Cresce número de eleitores sem candidato a presidente

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Cresceu, segundo a pesquisa Datafolha concluída nesta quinta-feira, 5 de junho, o número de eleitores que não têm um candidato à presidência da República nas eleições 2014.

A soma dos indecidos ou que votariam branco ou nulo chega a quase um terço dos entrevistados.

Segundo a Folha de S. Paulo, esse índice é recorde desde 1989. Hoje, o número de eleitores que disseram não saber em quem votar é de 13%, ante 9% registrado em maio. O total de votos branco ou nulo já é de 17%, contra 4% apontado na última pesquisa. No total, 30% dos entrevistados não se empolgam com candidato.

Dilma Rousseff

A recente pesquisa Datafolha reforça a lenta tendência de queda de Dilma Rousseff. Desde fevereiro deste ano, a presidente da República caiu 10 pontos. Em relação ao último levantamento, de maio, a petista foi de 37% para 34%. A leitura da Folha sobre o estudo aponta que apesar da queda de Dilma, os adversários não conseguiram crescer. Antes, eles somavam 38% das intenções de voto. Hoje, registram 35%.

Aécio Neves

O presidenciável do PSDB perdeu um ponto percentual em relação à posição que ocupava no mês passado. Tem, agora, 19% das intenções de voto na pesquisa Datafolha.

Eduardo Campos

Já o pré-candidato do PSB caiu para 7% e empata, tecnicamente, com o Pastor Everaldo (PSC), que tem 4%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou para menos.

Por região

No Nordeste, Dilma leva vantagem de 48% contra 11% de Eduardo Campos, ex-governador de Pernambuco, e 10% de Aécio Neves.

Já na região Sudeste, a disputa é apertada entre Dilma (26%) e Aécio (25%), enquanto Campos tem 4%.

Segundo turno

No segundo turno, Dilma continua levando vantagem sobre Aécio, registrando 46% das intenções de voto (queda de 1% em relação a maio) contra 38% do presidenciável tucano (que, nesse contexto, cresceu dois pontos desde a última pesquisa).

Já com Eduardo Campos o placar seria de 47% dos votos válidos para Dilma contra 32% do ex-governador de Pernambuco.

Rejeição

A rejeição a presidente Dilma manteve-se estável em comparação a maio, quando 35% dos entrevistados disseram que não votaria na petista de jeito nenhum. Em fevereiro, a margem era de 30%.

A rejeição a Aécio caiu de 31% em maio para 29% em junho.

Eduardo Campos divide o mesmo resultado com o tucano, 29%, sendo que em maio ele tinha 33% de rejeição.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

61 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Continuam usando nanicos para

    Continuam usando nanicos para levar para o segundo turno. Pesquisa bem estranha essa.

    Mas o que importa, no geral, é a tendência, e ai o Governo tem que abrir o olho sim.

    1. Estranho é você achar que

      Estranho é você achar que nanico não tem voto válido.

      Votar em nanico e contar os votos é golpe?

      O sonho acabou…

      1. Quem está sonhando é você

        Sonhando não, delirando.

        Essas pesquisas tem margem de erro de 3% (às vezes eles declaram 2%, mas pelo tamanho da amostra é 3% mesmo).

        Então contar com candidatos que estão com 1% ou menos é matematicamente absurdo.

        Os resultados muito abaixo da margem de erro podem até ser citados por uma questão qualitativa, mas não tem valor estatístico.

        Quando se diz que o cndidato X tem 20% ele pode estar entre 17% e 23% (ou 18% e 22%, se você fizer questão da margem de erro irreal de 2%).

        O candidato com 1% pode estar então entre -2% e 4%. Ora, não existe valor negativo em uma contagem, portanto incluir esses candidatos só induz erro.

        Isso com um candidato não tem problema, mas propagando o erro para 3 ou 4 candidatos após uma “mãozinha” dentro da margem de erro subindo 0,6% para 1% de alguns desses candidato, no final gera a distorção desejada.

        Quem está sonhando em cima de masturbação numerológica é você, contando com nanicos para mudar os rumos da eleição.

        1. Quanta explicação…Auto

          Quanta explicação…

          Auto engano, felizmente o sonho petista acabou.

          Nem Lula conseguiu ganhar no primeiro turno, apenas FHC 2 vezes, o que leva vc a crer que não haverá segundo turno?

          Em havendo segundo turno, como a Posta ganharia com essa rejeição.

          Sua explicação sobre os nanicos e seus -2% é séria? Vergonha alheia + pena pela ignorância  = militante desiludido estrebuchando!

          O sonho acabou, as alucinações dos militantes sobrevivem…

          1. Sua insignificante opinião

            cai muito bem no site da veja. Aqui é só piada. Ou é tão idiota que de com esta ladainha pode convencer alguem aqui que vota no PTa  mudar de lado? Se estudasse e conhecesse estatística não estaria com esta prosa toda. Ou quem sabe não tem senso do ridículo?

          2. Eu não quero convencer

            Eu não quero convencer ninguém de nada, apenas acho que os indecisos vão votar na oposição.

            Eu conheço o  básico, sei que a Posta tem mais rejeição que votos, o que é péssimo para um segundo turno.

          3. Desculpe-me se atrapalhei suas ilusões com a realidade.

            Eu até posso ter explicado demais, mas você exagerou no contrário e não colocou um único argumento para contrapor-se aos meus.

            Pelo contrário, ficou fazendo pose como se dizendo que tem “vergonha alheia” vá convencer alguém que minhas colocações não são válidas. Ora, todo mundo sabe que você não tem vergonha na cara, não iria adquirir alguma justamente por causa de outros.

            Sua frustração é gritante, desculpe-me se não lhe deixei em paz com suas ilusões.

             

             

          4. Vou me contrapor a alguém que

            Vou me contrapor a alguém que fala que se a votação é menor que a margem de erro deve ser desconsiderada?

            Apenas sinto vergonha alheia e deixo seguir o barco…

          5. Saindo pela tangente

            Boa saída quando não tem argumentos para colocar e sabe que ficar rosnando não vai me intimidar.

            O que esperar de um sujeito que entra em um forum de debate sem o menor preparo intelectual? Só baboseiras mesmo.

          6. Posta, não, seu mal educado e

            Posta, não, seu mal educado e desinformado. A Presidente da República  Dilma Roussef é uma pessoa séria, honesta e tem amplo dominio intelectual do seu governo.

             

             

          7. Presidente x Presidenta
            Poste

            Presidente x Presidenta

            Poste x Posta.

            Os petistas a chamavam de Poste do Lula com orgulho para inflar o ego do Líder, eu apenas acompanho o voto.

            Pode, talvez, ser séria e honesta, mas intelectualmente responsável não é nem pelo que fala, basta ver as batatadas incompreensíveis quando resolve falar de improviso, até no exterior.

            Expõe a sí e ao Brasil ao ridículo, sem o menor escrúpulo.

            Leia uma coletânea de seus discursos improvisados e depois tente traduzir para português, depois falamos.

          8. Bom,..alguém que usa a

            Bom,..alguém que usa a palavra “posta” como adjetivo não deve entender o discurso em bom português da presidente Dilma. Como entender os discursos se sequer sabe encontrar um adjetivo correto e respeitoso para se referir a presidente da república?

            E intelectualmente responsável não tem o significado de falar bem em público. Qualquer pastor evangélico tem o dom da palavra. Ser intelectualmente responsável é entender o país e ter projetos para o seu desenvolvimento.

          9. Você pode até achar ruim o

            Você pode até achar ruim o comportamento desrespeitoso do colega com a presidente (isso também não aprovo por ser completamente desnecessário no debate de idéias), mas bom português? A oratória (a comunicação no geral) é de longe o calcanhar de Aquiles da Dilma.

          10. O FHC ganhou 2 x no 1o. 

            O FHC ganhou 2 x no 1o.  turno ? Com um plano real dado pelo Itamar, até eu ganharia, seu mário, que além de babaca é mal criado tb, como aliás, são todos os que não tem argumentos.

             

          11. Fhc ganhou a primeira com o

            Fhc ganhou a primeira com o plano real do Itamar e a segunda comprando deputados pra aprovar a reeleição e segurando criminosamente o real em paridade com o dólar queimando as poucas reservas que o país ainda tinha, sendo que poucos dias depois de reeleito fez uma maxi desvalorização, um golpe de mestre. Com a ajuda da goebbels, claro, que era fonte primordial fonte de informação da população. Enquanto o país afundava o jornal da goebbels só passava notícias “importantes” tipo o nascimento do primeiro panda no zoológico australiano ou o acasalamento das baleias azuis no oceano pacífico.

            E apesar do seu governo ter sido tão “bom”, seu candidato, o “mais preparado”, perdeu para um torneiro mecânico apedeuta. Povo ingrato.

        2. Uma lição grátis de estatística

          Quando os institutos de pesquisa dizem que a incerteza é de 2%, estão simplificando algo um pouco mais complicado. Na verdade, a incerteza é maior para quem tem mais votos, pois cresce com a raíz quadrada do número de votos. Se os 34% de intenção de voto da Dilma têm incerteza de 2%, os 4% das intenções de voto do reverendo têm incerteza de 0,7%. Entendeu, Ruy, ou vai precisar fazer um curso de estatística? Dado o seu alto QI, em dois anos você aprende.

          1. ASNEIRA

            Escreveu uma ASNEIRA e espera impor essa IDIOTICE na base da empulhação.

            O espaço amostral da pesquisa é o mesmo para a Dilma e para os nanicos, o desvio padrão é o mesmo.

            OS mentirosos desesperados como você tentam empurrar suas mentiras dizendo que sabem tudo, mas são taço inteligentes que não adiantaria explicar. Com issso esperam que suas ASNEIRAS não sejam questionadas.

            O que você está escrevendo é uma idiotice e sua boçalidade o faz pensar que está enganando alguém com essa patacoada.

      2. Andam falando isso…

        Andam falando isso (“o sonho acabou”) desde 2003. E desde 2003 engolem as palavras. E mesmo assim não aprendem.

        Já vi previrem o fim do PT umas 500 vezes. Como podem perceber, todas erradas…

  2. Parerce que vai ter Copa, o

    Parece que vai ter Copa, o que não vai ter é Dilma.

    A diferença entre Lula e Aécio é a menor da série de pesquisas no segundo turno, enquanto a rejeição da Posta do Lula ultrapassou o número de votos.

    A Presidenta vai fazer o discurso da Copa em cadeia nacional, no estádio ficará calada, talvez por medo dos “movimetos sociais”. A moda agora é “pelego social” por decreto.

    A Pátria de chuteiras requentada, decreto lei e fugindo do povão!

    Como disse John Lennon, o sonho acabou…

     

    1. Boçalidades ad nauseam

      O recalcado acha que falando o que deseja que aconteça aqui no blog, vai fazer acontecer… Desespero de perdedor inconformado faz essas coisas.

      Pior que não vai nem aliviar sua frustração de incompetente boçal que permanece remoendo amargurado.

      Esses debilóides que trollam atrás de atenção seriam dignos de pena, não fossem tão mesquinhos e agressivos.

  3. O discurso dos candidatos caducou e envelheceu

    Vou votar nulo!!

    Será que não caiu a ficha dos candidatos, de “esquerda” ou “direita”, de que seus discursos politico/ideológico estão caducos/ultrapassados. E, sobretudo, que eles, candidatos, falam língua estranha ao eleitorado.

    1. Orlando ,não faça isso.
        É

      Orlando ,não faça isso.

        É preferível errar votando do que a covardia da omissão.

              A nossa democracia precisa do seu voto– e de todos brasileiros.

                       Abraços!!!

  4.  
    Aqui há uma curiosidade

     

    Aqui há uma curiosidade muito marcante e pouco ou nada analisada;

       Os eleitores que não tem candidatos, certamente nenhum deles votaria em Dilma que é amplamente conhecida.

                Portanto, a rejeição por Dilma é muito maior do que parece e  o que indicam as pesquisas.

                      Que já é alta…..A maior de todas as rejeições.

    1. Eu também tenho uma previsão interessante

      Que ninguem comentou aqui. Como nunca vi anjo grávido então a lógica me permite confirmar que os anjo são todos do sexo masculino. 

          1. Eu não acredito MESMO.
              Mas

            Eu não acredito MESMO.

              Mas a plateia acredita;

              Ou o marqueteiro acredita  que seu candidato irá vencer?

                       Todos eles?

                           A propósito:

                               A Bíblia é um ( na verdade vários livros) livro espetacular.

                             Crendo ou não , é leitura obrigatória pra ser lida e relida várias vezes.

                                Principalmente Salmos.

          2. Legião

            Curioso você agora afirmar que não acredita em Deus e Satanás… Há dois anos, você escreveu neste mesmo blog que era evangélico… Você é uma pessoa só ou várias gerenciando o mesmo perfil?

      1.  
        E a sua vale quanto?
          Uma

         

        E a sua vale quanto?

          Uma nota de 4 reais?

          Estamos aqui pra conjecturar e não pra afirmar.

                 Se eu soubesse, acertaria na mega sena que está acumulada.

                    E falando nisso:

                      Aposte ,em sua maioria, em números ímpares.

                        É o que dizem os astros.

                           E se errar? Reclame com eles e não comigo.

                            Não agrida ou mate o mensageiro.

    2. A depender do PIG e alguns

      A depender do PIG e alguns que ganham p/ invadir blogs , o anarquista não sério, somente contra o PT, já ganharam. Que bom, o Brasil vai voltar a ser o paraizo na face da terra, sem greves, sem escândalos e com muitas e muitas revistas e principalmente GAVETAS. Ah! esqueci do GRANDE ACORDO c/ os bandidos do PCC, fora aqueles de Goiás. Helipópteros e jatinhos voando tranquilamente, direto da Bolivia/Colômbia. Sabe que vc me convenceu . Viva o Aécio, viva o PSDB ! Viva a feliciade de viver num país s/ Blacs Bro……, sem Anonymous para encher o saco e trazer seus usos e costumes p/ o país, e envenenar a população. Queira Deus!

    3. A Dilma tinha uma rejeição

      A Dilma tinha uma rejeição menor nas pesquisas meses atrás, de repente como num passe de mágica aparece com a maior rejeição. 

      Tem que ser muito besta para acreditar em pesquisa para apenas levantar a moral de oposicionistas já derrotados.

      Nesse mesmo período a audiência do Jornal Nacional desabou e a tiragem dos jornalões não parou de cair, o dencuncismo não funciona há muito tempo.

  5. hahahahahahaha……..e

    hahahahahahaha……..e depois de tanta porrada no governo, Dilma só caiu 3% e os adversários nem conseguiram crescer??  Vixe…….sem querer querendo o DataFolha nos mostrou uma outra realidade….no afã de querer fazer o público acreditar na queda da Dilma, o PiG  acabou mostrando um outro lado……eles perderam  a credibilidade total, afinal mesmo com as midias unidas, Dilma continua levando e seus candidatos, continuam caindo!!!   Isso se levarmos a sério o Datafolha, claro!!!

  6. É apenas uma pesquisa

    a candidatura de eduardo campos não tem base e pode sofrer mesmo essas flutuações pra baixo..

    A queda de dilma vem de uma inércia que deve se reverter com a copa e com o início da campanha. Nada de novo…

    O estado estacionário de aécio mostra uma tendẽncia que dificilmente poderá ser revertida.

    Tudo sinaliza para re-eleição de Dilma num primeiro turno ou num eventual segundo turno..

    Nada muito novo nisso ai.. é o que esperávamos mesmo.. Ou dilma ganha no primeiro turno ou terá de ficar mais um mes em campanha (o que seria merecido, por não ter contra-atacado a mídia PIG antes)

    É Dilma X PIG…

    Aécio e Campos não existem….

  7. Acho que em uma pesquisa

    Acho que em uma pesquisa isenta Dilma estaria em torno de 40%, que é o que outras pesquisas vem apontando.

    A DataFolha já fraudou pesquisas outras vezes e não é confiável. Chegando mais perto do pleito eles vão ajustando para chegar próxima às demais, como fizeram em 2010 para esconder a virada de Dilma sobre o Serra.

    E foi mais ou menos a esta altura da campanha, tentando não desanimar os financiadores da campanha e conter uma possível cristianização do candidato.

    Alguns vão dizer que eu estou tentando negar a realidade, tudo bem podem falar. Afinal pesquisa não muda resultado de eleição.

    Acho que o interesse maior agora, além de conter o desânimo no front oposicionista, é tentar retirar apoiadores da coligação de Dilma, brigando por espaço no horário político.

    Dilma conseguiu montar uma coligação formidável com maior número de partidos que os das últimas 3 eleições, dando-lhe uma enorme vantagem em termos de tempo de propaganda de rádio e TV. Pra quebrar essa frente foi apresentada essa pesquisa fraudada, de modo a dar margem a posicionamentos como o da sintomática coluna de Eliane Catanhede na Folha de hoje (não leio esse jornal, ví a repercussão em um blog). Nessa coluna ela argumenta que os resultados dessa pesquisa poderiam espantar os aliados de Dilma. E a pesquisa foi fabricada para isso mesmo. Estamos na época das convenções partidárias, última oportiunidade para Aécio atrair aliados e tentar aumentar seu tempo de TV.

    Depois eles ajustam os valores das pesquisas à realidade e os dados da Datafolha ao ficar mais parecidos com o de outros institutos.

    Foi assim em 2002, foi assim em 20056, foi assim em 2010 e não vai ser diferente agora. O caso Proconsult não foi uma exceção, a regra é essa.

    Os oposicionistas que acharem que eu joguei água em seu chope podem me xingar à vontade. Quem está se iludindo são eles.

     

    1. Vc ACHA que os donos da grana

      Vc ACHA que os donos da grana e os partidos na hora da decidir não tem pesquisas próprias?

      Olham o DataFolha, que não errou por mais de 10% a boca de urna de 2010 como o Vox PTópoli “isento”, e decidem o que fazer?

      Um cara que chegou a escrever que o Pizzolato, que está enjaulado como criminoso comum na Itália, tinha armado para ser pego pela polícia italiana e provar sua inocência e perseguição política no Brasil, não tem limite nem senso do ridículo.

      Meu avô morreu ACHANDO que o homem nunca chegou à Lua…

      Vai ACHANDO aí…

      1. Deixa de ser babaca, moleque.

         

        Eu acho o que eu quero sim e ninguém tem nada a ver com isso, não precisa escrever uma boçalidade dessas.

        Sua argumentação é furada.

        1) Eu falei que o DataFolha ajusta os resultados aproximando-se das eleições. Aconteceu isso em 2002, 2006 e 2010. Não tem sentido você dizer que o instituto acerta no final como se isso contrariasse minha argumentação porque eu mesmo disse que isso acontece. Eles erram agora.

        2) Os caciques políticos guam-se tanto pela opinião pública que suas pesquisas detectam quanto pela opinião publicada, onde a mentira influencia o eleitor. Além disso eu não disse que funciona, eles tentam porque estão sem opções.

        3) MInha opinião sobre o Pizzolato continua a mesma e o julgamanto da extradição vai colocar em xeque as mentiras udadas para condená-lo injustamente. Ele tem provas de sua inocência que foram desconsideradas porque os juízes do STF tem o rabo preso e portanto medo da imprensa. Sua opinião sobre o que eu disse  irrelevante até porque você não coloca nenhum fato nem argumento, apenas tenta impor sua mentira na base da empulhação.

        QUanto a eu achar ou não seja o que for, isso não é da conta de ninguém, muito menos de um boçal ordinário como você.

  8. A quatro meses das eleições e

    A quatro meses das eleições e os candidatos do pig, o Dudu que pensa que é novo e o Aécio que não tem discurso, não consegue decolar. E quando começar o guia eleitoral e o Lula começar a viajar por esse país a fazer comparações desses 11 anos de governos LuDilma com os dos pig/FHC demotucanos e mostrar as diferenças… dessa vez a eleição vai acabar no 1º turno. Um país que dobrou em 11 anos o números de estudantes universitários, aumentou e muito o números de escolas técnicas, pagou a dívida externa, reduziu a miséria drasticamente, reduziu o desemprego, grandes obras… esses benefívios já começam a emergir e dentro de mais 10 anos o Brasil que já estava melhorando vai ficar ainda melhor… Sou não posso lamentar pelo pig e suas pesquisas, eles parecem não ficarem felizes por ver os filhos de operários virarem doutores e melhorem de vida!

  9. Agora, a psqusa também pode ser interpretada da seguinte forma

    1) Reafirma tendencia de queda de Dilma (embora possa ser falsa essa tendência no momento. Isso favoreceria a decolagem dos estagnados)

    2) Abaixando os índices de Campos (procura focar nos financiadores anti-governo) abriria caminho para grupos de poder apostarem todas as fichas em Aécio.

    3) Cumpre uma função temporária somente para favorecer ganhos de curto prazo nas bolsas.

    4)Faz um contraponto pontual rs a ultima pesquisa Ibope.. na boca da Copa tenta esfriar um princípio de recuperação de Dilma…

     

    Como disse num comentário abaixo… é apenas uma pesquisa.. Pode refletir a realidade dos votos no momento ou pode apenas espelhar interesses de grupos…

     

    Não creio em grandes reviravoltas.. Dilma se re-elegerá com ou sem segundo turno.. O esforço de Aécio é para pegar o primeiro lugar da fila pra 2018.. Campos, caso estivesse com Dilma agora, teria esse lugar garantido… O problema de Campos é o mesmo de muita gente boa aqui.. Não perceber o fator PIG.

    Algumas alternativas que Campos poderia seguir; Jogar Marina como cabeça de chapa.. isso tiraria votos de Aécio nos lugares onde o tucano tem mais votos. Campos poderia também voltar atrás, retirar a candidatura.. Mas duvido que haja tempo pra isso.. Ele rachou um partido, um estado.. Não pode mais voltar atrás… Campos inviabilizou-se  para  a presidência.. e 2018 ficou complicado pra ele….  e enterra junto com ele o coringa Marina.

    A maioria dos votos de Campos migram pra Dilma…

     

    Xeque Mate.. Contudo, Aécio não se inviabiliza para 2018.. Do ponto de vista tucanóide, Aécio parece fazer as coisas certas…  tem apoio do PIG e procura granjear forte apoio econômico junto aos grupos de investidores e empresários… Aécio, garantindo um segundo lugar em 2014, pega a senha 1 para 2018. Lá na frente ele terá mais facilidade.. Pode pegar o Lula ou não…. Caso Lula não saia candidato em 2018, aécio terá grandes chances de se eleger, principalmente se abraçar algumas bandeiras do atual governo. Aécio erra num quesito básico, se indispor com a blogosfera.. Se ele consertar esse erro, será fortíssimo candidato para 2018….

    O trunfo petista é ser governo por mais quatro anos e tentar mudar a correlação de forças na mídia.

     

     

  10. O Haddad tinha 4% da intenção

    O Haddad tinha 4% da intenção de voto no Datafolha. Venceu as eleições.

    E o primeiro turista que tropeçar na entrada de um estádio da Copa vai ser notícia na Uol. Assim como qualquer tipo de manifestação com qualquer número de manifestantes. Ontem o estádio do Corinthias já estava em demolição pela Fifa. Hoje a manchete é sobre o estádio da Africa do Sul que sobrevive com atividades radicais e como se sabe “no Brasil nunca tem futebol ao domingos”.  

     

  11. Continuo achando excêntrica a

    Continuo achando excêntrica a diferença entre o total de intenções de voto para o 1º turno (69%) e o total para o 2º (84%) que é de 15%

    pesquei na rede o quadro abaixo

      17/abr 21/mai 30/jun 23/jul 24/ago 22/set  1º turno2º turno 1º turno2º turno 1º turno2º turno 1º turno2º turno 1º turno2º turno 1º turno2º turno                   Dilma 3840 3746 37  3646 4949 4955Serra 2950 3740 39  3745 2928 2838Marina 10  12  9  10  913 13 Outros 10  1     2   2                      Total intenções de voto8790 8786    8591    9093                   Diferença 2º turno/1º turno                 nas intenções de voto 3  -1     6     3

    Vejam que em 2010 nunca a diferença citada foi maior do que 6%!

  12. Não consegui colocar a tabela

    Não consegui colocar a tabela direto do Excel.

    O resumo é:

    em 17/4/2010 a diferença entre o total de intençoes de voto do 2º para o 1º turno era de 3%

    em 21/5/10 a diferença era de -1% (mais intençoes de voto no 1º do que no 2º turno

    em 23/7/10 a diferença era de 6%

    em 22/9/10 a diferença era de 1%

  13. Datafolha ressuscita Magno Malta

    Poucos leitores tiveram a curiosidade de verificar os nomes dos candidatos apresentados no disco que é oferecido ao entrevistados pelo Datafolha. Entre eles, está o Senador Magno Malta (PR). O senador, é pré candidato a presidência pelo PR desde fevereiro, mas só foi incluido entre os presidênciaveis pelo Datafolha na pesquisa de junho. Como a impressa tem noticiado, o PR não deve ter candidato a presidência. Apesar das dissidências, há uma inclinação do PR em apoiar a presidente Dilma Rousseff. Ocorre que na pesquisa divulgada hoje, Malta teve 2% das intenções de voto, parece pouco, mas tem influência sobre a dinâmica da eleição, acordos eleitorais e principalmente do segundo turno. Muita atenção as próximas pesquisas, pois a Folha vai tentar criar outros “fatos” para gerar uma falsa sensação de que a presidente Dilma continua caindo.

  14. Qual foi o período de

    Qual foi o período de realização da pesquisa? Minha esposa respondeu à uma pesquisa do Datafolha na quarta-feira, dia 04/06. Além das perguntas de praxe sobre eleições presidenciais, destaco três:

    – avaliação do governo Alckimin;

    – faltou água na sua residência;

    – você que vai faltar água;

     

    Fico na vã esperança de divulgarem esses resultados….

     

  15. E a Marina Silva….

    A Marina Silva me lembra aquele personagem “Mestre dos Magos” da Caverna do Dragão.

    O pau tá comendo, o Vingador atacando, ninguém acha o caminho de casa e…. cadê o Mestre dos Magos? Ele nunca tá na hora que mais precisa.

    Veja o texto dela na Folha hoje.

    O bicho pegando na candidatura do Campos, guerra nas alianças, momento decisivo na opção do PSB pelo vice do Alckmin (tiro no pé), fragilidade nas pesquisas, dificuldades até em Pernambuco e a Marina… bom, a Marina falando sobre desafios da sustentabilidade…

    Ou é arrogância, ou é desconhecimento, ou é pura inabilidade. Ela acha mesmo que assim será viável em 2018? A mulher não sabe compor politicamente.

    Essa aliança com o Eduardo Campos deve ter sido pra minar ele.

  16. Afirmar qualquer coisa

    Afirmar qualquer coisa baseado numa pesquisa do Datapig como se fosse um fato, é o mesmo que consultar o horóscopo e acreditar nas previsões para o dia seguinte.

    1. Lembra dessa?

      Nem o horóscopo da Folha escapa da propaganda eleitoral tucana.

      Mas enfim, mentira por mentira, assumiram de vez que horóscopo é uma enganação descarad. Combina com o Aécio que é outra.

      Horóscopo da Folha prevê alta das oposições

      Jornal ainda não fez editorial de primeira página defendendo o voto contra a presidente Dilma Rousseff; mas horoscopista Barbara Abramo se adiantou; na edição da quarta-feira 28, coluna que ela assina garantiu que “lua nova em gêmeos sinaliza crescimento das oposições nos próximos dias”; uau!; é senha para um Datafolha com números ruins para a presidente?; ou só torcida contra com apoio astral?; dá para adiantar o resultado da eleição?

      http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/141711/Hor%C3%B3scopo-da-Folha-prev%C3%AA-alta-das-oposi%C3%A7%C3%B5es.htm

  17. Pesquisa.

    Tudo pode acontecer. Por enquanto a certeza é de segundo turno. Digo isso, porque Lula não conseguiu no primeiro, a Dilma também não vai. É a “lógica”. Agora, a Dilma tem que disputar esse um terço, não pode errar mais.

  18. Depois da copa das copas…

    e o povão descobrir que se a Dilma não for eleita, Aécio vai acabar com: o Programa Bolsa Família, Minha casa minha vida, o crédito para compra de moveis e utensílios, Enem, PROUNI, Luz para todos, parar a transposição do rio S. Francisco. Royalties do Pré Sal para a educação? Pode esquecer, pois a Petrobras vai ser privatizada, e os milhões de dólares da exploração de petróleos vão para Europa e EUA; o Banco do Brasil e a CEF, serão divididos entre o ITAÚ, BRADESCO, SANTANDER, podem ter certeza a Dilma chega fácil aos 50 % dos votos validos no primeiro turno.

    Recpordar é viver:

     

  19. O que as pesquisas parecem

    O que as pesquisas parecem mostrar é que se por um lado Dilma vem perdendo fôlego (e nem teria como ser diferente, com 4 anos de pibinho), seus adversário não chegam a empolgar. Campos não decola e Aécio, se formos analisar, não está hoje muito longe de onde estava alguns meses atrás. Claro que o cenário mais provável é a vitória da Dilma, mas o X da questão, tanto para este caso quanto (num evento que hoje parece improvável) para o caso de vitória de um dos seus adversários, é como serão os próximos quatro anos. Sei não, mas acredito que quem quer que vença em 2014 não se reelege ou não elege seu sucessor em 2018.

  20. Por enquanto vejo tudo como

    Por enquanto vejo tudo como muito natural, até mesmo porque é uma briga do tipo imprensa x PT. Creio que a briga mais intensa vai começar mesmo depois da Copa e tem muita coisa para acontecer, mas serão 3 meses intensos. Só um detalhe: fiquemos atentos para alguns detalhes

    1. A rejeição, porque esta é irreversíel e pode decidir a eleição;

    2. A capacidade do PT em colar a imagem de FHC no Aécio, porque esta sim pode ser fatal;

    3. O horário eleitoral gratuido, que vai mudar muita coisa. 

    4. A capadidade do PT em mostrar as reais intensões de Aécio e para quem ele governará.

  21. Pesquisa Datafolha: o Pastor Everaldo e o demônio dos detalhes.

    Dilma vence no 1º turno, ninguém sabe como votam os pobres e o Pastor Everaldo é um sucesso.

    Pesquisa Datafolha de junho 2014 para eleição presidencial obedece à “Teoria Eduguim”*. Segundo essa teoria, se os resultados forem favoráveis à Presidente Dilma, serão publicados na sexta-feira, dia de pouco interesse pelas manchetes dos jornais. Se forem desfavoráveis à Presidente, serão publicadas no domingo. Foram publicados em uma sexta-feira.

    A pesquisa atual diz muita coisa, porém, nos seus detalhes. No geral nada mudou.

    A Presidente tem 34% das intenções de voto e seus adversários somados têm 35%.

    É mais do que um empate técnico, a ser decidido pelo lado que escolhamos receber a margem de 5% de erro da pesquisa. A Presidente está sob uma ininterrupta e agressiva campanha midiática de desconstrução da imagem de seu governo, como lembra a Folha, perdeu 10 pontos percentuais, desde fevereiro. O início da campanha eleitoral só pode beneficiá-la. Se recuperar parte dos votos dos “não sabem” que eram seus e não foram para os adversários, vence no 1º turno.

    Essa campanha de desconstrução já não pode ser encarada como parte da estratégia eleitoral do nosso maior partido de oposição – a grande mídia. Passou a ser um dado sociológico. Foi capaz de modificar a auto-imagem do brasileiro.

    O brasileiro passou de um povo alegre, hospitaleiro, festeiro e laissez faire para um povo capaz de ameaçar turistas estrangeiros como fossemos um terrorista do oriente médio. Carrancudo a ponto de não participar da própria festa pela qual esperou mais de meio século. Oportunista a ponto de agredir um símbolo como a seleção brasileira de futebol para chamar atenção para suas reivindicações salariais e intolerante e violento a ponto de linchar meninos carentes e senhoras emocionalmente desajustadas.

    Mas a destruição das expectativas racionais da população acabou por afetar a todos os candidatos. E, assim, os únicos crescimentos nesta pesquisa foram dos descrentes e dos “crentes”.

    Os descrentes na política formam um contingente de 30% do eleitorado que vota nulo/branco ou não sabe em quem votar. Um crescimento de 6 pontos percentuais, desde a última pesquisa. E, nesse contingente, chama a atenção os que não sabem em quem votar – 13%, ou um crescimento de 5 pontos percentuais desde a última pesquisa. Os “crentes” votam no Pastor Everaldo, um sucesso em termos de consistência eleitoral.

    Pastor Everaldo é um fenômeno. Toda a informação disponível sobre ele, mesmo em seu blog, é de que trata-se de um pastor da Igreja Assembléia de Deus, além da informação extremamente relevante de que é formado em ciências atuariais. Pois, com tão pouco, chegou a 4% de intenção de votos e foi o único que cresceu desde a última pequisa. 

    A Folha foi cruel, destilou veneno ao informar que Pastor Everaldo começa a incomodar Eduardo Campos, que despencou de 11% para 7%.

    Aécio parece ter batido no teto. A pesquisa Datafolha confirmaria a inusitada pesquisa IstoÉ-Sensus. Seu teto, com a estratégia “besouro rola-bosta” que vem usando desde sempre, parece não ir além dos 20%. Está, agora, com 19%. Se não começar a fazer uma campanha propositiva, é possível que fique estacionado nesse patamar.

    Mas, o mais relevante dessa pesquisa é o que não está explícito no geral, e sim nos tais detalhes. Há quatro deles muito interessantes, um bastante revelador.

    1 – A pesquisa não sabe como votam os pobres.

    “METODOLOGIA

    A pesquisa do Datafolha é um levantamento por amostragem estratificada por sexo e idade, com sorteio aleatório dos entrevistados. O universo é composto pela população brasileira com 16 anos ou mais”.

    A metodologia utilizada é totalmente válida, ainda que, provavelmente, foi escolhida por ser de menor custo. Por ela, sabemos como votam homens, mulheres, jovens, adultos e idosos. Mas não como votam as diferentes classes sociais. E, com a polarização de ânimos atual, isso é uma informação relevante. Existe uma enorme diferença entre como a classe média e o empresariado encaram o governo Dilma e como os estratos mais carentes o encaram.

    2 – A conclusão pela hipótese de um 2º turno está prejudicada, não só pela margem de erro da pesquisa, mas, principalmente, pela poluição causada pelos “candidatos nanicos”. São 9 ao todo e, desses, 5 pontuaram nesta pesquisa. Com isso, temos 9 pontos percentuais que se pulverizam, além dos 5% da margem de erro da pesquisa. Só o Pastor Everaldo com seus 4% é consistente. É incomum que Magno Malta já surja com 2% ou que Denise Abreu tenha sequer pontuado, tem 1%. É uma pesquisa, e seus nomes apareceram no disco de opções apresentados às pessoas que responderam aos questionários. Em uma campanha real, é possível que nem fossem candidatos, já que coligações são vantajosas para os partidos nanicos, ou que, com seus tempos exíguos de televisão, fossem ao menos percebidos pelo eleitorado. Isso, neste momento, na eleição real, se haverá o segundo o 2º turno, será decido pela opção que tomarem os 30% de branco/nulos e “não sabem”. Por ora, a especulação da possibilidade de um 2º turno serve para animar a militância oposicionista e a Bolsa de Valores. Na Bolsa, é preciso ver quem ganha e quem perde com ela.

    3 – Uma má notícia para Aécio e Eduardo Campos, seus principais aliados mais tiram votos do que acrescentam. Uma indicação de Marina Silva seria recusada por 42% dos eleitores e, inconteste, 57% dos eleitores não votariam em um candidato apoiado por FHC. Uma grande notícia para Dilma, o apoio de Lula influencia positivamente, 36% dos eleitores votariam com certeza em um candidato apoiado por ele.

    Não existe aparentemente nenhuma razão para a Folha testar junto ao eleitorado a influência do ainda Ministro Joaquim Barbosa, mas está lá e influencia 26% do eleitorado que votaria com certeza em um candidato apoiado por ele. Curioso que a Folha faça essa especulação, já que o Ministro Joaquim Barbosa, em termos de apoio eleitoral, parece-se com a Lili da Quadrilha de Drummond, aquela que não amava ninguém.Lula ama Dilma.

    4 – O detalhe revelador aparece quase que displicentemente, mas está lá:

    “O maior contraste está entre os nove Estados da região Nordeste e os quatro do Sudeste. No Nordeste, cujo apoio foi decisivo para a eleição da presidente em 2010, Dilma ostenta ampla vantagem sobre seus adversários: 48% para a petista contra 11% de Eduardo Campos e 10% de Aécio”.

    Eduardo Campos é um político nordestino, até recentemente governador de Pernambuco.

    “No Sudeste, a disputa está mais apertada. Na região mais populosa do país, Dilma tem 26% e aparece em situação de empate técnico com Aécio, que foi governador de Minas Gerais e tem 25%. Campos, que governou Pernambuco, tem 4%”.

    Dilma vence Aécio no sudeste, 26% a 25%. Isso é uma informação altamente relevante quando lembramos que Minas Gerais e São Paulo fazem parte da Região Sudeste, Minas foi governada por Aécio e São Paulo é reduto histórico da oposição.

    Ou seja, apesar da torcida contrária e dos tumultos na porta dos estádios, o time de Dilma ainda ganha até na casa dos adversários.

    PS.: *Eduguim, ou Eduardo Guimarães, é um blogueiro sujo, mercenário da internet pago para assacar calúnias contra Aécio Neves. Isso segundo a Revista IstoÉ.

  22. Quem já votou em Dilma e Lula não vota em Aécio.

    Pode até ter aumentado a rejeição a Dilma, mas na hora do vamos ver mesmo quem já votou em Dilma e Lula, não votará em Aécio no segundo turno.

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador