Campanha de Anitta leva a aumento recorde de inscrição de jovens no TSE

Victor Farinelli
Victor Farinelli é jornalista residente no Chile, corinthiano e pai de um adolescente, já escreveu para meios como Opera Mundi, Carta Capital, Brasil de Fato e Revista Fórum, além do Jornal GGN
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Iniciativa da cantora brasileira, que teve o apoio de última hora do ator Leonardo DiCaprio, resultou em mais de 2 milhões de novos eleitores de 16 e 17 anos, um aumento de 47,2% em comparação com 2018

Divulgação

As eleições deste ano devem contar com uma participação recorde de adolescentes entre 16 e 17 anos, cujo direito ao voto não é obrigatório. Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o balanço final após esta quarta-feira (4/5), quando se esgotou o prazo de inscrição, é de mais de 2,04 milhões de novos registros de eleitores dessa faixa etária.

O número representa um crescimento de 47,2% em comparação com 2018, quando houve 1,38 milhão de novos registros. Com relação a 2014, quando se registraram 1,29 milhão, o aumento foi de 57,4%.

A principal diferença com relação aos anos eleitorais anteriores foi a campanha iniciada pela cantora carioca Anitta, que insistiu na conscientização dos jovens sobre a importância de tirar o título de eleitor e participar do processo.

A iniciativa foi apoiada por diversos artistas e influenciadores brasileiros, como Felipe Neto, Zeca Pagodinho, Juliette Freire, entre outros. Além disso, ganhou o reforço de última hora de dois atores de Hollywood, Leonardo DiCaprio e Mark Ruffalo, que publicaram mensagens em suas contas de Twitter no começo desta semana, para pedir que os jovens brasileiros se inscrevessem no TSE – DiCaprio, inclusive, chegou a se reunir pessoalmente com Anitta e escreveu sua mensagem em português.

Por sua parte, o presidente do TSE, Edson Fachin, afirmou que “a juventude brasileira foi convocada a participar das eleições em outubro e a resposta foi impressionante. Bom lembrar que a Justiça Eleitoral sempre realiza campanhas de conscientização e incentivo ao eleitorado como um todo, em especial aos jovens, por meio da mídia e nas escolas. Neste ano, pela primeira vez, a campanha contou com a adesão espontânea de artistas e influenciadores, que dialogam diretamente com esse eleitorado”. A declaração foi dada à jornalista Mariana Muniz, de O Globo.

Fachin, que também é ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) – e um dos mais criticados pelos grupos bolsonaristas que defendem o fechamento da corte –, completou dizendo que “vimos, como há muito não se via, um país unido pelo bem e fortalecimento da democracia. Por isso, agradeço a cada um, influenciador ou não, famoso ou não, brasileiro ou não, jovem ou não, que criou conteúdos nas redes sociais para chamar a atenção de todos para a regularização do título. Houve também aqueles que foram além do virtual e disponibilizaram conhecimento, tempo, computadores e acesso à internet para viabilizar o atendimento remoto de tantos que precisam de ajuda”.

O número oficial de eleitores habilitados para votar deve ser divulgado pelo TSE no dia 11 de julho. Entre os meses de julho e agosto também serão conhecidos os nomes das pessoas escolhidas para serem mesárias durante o processo.

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Victor Farinelli é jornalista residente no Chile, corinthiano e pai de um adolescente, já escreveu para meios como Opera Mundi, Carta Capital, Brasil de Fato e Revista Fórum, além do Jornal GGN

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