As intenções de voto por faixa de renda

Por Sergio Saraiva

Comentário ao post “Vem aí mais uma eleição presidencial polarizada – por André Singer

“A dianteira que a candidata lulista tem sido capaz de manter está sustentada sobre o voto dos mais pobres, sendo nítida a desvantagem que leva entre as camadas de maior renda.”

“nítida a desvantagem que leva entre as camadas de maior renda.”

O quadro do Datafolha é por demais interessante. Por ele, nota-se que Dila decai de preferência em função do aumento de renda. Mas isso não mostra uma desvantagem.

Vejamos:

Até 2 SM Dilma da um banho, tem 16 pontos percentuais acima da soma dos dois candidatos adversários.

Na faixa de 2 a 5 SM, Dilma está bem, tem 8 pontos percentuais acima do segundo candidato (Marina).

A desvantagem viria a partir daqui. Mas não há nenhuma desvantagem no quadro apontado pelo Datafolha.

Nas faixas de 5 a 10 SM e mais de 10 SM, Dilma tem em torno de 30% das intenções de voto (29% na média). Em empate técnico com Marina que tem 31% na média.

Ora, 30% é o que em estatística chama-se de grande minoria. É significativo que essa expressiva porcentagem das classes mais abastadas estejam intencionadas a votar em Dilma. Onde está a rejeição? Nessas faixas, Dilma tem mais votos que Aécio e empata com Marina.

Ocorre que Marina não é candidata. O candidato, por ora, é Eduardo Campos. Mas mesmo que fosse, Marina é um saco de contradições. Ora é a candidata dos evangélicos e dos conservadores, ora é a candidata dos ambientalistas e progressista que querem uma terceira via. Como não é possível manter os pés em duas canoas ao mesmo tempo, Marina corre o risco de vir a representar o que Enéas Carneiro representou na eleição presidencial de 1994 – o voto de protesto. No decorrer dos debates, veria seus votos conservadores migrarem para Aécio e os progressitas para Dilma.

Diferente do que Singer prognostica, os números apresentados, aqui, sugerem que não haverá segundo turno. Dilma venceria no primerio, até porque o quadro mostra 17% de indecisos e, desses, os que continuarem indecisos até a reta final, deverão votar em que estiver na frente – Dilma.

Redação

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sérgio

    Sérgio faz a leitura concreta da pesquisa e dá uma aula sobre a manipulação dos números que a grande mídia faz e alguns caem feito patinhos.

    1. Qual foi a participação da

      Qual foi a participação da oposição na educação do povo? Considerando o período que governaram, como admitir que ainda existam tantos incultos (não leem o que o PIG escreve)? Considerar o povo  burro, não seria reconhecer a incompetência exercida pela oposição neste período?

      Ou vamos creditar que essa maioria que elegeu e mantem este governo é deficiente mental?

      E, portanto nem as melhores escolas que existiam durante o período que a oposição  gerenciava, obtiveram resultado?

  2. …… tudo me parece na mais

    …… tudo me parece na mais perfeita ordem.

    o PT trabalha na base da piramide social do Brasil.  portanto, os mauricinhos, q nao se misturam, conhecem o caminho das pedras para se dar bem .

    mais do mesmo. !!

  3. O Brasil e um pais meio

    O Brasil e um pais meio estranho, meio esquisito.

    Aqui, em politica, quem e maioria esta sempre perdendo o jogo.

    O partido politico que esta no poder tem seus lideres presos, apesar do MP nao apresentar provas da culpabilidade dos reus.

    Um negro, Presidente do STF, acusa e condena sem provas aqueles lideres politicos que, em nome de uma valorizacao da raca negra, o tiraram do anonimato e o alcaram ao mais alto posto da magistratura.

    A midia e financiada pelo partido no poder mas nao passa um dia sequer sem apresentar denuncias, a maior parte infundadas, de irregularidades, corrupcao e todo tipo de desmandos enquanto protege, nao noticia e manipula informacoes para esconder e livrar de acusacoes de irregularidades, corrupcao e todo tipo de desmandos a oposicao.

    Assim, aqui, nada mais natural que os analistas acreditem que aqueles que estao atras nas pesquisas eleitorais e que serao os verdadeiros vitoriosos nas eleicoes para a Presidencia da Republica.

    Ha, Ha, Ha, Ha, ………………………………….. ou sera rs, rs, rs, rs ……………………….. 

    1. Esse é um outro tema que o

      Esse é um outro tema que o Nassif bem poderia colocar em discussão. A diferença entre poder provisório, o de quem ocupa a presidencia por 4 anos, e tem que estar sempre dsiputando eleiçao. E aquele que não precisa de voto. e que é permanente, como o judiciário e o pig, que passa de pai para filho, como na monarquia.

      Isso sem contar o maior de todos, os donos do dinheiro, a familia Itaú e Bradesco. 

      1. Juliano:
        Excelente proposta.

        Juliano:

        Excelente proposta. Em cima dela, existe um livro, cujo titulo se denomina `Os Donos do Poder` de Raimundo Faoro, que e quase definitivo sobre o tema.

  4. Sem querer ofender o povão

    Sem querer ofender o povão que apoia o PT nas últimas eleições , mas me parece que não é questão de renda o fator de desequilíbrio e sim a educação , a percepção política da realidade e bem diferente entre os com mais educação e os menos . O assistencialismo como fonte de votos é a dirtorção maior na nossa sociedade , os diversas bolsas existentes deveria ser substituidos gradativamente por educação de qualidade , mas muitas das vezes isso não é de interesse de quem esta no poder e esta é a mazela que trava o desenvolvimento do povo , o que era para ser um paliativo num periúdo , acabou se efetivando , pois o governo perderia o controle sobre o povão . 

    1. rsrsrsrsrsrs.
      Eleição

      rsrsrsrsrsrs.

      Eleição polarizada, pensar que o povo votará no PSDB….

      Vou direto ao assunto. Ignorante é outra parte da sociedade, aquela mesma que criticou o plano “mais médicos”. Por serem ignorantes têm perdido as eleições, até em São Paulo.

    2. Sem querer ofender, e já ofendendo

      Botelho, para que ficar de floreios? Fala logo que “o populacho é ignorante e por isso vende seu voto por dentadura”. Mas sinto muito, o ignorante aqui são os coxinhas que repetem esse discurso.

      Vai ser a ultima vez que vou lembrá-lo, caro coxinha senior, que diversos estudos, de instituições independentes provam que o bolsa família combate a evasão escolar e o trabalho infantil. E mais adiante essa mesma criança pobre com o secundário completo entrará na Universidade pelas cotas ou Prouni.

      Eu sinceramente não entendo como voce, caro Botelho, ainda se mantém fiel a esse discurso obtuso e chinfrim, tendo tanto tempo de blog do Nassif. Uma fé inabalável no antilulismo coxinha!

      1. Caro Juliano, respeito seu

        Caro Juliano, respeito seu comentário em parte , não na sua ironia e intolerancia com o meu contraponto e opinião democrática , reconheço que posso estar errado .

        Imagino que como você , ops, quero dizer que também em determinado momento , esta ajuda ao povo é fundamental  , mas em seguida o ideal meu caro , é a preparação desta população para bons empregos que concerteza aumenta a autoestima e dignidade , ao contrário destas bolsas que na verdade é um assistencilaismo puro . 

        E Quanto a esta história de “cochinha” , considero este um vocabulário chulo e não deveria ser usado num espaço cultural como este aqui do blog do Nassif.

        Saudações do Botelho e por não termos ideias parecidas não significa que somos inimigos .  

        1. O mesmo governo que investe

          O mesmo governo que investe no Bolsa-familia para os que estão abaixo da pobreza criou, na gestão Dilma, pois há mais orçamento pois o Brasil aumentou seu PIB, o PRONATEC

          http://pronatec.mec.gov.br/

          Como você pediu , não só o governo está dando o peixe (para os mais necessitados BOLSA FAMILIA) como está ensinando a pesca (PRONATEC PROUNI COTAS PARA FEDERAIS)

          Agora já pode votar na Dilma, pois está fazendo o que você sugeriu

          hehehe

          Olhe quem está faturando politicamente com o PRONATEC (no caso Arapiraca – AL)

          http://www.alagoas24horas.com.br/conteudo/?vCod=171872

    3. Cada um vota em quem lhe interessa

      Armando, seu pensamento é simplista demais.

      Boa parcela da população carente de recursos ou dita como “pobre” vota de acordo com o que lhe convém, ou seja, naquele representante que irá lhe favorecer, arrumar o seu meio social, ou ainda promover uma melhora na sociedade em que vive. Isto ocorre também com uma boa parcela da população com mais recursos, sejam financeiros, intelectuais ou culturais, que almeja o seu quinhão no cunho governista. 

      Para a pessoa com menor recursos o que lhe importa é que um governante olhe para ele, seja com redução de preço de passagens ou com bolsas diversas. Para o de maior recursos o que importa é que o governante lhe aumente o crédito para investir, lhe de acesso a mais recursos, melhoria em sua empresa, ganhos ou up-grades em sua vida, entre outros. Cada um vota em quem lhe interessa!

      O erro desta sua avaliação é pensar que uma pessoa que estudou ou trabalhou mais (ou tem mais recursos) deve saber mais que o povo e por isso os mesmo povo DEVE pensar como ela. E isto se enquadra no cenário que o “pobre” deve votar de acordo com a sua visão de sociedade. Como já falei, cada um procura os seus interesses e pronto.

      O que sobra são os poucos ‘ininteligíveis” ou irracionais de um lado ou de outro que deixam a briga até mais interessante. É possível que você ainda ache um carente de recursos que odeia a Dilma e um empresário que vota com certeza na candidata, mas isto ninguém fala.

      Se duvida de minha visão estreita busque conversar com legítimos representantes dos dois lados e verás que posso estar certo.

       

       

       

    4. Botelho quer um argumento bom para não votar no PT

      Botelho abaixo o pq do suposto pleno emprego os rendimentos médios estão estagnados desde 2002.Mão de obra esta mais barata que em 2002. Em 11 anos de governo petista não houve aumento da produtividade da mão de obra. O PT beneficiou muito mais os ricos estes sim  obtiveram ganhos enormes com o PT por isso eles amam o PT.

       

      Rendimento médio real do trabalho entre os anos de 2002-2012

      Estimativas (Em R$ de Janeiro de 2012)

      Em março de 2002 , o rendimento médio era de 1510 r$, somente em setembro de 2008, ele volta a para o mesmo valor, ou seja somente em 2008 o trabalhador retorna a receber o mesmo rendimento que em março de 2002, 5 anos depois.

      O trabalhador somente em 2010 volta a receber um salário maior que o de junho de 2002, 8 anos depois.

      Em janeiro de 2012 o rendimento médio alcança os 1672 r$ , 102 r$  a mais que junho 2002, depois de 10 anos.    

      Select ratingNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5 

       

    5. Opiniões bandidas.

      Carrego meu browser, sintonizo este blog e leio a maioria das opiniões sobre qualquer notícia. Opiniões ponderadas de gente bem-informada e inteligente. São raras as exceções. Mas quando aparece um Botelho desses dando esse tipo de pitaco, desanimo. Além de frequentarem o site da Revista do Esgoto, precisam vir perturbar a gente com palpites com déficit de inteligência e cultura? Socorro!

    6. Povão com menos educação??

      É irônico que aqueles que se julgam “educados” consigam falar tanta besteira diante de coisas tão óbvias, como a necessidade de coordenação entre diversas esferas da república para a solução da questão educacional. Não precisa ser um entendido do assunto para saber uma obviedade dessa, pois, se a pessoa uma vez na vida passou na frente de uma escola municipal e viu criancinhas, e em outra oportunidade passou em frente a uma escola estadual e viu adolescentes, é capaz de perceber que cada nível de educação é prestado por diferentes entes federados.

      Isso é coisa de senso comum, é uma coisa evidente, qualquer pessoa com um mínimo de educação é capaz de raciocinar e concluir que em nosso arranjo institucional, a União não conseguirá resolver a questão educacional sozinha, e que isso deve ser feito em conjunto com os Estados e Municípios. 

       

  5. Esta é a tecla que os

    Esta é a tecla que os consevadores vem batendo.

    Quem vota no PT são os mais “burros”.

    Os “inteligentes” votam contra o PT.

    Pelos escândalos praticados pelo representantes dos “inteligentes” – leia-se direita – e que são escondidos pela mídia, onde estas pessoas levariam o Brasil? Podemos imaginar pelos resultados do governo FHC.

    Pobres coitados dos “inteligentes”. A grande maioria se informa nos veículos do PIG, e por isto estão cada verz mais burros e raivosos.

    Na cidade onde moro, você pode ir em 100% dos consultórios médicos e odontológicos, escritórios de advogados e outros profissionais liberais e lá está a indefectível veja.

    Quem lê este detrito da maré baixa está bem ou mal informado? consegue ver o que se passa ao seu redor ou não?

    Ainda bem que os mais pobres não lêem esta porcaria. Acho que por este motivo o Brasil continua caminhando para frente, mesmo que devagar.

  6. Perfil dos anti-PT

    Se não todos, boa parte dos que são contra o PT não gostam de pobres. Não admitem, mas no fundo acham que pobre é vagabundo, que não melhora de condição econômica porque não se esforçou como eles, ou seus pais e avós (dos anti-PT) 

    Não entendem que as pessoas são diferentes e muitos realmente não tiveram condições de estudar, de conseguir uma profissão que lhes desse melhores rendimentos.

    Não entendem que temos pobreza em regiões como o nordeste por conta exclusiva do clima e da concentração agrária.

    Não entendem que ainda temos pobreza em favelas e cortiços de pessoas semi-analfabetas oriundas da zona rural ou de regiões mais pobres do país.

    E, finalmente não entendem que antes de qualquer coisa a prioridade deste país deve ser a de zerar a pobreza extrema e reduzir a tremenda desigualdade social que castiga grande parte de nosso povo por séculos.

     

  7. Só teria 1º turno? Deus nos

    Só teria 1º turno? Deus nos livre!!!!

    O País precisa de discussão política, e avaliar bem se quer mais 4 anos de aprendizado caríssimo! Mesmo aprendizado por que Gleisi (uma das fraquinhas do Jobim) reconheceu em si mesma!

    Prestes a deixar Casa Civil, Gleisi diz que superou ‘pouca experiência’

    http://g1.globo.com/politica/noticia/2013/12/prestes-deixar-casa-civil-gleisi-diz-que-superou-pouca-experiencia.html

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador