se um Presidente for louco

    Só se um Presidente for louco em dar autonomia e status de ministério a um bando de servidores armados. Agora lascou; nesse país ninguém mais quer ser subordinado à Presidência, todo mundo só quer ser otoridade. O cara faz um concurso e acha que pode definir a política de segurança do país. Querem status de ministério para tornar o governo refém é?

    Já não basta a briga interna de quem ganha mais na PF, agora querem negociar diretamente com os candidatos. Eita Ministrozinho sem vergonha, esse da Justiça.

  14. A solução…

    para o pessoal da Policia Federal, é mais grana. Todas as categorias de funcionários da PF, reivindicam algum tipo de equiparação salárial. Delegados querem equiparação com procuradores; os agentes, escrivao, e outros, querem equiparação com os delegados. Época de eleição todo  mundo quer uma beiradinha a mais.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador