Ciro Gomes também mira em Lula, por Paulo Moreira Leite

Por bfcosta

Uma matéria interessante para se repercutir fazendo-se os devidos cuidados. Ciro erra em apontar o dedo para Lula sugerindo que ele tenha problemas com a justiça sem sequer aventar a possibilidade de a justiça estar sendo parcial, como parece ser a sua marca desde a AP470 e particularmente depois da Lava Jato. Mas acerta ao dizer que o caudilhismo e personalismo fazem mal ao país, ainda mais quando ele vem dissociado de um conjunto de ideias, e que a simples volta de Lula à presidência em nada ajudará ao país a superar seus impasses. Personalismo e caudilhismo que também podem ser encontrados no próprio Ciro, embora eu seja forçado a concordar que ultimamente ele tem sido muito mais um propagador de ideias em suas entrevistas do que o próprio Lula, muito mais preocupado em defender seu grupo e legado político do que em apontar caminhos.

Do Brasil 247

Alvo de Ciro é Lula

Paulo Moreira Leite

A entrevista de Ciro Gomes, no Espaço Público, terça-feira,  mostrou que, no aquecimento de motores para a sucessão de Dilma, ele está correndo em faixa própria e dificilmente deixará de chocar-se com Lula, Dilma e o PT.  

Ciro bateu forte em Aécio Neves, em José Serra, em Fernando Henrique Cardoso. Óbvio e inevitável.

Mas bateu em Dilma e fez críticas duríssimas a Lula, hoje o principal nome do PT para as eleições de 2018. Aliado  do governo Lula-Dilma desde 2003, Ciro atravessou a fronteira e fez críticas políticas ao presidente mas não só.

Sugeriu, a partir das investigações da Polícia Federal sobre Luis Claudio Lula Silva, que Lula permitiu aos filhos uma convivência promíscua com empresários com interesses no governo.

Numa comparação absolutamente fora de lugar, em se tratando de dois homens públicos, disse que isso não aconteceria com seus próprios filhos.

Fazendo repetidos elogios ao desempenho de Lula no passado, foi para a ofensiva no presente. Ciro engrossou o coral daqueles que pedem que o ex-presidente se retire da cena política, exercício que até agora era mais frequente entre políticos tucanos e jornais conservadores, que enxergam Lula como o grande obstáculo a seus planos para recuperar o Planalto em 2018 –e fazem o possível para que seja enxotado da vida pública, com o argumento de que se tornou uma ameaça a paz política e ao entendimento.  Ciro disse:  “Ele está sendo uma figura ruim para o país ao se manifestar todo o tempo. Falo isso respeitosamente. Se ele não se recolher, vai perder a majestade”.

 Quando perguntei se uma terceira candidatura de Lula não poderia ser a única forma de manter de pé um projeto que – como é de reconhecimento geral – tantos benefícios trouxe ao país, em especial aos mais pobres, Ciro retrucou com o argumento de que um terceiro mandato seria a consolidação do personalismo, do caudilhismo e outros supostos males da política sul-americana. A resposta ficou por aí mas essa questão é mais complexa.

A história de nosso continente é habitada por lideranças carismáticas, que conseguem reunir apoio popular suficiente para enfrentar as elites locais e aquilo que em meus tempos de colégio era chamado de imperialismo e, em circunstâncias muito especiais, conseguem realizar propostas de mudanças favoráveis às maiorias. Aquelas personalidades que os adversários chamam de caudilhos não são fruto de um puro ato de vontade de determinados indivíduos – mas produto de situações históricas específicas.

Mesmo em países desenvolvidos, essa situação ocorre. Para ficar num exemplo: principal governante dos EUA no século passado, Franklin Roosevelt ocupou a presidência por quatro mandatos consecutivos.

Não acho que Lula deve ou não ser candidato em 2018. Ninguém pode ter certeza disso agora. Mas acho que é errado tentar constranger o ex-presidente colocando sua atuação política como um desserviço aos interesses da Pátria. Quem tem direito a resolver isso é o eleitor. 

Ciro foi candidato em 1998, quando ficou em terceiro lugar, e em 2002, quando ficou em quarto.  Chegou a 2015 com a autoridade de quem sempre foi de uma lealdade absoluta a Lula, em especial na resistência ao espírito golpista que acompanhou a ação penal 470. Pressionado a deixar o governo pelos dirigentes do PPS, preferiu ficar onde estava. Ao lado de Dilma e Marcio Thomaz Bastos, foi um dos principais articuladores da defesa do governo, garantindo a travessia até 2006.  Manteve o apoio a Lula inclusive em 2010, momento em que este escolheu Dilma Rousseff como candidata à sucessão, quando o nome dele era o mais óbvio do ponto de vista das pesquisas e do histórico político. Manteve-se ao lado do governo em 2014, ajudando a garantir, no Ceará que é seu berço político, uma votação superior a 70%.

As críticas de Ciro Gomes ao governo Dilma ganharam contundência a partir do ajuste econômico, alimentado vários artigos publicados nos últimos meses. Lembrando a crise de 2005, quando se encontrava no Palácio, e a de 2015, disse que há dez anos Lula jamais deixou de investir em medidas populares para defender o governo, enquanto Dilma tem priorizado acordos pelo alto.  Disse que ou a presidente muda a política econômica, ou não conseguirá manter-se no cargo.

Redação

50 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Fato

    Já era esperado, porque Lula é o candidato (se o for) mais forte e da mesma parcela de eleitores que votariam em Ciro. Só que este último deve ter muito cuidado nas críticas, para não perder votos em lugar de ganhar, como pretende.

  2. Agora o Ciro passa a ser

    Agora o Ciro passa a ser inimigo

    Lógica dos Petistas, nos apoio 

    Collor é homem de fibra

    Respeitem a história do Sarney ( ???)

    Requião deveria ser Ministro (isso Requião, de administração corrupta no Parana)

    Agora, se criticar o PT

    Não é mais nada disso

    Sentimento volúvel e seletivo

     

    1. Inimigo? Menos, bem menos…

      Não sei quanto aos outros, mas minha crítica foi construtiva. Ciro Gomes, como cidadão pode criticar quem ele quiser. Já como possível candidato, ele não pode se dar ao luxo de atirar em todo mundo, principalmente nas pessoas que já estiveram ao seu lado, pois não é assim que se ganha uma eleição.

      Se ele se desvincular de Lula, do PT, e dos demais partidos e lideranças de esquerda, com quem ele acha que vai chegar na presidência? Sozinho? Nesse caso, nunca desperdiçaria meu voto pois sei que teria probabilidade zero de vencer. Ou ele iria se aliar aos que hoje fazem oposição (Aécio, Cunha, Paulinho, etc)? Eu duvido, por causa da história dele. Mas se fizer isso, aí sim, podemos dizer que virou inimigo.

      1. Jorge, o Ciro nunca esteve

        Jorge, o Ciro nunca esteve ligado ao PT e o discurso do Ciro nunca foi de esquerda e sim de centro.

        O Ciro nutre amizades fraternais com varias pessoas do PSDB e nunca se furtou de criticar o PSDB

        Porém, não se esqueça que o Lula fez o Ciro mudar o título para São Paulo prometendo o apoiar na eleição e acabou não cumprindo a promessa, 

        De qualquer forma, não dá para não concordar com partes de suas críticas, principalmente em relação ao fato de que Estadistas ex presidentes devem ter cuidado com os negócios pessoais após o fim do mandato

         

  3. Ciro começou cedo e mal. Como

    Ciro começou cedo e mal. Como pretende ser candidato em 2018, deveria esperar mais antes de queimar as pontes com Lula e o PT, pois dependendo de muita coisa que pode ainda vir a acontecer, haveria até a possibilidade de ser o candidato unificado da esquerda, com apoio de Lula e do PT.

    Se ele acha que vai ganhar votos suficientes simplesmente falando mal do Lula, como ja fazem os candidatos da oposição, está muito enganado. No máximo vai dividir parte dos votos de quem é anti-Lula ou anti-PT com o Aécio (ou o candidato do PSDB que for disputar a eleição).

    1. Concordo plenamente.

      Concordo plenamente. Quanto mais ele atacar futuros aliados, menores serão as chances de Ciro Gomes unificar o campo progressista em torno de sua candidatura. Se não fosse tão intempestivo e destemperado, Ciro Gomes poderia representar uma alternativa concreta e viável. Mas ainda falta muito tempo para as eleições de 2018, até lá quem sabe ele caia na real.

    2. Pense como Ciro será útil a

      Pense como Ciro será útil a Lula falando mal dele. Você mesmo disse, dividindo os votos dos opositores, daqueles que jamais votariam em Lula em qualquer hipótese.

      Ciro é mais útil ao PT do que qualquer petista fanático. Ele entra nos votos dos que tem rejeição ao PT e PSDB, vai sacudir o tabuleiro de xadrez. E no frigir dos ovos, é óbvio que um “segundo tempo” junto de Lula será bem mais satisfatório a ambos.

      Lula já apertou a mão de Maluf, apoiou Sarnei…. não sejamos infantis a respeito das “declarações” de Ciro.

      Se há uma coisa que pode por uma pá de cal na ambição da oposição é a língua ferina do Ciro.

  4. Cara convidou o Ciro achando

    Cara convidou o Ciro achando que ele ia falar que o Lula era lindo

    Ai o Ciro, só serve como Ciro, se ele atacar o PSDB

    Se não for, não serve mais

     

    1.  
      Não é bem isso caro Negrão.

       

      Não é bem isso caro Negrão. O diabo, é que o Ciro e o irmão, são nordestinos arretados como dizem os pernambucanos, ou, como dizem os baianos. São sujeitos retados. Isso em tradução simples, seria como dizer que o cabra não tem “papa na língua,” sobretudo para com os bacanas. Tudo bem. Não há quem não admire, observar um sujeito desancar um poderoso de cabo a rabo. Mais vosmecê há de convir, que não é necessário um cabra mudar de cor e de posição a cada momento, apenas para mostrar que tem idéias para trocar à vontade.

      Outro coisa que me chamou a atenção foi, como uma pessoa inteligente como o Ciro, fosse um idiota burro como o Aécio da Cunha, nada a extranhar. Mas o Ciro não pode imaginar que, embarcando nessa filarmônica chupa-catarro desafinada dos golpistas anti-petistas fanáticos. Aquela filarmónica que ataca a cantilena da corrupção do Lula, dia sim noutro também, viesse a lhe render algum apoio da máfia do jornalismo de aluguel em sua próxiama aventura eleitoral. Não creio nesta hipótese. Por mais oportunista que seja o cearense, nunca dantes deu mostras de que seria tão estúpido.

      E olhe que ainda há pouco, outro nordestino afobado, também cometeu asneira equivalente. Sendo que o pernambucano, e o jatinho, sem dono, em que viajava despencaram. No que, até deu sorte em se lascar, antes da fragorosa derrota que sofreria nas urnas.

      Orlando

  5. Está dificil

    Ciro começou marinando. Oportunismos e caudilhismos a parte, coisa que conhece muito bem, também fica dificil até para a militancia petista neste momento não reconhecer parte de suas críticas. A Dilma infelizmente tem ajudado. É só ver seu ministério, sua reforma administrativa e sua politica economica.

    Eu fico cada dia mais incrédulo de perceber que no maior partido popular das Américas e talvez do mundo, não haja ninguém que convença esta mulher a sair da inércia e de sua caminhada rumo ao abismo.  

  6. Eu queria entender o

    Eu queria entender o seguinte:

    O receio de que conservadores e partidos de direita (PSDB ???) assumam o poder é fazer políticas conservadores, como o ajuste fiscal e política de juros altos, correto? mas isso não exatemente o que tem sido feito?

    O grande problema do Lula, Dilma e PT, e nisso o Ciro é excessão, é que eles não tem uma projeto de país, um plano de governo. A política econômico do atual governo nem de longe reflete as diretrizes defindas pelo PT esse ano

     

     

    1. respondendo com perplexidade

      Eu de fato fico perplexa … será que é tão difícil de  compreender a diferença entre um Governo do PT (mesmo com as suas alianças) e um Governo de direita do PSDB. Sim , porque se eu posso ter dúvidas se o PT é de esquerda, só me restam certezas de que o PSDB é de direita.

      Nos 12 anos que governos Lula/Dilma tivemos conquistas incomparavelmente melhores do que décadas anteriores.

      Para ter uma ideia apenas em 1 ano, de 2013-2014, a economia brasileira gerou mais de 18 milhões de empregos. É pouco isso?

      E apesar da grande recessão que o mundo está a viver, a política econômica (parte do projeto de país que você acha que não existe) foi muito bem, obrigada.

      A comparação foi feita pelos doutores em economia Antonio José Alves Jr. e o  Lucas Teixeira. (aqui)

      De modo que esse legado português da lamúria, do sempre está tudo ruim.. “ó vida.. ó céus”.. sinceramente é paralizante.

      Será que não se pode ver mais amplo ?

      Se no momento atual a política econômica do Governol não se está a fazer o que o PT quer , o que os economistas progressistas querem, aguardemos. Tivemos um esplêndido período, por que não aguardar ? Acabamos de completar 1 ano de Governo e um ano atípico com terceiro turno diariamente.

      Análise não se faz às pressas. Ela precisa de tempo de investigação.

      Haja  paciência para aguentar a  esquizofrenia gerenalizada. Cada um querendo tirar uma vantagem.

      Ciro Gomes é um camarada esperto.. ah isso ele é… mas eu duvido que ele no poder aguentasse um décimo do que Dilma está a aguentar.  Você se equivoca, porque Ciro Gomes tem um projeto , o dele.

      Muitos já teriam renunciado, como fez Jânio Quadros ou mesmo Getúlio Vargas,  Ciro, a meu ver, seria um deles,  esta minha suposição baseia-se em sua própria trajetória política, a saber:

       Ele é da minha geração , apenas dois anos mais velho, mas diferentemente, iniciou a sua carreira no PDS -Arena, partido da direita, suporte da ditadura. Incrível que ele (inocente suponho) em 1982 foi eleito, pela Arena..ops..PDS.

      Depois disso , já em 1983 ele sacou que era dèmodè ficar na Arena… mudou de partido e foi para o PMDB e lá permaneceu por 5 anos. Depois disso ele foi para o PSDB .Pois bem, ainda não acabamos aí …depois de 6 anos no PSDB ele segue para o PPS (que era um partido comunista e torna-se ?? não sei) mas no PPS ele fica o seu maior tempo 9 anos.. mudou-se para o PROS e quase que a jato, sai e segue para o PDT.

      Enfim.. durante toda a sua vida pública de 1982 até 2015 foram 5 partidos políticos, em um movimento da direita para um centro-direita, digamos assim.

      Eu que sou velhinha admiro a continuidade e não acredito que pessoas mudem. Então, esta trajetória  aciona  o meu sistema de alarme ou de alerta, razão pela qual não votaria nele … nunca pago para ver, nem em jogo de pôquer.

      Por Sonia Aranha

      Antonio José Alves J

    2.  
      Não entendi Autran. Então,

       

      Não entendi Autran. Então, a política econômica que consegue resgatar milhões de seres humanos da fome absoluta. Outros tantos, que retirados da desesperança completa e da falta de perspectivas. Não vale absolutamente nada. 

      Tem muito mais, no entanto, pra não cansar fiquemos nessas quinquilharias que é cuidar das pessoas. A propósito, vosmecê já visitou alguma vez um fundão do interior do Brasil? Evidentemente que aos detentores do capital, isso, não vem ao caso.

      Orlando

       

  7. Mas Ciro falar em

    Mas Ciro falar em Personalismo contra Lula parece piada pois o ex presidente e`de fato uma liderança mitica no pais

    Ja o proprio Ciro e cria da Elite Cearense  começou no Partido da Ditadura e aliado dos Jereissati  por inumeras legendas sempre de passagem saindo assim que seus interesses nao fossem atendidos  recentemente aderio a sigla recem fundada sem nenhum significado

    e acaba de entrar no PDT que pelo Brasil afora nao tem quadros para formar um governo municipal que honrace a memoria do saudoso LEONEL BRIZOLA

    Ciro que nos ultimos meses tinha se pronunciado corretamente ja deixa transparecer seu real plano PERSONALISSIMO

    As elites brasileiras sao execraveis e as nordestinas tem uma Soberba impar ACMs Maias Sarneis Sarasates etec etc

    Ciro morre pela boca  e´muito impetuoso acabou de perder um bonde que ainda demorava a chegar no ponto so vai chegar

    la por 2017

  8. Se fosse verdadeiro o apreço

    Se fosse verdadeiro o apreço do Ciro pela luta contra a desigualdade social ( desigualdade social é o maior problema do Brasil ) ele deveria defender o Lula.

    Mas ele quer se candidatar e sabe que ninguém vence o Lula.

    Nunca me enganou.

  9. Cyro

    Pense mais antes de falar. Vc já foi mt prejudiado por isto.  Está se desentendendo c/ o Lula, inclusive c/ acusações mt fortes. Desse modo vc vai contribuir para a queda de alguém, que não sendo candidato, poderia colaborar muito com vc. Ou vai esperar que assim procedendo terá a colaboração da mídia ou de algum outro partido. Pode ser que eu esteja errada, mas acho vc as vezes tão ingênuo como a Dilma, que não tinha nenhuma experiência. Tamo mal ! Já perdeu um voto, igual ao Eduardo Campos e a Marina. Sobrará apenas o Jaques Wagner, caso o Lula não possa ou não queira se candidatar.

    1. Então Lenita. O cabra acaba

      Então Lenita. O cabra acaba de perder outro voto, que seria dele, no caso de Lula não concorrer nem apoiar ninguém.

      Orlando

  10. Estava escrito, e bem escrito

    Estava escrito, e bem escrito nas estrelas, que chegaria o dia em que Ciro Gomes, conhecido aqui no Ceará como “gogó de ouro”, voltaria sua temida metralhadora acusatória contra Lula. Estamos nos referindo a um dos políticos mais sagazes e oportunistas já surgidos no cenário nacional. É um verdadeira camaleão pela capacidade e facilidade de se adaptar a qualquer ambiência ou conjuntura politica. Se o HMS Beagle tivesse batido aqui na costa marítima do Ceará com certeza Charles Darwin pegaria algumas espécies da família Gomes para estudo tal a capacidade adaptativa dos mesmos. 

    Ciro já passeou por todo o espectro ideológico e já integrou quase uma dezena de partidos. Foi de uma fidelidade canina ao PSDB e seus líderes, a começar pelo ex-governador Tasso, até  um beijar de mãos ao Lula em menos de um lustro. Seu projeto sempre foi pessoal. Se coincidir com qualquer outra coisa será mero detalhe. 

    Dotado de uma oratória regada a um vocabulário a la Jânio Quadros intimida pelo raciocínio rápido e pela impressão que passa de que sabe tudo e mais alguma coisa. Nesse sentido, é bem capaz de discutir filosofia com Zygmunt Bauman e economia com Thomas Piketty e ser dado por incautos como vencedor.

    Para ficar completo esse painel  não seria honesto lhe negar uma virtude:  a capacidade intelectual agregada a uma intuição política que o faz sempre ajustar as velas assim que a brisa começa a mudar. Nenhum cavalo passará sob sua janela sem ser montado. A referência empírica disso está aí: oposição desgastada; PT e Lula enfrentando rejeições inéditas; Marina Silva queimada pelo murismo e o excesso de blá blá blá. Ou seja: um vácuo a ser preenchido por uma quarta via. 

    Com isso e por isso poderá, sim, despontar como favorito porque só ele pode encarnar a situação(assegurar as conquistas do PT e do PSDB); a oposição(criticando os erros, equívocos e danações dos já citados); e as aspirações de mudanças dos adeptos da terceira via. Pelo menos no famoso “gogó de ouro”.

     

    1. Caudilhismo

      Qual é a base social de Ciro? Os descamisados? Este homem tem alguma convicção ou é apenas um tagarela que fala pra platéia aplaudir? Sobre discutir com Piketty, Ciro foi um ministro da fazenda absolutamente fracassado, e defenestrado.

  11. Ser traído uma vêz passa, duas vêzes, nem que a vaca tussa…

    O Lula, quando fêz ele mudar o título eleitoral para São Paulo e o traiu, rompeu ali deliberadamente e unilateralmente qualquer chance de amizade entre eles e se declarou inimigo figadal do Ciro. A vingança, como todos sabem, é um prato que se come frio, o dia do Lula, com os requintes de perversidades e maldades dignas de um cara esperto como o Ciro, chegou!

    Lula, saia a francesa, você não precisa disto na sua vida, este jogo não é para o seu nível, lhe falta preparo, inteligência e conhecimento, aproveite a chance, aqui não tem alegrias para ti.

    Você pode dizer que é um palpite meu, mas lhe conhecendo digo que é um palpite com 110% de certeza, quem avisa amigo é.

    1. Você escreveu “…Lula, saia

      Você escreveu “…Lula, saia a francesa, você não precisa disto na sua vida, este jogo não é para o seu nível, lhe falta preparo, inteligência e conhecimento, aproveite a chance, aqui não tem alegrias para ti…”   Você realmente acredita nisso? Falta preparo a Lula? Falta inteligência? Falta conhecimento? Quem ganhou quatro eleições seguidas para presidente da República, duas para sí e duas para sua sucessora, foi o Ciro? Hein??? Faça-me o favor….não deixe de tomar seus remedinhos, lhe faz falta e dá estas crises.

      1. Vai ofender a sua mãe seu idiota

        O Lula é um cara anacrônico, o Sindicalismo no Brasil parou no tempo.

        O Lulla é sindicalista, só pensam na “categoria”, hoje vivemos de “coletivos”.

        Têm mais, se o Lula se achava a última cereja do bolo por que se acovardou em disputar em 2010? O cara vai fugir da raia de novo, como uma mais um são dois.

        Se sair agora, dá tempo para disfarçar melhor.

         

        1. O que Lula ia disputar em

          O que Lula ia disputar em 2010? Estava 100% focado em eleger sua sucessora. Seria, por acaso o estado de SP? Então ele teria que participar de duas campanhas ao mesmo tempo? E somos nós que superestimamos o Lula?

          1. Memória seletiva

            Não lembra das críticas recentes do Lula à Dilma e suas políticas?

            Vamos lá, ou o Lula é um desinformado do que acontece no seu entorno e no seu partido e usa o seu apoio pessoal sem noção, ou é um espertalhão que se vale das oportunidades para tentar levar vantagem, independente das consequencias?

            A verdade é que sem o vento a favor da economia brasileira, o Lula e suas políticas públicas valem menos que zero a esquerda.

            O enrosco atual vem dá sua época de governo, que não soube colocar o Brasil naquele momento favorável em uma posição de desenvolvimento permanene, preferindo presentear o povo e ficar bem na foto, imediatismo barato e inconsequente.

            O Brasil está mais pobre hoje por ação e omissão de atos em seu governos, sem mais, nem menos.

          2. Essa briga vai ser feia. A

            Essa briga vai ser feia. A minha “memória seletiva”, segundo você versus a sua claríssima “resposta seletiva”, já que não respondeu absolutamente nada do que eu perguntei.

          3. A quinta essência do Ibsenismo

            Uma mentira que é uma meia verdade é a mais tenebrosa de todas as mentiras.(George Bernard Shaw)

            O Lula mente, falando meias verdades. Como agora, quando fala que não é candidato.

            A punição do mentiroso é, não  que ele se torne desacreditado, mas que ele não acredite em ninguém mais.

            Que sindicalista consegue negociar qualquer coisa duvidando de tudo e de todos.

            O Lula já era.

  12. No momento só tem um politico

    No momento só tem um politico vivo que entende a alma do povo brasileiro e esse homem é Lula, o outro era o Darcy Ribeiro; Lula pra mim pode ser quantas vezes presidente ele quiser e a constituição lhe permitir, esse papo que ele vai detonar a historia dele é balela, mesmo isso acontecendo com certeza ele seria melhor do que qualquer almofadinha que herdou do papai e da mamae o direito de encher o nosso saco, espoliar o Brasil, e não trabalhar o resto da vida.

  13. Eleições antecipadas, fazem sentido?

    Se fizerem, justificam as verdadeiras campanhas eleitorais já em andamento no Brasil.

    OCiro falou:

    “Disse que ou a presidente muda a política econômica, ou não conseguirá manter-se no cargo.”

    A Dilma está devendo, como sempre digo, precisa acordar.

    Se não reagir vai passar a impressão de desapego e enfado com a Presidência da República. 

    Que o cargo é espinhoso e não é para todos é público e notório, não se cercar de estrutura e pessoal para enfrentar as dificuldades já é outra coisa.

    Dilma, acorda!

  14. Eu já vi várias entrevistas do Ciro Gomes…

    … e NUNCA vi ele falar que o Lula está enrolado com a justiça.

    Vou tentar ver a entrevista.   SE ele falou isso, terá sido a primeira vez que eu vi.

    Em relação ao “personalismo e caudilhismo”, ele diz isso sempre no condicional, no caso de Lula vir a ser candidato.

    Precisamos tomar cuidado com a desconstrução de lideranças faltando ainda 36 meses da eleição.

  15. Comparação infeliz mesmo a do Ciro…

    E a ex-mulher dele que virou Deputada e depois Conselheira no TCE-CE, nomeada pelo irmão do Ciro, Governador Cid Gomes? Aliás, e o fato da família dele dominar há décadas a política em Sobral?

    A propósito, nem acho que o Ciro faça o estilo “coronel”, porém, o histórico em Sobral e no governo do Ceará milita muito em desfavor dos Gomes, especialmente o fato de quase sempre ter andado de “braços dados” com os Jereissati.

    Gosto do Ciro, mas é realmente muito destemperado, contraditório em demasia e tem o péssimo hábito de apontar o dedo para tudo e todos, quase beirando o moralismo barato.

    Prefiro vê-lo no debate econômico e de ações políticas, não dessa politicagem rasteira e barata, típica da guerra eleitoral sem escrupúlos. É uma pena que ele queira enveredar por esse lado menos nobre da luta política. 

    1. Esquerdas?

      E Ciro Gomes é de esquerda? Ciro é nacional-desenvolvimentista, ou aparenta ser, num corte em que poderia ser tranquilamente ministro no Regime Militar. Aliás ele começou no sucessor da Arena, ainda na Ditadura, depois seguiu a corrente. Foi tucano no auge do Real, lulista no auge no lulismo, e agora é oposição. Ciro nunca teve Partido Político, mas sempre conveniências. Ele se posiciona conforme as circunstâncias, e a leitura política que faz dessas circunstâncias, onde é mais vantajoso estar. Não é uma pessoa confiável, e Lula acertou em não indicá-lo na sua sucessão.

  16. ESPAÇO PÚBLICO

    Depois de tanta porrada do Ciro Gomes no Lula e na Dima, foi engraçado ver a cara-de-quem-comeu-e-não-gostou do Paulo Moreira Leite.

    P.M.L. devia estar pensando: “Preciso ter mais cuidado com quem eu chamo pra dar entrevista aqui no ESPAÇO PÚBLICO. Se não, vou acabar tendo o mesmo destino da Lúcia Leme.”

    Para tirar suas próprias conclusões, sugiro que a rapaziada que aparece por aqui no Blog Nassífico assista à edição do programa.

    Cliquem aqui:

    https://www.youtube.com/watch?v=iTp6NNLZszY

  17.  
    Mais um que deverá quebrar

     

    Mais um que deverá quebrar as fuças. Se persistir em rota de colizão com o presidente Lula. Especialmente, se insistir nesse surrado, e medíocre artifício hipócrita da acusação gratúita (sem provas), de corrupção. O Ciro Gomes ao que parece, emburreceu.

    Deixa essa postura de merda, pro vagabundo e medíocre político como o aécio da cunha. Esse neto profissional.  Você é um cabra inteligente e estudioso. Não caia nesse oportunismo infame de alavancar sua cadidatura em cima de tal infâmia. Isso não serve à sua biografia. Deixa esse procedimento rasteiro para os fracassados, elitistas, e hipócritas.

    Orlando

  18. Ciro Gomes filiou-se ao PDS

    Ciro Gomes filiou-se ao PDS de Maluf, partido sucessor da Arena, que sustentou a ditadura militar. Depois, foi para o PMDB, em 1983, quando o partido crescia em poder no Brasil e a ditadura estava definhando. Mais tarde, em 1988, quando o PMDB, partido do então presidente Sarney perdia popularidade devido ao fracasso do plano Cruzado, migrou com outros peemedebistas para o PSDB, para ser candidato, e se eleger, a prefeito de Fortaleza. Dois anos depois, deixou a prefeitura para concorrer ao governo estadual. Depois deixou o cargo de governador e foi para Brasília, para ser ministro de Itamar. Depois migrou para o PPS para concorrer, em 1998 e em 2002, à presidência da República. Foi depois ministro de Lula pelo PSB. Migrou depois para o Pros e agora está no PDT. Na eleição de 2002 aliou-se a membros do PFL, atual DEM. Em 2010, enquanto “apoiava” Dilma, criticou Lula e a própria Dilma e elogiou o adversário dela, Serra. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador