Convenções: Partidos fecham candidaturas e alianças

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Em cima do prazo para ocorrer as conveções partidárias, que começam amanhã (20), os partidos políticos deixam para fechar as negociações e articulações das alianças nesse período. A formalização de candidaturas e a definição das siglas que irão se unir para as disputas eleitorais terminam no dia 5 de agosto.
 
No lado do MDB, partido do atual mandatário, Michel Temer já definiu o pré-candidato Henrique Meirelles, seu ex-ministro, sem realizar eleições internas e ou consultar os demais correligionários. Mas como as convenções são obrigatórias, de acordo com a legislação eleitoral, o partido marcou a data para o último dia possível, o 5 de agosto.
 
Na data, também ocorrem as convenções dos partidos tradicionais PSDB, PT. A Rede, que traz a sua fundadora Marina Silva como a pré-candidata à disputa da Presidência, marcou para o mesmo dia a definição de candidatos e alianças. 
 
O PT, que carrega o ex-presidente Lula como líder nas pesquisas, deve estudar as possibilidades se o líder for impedido pela Justiça Eleitoral de assumir em caso de vitória. Por isso, as alianças do partido são importantes para levantar um segundo nome e possível apoio.
 
O PDT é o primeiro partido a realizar sua convenção, que ocorre já nesta sexta-feira (20), o primeiro dia. No encontro, a formalização da candidatura de Ciro Gomes deve atuar conjuntamente com a busca de alianças para o candidato à Presidência.
 
O PSOL, PMN e Avante realizam as convenções também na sexta, os dois últimos sem candidaturas próprias, e o PSOL que deve confirmar a chapa de Guilherme Boulos e Sônia Guajajara. 
 
O PSL de Jair Bolsonaro, o segundo depois de Lula mais cotado segundo as pesquisas eleitorais para assumir a Presidência, realiza a convenção no domingo (22).
 
Outros três partidos, o PDT, PSC e o PCB, fazem reuniões antes da convençao nesta quinta-feira (19), para decidir se confirmas as candidaturas de Ciro e de Paulo Rabello de Castro, do PSC. 
 
De acordo com a Legislação eleitoral, os nomes dos candidatos a Presidente e Vice devem ser aprovados nas convenções dos partidos até o dia 5 de agosto para serem registros no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 15 do próximo mês. 
 
Se até agora há 18 pré-candidatos, o número ainda poderá ser reduzido, uma vez que partidos como o DEM, o SD e o PCdoB estudam desistir das candidaturas próprias para apoiar chapas com maiores possibilidades. 
 
Para o cientista político Leonardo Barreto, a crise do sistema eleitoral, visível neste ano de 2018, começa no próprio governo de Michel Temer. “Quando o Executivo está forte, tentando a reeleição ou fazer o sucessor, a tendência é que a coligação governista seja reproduzida, a oposição se organize e até surja a terceira via”, afirmou à Agência Brasil.
 
Entretanto, como o atual mandatário Michel Temer bate recordes de impopularidade, a fragilidade de um sucessor ou candidato do atual governo que pudesse trazer força eleitoral impacta diretamente na oposição e nessa “terceira via”. “Neste ano, o governo não tem um candidato forte nem colocou peso no candidato da oposição. Isso levou à pulverização de candidaturas”, completou Barreto.
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Volto a repetir

    Alckmin terá 60% do horário eleitoral com a entrada do centrão. É impossível em uma campanha de 35 dias não ir ao segundo turno. No segundo turno 60% do país é anti esquerda, com Lula fora isso sobe para 70%.

     

    Apesar de serem grandes as chances do 2o turno ser Bozo x Alckmin

      1. Vc tende a subestimar a aliança que ele está montando

        Sempre achei que o Brasil perderia a copa… rs… Time medicore com o burro jogador brasileiro que não assimila tática

         

        Outra coisa burra no Brasil é a esquerda, perdeu um semestre inteiro com baboseira de Lula livre, sabendo que o jogo já estava decidido e jamais iam deixar Lula concorrer ou sair da cadeia para fazer campanha.

        Lula fritou Ciro. rachou a esquerda toda que vai entrar toda dividida na eleição, vai lançar um Haddad da vida que tem chance inexistente de vitória.

        Outra estratégia estúpida da esquerda, perder tempo com baboseira de Bozonaro. o cara não tem estrutura nenhuma o voto dele é o voto anti esquerda q em um 2o turno mesmo sem ele jamais virá para um candidato da esquerda.

        Alckmin jogou o xadrez correto, montou uma aliança imbatível e nadou de braçada na burrice da esquerda que é totalmente miope para estratégia vive num mundo de sonhos.

        Agora vamos pagar o preço ver tudo ser vendido em 4 anos… e o país num buraco sem volta.

        1. A sucessão interditada

          Gueras, desconfio que vc anda lendo meus pensamentos, suas análises acima batem em tudo com a minha percepção. Já foi tudo dito, porém acrescentaria ainda que os mais de 51 milhões de votos do Aécio em 2014 são visceralmente anti-PT, onde vão descarregar isso?

          O antipetismo está vivíssimo, comprovei isso monitorando as páginas da direita durante todo o domingo do prende-solta Lula. Ao menor sinal de uma possibilidade de a centro-esquerda voltar ao poder, eles se fecharão em torno de um nome.

          Lula não só “congelou a esquerda e paralisou  qualquer estratégia”, mas interditou a sucessão pela via da esquerda, como já escrevi aqui há tempos. O que vc chama apropriadamente de baboseira, eles chamam “estratégia”. Prefiro chamar de suicídio assistido. 

          Aqui, na minúscula cidade onde moro há apenas 7 meses, tenho um amigo formado em Biologia pela UFSCAR, meu único interlocutor para assuntos de política. Conversando há duas semanas sobre o quadro caótico da eleição, falei da dificuldade de a esquerda enxergar e aceitar a realidade. Resposta dele: “É, a esquerda, historicamente, sempre teve dificuldade em fazer a leitura correta da realidade”.

          Ele tem apenas 30 anos, e a mulher, formada em Ciências Sociais também pela UFSCAR, 25 anos. Lúcidos. 

          1. Toda força provoca uma reação

            Toda força provoca uma reação igual e contrária. Se o antipetismo está vivíssimo é porque o PT continua forte. Qual partido com essa força entrega a Presidência de bandeja pra um candidato de outro partido?

          2. Prezado Marfig,

            Temos leituras diferentes da realidade política atual. Gostaria muito de ter o seu otimismo, de verdade. 

            Peço vênia para colar aqui o comentário do amigo Weden, que acabou de publicar no Facebook, com o qual concordo em tudo: 

             

            Weden Alves

            2 h ·  

            PROSCRITO

            O PT ainda não se deu conta de que hoje é, oficiosamente e ao menos para suas intenções presidenciais, um partido proscrito. Insistir na candidatura Lula é uma questão de honra, de respeito pela História, e a sigla deve levar essa bandeira até o final. Mas os petistas devem estar cientes de que setores dominantes do Judiciário agem hoje como um bando justiceiro, daqueles existentes ainda nos rincões do país, a ameaçar pessoas e executar vinganças.

            E a maioria dos ministros do STF e do STJ é hoje cúmplice desse bando. Eles vão se acoelhar ante qualquer decisão arbitrária do Judiciário militante de baixo clero e aliado dessa quadrilha neoliberal que tornou de assalto o país.

            O que significa que qualquer que seja um candidato petista que ouse se apresentar como herdeiro de Lula será caçado, sem qualquer escrúpulo, como um pária não só pela mídia dos barões mafiosos que são, como também pelo aparelho miliciano composto por certos procuradores e policiais federais, com a certificação do bando de toga.

            Mas parece que alguns petistas insistem em fazer uma leitura dilmista (e seu republicanismo francês) dessa guerra assimétrica.

            Em tempo: essa guerra aberta é contra toda a resistência ao modelo neolibetal-autoritário instaurado. E só não incomodam Boulos e Manuela, porque eles são nanicos.

             

        2. Então o PT deveria ter

          Então o PT deveria ter abandonado Lula (o que implicaria em confessar as acusações da Lava Jato) e corrido atrás do Ciro, que faz questão de se distanciar do PT? Ou o PT deveria ter lançado o Haddad com chances inexistentes de vitória antes?

          Me explica também como que o Lula rachou a esquerda… até semana passada o próprio PSOL babava ovo pra Lava Jato! Aliás, vejas as declarações do Babá (aquele que teve míseros seis mil votos no RJ) quando assimiu a cadeira de Mariele na Câmara do RJ.

          O que eu acho: a esquerda não tem nenhuma chance de vitória com Lula fora das eleições. Nenhuma! Alckimin vem forte para ser o anti Bolsonaro no segundo turno.

          1. Abandonar não

            mas focar toda energia nisso? Ciro mais que tentou formar uma dobradinha com o PT colocando Haddad de vice, essa aliança incluiria PC do B e PSB também, quem não quis foi o LULA isso é um fato sabido.

            Lula errou a mão completamente em 2014 e deveria ser cobrado por isso. Ou Dilma é maior que ele para colocar a banca de se candidatar?

            Esquece PSOL, PSOL vive em um mundo de fadas, não tem a menor noção da realidade sempre será um partido minusculo sem expressão alguma.

            A esquerda teria chance se em vez de perder o ano em cima de algo que não levaria a lugar nenhum(lula livre) tivesse montado uma estratégia e uma chapa única. teria ALGUMA chance!

            Agora vai só passar vergonhar mesmo.

             

            O 2o turno tem tudo para ser Alckmin x Bolsonaro e meu voto já é do Bozo pq é maior chance das coisas não andarem.  Eu não anulo voto pq não vou ser cumplica do governo do PSDB e Bozo não vai governar. Ele cai em menos de 2 anos.

             

            Se Alckmin ganhar vc vai ver em 4 anos a venda completa do país.

             

  2. Praticamente todos os

    Praticamente todos os “partidões” deixando para a ultima hora para formalizarem suas escolhas verticais. A situação do PT isso é compreensivel, ainda que se fale em racha, outra chapa, etc, pouco provavel que não seja uma chapa com Lula, mas o PSDB, o PMDB e a tal Rede vão indo ao sabor do vento, com cabeça de chapas sem muita consistência ou escolhidas a forceps.

    1. não é bem assim

      Alckmin costura a maior aliança da história 11 partidos 62% do tempo de TV.

      Lula rachou a esquerda… já foi miope em 2014 quando não concorreu com apelo de todos a sua volta e nos trouxe a essa situação. O maior culpado de onde estamos é o próprio Lula, congelou a esquerda o semestre todo, fritou Ciro, paralisou qualquer estratégia.

      As vezes acho que Lula quer entregar o país ao PSDB.

  3. Não será surpresa a desistência ou interdição de Boçalnaro

    Como sói acontecer em anos eleitorais, quando a campanha começa para valer, alguns leitores já estão se engalfinhando em provocações e debates improdutivos, sobretudo para a Esquerda Progressista e Democrática.

    O que não foi analisado nesta e noutras postagens sobre essas alianças e convenções partidárias é a real possibilidade da candidatura do nazifascista Jair Bolsonaro ser interditada ou esse ex-militar “bunda suja” desistir de disputar a eleição presidencial. Em que pese o apoio obtido pelo ex-militar junto à turma da bufunfa e apoio que sempre teve do baixo clero das casernas, sobretudo daquela a que pertenceu, a rejeição a Bolsonaro e tudo o que ele representa atinge quase 2/3 do eleitorado (64 % segundo a última “pesquisa” feita pelo Ipsos).

    Com a mesma rejeição encontra-se Ciro Gomes, que mesmo adotando o discurso neoliberal não conseguiu o apoio que esoerava da banca e não deve conseguir alianças importantes, que dêemm ao candidato do PDT tempo de TV suficiente para apresentar propostas e revidar os ataques que já recebe das milícias de extrema direita, como o MBL. Contra Bolsonaro e Ciro trabalham stores majoritários das burocracias estatais, principalmente do sistema judiciário. Bolsonaro deve ficar isolado, sem conseguir aliança com outros partidos e apenas 8 segundos de tempo na TV.

    Mesmo que fosse real  a bolha digital (em sua maioria composta por robôs) que supostamente o apóia e segue nas redes sociais, sem tempo no rádio e na TV, Bolsonaro será massacrado pela aliança do establishment golpista, encabeçada pelo PSDB e seu candidato, Geraldo Alckmin, que mediante alianças e negociatas pode atingir 60% do tempo de propaganda eleitoral no rádio e na televisão. Henrique Meirlles será um anti-candidato do odiado [P]MDB de Michel Temer e sua camarilha; Meirelles é apenas uma barganha feita por essa oligarquia fisiológica e corrupta, de modo que o dinheiro do fundo partidário possa ser usado para eleger grandes bancadas na Câmara e no Senado, dando continuidade ao que se vê desde 1982. Se Meirelles declinar da candidatura, apoiando o candidato tucano, seu tempo de TV favorecerá o ‘picolé de chuchu’,  mas colará neste a pecha de candidato do odiado regime golpista em vigor.

    Mesmo que Henrique Meirelles se mantenha candidato, não  será possível dissociar a candidatura do tucano Geraldo Alckmin deste regime golpista que ele e seu partido, o PSDB, ajudaram a empoderar, ao promoverem um golpe de estado midiático-policial-judicial-parlamentar, de característica oligárquica, plutocrata, escravocrta, cleptocrata, privatista e etreguista, submisso ao alto comando internacional, que fica nos EUA, operacionalizado internamente pelas oligarquias da velha política, do empresariado vira-lata e entreguista, da finança, do latifúndio,  mas principalmente pela buriocracia do sistema judiciário, todas elas com o apois sielcioso das FFAA vira-latas e entreguistas.

    A Esquerda, como sempre, terá um tempo de TV bem menor, mesmo que se una em torno de apenas um candidato já no 1º turno. Se o bom senso prevalece(r)(sse), tanto Manuela D’Ávila, do PCdoB, como Guilherme Boulos, do PSOL, deveriam abrir mão de suas candidaturas ou comporem, desde o 1º turno uma lainaça como PT, aumentando em cerca de meio minuto o tempo de TV para um candidato desse espectro da Política. Mesmo com caminhões de dinheiro e mais da metade do tempo no rádio e na televisão, o PSDB e seu candidato terão dificuldades em convencer o eleitorado, sobretudos das classes trabalhadoras e excluídas. A derrota dos tucanos entre os masi de 270milhões de desempregados e subempregados deve ser avassaladora. A classe média coxinha e manifestoche, que defende o interesse dos 5% da classe dominante que explora as demais, não conseguirá eleger o “picolé de chuchu” para a presidência da república. E mesmo entre os INCLAMEs o “santo”, das planilhas de propina da Odebrecht, deve sofrer severas baixas. Mesmo com todos os istema a seu favor, o insosso Alckmin deve repetir o fiasco de 2006.

    Sàbiamente o Ex-Presidente Lula, que pode/ria ser eleito já no 1º turno, mas que os golpistas hoje mantêm como preso político numa solitária, em Curitiba, esticará a corda até o limite, apresentando sua candidatura, sem dar pistas de quem será/ria o eventual substituto dele, caso o judicário golpista impugne candidatura dele. Com essa estratégia, Lula mantém confusos os seus algozes e opositores, que por meio de alas quinta coluna na máquina petista e nos veículos de mídia capitulacionistas tentam vender a tese do “fato consumado”, dando como certa a impugnação da candidatura do ex-Presidente. A direita, mídia e sistema judiciário golpistas tentam plantar o chamado “Plano B”, ou seja, querem escolher qual será o candidato do PT, devendo este ser submisso ao “mercado”; a ala quinta coluna faz o mesmo jogo e vem tentando emplacar Fernando Haddad ou Jaques Wagner, em contraposição ao que sustenta a brava senadora Gleisi Hoffmann, atual presidente do PT e a quem Lula deu procuração para flar não apenas em nome do partido , mas em nome del, Ex-Presidente que hoje tem cerca de 40% da intenções de voto.

    Enfim: quem disser que o cenário eleitoral está bem delineado ou definido e fizer prognósticos deterministas pode quebrar a cara.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador