Bolsonaro nem começou e o retrocesso no Meio Ambiente já é incalculável, diz Marina

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil

Jornal GGN – A ex-senadora e ex-presidenciável da Rede Marina Silva publicou uma nota em sua página oficial o Facebook criticando o anúncio feito pela equipe de Jair Bolsonaro nesta terça (30), dando conta de que os ministérios do Meio Ambiente e Agricultura serão fundidos a partir de 2019. “Estamos inaugurando o tempo trágico da proteção ambiental igual a nada. Nem bem começou o governo Bolsonaro e o retrocesso anunciado é incalculável.”

Para Marina, a decisão que afeta o meio ambiente será “um triplo desastre”. Ela explicou que “trará prejuízo a governança ambiental”, “passará aos consumidores no exterior a ideia de que todo o agronegócio brasileiro, em que pese ter aumentado sua produção por ganho de produtividade, sobrevive graças a destruição das florestas, sobretudo na Amazônia, atraindo a sanha das barreiras não tarifárias em prejuízo de todos”.

Além disso tudo, “empurrará o movimento ambientalista, a ter que voltar aos velhos tempos da pressão de fora para dentro, algo que há décadas vinha sendo superado, graças aos sucessivos avanços que se foi galgando em diferentes governos, uns mais outros menos.”

Durante a campanha, Bolsonaro havia recuado da ideia, prometendo estudar as consequências após ser avisado de que a junção das pastas comprometeria o comércio exterior. Mas, após reunião hoje pela manhã, a equipe do presidente eleito decidiu fundir as pastas e ainda criar um superministério para Paulo Guedes, somando Fazenda, Planejamento e Indústria.
 
Estamos inaugurando o tempo trágico da proteção ambiental igual a nada. Nem bem começou o governo Bolsonaro e o retrocesso anunciado é incalculável.
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ta pouco senhora, ache bom,

    Ta pouco senhora, ache bom, voce colaborou para isso.Sem chances de vencer preferiu detratar o candidato do PT sem pensar nas consequencias.

    Agora balance o berço!

    1. PT nas eleições passadas fez
      PT nas eleições passadas fez o que com a Marina? As pessoas parecem que tem memória curta ou fingem que não tem, PT perdeu por culpa se si mesmo, por sua arrogância, poder a qualquer custo. Querer jogar a culpa agora nos outros, é de um baixo nível, apesar que não se pode esperar muito desse partido, que se acha o dono da esquerda. A esquerda é maior bque o PT.

  2. As consequências para as

    As consequências para as políticas ambientais serão desastrosas. Não há meio de compatibilizar, até mesmo por uma questão prática, defesa do meio ambiente com exploração comercial(capitalista) do mesmo através da agricultura e da pecuária. Certamente uma esquizofrenia que irá se refletir na efetividade da gestão de ambas. 

    Isso sem falar dos reflexos nas relações internacionais onde a questão ambiental já constitui uma pauta comum.

     

  3. É bom jair se acostumando

    A serva de deus, irmãmarina, deve seguir o que dizem as escrituras

     

    Por que razão Paulo ordenou que as mulheres ficassem caladas na igreja? (1 Coríntios 14:34 e 35)

    O conselho de Paulo em 1 Coríntios 14:34 e 35 pode ter sido motivado pela manifestação de resquícios de irreverência litúrgica entre as mulheres que aceitaram o cristianismo, provenientes do paganismo. Endossando essa posição, Jack J. Blanco parafraseou interpretativamente esse texto, em sua The Clear Word, da seguinte forma: “Como em nossas sinagogas, as mulheres que freqüentam a igreja não deveriam falar em voz alta e comportar-se de maneira repreensível, como fazem nos templos pagãos, mas permanecer em silêncio e prestar atenção, como a lei ordena, de modo a não ofender os crentes judeus. Se vossas mulheres não conseguem entender o que está sendo ensinado, não deveriam interromper o pregador, mas esperar até chegarem em casa e perguntarem a seus maridos. Embora as mulheres pagãs falem em voz alta e interrompam os outros nos lugares de culto, é desonroso a uma mulher cristã comportar-se dessa maneira.”

    Interpretação do centro branco

    http://www.centrowhite.org.br/perguntas/perguntas-e-respostas-biblicas/por-que-razao-paulo-ordenou-que-as-mulheres-ficassem-caladas-na-igreja/

     

     

     

    1. Essa Marina e recalcada
      Alguém aí pesquise quem e o marido da Marina Silva, preso por desmatar áreas de preservação ambiental, quem e ela pra falar do meio ambiente, primeiro olhe sua casa pra criticar a dos outros, Marina e oportunista, não sei como tem gente que vota nela ainda, antes de reclamarem e ficarem prevendo o futuro deixa acontecer naturalmente e vão ver que não e assim que a banda toca, do jeito que esta não tá funcionando. Eu quero.mudanca

    2. Numa democracia todos devem
      Numa democracia todos devem se posicionar, não use suas crenças para com os outros, se você ache que deve ficar calada diante dessa atrocidade ou na igreja, pois fique, mas não queira enfiar seus costumes goela abaixo de ninguém.

  4. E agora Marina?

    Lembra do beijo na mão de Aécio em Marina? Lembra do seu derretimento? Apoio claro sem restrições como não foi dado ao candidato do PT.

    Ali começou tudo. As forcãs se reuniram. Se organizaram para não permitir mais uma vez, o PT no poder. Aécio rejeitou as urnas. Veio o impedimento de Dilma. A lei foi jogada de lado.   O vale tudo tomou conta. A unica coisa que podia parar com tudo foi encarcerada. Silenciada. Humilhada.

    O beijo de Aécio em Marina lembra tudo isto. 

    Agora não adianta reclamar do Leite derramado.

     

  5. Obrigada por não desaparecer.

    Obrigada por não desaparecer. Por favor continue por aqui, a sua voz importa, Marina, e toda ajuda é válida num momento histórico como este.

  6. Bol$onaro não deve atrair a sanha das barreiras não tarifárias

    O Bol$onaro vai queimar o filme do agronegócio brasileiro no exterior. A Marina tá muito preocupada com isso.

    Se o Bolsonaro atrair a sanha das barreiras não tarifárias, como um pobre que mora num barraco da favela será prejudicado?

    1. Marina defende os lucros do Agronegócio fingindo defender todos

      No Manifesto Comunista, Marx e Engels escreveram:

      “Para criar simpatias, era preciso que a aristocracia fingisse abandonar seus próprios interesses e lançasse suas acusações contra a burguesia, aparentando defender apenas os interesses da classe operária explorada.”

      É isso o que a Marina tá fazendo. Ela finge defender os interesses de todos mas na verdade sua única preocupação é com os interesses do Agronegócio. Deve estar recebendo uma bufunfa prá fazer isso.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador