Datafolha usa método de pesquisa que condenou em 2010

Eduardo Guimarães

Do blog da Cidadania

Datafolha faz pesquisa eleitoral com método que condenava em 2010

Ao longo da semana que finda, surgiu boato relativo a pesquisa Datafolha que, no momento em que este texto está sendo escrito, ainda está em campo apurando as preferências do eleitorado por este ou aquele pré-candidato à sucessão de Dilma Rousseff.

O boato partiu de postagem do site Infomoney publicada na última terça-feira, antes de o Datafolha ir a campo. Trata-se do mesmo site que divulgou, há quase duas semanas, que pesquisa Ibope apontaria queda das intenções de voto em Dilma.

Detalhe: a queda das intenções de voto de Dilma não ocorreu, mas a presidente e seu governo, segundo o Ibope, perderam aprovação.

A matéria do Infomoney, porém, na terça-feira fazia uma previsão bastante inusitada: “Datafolha divulgará pesquisa eleitoral no próximo sábado e promete agitar mercado”.

O site não disse, nessa postagem cifrada, por que a pesquisa em tela “agitaria” o mercado, mas “agitação” só ocorreria se houvesse uma queda das intenções de voto em Dilma, pois ela subir ou manter os números anteriores seria o esperável.

Mas como seria possível o tal Infomoney prever o resultado de uma pesquisa que nem começara a ser feita? O site vidente deu essa notícia no dia 1º de abril e a pesquisa Datafolha foi a campo no dia 2 e só terminará o trabalho nesta sexta-feira, dia 4.

Matéria do site Muda Mais matou a charada. O Datafolha formulou um extenso questionário para apresentar às suas vítimas, digo, aos seus entrevistados. São 47 perguntas, mas as perguntas sobre intenção de voto são as últimas do questionário.

Ao reproduzir a matéria do Muda Mais, o site Brasil 247 colocou de forma mais clara o que está acontecendo. O título da sua matéria é: “Datafolha foi feito sob medida contra Dilma”. A chamada do site para a matéria deixa bem claro o que fez o Datafolha:

—–

Questionário do instituto do grupo Folha, de Otávio Frias Filho, traz uma série de perguntas sobre insegurança, Pasadena e risco de apagão, antes de entrar no que realmente interessa, que é a sucessão presidencial; estrutura das perguntas tende a criar um certo mal-estar no entrevistado e, por isso, deve apontar índices menores da presidente Dilma Rousseff e maiores dos oposicionistas Aécio Neves e Eduardo Campos; resultado sai apenas no sábado, mas a especulação já corre solta na Bovespa, onde as estatais registraram ontem fortes altas

—–

Agora vem a cereja do bolo: em maio de 2010, a Folha de São Paulo acusou o instituto Sensus de fazer o que o Datafolha está fazendo agora, ou seja, “esquentar o entrevistado” antes de fazer a pergunta objetiva sobre em quem ele pretende votar.

Abaixo, reprodução da matéria do Datafolha de 14 de maio de 2010. Preste atenção, leitor, no trecho sublinhado em vermelho.(clique na imagem para ir ao site original)

 

Em 2010, a troca de acusações entre institutos de pesquisa levou este blog e seu signatário, que preside a ONG Movimento dos Sem Mídia, a apresentar representação à Procuradoria Geral Eleitoral contra todos os grandes institutos de pesquisa devido ao fato de que é crime forjar ou manipular pesquisas eleitorais.

A Procuradoria acolheu a representação do Movimento dos Sem Mídia. A então sub procuradora-geral-eleitoral, Sandra Cureau, determinou abertura de inquérito na Polícia Federal para investigar quem falava a verdade, se o Datafolha ou Sensus e Vox Populi, pois o primeiro instituto dava 10 pontos percentuais de vantagem para Serra e os outros dois diziam que o tucano e a petista estavam empatados.

Abaixo, matéria do portal IG sobre o caso (clique na imagem para ver a matéria original)

 

O fato é que exatos 10 dias após a aceitação da representação pela Procuradoria e da abertura de inquérito pela PF, o Datafolha convergiu para os números de Sensus e Vox Populi. Em 22 de maio de 2010, manchete de primeira página da Folha de São Paulo reconhecia que Dilma e Serra estavam empatados – dez dias antes, o mesmo Datafolha dava 10 pontos de vantagem para o tucano.

Abaixo, fac-símile da capa do jornal naquele dia. (clique na imagem para ir ao site original)

A pergunta que não quer calar é: será que em 2014, praticamente na mesma época do ano de 2010, o Movimento dos Sem Mídia terá que apelar de novo à Justiça Eleitoral?

 

Redação

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pesquisa Datafolha

    Pesquisador: Em quem você vai votar?

    Entrevistado: Aécio!

    Pesquisador: Ok!

     

    Pesquisador: Em quem você vai votar?

    Entrevistado: Dilma!

    Pesquisador: Tem certeza?

    Entrevistado: Tenho sim!

    Pesquisador: Pense bem, lembre de Pasadena!

    Entrevistado: Eu vou votar na Dilma!!!!

    Pesquisador (em voz baixa): Não sabe ou não opinou…

  2. Cade vc, PT?

    E o PT, nada de reagir?

    A midia golpista ataca o governo e o PT todo santo dia, mas o PT não reage aos ataques.

    O PT só vai acordar quando perder as eleições. Aí vai ser tarde e não vai adiantar a choradeira.

  3. Pelo visto o inquerito deu em

    Pelo visto o inquerito deu em nada. Deve ser a tal impunidade. Isto leva a que mais marginais surjam e comecem a atuar no mercado.

  4. Comentário de PHA

    Não posso deixar de reproduzir comentários de PHA no http://www.conversaafiada.com.br/politica/2014/04/03/quem-manipula-um-datafalha-inedito/. Veja um pedaço aí:

    Existe uma publicação na internet chamada “Infomoney” que se tem notabilizado por multiplicar os boatos de que uma pesquisa de intenção de voto mostrará a queda irremediável da Presidenta Dilma.

    Tem feito isso sistematicamente, a cada anúncio de pesquisa.

    Com isso, as ações de empresas estatais, como Petrobras, Banco do Brasil e Eletrobrás sobem, vertiginosamente – porque o Aécio e o Dudu privatizarão as três por 1/3 do valor por que o Príncipe da Privataria e seu planejador-mór, o Cerra, venderam a Vale, a Light e dezenas de outras.

    Só não venderam a Petrobrax, como o Eros Grau e eles queriam, porque o Nunca Dantes foi eleito em 2002 e devolveu a empresa ao povo brasileiro.

    Essa publicação que se intitula jornalística voltou, desde ontem, quarta-feira, a veicular a informação de que uma próxima Datafalha mostrará a derrota da Dilma de forma inapelável.

    A Datafalha entrou em campo para pesquisar ontem, e acabará amanha.

    Mas, o notável colonista (*) Kennedy Alencar, com provas irretorquíveis, demonstrou que o Palácio do Planalto já dá como irremediável a derrota fragorosa da Presidenta.

    O que bastou à Infomoney para disseminar a “informação colonística” ao mercado.

    Viva o Brasil !

    1. A folha não tem nehum pudor

      A folha não tem nehum pudor assume que apoiou a ditadura, chama de ditabranda, planta offs nas matérias, faz jogatinas antiética em pesquisas. 

      Uma empresa que não se deve levar a sério. Um jornal sem credibilidade.

  5. Um pouco mais de jornalismo, por favor!

    Basta ir no site do TSE e baixar o questionário da pesquisa para verificar que essa matéria replicada no Muda Mais, no Blog da Cidadania, no 247 e agora no blog do Nassif é extremamente tendenciosa.

    A pesquisa abre com as perguntas sobre intenção de voto, e não termina com elas.

    É impressionante como falta jornalismo para os dois lados do jogo político.

     

    http://pesqele.tse.jus.br/pesqele/publico/CarregarArquivoQuestionario.abrir?id=21146

     

     

    1. Vamos ler a pesquisa?

      P.7 Você prefere que a maior parte das ações do próximo presidente sejam, de um modo geral, iguais às ações da presidente Dilma Rousseff, ou que a maior parte dessas ações sejam diferentes da atual presidente? – A pergunta pode induzir o eleitor a, ao responder, não considerar a hipótese de reeleição de Dilma. É como aquele vendedor esperto que pergunta quantas camisas de cada cor o consumidor vai levar, induzindo-o a comprar diversos itens, quando de início o consumidor só iria comprar uma única camisa.

      P.8 Qual destes pré-candidatos (MOSTRE CARTÃO 7) está mais preparado para fazer mudanças no Brasil? Deixa implícita a necessidade de “mudanças” – quer podem ser quaisquer mudanças! O que concluir de pergunta tão genérica?

      P.9 A presidente Dilma Rousseff completou três anos e três meses de governo. Na sua opinião, a presidente Dilma Rousseff está fazendo um governo :(LEIA ATÉ A INTERROGAÇÃO)1 Ótimo, 2 bom, 3 regular, 4 ruim ou 5 péssimo ? 99 não sabe – A alternativa “não sabe”, conforme enunciado, não será lida pelo entrevistador. O entrevistado terá de opinar, de chofre, por uma das opções de 1 a 5? Notar que, por exemplo, na P. 13 a alternativa “não sabe” será posta pelo entrevistador.

      P.14 Você diria que tem mais orgulho do que vergonha ou mais vergonha do que orgulho de ser brasileiro? De uma subjetividade a toda prova, a resposta a essa questão será vinculada… ao governo federal atual???

       

      P.16 Na sua opinião, daqui para frente a inflação vai aumentar, diminuir ou ficar como está? E o desemprego, vai aumentar diminuir ou ficar como está ? E o poder de compra dos salários vai aumentar, diminuir ou ficar como está ? – Considerando  o fato de que o País se encontra em situação de pleno emprego, não será mais difícil que o entrevistado opine que o desemprego diminuirá, ou que ficará como está?

      P.17 Na sua opinião, nos próximos meses, a situação econômica do país vai melhorar, vai piorar ou vai ficar como está? E no seu caso pessoal, você acha que a sua situação econômica vai melhorar, vai piorar ou vai ficar como está? – Ver comentário sobre P. 16

       

       

      P.23 Nos últimos doze meses, você alguma vez foi assaltado, roubado ou agredido? P.24 Nos últimos doze meses, alguém chegou a entrar na sua casa ou apartamento sem permissão e roubou ou tentou roubar algo?P.25 E nos últimos doze meses, você sofreu seqüestro relâmpago?P.26 E você teve algum parente ou amigo assassinado nos últimos doze meses?

      Essas questões de 23 a 26 preparam o “clima” para a P.27:

      P.27 O Brasil será a sede da Copa do Mundo de futebol de 2014. Você é a favor ou contra a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil?

      Na linha de “Lombo, lombo, lombo. Quem descobriu o Brasil foi…?”, as questões de P.23 a P.26 induzem pensamentos e sensações negativas. E aí a pergunta P.27, obviamente” relacionada…

       

      P.29 Você é a favor ou contra os protestos que estão ocorrendo em várias cidades brasileiras desde junho do ano passado? A generalização é evidente. A que protestos se refere a pesquisa? Protesta-se contra e a favor da ditadura. Contra e pró os homofóbicos. Os paulistas protestam contra o governador… do Rio de Janeiro. Jabor chama os manifestantes de vândalos e, em seguida, de heróis, depois relativiza… Ah, mas é claro. Deve estar implícito que a pergunta é sobre aqueles protestos “espontâneos” contra “tudo isso que está aí”, e que certamente só tem um culpado, o governo federal, na pessoa de Dona Dilma.

       

      P.30 Você tomou conhecimento da polêmica envolvendo a compra de uma refinaria nos Estados Unidos pela Petrobras em 2008? (SE SIM) Você diria que está bem informado, mais ou menos informado ou mal informado sobre esse assunto? – Isto é para avaliar se o eleitor está bem informado ou apenas para ver o quanto o eleitor se acha bem informado? Para ter alguma validade a pergunta, que tal perguntar se o eleitor sabe o preço do barril de petróleo?

      P.32 Na sua opinião, a presidente Dilma Rousseff tem muita responsabilidade, um pouco de responsabilidade ou nenhuma responsabilidade no caso da compra da refinaria dos Estados Unidos pela Petrobras?: – A pergunta parte de um pré-julgamento: a responsabilidade, maior ou menor de Dilma, é associada a uma compra “polêmica” (P.30), aima do preço, e para beneficiar as pessoas envolvidas ou por erro de avaliação de quem a comprou (P.31). Repito: a pergunta embute um pré-julgamento.

      P.33 Na sua opinião, existe ou não corrupção na Petrobras? – Excelente pergunta. No mesmo nível, a questão poderia ser “você acha que os juízes favorecem o time rival do time de seu coração?” Ou “o síndico de seu prédio rouba?” Ou – mas isso seria esperar demasiada honestidade intelectual do instituto de pesquisa: “existe alguma grande empresa onde não haja corrupção?”

       

       

       

      P.34 (SE P.33=1)

      A corrupção na Petrobras é maior, menor ou igual que em outras empresas públicas? – O termo de comparação é “outras empresas públicas”. Por que não “outras grandes empresas”? Por que não “grandes bancos privados”, por exemplo?

       

       

      O questionário não tem P.35 nem P. 36. No caso da P.36, deve ser “trauma” do instituto…

       

       

      P.39 Na sua opinião, como o governo deveria agir para enfrentar o problema da falta de chuvas que poderia afetar o abastecimento de água e energia elétrica em algumas regiões do país: lançar uma campanha de racionamento de água e energia imediatamente OU esperar mais alguns meses para ver se as chuvas a partir de agora vão encher os reservatórios? – A P. 38 indaga da responsabilidade dos governos federal e estaduais. Mas a P. 39 joga tudo para o “governo”. Fica subentendido, para o eleitor, que se trata do governo federal. Ou o pesquisador tabulará conjuntamente as respostas à questão 38 e 39?

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

      1. Questão central

        Paulo,

        a questão central levantada pelo artigo é que as perguntas do questionário influenciariam as declarações de intenção de voto da pesquisa, gerando um resultado distorcido. Basta olhar o questionário para verificar que primeiro se pergunta a intenção de voto. Esconder isso no artigo que analisa a pesquisa é tão desonesto quanto a formulação das perguntas que você listou.

  6. Campanha de Aécio e Dudu em marcha…

    http://pesqele.tse.jus.br/pesqele/publico/CarregarArquivoQuestionario.abrir?id=21146

    Link com a íntegra do tal formulário folhal… das P27 até a P34 é pra vomitar mesmo, preparem o estômago.

    A conclusão, para quem se pauta pelos marinhos, fsp e cia, é: A Petrobrás é um antro de corrupção e tudo começou quando Dilma fazia parte do CA da empresa!!!

    Pra quem defendeu a ditabranda, 2014 vai ser fichinha perto de tudo que ja fizeram pra implodir nossa democracia.

  7. .

    Dan Brown

    “A mídia é o braço direito da anarquia.”

    ***

    Jim Morrison

    “Quem controla a mídia, controla a mente” 

    ***

    Edward R. Murrow

    “Uma nação de carneiros cria um governo de lobos.” 

    ***

    Simen Valom

    “Se o terrorismo é baseado na criação do medo, o maior terrorista é a mídia.” 

    ***

    William J. Federer

    “O país é controlado por LEIS > 

    LEIS são controladas por políticos > 

    POLÍTICOS são controlados por eleitores > 

    ELEITORES são controlados pela opinião pública > 

    OPINIÃO PÚBLICA é controlada por MEIOS DE COMUNICAÇÃO.”

    ***

    Neil Gaiman

    “Mídia, acho que já ouvi falar dela: não é a pessoa que matou seus filhos?” 

    ***

    Lysander Spooner

    “Aqueles que são capazes de promover a  tirania são capazes de perjúrio para sustentá-la.”

    ***

    Will Rogers

    “Tudo o que sei é apenas o que eu li nos jornais e isso é um álibi para a minha ignorância.”

  8. O desespero na oposição midiática

    O que mantém o PT no poder é, além da falta de propostas de seus adversários, a burrice deles.

    Eduardo Guimarães | 21/03/14

    Pouco antes de ser divulgada a pesquisa Ibope, circulava um boato de que Dilma teria perdido terreno para os adversários. Alguns boateiros começaram a espalhar, inclusive, que o mercado financeiro estaria “eufórico” com essa possibilidade.

    A frustração do boato acendeu a luz vermelha entre as hostes oposicionistas na mídia e nos partidos. E bateu o desespero.

    Na semana passada, durante um evento qualquer, Dilma disse que o povo “percebe” quem o favorece; ela já tinha os números de sondagens eleitorais encomendadas pelo Planalto. E, apesar do boato sobre avanço dos candidatos oposicionistas, a mídia também tinha.

    Bateu o desespero na oposição midiática. De repente, um caso antigo sobre a compra pela Petrobrás (em 2006, ainda no governo Lula) de uma refinaria nos Estados Unidos volta ao noticiário e Dilma começa a ser alvo de acusações virulentas na mídia, com o previsível teatrinho de oposicionistas indignados.

    Vendo que, mais uma vez, não dará para usar punhos de renda com um candidato petista à sucessão presidencial, a mídia volta a ser o que foi em 2006 e em 2010 e tirou do armário a sua metralhadora de balas de prata.

    Observação: para quem não sabe, os escândalos pré-eleitorais que a mídia dispara contra candidatos a presidente petistas em anos eleitorais são chamados de “balas de prata”, aquelas capazes de matar lobisomens, que podem fazer o que balas comuns não conseguem.

    As balas de prata em 2010, por exemplo, foram muitas. A principal foi a criminalização precoce da então substituta de Dilma na Casa Civil, Erenice Guerra. Ela teria permitido que um filho seu fizesse lobby usando o cargo da mãe.

    A eleição passou e Erenice, que em 2010 perdeu o cargo e foi tratada como irremediável criminosa, foi absolvida. E ficou o dito pelo não dito.

    O caso da refinaria em Pasadena, no Texas, que a Petrobrás comprou em 2006 com o aval de Dilma – ela era presidente do Conselho de Administração da empresa –, é, portanto, a primeira bala de prata de 2014 – outras virão.

    Pela terceira eleição presidencial consecutiva, a oposição midiática tentará criminalizar o (a) petista da vez para tentar vencê-lo (a).

    Como o noticiário sobre “caos” na economia vai se mostrando inócuo em um país que cria em um só mês 260 mil empregos com carteira assinada, que vê os salários subindo mês após mês, com inflação controlada, com desigualdade caindo, a oposição midiática vai despertando de sua alucinação eleitoral.

    Eis que o noticiário volta aos mesmos métodos de eleições presidenciais anteriores. Desta vez, porém, há um elemento que permite visualizar como é artificial essa saraivada de acusações a Dilma na mídia por conta do caso da refinaria.

    Durante o ano passado e no início deste, temos acompanhado o escândalo dos trens em São Paulo, apelidado de “trensalão”. O escândalo atinge duramente todos os governos do Estado de São Paulo de 1995 para cá.

    Mario Covas, José Serra e Geraldo Alckmin estavam à frente da administração paulista enquanto o metrô e a CPTM compravam trens superfaturados de empresas que combinavam preços entre si para aumentá-los.

    Um promotor do Ministério Público estadual de São Paulo chegou a pedir o indiciamento do ex-governador José Serra por um executivo de uma das empresas que lhe venderam trens ter afirmado que ele sugeriu aos participantes de uma concorrência que se organizassem em cartel.

    Isso, claro, apareceu timidamente no Estadão e em nenhuma outra parte. E já desapareceu. Imagine se fosse com Lula, leitor…

    Costumo dizer que uso muito o noticiário da Folha de São Paulo porque tanto faz, hoje, o grande meio de comunicação que se leia, ouça ou assista, porque todos têm o mesmo viés antipetista. Assim, vejamos o noticiário da Folha de sexta-feira, 21 de março.

    O ataque a Dilma começa na primeira página. Quem a Folha escalou para um dos ataques foi ninguém mais, ninguém menos do que Lula (?!). Com informações “em off”, o jornal afirma que Lula disse que Dilma deu “um tiro no pé” ao “tentar sair do foco das investigações”.

    É hilariante, mas não é o pior.

    Ainda na primeira página, o jornal indica artigo de Reinaldo Azevedo (o lado Veja da Folha) em que ele ironiza Dilma dizer que não sabia de irregularidades na empresa que a Petrobrás comprou em 2006 por preço que hoje se mostra exagerado. Segundo o rotweiler da Folha, Dilma “Usa o eu não sabia como desculpa”.

    A frase “Eu não sabia” foi usada durante anos para criticar Lula por negar que soubesse do escândalo do mensalão.

    Nas páginas internas da Folha, editoriais, colunas e cartas de leitores responsabilizam Dilma pessoalmente pelo mau negócio da Petrobrás em 2006 e insinuam que sua responsabilidade pode ser criminal.

    Como sempre digo, o que mantém o PT no poder é, além da falta de propostas de seus adversários, a burrice deles.

    Explico: justo no momento em que dois dos três governadores de São Paulo durante os últimos vinte anos dizem que “não sabiam” da roubalheira na compra de trens pelo Estado sem nunca terem sofrido da mídia acusações diretas como Dilma está sofrendo, o tratamento dispensado à presidente se mostra uma aberração. E as pessoas percebem.

    Cada uma das críticas exacerbadas e das conclusões criminosamente apressadas sobre a responsabilidade da presidente nesse caso da refinaria no Texas poderia ser usada contra Alckmin e Serra. Porém, ninguém viu algum grande jornal ou revista acusando um dos dois, pessoalmente, pela compra superfaturada de trens.

    O surgimento da primeira “bala de prata” antipetista de 2014, aliás, também é uma boa notícia.

    A mídia até que tentou afetar “isenção” a partir das “jornadas de junho” de 2013. Chegou a noticiar o escândalo dos trens em São Paulo – claro que sem acusar os governadores tucanos. Mas como os candidatos de oposição não deslancham, volta o recurso a “balas de prata”.

    Acreditava-se que os protestos violentos contra a Copa de 2014 fariam o serviço, ou seja, fariam Dilma se enfraquecer politicamente como no ano passado. Mas com a progressiva perda de apoio desse movimento de partidos de esquerda de oposição a Dilma, caiu a ficha midiática.

    Mas por que a volta das “balas de prata” é uma boa notícia? Porque revela que vai batendo o desespero na oposição midiática. Assim como em 2006 e em 2010. E, como sabemos, o brasileiro aprendeu a não dar bola a essas denúncias pré-eleitorais.

    Blog da Cidadania

  9. “A frase “Eu não sabia” foi

    “A frase “Eu não sabia” foi usada durante anos para criticar Lula por negar que soubesse do escândalo do mensalão.”

    O tempo provou que o Lula dizia a verdade. Como ele iria saber de uma coisa que nunca exisitiu?

  10. Sim, deve-se apelar à justiça logo!

    Concordo totalmente que o povo percebe e sabe quem está realmente de seu lado, que se preocupa e quer fazer sua vida melhor. Mesmo assim, acho que não dá para tolerar jogo sujo, deve-se apelar à justiça o quanto antes.

  11. Chico Libânio Pullig
    Método

    Chico Libânio Pullig

    Método Datafoda-se de pesquisa 
    – Você vota em quem?
    – Na Dilma.
    – Tirando a Dilma?
    – Em branco.
    – E se não puder votar em branco?
    – Em alguém do PT. 
    – E se o PT não tiver candidato?
    – Aí no primeiro animal que eu ver.
    “Mais um voto pro Aécio Neves contabilizado”

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador