Com a ausência de Bolsonaro, internautas pressionam “#QueroDebate!”

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Foto: Reprodução redes
 
Jornal GGN – A posição de Jair Bolsonaro (PSL) é clara: mesmo se fosse liberado por recuperação de saúde a participar dos debates presidenciais, o candidato já disse que iria avaliar se é estratégico debater com Fernando Haddad (PT).
 
É que enquanto Bolsonaro cresce nas pesquisas eleitorais com a disseminação de correntes e campanhas nas redes sociais, muitas delas as chamadas Fake News – ou notícias falsas, uma declaração polêmica do presidenciável do PSL poderá jogar contra os números de liderança que hoje apresenta junto ao eleitorado brasileiro.
 
Mas faltando 12 dias para a população ir as urnas e escolher entre Haddad ou Bolsonaro, o candidato da extrema direita já faltou a dois dos debates planejados na televisão aberta – da TV Gazeta junto ao Estadão e da Rede TV.
 
Amanhã (17), outro debate era previsto: com apoio do jornal impresso Folha de S.Paulo e do portal de notícias UOL, o SBT transmitiria o enfrentamento entre o candidato do PT e do PSL. Mas, até agora, não há a confirmação da presença de Bolsonaro.
 
Por isso, internautas deram início a uma onda de publicações, principalmente no Twitter, pedindo o debate. Com a hashtag #QueroDebate, a semana foi marcada por diversas manifestações e pedidos das pessoas para que Bolsonaro não boicote os debates televisivos.
 
“Parece brincadeira, mas pedimos #QueroDebate. No futuro será que poderemos pedir?”, escreveu um internauta. “Fala que vai enfrentar o crime mas não tem coragem nem de enfrentar debate”, publicou outra. “Democracia pressupõe disputa de ideias, principalmente em época de eleições, quando definimos quais delas regerão o próximo governo. Não havendo mais impedimento clínico, debate é essencial”, continuaram.
 
Outros chegaram a propor que o candidato a vice da chapa de Bolsonaro, o general Mourão, substitua o presidenciável, para que os eleitores possam acompanhar as propostas de governos. 
 
“Vivemos em uma democracia. O poder emana do povo. Temos o direito de ouvir, dos próprios candidatos, propostas de cada plano de governo. Por isso, em terra de fake news não há nada mais pertinente que poder ouvir as verdadeiras propostas dos presidenciáveis”, escreveu outra internauta.
 
Abaixo, acompanhe algumas publicações no Twitter:
 
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ja ouvi cada absurdo…
    Que BS nao vai debater com poste, que corrupto so pode debater com juiz, disfarça a covardia nesse nivel

    Eleição com fake é fraude. O tse devia simplesmente desabilita-lo e chamar o 3o colocado…

  2. Simples

    A solução é muito simples.

    O Bozo atende o debate de casa ou do hospital ou onde ele preferir.

    Assim se ele começar a peidar ninguém sente no estudio e o barulho pode ser disfarçado com uma tosse ou arrastar da cadeira.

    Só a merda que sai da cabeça é que não tem como disfarçar (um turbante ?).

  3. Sugiro que os blogueiros

    Sugiro que os blogueiros democratas se unam e organizem um debate convidando Haddad e Bolsonaro. E chamando o maior número possível de canais para transmitir ao vivo e reproduzir os vídeos gravados.

    Organizar por temas e endereçar a ambos as mesmas questões.

    No caso (na verdade uma certeza) de que o candidato fascista não compareça, usar no espaço de resposta declaração que já tenha dado sobre o tema, entrevistas que tenha proferido, propostas que tenha apresentado, votos que tenha dado no congresso.

    Reservar um bloco para um candidato perguntar ao outro. Na ausência do fascista, ter um levantamento dos questionamentos e acusações dele a Haddad e dar a oportunidade de Haddad responder.

    Isso permitiria documentar o contraste entre as propostas de um e de outro. Seria interessante deixar disponível para divulgação tanto o conteúdo integral quanto por bloco, ou mesmo por tema.

  4. A rádio CBN vem pegando leve

    A rádio CBN vem pegando leve contra Haddad e dando uma pauladas na campanha de Bolsonado, enquanto de forma meio velada, sugere ser ele o incitador das muitas barbaridades suceidas Basil afora, sem que passemos um dia que uma omba exploda em algum lugar. Hoje foi a vez de na PUC do RJ, uma das universidades de filhos de ricos, um quadro negro amanheceu com uma suástica desenhada. Um aluno judeu deu uma entevista na rádio, sentindo-se chocado por se ver atingido diretamente com um símbolo que representa tantos males produzidos por Hitler aos seus andtecedentes.

    Ontem foi a vez da cruz suástica ter sido pintada nas paredes de uma igreja católica tradicional em Nova Friburgo.

    A série de fatos envolvendo truculências de policiais que só agridem petistas, ou pessoas de raça negra, como se deu em Taguatinga/DF após um desfile de moças negras vem na mesma leva de gente que se esconde nas redes sociais, mas que, ao que foi dito pelo repórter, a polícia irá investigar o caso. Vamos ver se vai mesmo.

    Nem a ministra Rosa Weber escapa de mensagens com alguma ameaça. Está disposta a ir fundo até descobrr o autor dessa que mais a surpreendeu pelo modo mais atenuado de quem está a lhe ameaçar. Podia ter visto e se declarado contra tnatas mais violências de mortes, como o de Mariele, do capoieirista, dos tiros das caravanas de Lula, etc. Mas, esse silêncio das autoridades ante tanto abuso, me atordoa.

    Sobre o destempero de Cid Gomes, qualquer um pode extrair dele o que quiser, mas eu tenho a minha impressão. Penso que Ciro decidiu sair para a Europa a fim de dizer a Haddad e a Lula que eles que se lascassem, porque dele não teriam apoio. E pra não dizer que tudo terminava com sua ausência, disse ao irmão que fizesse o trabalho sujo por ele. E Cid fez. Mais sujo e ridículo, impossível. Plantar-se num ambiente petista para escrachar Haddad, e terminar com a frase repetida de que Lula tá preso, deixou uma marca indelével no espírito de Lula, que lá da prisão deve ter assisstido tudo, e visto que não merecia ser tratado tão covardemente por dois irmãos com quem ele sempre teve apreço.

    Há mais de dois anos Ciro já flertava com a candidatura. Começou pas e amor, sempre demonstrando apreço e carinho por Lula. No entanto, suas falas eram as mesmas de sempre, se perguntado sobre sua decisão de participar do concurso. Ele repondia: “Se Lula se candidatar eu declino das minhas ideias. Não gostaria de disputar com ele. Acho, porém, que Lula não deveria se candidatar, mas preservar sua história, se como candidato vai terminar jogando seu nome no lixo da História”. E, numa seuqência, foi mudando d epele como os camaleões, ora falando muito bem do Líder, ora admitindo que ele roubou com os filhos, até chegar a dizer que preferia não se referir a Lula e ao PT por eles precisarem de um tempo que respeitava, etc.

    Haddad chegou, e o homem cearense ficou p. da vida. Em certos momentos cheguei a pensar que ele, com toda a sua vaidade por ter sido prefeito, governador, ministro, etc, sempre orgulhoso de ter sido tanta coisa, mas Haddad que não chego a tanto, é intelctualmente mais formado, com somente três cursos universitários de alto nível com mestrado num e doutorado em outro, Nem falar que Haddad, de fato, demonstra ser um homem calmo, equilibrado espiritualmente, manso como uma ovelha, incapaz de agredir ninguém, sendo sua conduta a de tentar se defender, e nunca atacar por atacar quem todos os dias lhe prega uma peça.

    Foi de uma grosseria sem par o que fez Cid Gomes. Haddad passa ao largo de tudo, e deixa os repórteres numa saia justa, frustrados, quando o petistas simplesmente se repete em esclarecer que Ciro é seu amigo, muito querido. 

    Estou ainda de olhos abertos para aquela facada. Não engoli aquela história até o momento, sobretudo depois que o homem foi para o Eisntein, onde, por regra, os médicos costumam emitir boletins sobre o estado dos pacientes, em se tatando de alguém como Bolsonaro. 

    Surgiu um comentário por parte de Cássia Camargo, que trata um câncer, e levanta a hipótese de que Bolsonaro vai se submeter à nova cirurgia por ser portador de câncer, tendo em vista que seus médicos são oncologistas. São especulações da moça a um amigo de Attuch. Ninuém tá afirmando nada, mas revendo filmagens, e indo a certas conjecturas em razão de muitas coisas mal-esclarecidas, Podemos até achar estranho que um caso tão grave para quem tem em si desejo de atacar até quem não lhe fez nada, se calar e parece que pedir pra que outos também nada mais digam sobre o problema.

    Na verdade, tem um casal que está insistindo em dizer que foi Gleisi quem mandou Adélio Bisbo fazer aquilo. Outros dizem que foi fogo amigo, para que o vice assumisse logo, e, assim, sucessivamente, mas que açi tem coisa, acho que tem.

    1. Acho que a Cassia Camargo tem razão!

      Eu também acho que Bolsonaro tem câncer no intestino. Acho que a facada deve ter sido superficial e os médicos, ao abrirem o abdomen, devem ter constatado de algo mais grave. Câncer no intestino não dá sinais e não tem sintomas, infelizmente. Só se descobre através de um exame chamado colonoscopia que os médicos recomendam fazer a partir dos 50 anos e de 10 em 10 anos. Acho que Bolsonaro tem câncer sim pois a colocação de bolsa de colostomia é feita em casos onde o intestino grosso acometido pelo câncer é cortado, extirpado. E depois de um tempo remove-se a bolsa para ligar o restante do intestino grosso com o reto. Sei disso pois acompanhei uma pessoa com câncer no intestino e foi obrigado a usar a tal bolsa de colostomia. E depois o Bolsonaro deve ser submetido a sessões de quimio, e dependendo do estágio em que o câncer está, pode ser uma quimio leve. E comecei a duvidar também que era câncer porque foi noticiado que ele tinha água no intestino. Isso recebe o nome de ascite e a água é retirada através de um procedimento chamado paracentese (toracocentese é quando é retirada água dos pulmões).  Agora, por que será que os médicos não confirmam que é câncer?  Será por que o estágio do câncer é de nivel IV? Aguardemos a evolução de saúde de Bolsonaro.

  5. A inexplicabilidade da amarelacao do Bolsa
    O Bolsonar eh sempre roxo para ir para a Rede Record atacar pessoasvausentes e que, portanto, nao podem se defender; eh roxo para atacar o Lula e o Haddad; para disseminar fake news, para ir a quatel de assassinos de pobres, gritar caveira e prometer que capitaes vao manddar e desmandar nessa bosta de pais; eh roxo para descrebilizar o T$E, para desautorizar o Morao, mas amarela para comparecer a um debate para expor e detalgar seu programa de governo, seus projetos e ideias de como vai resolver o problema do desemprego, como vai valorizar os salarios, seus planos para educacao, saude, seguranca publica, industria, agricultura, cultura, etc. Ele so eh macho para dizer que vai arrebentar e matar quem nao rezar pela sua cartilha.
    Cada povo tem o governo que merece.

  6. Porque Bolsonaro foge do debate como o diabo foge da cruz?

    Primeiramente, o Bol$onaro afirmava que poderia não ir ao debate porque dependia de avaliação médica.

    Ora, se ele pode ir ao Bope, se ele pode gritar “Caveira” e prometer que os Capitães mandarão no Brasil; se logo após ter alta ele foi à Rede Record, porque já a essa altura do campeonato ele não poderia participar de um debate?

    Ora, ele não quer participar do debate não mais porque dependa de avaliação médica, mas porque, segundo ele, quem conversa com poste é bêbado.

    Ora, Atroiado, vai lá, ignora o poste e conversa com a Nação. Expõe teu programa de governo, teus projetos de desenvolvimento, de criação de empregos, de valorização de salários, etc.

    Amarelou.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador