Campos diz que aliança política de Dilma é conservadora

Sugerido por Gunter Zibell – SP

Da Folha

Aliança política de Dilma é conservadora e ‘deu o que tinha que dar’, afirma Campos
 
JOÃO PEDRO PITOMBO
DE SALVADOR
 
Dois dias após trocar elogios com a presidente Dilma Rousseff (PT) durante um evento, o governador de Pernambuco e provável candidato do PSB à Presidência da República, Eduardo Campos (PSB), afirmou nesta quinta-feira (19) que a aliança política que dá sustentação à presidente é “conservadora” e “já deu o que tinha que dar”.
 
“Todos nós que olhamos para Brasília hoje e vemos aquela aliança que aí esta formada, olhamos nossa trajetória e temos no nosso coração e consciência uma conclusão rápida: aquela aliança já deu o que tinha que dar ao Brasil”, afirmou Campos.
 
O governador participou em Salvador de ato de filiação ao PSB da ex-ministra do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Eliana Calmon, que irá disputar uma vaga no Senado pela Bahia.

 
Além de Eliana, participaram a ex-senadora Marina Silva e a pré-candidata do PSB ao governo da Bahia, senadora Lídice da Mata.
 
CONSERVADORISMO
 
Presidente nacional do PSB e ex-ministro da Ciência e Tecnologia no governo Lula, Campos disse ainda que as forças políticas “historicamente presentes nas lutas democráticas” perderam espaço no governo Dilma para dar protagonismo ao chamado “presidencialismo de coalizão”, sustentado por uma “aliança conservadora”.
 
Presidencialismo de coalizão é a denominação dada ao arranjo institucional tipicamente brasileiro em que o presidente se elege por maioria absoluta, mas seu partido raramente obtém maioria no Congresso, tendo que organizar alianças políticas com parceiros com os quais mantém poucas afinidades ideológicas e programáticas.
 
Campos justificou a saída do PSB do governo petista argumentando que há na sociedade desde 2011 –primeiro ano da gestão Dilma– o desejo por uma aliança mais programática e progressista, “levando para o centro partidos que militam pelas transformações verdadeiras”.
 
“O que ela [aliança de Dilma] pode oferecer ao Brasil agora é o que o país não precisa, que é recuar e jogar fora as poucas conquistas que tivemos”, afirmou Campos, citando a possibilidade de retrocesso na economia, com prováveis reflexos nos índices de desemprego e de endividamento do trabalhador.
Redação

39 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. nada

    campos e qualquer outro pretendente ao cargo até agora postos, NADA tem de melhor a oferecer. tem que ser muito inocente pra comprar MARINA como progressista no campo dos costumes ou da economia. campos, grande desapontamento…

  2. Talvez eu esteja enganado,

    Talvez eu esteja enganado, não sei… Mas há algo mais atrasado em política de que o envolvimento do governador de PE na escolha de sua mãe para um cargo no tcu? Eu estou errado? Procurem saber o que o atual aliado de campos, o senador por PE jarbas vasconcelos disse sobre aquele evento. Aliás, por que o partido socialista deu um emprego ao filho de jarbas – que não conseguiu elerger-se vereador – na prefeitura de Recife. Penso que o atraso não é só uma teoria, uma concepção de mundo – qualquer que seja ela. Atraso se observa na prática, na práxis – como diriam os antigos e marxistas adptos do psb. Quem pode acursar alguem de atraso ou conservadorismo?

  3. Então tá. Já o (atualmente

    Então tá. Já o (atualmente ex)secretário dele, homofóbico e pró estupro, é a nova política, bem moderninha e simpatizante…

  4. Esquerda que a direita gosta

    O PT precisa de outros partidos para construir a base parlamentar. Os outros partidos ditos de esquerda constituem exatamente o tipo de esquerda que a direita gosta: raivosos, com ciúmes do PT e, ainda, fujões na hora de apoiar programas de Governo; pior ainda, saem atirando contra o Governo e dividem hoje o voto popular, permitindo melhorar as chances da direita. O nosso Governo oferece hoje ao povo a chamada “esquerda possível”, que é o máximo que podemos avançar, lutando contra os poderes sem voto, e apoiados apenas pela base “governista” que o próprio povo escolheu pelo seu voto. Somente o povo esclarecido poderá driblar este impasse. Precisamos hoje de mais parlamentares do PT ou PCdoB.

  5. “Presidencialismo de coalizão

    “Presidencialismo de coalizão é a denominação dada ao arranjo institucional tipicamente brasileiro em que o presidente se elege por maioria absoluta, mas seu partido raramente obtém maioria no Congresso, tendo que organizar alianças políticas com parceiros com os quais mantém poucas afinidades ideológicas e programáticas”:

    Mais uma vez, de novo e de novo e de novo:

    DERRUBEM A BASE ALIADA DE TRAIRAS INTEIRINHA.

  6. E como Campos fará para ter

    E como Campos fará para ter uma alinaça não-conservadora ?

    Só se for com a Marina, realmente não é uma aliança conservadora é muito pior do que isso, é uma mudança para pior.

    1. Muito bem apontado, Zarastro.
      Muito bem apontado, Zarastro. Me surpreendi (ou não) com alguns votos do PLC 122/06.:

      Pontos negativos: Rollemberg, Cristovam Buarque e Lindberg.

      Ponto positivo: Antonio Carlos Rodrigues (PR/SP), suplente da Marta. Será que ela tem alguma influência sobre ele?

    2. Sim, só que Rollemberg alegou

      Sim, só que Rollemberg alegou a seu favor ter sido o coautor da lei antihomofobia local, revogada por Agnelo em maio passado.

      E 3/4 dos senadores do PSB foram contra o apensamento, vis a vis apenas 1/3 dos senadores do PT.

      E Lindbergh também foi explicitamente pelo arquivamento, quando tinha a opção de se abster ou escapar da votação.

      1. E daí?

        E daí?

        Pensei que o que importasse era quem votou contra e quem votou a favor.

        Afinal de contas, o PSB não é quem vai se insurgir contra a aliança conservadora de Dilma?

        Como pode fazer isso se um de seus integrantes (logo o do DF!) vota contra o projeto cuja aprovação você vem cobrando há meses?

        E que alegação é essa de votar contra no senado porque já havia sido o autor da lei distrital? Isso não faz o menor sentido! Ele mudou de ideia então?

        1. Você pensou errado.
          O que

          Você pensou errado.

          O que importa é quem organizou isso de modo a poder tentar enterrar o projeto salvando o discurso de alguns. Só que não convenceu.

          Mas não adianta comentar aqui, onde só há um discurso autocentrado.

          Se você quiser discutir o assunto a sério, sem apartidarismos acríticos, há um grupo para isso:

          https://www.facebook.com/groups/tchlt/

          1. Centro centrado e periférico

            “só há um discurso autocentrado”

            SE houver, é um “centro” bem mais amplo e diversificado que o do comentarista.

            Eu hein?

            Parece o Dudu Campos falando do conservador dozôtro!

      2.  Gunter, então já não estou

         Gunter, então já não estou entendendo nada. O dep. Jean Wyllys declarou que foi bom ter havido o apensamento da PL122 ao projeto do C Penal. Agora vc. está declarando que não. Explica!

        1. Explico com base no que sei.

          Ser contra o apensamento teria sido bom porque o PLC 122 teria que ser votado pelos senadores. Não que essa manobra dos senadores se ausentarem não viria a ser usada também, mas ficaria mais claro o que a bancada governista gosta de fazer com a tal da governabilidade.

          Apensar traz vários riscos. As menções à orientação sexual  poderão ser ainda removidas pela CCJ do Senado. E o projeto todo do Código Penal poderá ainda ser protelado. 

          Como manobra, fundamentalistas e governo saíram ganhando, preservaram a aliança desejada por Ideli na sexta-feira passada.

          Wyllys é favorável ao PLC 122, o PSoL, o PSB, o PPS e o PV também. Isso não mudou e há movimento para que o STF finalmente se manifeste. Tanto em relação a Adin da OAB de início de 2012 como essa agora do PPS.

          O que eu entendo do que Wyllys falou é que não se deve jogar fora a discussão no Código Penal. E isso eu concordo, mantenham-se várias frentes abertas.

          Agora, porque ele disse que “há males que vêm para bem”, ainda não entendi. Eu acho que é mais para dizer que ainda há esperança, mas não é esse o melhor caminho.

          Note que o discurso do PT também é contraditório. 1/3 dos senadores apoiou o PLC 122, 1 senador fez questão de se manifestar contra e os 7 demais fingiram que ficaram no muro, mas na verdade são contra o PLC 122, só não queriam demonstrar que eram contra um projeto do próprio partido (problema que não ocorre para a bancada do PSDB, claro.)

          Bom, ficamos com Paim e Ana Rita dizendo que ainda dá para recuperar o PLC 122.

          Taques fingindo que a intenção dele é pró-LGBT (e não é, ele é comprometido com os fundamentalistas) O que acontecerá com o Código Penal ninguém sabe.

          E OAB, PPS, PSoL e talvez em breve o PSB apoiando o caminho jurídico.

          x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x

          Mas o PT precisa aprender que não é malabarista chinês para equilibrar tantos pratos.

          Ou se posiciona claramente a favor do combate à homofobia, e usa sua “governabilidade” para isso (como faz com as questões que realmente interessam ao PT, como Lei de Meios, código Florestal, Reforma Política) ou para com esse teatrinho.

          Se não quer ou não pode defender projetos pró-LGBT, abstenha-se de fingir que pode. Isso causa pior impressão que o que os próprios fundamentalistas provocam, só que não será aqui, na área de comentários deste blog, que se admitirá isso…

          O ambiente em redes sociais é péssimo. Tirando LGBTs filiados ao PT ninguém acredita mais no discurso oficial. Só que os militantes do PT reagem com spams, hoax, agressões. E não querem participar das discussões. Quanto sobrou daquela antiga simpatia dos LGBTs em relação ao PT? Ninguém sabe, não há pesquisa séria sobre isso, apenas impressões.

          Desde 6a. feira (quando Ideli organizou a manobra) 4 pessoas me desadicionaram no facebook porque eu não endosso o discurso do PT. Isso é ridículo, posto que faz parte da democracia cada um defender o que quiser. Deve-se ser a favor ou contra discursos políticos, não atacar eleitores.

          Meus amigos tucanos nunca brigaram comigo quando eu passei a apoiar o PT, então não vejo cabimento para essa agressividade toda em redes sociais agora.

           

          1. Ah Gunter, por favor. Você

            Ah Gunter, por favor. Você leu a mente dos 7 senadores do PT que você diz terem ficado em cima do muro e são contra o PLC 122/06?

  7. Pelo menos  a aliança é

    Pelo menos  a aliança é conservadora.

    Mas, o PSB de com Heráclito Fortes, Bornhausen e outros é progressista?

    Conta outra, Campos.

    1. Calheiros, Sarney, Collor, Maluf

      Esses aliados do Eduardo eu também desprovo. Prefiro Calheiros, Sarney, Collor, Maluf, Cabral, Hélio Costa et al.

      1. Krein, Krein, Krein

        Esse tipo de comentário, como aquele de Cuba, Coréia do Norte, etc, é bastante notável e novedoso.

        Na adolescência, os garotos adversários costumavam dizer coisas como: “sua irmã é galinha!

        Hoje alguns deles estão na oposição.

        Ou no PSB, que sabe-se lá o que é.

  8. Bem …

     

    Se a aliança da Dilma é conservadora, a que ele esta construindo seria… Liberal? Todos sabem o que significa Aliança Liberal no Brasil, para quem não sabe significa uma direita tão retrógrada e golpista que tem vergonha de exibir seu verdadeiro nome e tenta enganar os incautos exibindo o rótulo de democratas.

  9. Falou o governador que tem um

    Falou o governador que tem um dos arcos mais enlarguecidos de alianças no seu estado, creio que superando até o bonde de apoio ao tucanismo mineiro. Falou o governador que teve de exonerar ontem um secretário de defesa social que diz que mulher adora uma farda (para justificar policiais que obrigaram uma prostituta a fazer sexo com eles metendo-lhe um revólver na cabeça) e que homossexualidade é desvio de conduta. Estamos realmente bem de oposição: gente oportunista e sem dignidade.

  10. Eduardo Toshiba.

    Prezados,

    Eu, desde que comecei a ler este blog, sempre admirei a capacidade de Senhor Zibell em propor desafios, acender debates que contrariassem o senso comum, ou seja, sua enorme capacidade de se colocar contra correntes.

    Mas, por outro lado, a cata de algum equilíbrio, sempre observei na minha trajetória (não sem muita pancada) que um pouco de senso comum é mais que tolerável, é desejável.

    Diz aquele livro maluco chamado Freakonomics que se perguntassem a um grupo de pessoas “leigas” e a um grupo de cinetistas quantos confeitos ou jujubas há em um saco transparente, em todas as oportunidades de ensaio, um grupo maior de “leigos” se aproxima mais do resultado exato.

    Bem, parece ser o caso do Zibell.

    Na busca de uma alternativa para provocar um debate necessário (a superação de certos modelos, que ele julga ultrapassados) o senhor Zibell cai na armadilha que ele mesmo criou.

    Tolice ficar aqui respondendo a Eduardo Campos sobre o seu proposto “campeonato de conservadorice”.

    A pergunta é: há campo não conservador disponível para algum presidente ou presidenta disputar neste país?

    E mais: admitindo este limite, ou seja, a não existência de um amplo espectro progressista, qual partido ou líder conseguirá esticar os limites e garantir algumas mudanças importantes para a maioria do povo brasileiro?

    Não é demais lembrar (apenas por provocação) que o senhor Campos foi parte desta aliança até recentemente, e como não lemos, ouvimos, nem assistimos nenhuma cisão “ideológica” profunda entre o que o senhor Campos faz no seu governo de Estado, ou no “programa de seu partido” (tem algum?), e o que o governo federal fez e faz (como disse, eram parceiros até ontem, e boa parte de seu capital político vem do apoio que recebeu de quem agora desafia), ficamos com a impressão do candidato Toshiba: Nossos conservadores são melhores que os outros.

    Se o candidato do Senhor Zibell for por aí, vai ser um baile.

    Eu tinha esperança que a dupla edurina fosse perder de forma mais digna.

    Será que têm razão os que me dizem que não há dignidade possível nesta condição (derrotado)? Não quero acreditar nisto, mas…

    1. Perfeito

      Para quem conhece ciência política, já leu a Constituição, e acompanha a politica sabe que dentro do Brasil é impossivel se eleger e se governar sem as alianças conservadoras.

  11. Estes últimos onze

    Estes últimos onze comentários devem ter desapontado

    sobremaneira o Gunter. Ele trouxe este post prá cá com

    a intenção de alertar a presidente para o excesso de políticos

    conservadores que a  apoiam. Mas se a esquerda raivosa não

    quer apoiá-la, o que fazer?

    “As forças políticas historicamente presentes nas lutas

    democráticas” continuam onde sempre estiveram, não

    necessáriamente, com cargos no Governo.  Para  quem

    colocou a mãe no Tribunal de Contas/PE, uma crítica

    desse naipe soa estapafúrdia e cínica. Diria mais:

    Vá se roçar nas ostras, Dudu.

  12. E A DO PSB É O QUE?

    Tá, Gunter! Ele disse isso, afinal são eleições. Mas o PSB se uniu ao ESGOTO DO ESGOTO DO ESGOTO da política nacional aqui em Santa Catarina quando o Dudu Beleza veio beijar a mão do CONDESTÁVEL Bornhausen! Vade retro, PSB et caterva!

    1. É uma crítica pertinente ao

      É uma crítica pertinente ao PSB ter aceitado Bornhausen como filiado direto, não apenas coligado.

      Se Bornhausen tivesse se filiado ao PPS pegaria menos pior.

  13. Eduardo está dando bobeira ao

    Eduardo está dando bobeira ao articular apoios entre PSB e PSDB nos estados, Marina dessa vez tem razão ao defender candidaturas próprias ou outras alianças.

    A candidatura do PSB só terá sucesso se procurar  enfraquecer a polarização (PT X PSDB).

    A aproximação entre Eduardo/Aécio fará eleitores que estavam dispostos a votar no governador de Pernambuco desistirem e preferirem Dilma (e assim ganhar no 1º turno).

     

  14. Vamos desanuviar o

    Vamos desanuviar o ambiente.Estava o Gov.Eduardo Campos em seu leito de morte,velhinho,com mais de 90 anos de idade,a família notou que a hora estava chegando,mandou chamar o Padre para dar a extrema-unção.O Padre entrou no quarto,pegou na mão do infeliz,mais gelada que um picolé,vendo que a situação era irrevesível,perguntou,Meu filho qual seu último desejo?Padre,veja o que Lula fez comigo,olhe na minha testa.O Padre ajustou os óculos e viu que na testa do moribundo estava escrito TRAÌRA.Vixe Deus Misericordia,meu filho.Pois é Padre meu último desejo é que o senhor tire isso da minha testa.Meu filho,respondeu o Padre, isso eu não posso fazer por que não sou cirurgião plástico,mas não se preocupe meu filho, como você já está a caminho do inferno,chegando lá satanás vai quebrar seu galho.

  15. De onde tiraram a idéia que

    De onde tiraram a idéia que Eliana Calmon tem votos aqui na Bahia.Na Capital, Salvador ela terá uns 100 votos.No interior do Estado vai ficar devendo a urna.Fala sério.

  16. O Sr. Eduardo Campos ,

    O Sr. Eduardo Campos , associado à Sra. Marina, dizem que o governo Dilma é conservador. Falam em “alternativa”, contra a “polarização” PT/ PSDB. A “alternativa”,  dialoga e estreita relações com o PSDB, DEM, PPS, deixando de fora os partidos tradicionais de esquerda e focam o combate ao PT. Praticam um discurso, claramente neoliberal. A realidade mostra que não existe “alternativa” nenhuma e sim desejam caminhar junto ou se apresentarem como “alternativa neoliberal”, para derrotar o PT. Por isto são reverenciados e apoiados pela grande mídia. O projeto petista, fez aliança com a direita e se preferirem com o centro, com a esquerda e os movimentos sociais, para isolar a direita neoliberal , representada pelo PSDB, DEM , PPS. Eles agora fazem aliança com a direita neoliberal, sem a esquerda, sem os movimentos sociais, para isolar o PT. Resumindo , os mesmos dois projetos em disputa . Cabe ao povo escolher; ou manter o projeto atual do PT, vitorioso e avançar ou regredir ao projeto neoliberal dos tucanos, derrotado e fracassado. O povo já mostrou o que deseja.

  17. BOA PIADA, DUDU TRAÍRA.

    A política de Dilma é conservadora, sim. Dilma conserva as boa práticas deixadas por Lula: desemprego em baixa, salário em alta, pobres ingressando em universidades, inflação controlada, descoberta atrás de descoberta de petróleo, ampliação e conservação de rodovias, ferrovias e portos …

    Já política do Dudu Traíra é progressista: aliança com Bornhausen, Roberto Freire, Heráclito Fortes, Ronaldo Caiado…; pressão para nomeação de sua mãe para Ministra do TCU.

    Esse sem noção ficou no governo até o último momento e não viu que a política de Dilma é conservadora.

    Dudu Traíra, tenho pena de seu avô, que o deixou como herdeiro político e foi traído em seus ideais, se unindo aos seus inimigos históricos, como os acima citados..

     

  18. aqui no ES ..

    aqui no ES o PSB do Casagrande é conservador e direita..começo a achar que Campos é boi de piranha dado que a cada dia fica mais fácil a vitória de Dilma no primeiro turno..

    O Senador Rolemberg é aquele que entrou no STF com um ADIN antecipada ( uma jaboticaba) , um projeto que ainda nem tinha sido votado no Senado, com uma atuação ridícula no Plenario tentando transformá-lo em palanque eleitoral..

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador