Derrotada, Marina Silva diz que não dará apoio pessoal “ao que está aí”

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Derrota no primeiro turno da eleição deste domingo (5), Marina Silva, que disputava a presidência pelo PSB, disse que a coligação encabeçada pelo seu partido irá discutir apoio a um dos candidatos que seguem para o segundo turno.

A polarização acontece entre Dilma Rousseff (PT), que teve 41% dos votos, e Aécio Neves (PSDB), com 33%. Marina afirmou que os partidos da coligação discutirão individualmente e depois em conjunto. A ideia é fechar um acordo programático. Porém, Marina descartou apoio à Dilma, dizendo que não dará suporte “ao que está aí”. 

“Estamos no segundo turno de uma outra forma, com nosso programa e os valores que nos orientou durante essa campanha, com mais de 20% da população brasileira que está determinada que a mudança precisa ser qualificada”, disse Marina.

“O que decidimos [a coligação] é que queremos tomar uma posição conjunta, mantendo aquilo que nos uniu, que é nosso programa. Nós teremos um tempo de urgência para o segundo turno, e faremos nossas reuniões. O Brasil claramente não concorda com o que aí está. (…) Estatísticamente, a sociedade mostra isso. Não há o que tergiversar sobre o sentimento do eleitor, 60% demonstrou esse sentimento [de mudança]. Aqui tem um campo político que participou da discussão imbuído de fazer essa mudança”, acrescentou.

Marina evitou diversas vezes comentar os ataques que sofreu da campanha de Aécio. Ela preferiu mirar no embate duro que travou com “ex-companheiros” do PT, partido onde militou por décadas. 

Apesar do discurso partidário, Marina não descartou que pessoalmente possa repetir a postura de 2010 e manter-se neutra na eleição. “Pode ser uma tendência”, frisou. Naquele ano, ela chegou a 19 milhões de votos como candidata do PV, e não quis optar por Dilma ou José Serra (PSDB) publicamente. 

Aécio faz referência a Campos

Em pronunciamento público, Aécio Neves, que atingiu 33% dos votos válidos, agradeceu a votação e a oportunidade de servir como simbolo do “desejo de mundança”. “Todos aqueles que tiverem contribuição a dar a esse projeto são bem vindos. O que eu quero dizer é o que disse o meu avô Tancredo há 30 anos: não vamos nos dispersar. A campanha já foi muito dura até aqui. Eu me sinto extremamente honrado em ser o representante desse sentimento [de mudança]. Quero deixar uma palavra a um homem digno e honrado, que foi abatido durante essa campanha. A ele, Eduardo Campos, nossa reverência.”

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

34 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É até bom q apóie o PSDB. Deixará claro quem é.

    Drueante o debate, ela rebateu as cr’ticas da Luciana Genro sobre o fato de que o programa dela, Marina, era tal qual o do Aécio, e até pretendeu que era mais próximo ao da própria Luciana, o que ou é piada, ou prova de que Marina nao entende nada do próprio programa. Agora, se der apoio a Aécio, mostrará claramente quem é. 

  2. Espero sinceramente que vc e

    Espero sinceramente que vc e outros reajam!! Na Bahia, um candidato que nem iria pro segundo turno, ganhou no primeiro!

  3. Dica

    Pelo que disse, tenho quase certeza que vai apoiar o Aécio, ou no mínimo, fará um apoio discreto, declarando novamente neutralidade e liberando os correligionários. Mas duvido que leve todo o seu eleitorado junto para a turma neoliberal. 

    1. O eleitorado de Marina pode

      O eleitorado de Marina pode até não ser neoliberal, mas é antipetista. Não existe nada mais rancoroso que um ex-petista desiludido. Os eleitores  do PSB sim, vão para Dilma.

  4. O que interessa mesmo é o que

    O que interessa mesmo é o que os eleitores dela vão fazer. Segundo pesquisas (que só desfavorecem o Aécio ultimamente), 58% dos eleitores de Marina votariam em Aécio e 26% em Dilma. O resto anularia o voto. Aplicando esses percentuais aos votos dela e somados aos de Aécio e Dilma chegamos a menos de 1 milhão de votos a favor de Dilma ou seja, menos de 1%. As primeiras pesquisas do segundo turno já devem apontar empate técnico entre os 2…

  5. se considerarmos que dilma


    se considerarmos que dilma tem oito milhões

    de votos à frente de aécio, basta ter uns tres milhões

    destes votos da marina para ganhar o segundo turno.

    é plausível, pela lei das probabilidades.

    1. Sua conta não fecha

      Os demais candidatos tiveram em torno de 25 milhões de votos. Para Dilma levar no 2o turno teria que arrebatar em torno de 9 milhões destes votos, que somados aos 8 milhões de vantagem no 1o turno, dariam 17 milhões. Neste caso Aécio ficaria com os 16 milhões dos votos restantes (25 – 9) dos demas candidatos.

  6. Entreguistas vinculados ao Tio Sam

    Marina Silva é membro” Inter – American Dialogue” (IDA)   think tank, com sede em Washington, juntamente com o chefão do PSDB Mr. Fernando Cardoso, a articulação é a nível internacional. Armínio Fraga é ex-membro também deste IDA, agora o ex-empregado se George Soros é membro de outro think tank o “30 Group of thirty”o banqueiro do Itaú Roberto Egydio Setubal foi membro da Comission Trilateral do ano de 2000 até o ano passado, organizaçóes fundadas pelo bilionário estadunidense David Rockefeller a época dono Chase Mahantan Bank.

    Inter- American Dialogue member of Brazil:

    Fernando Henrique Cardoso (Board of Directors Chair Emeritus) Former President of Brazil

     

     

    Marina Silva Former Senator and Environment Minister of Brazil

    Armínio Fraga futuro ministro da Fazenda do PSDB tem dupla cidadania uma é norte-americana.

     

     

  7. Figura menor e deve, como

    Figura menor e deve, como Heloisa Helena, terminar sua carreira política como zumbi. No último debate deixou claro que foi, tanto em 2010 como agora, linha auxiliar da extrema direita. Que faça bom proveito do dinheiro que recebeu (em forma de palestras) pois, doravante, será tratada por seus aliados como o que de fato é, lixo não reciclável. 

  8. Deja voodoo…

    De Marina já se esperava isso, o objetivo dela é destruir o PT, estava escrito desde 2010; fiquemos de olho é no que vão nos dizer a partir de hoje a Luciana Genro e o Eduardo Jorge com seus mais de 2,2 milhões de simpatizantes e militantes; tomara que não se transformem em correia de transmissão desse boçal global.

    Dilma leva pra o 2º turno um portfólio considerável de apoios, a começar pelos Governadores do PT e aliados mais viscerais já eleitos (Pelo PT o Acre, o Piaui, a Bahia e Minas; pelo PC do B o Maranhão), imagino, e torço pra isso, que desde já estejam imbuídos do compromisso de começar pra ontem a campanha para a reeleição dela.

    Os votos que quase automaticamente migrarão para Ah É Sim serão os de Everaldo, Levi Fidelix e Eimael, que são os votos da direita mais reacionária; nesse segundo turno o PSB receberá as últimas pás de cal do seu enterro como alternativa de poder central e progressista, Erundina já disse que é “cada um por si”… por aí vemos como vai ser o nível de conversas que Marina terá com seus parceiros “socialistas”.

     

    1. Luciana Genro e o PSOL vão

      Luciana Genro e o PSOL vão pregar o voto nulo – tenho quase certeza. O mesmo farão os nanicos da ultra esquerda, do tipo PSTU. É mais cômodo lavar as mãos nessa hora,  dizendo que são esquerda revolucionária, que o PT é reformista..

  9. O apoio da Marina vale alguma

    O apoio da Marina vale alguma coisa?

    Eleitor do PSB vota no PT, eleitor da Marina não vota no PSDB. Vejo a situação desse jeito.

    Marina falando em coligação, não a vejo decidindo mais nada referente ao PSB de agora em diante. ´Foi derrotada, já tinha deixado claro que sairia do partido, Marina já era, sai destruída dessas eleições, o engodo que ainda alimentava sobre a nova política foi desfeito, e esse engodo era tudo que tinha. Vai continuar recebendo votos de meia dúzia de Gunters por aí, talvez volte para o Legislativo. Marina como candidata viável à presidência já era.

    Vejo 3 centros importantes no segundo turno: PE, MG e SP.

    Em PE, com o fim da disputa presidencial, o PSB tende a reacomodar-se em sua posição natural de aliado aos petistas. Os votos de Marina migram para Dilma.

    Em MG, a política clientelista de Aécio(e do PSDB), baseado na troca de cargos por apoio político(vide os professores comissionados)sai muito enfraquecida com a derrota de Pimenta da Veiga. Isso desmobiliza os tucanos que agiam em troca de cargos, o único sentido da militância tucana.

    Em SP, há dois pontos. Reeleito, Alckmin sabe que, em 2018, possui três opções:o Planalto, recorrer a um cargo menor no legislativo, ou encerrar sua carreira política. Como a primeira opção parece a mais indicada para ele, eleger Aécio seria um problema. Por outro lado, reeleito, Alckmin pode encerrar a farsa da crise da água, e os danos políticos cairão no colo de Aécio.

  10. A Marina derrotada? 
    Que

    A Marina derrotada? 

    Que nada!

    A sua parte da missão foi executada a contento, tal qual em 2010.

    O bastão agora está com o Aécio.

    Talvez votos da Marina sejam tranferidos para Dilma.

     

    Mas, dos inocentes, dos sonhadores. Podem ser muitos.

    Jamais os dos ditos marinistas convictos.

    Estes sabem o que está em jogo. São tb agentes da mudança. 

    Agora, são todos Aecistas. Não devem ser tão numerosos.

    É o que espero.

  11. Marina fala como se ainda fosse a “dona” do PSB

     

    A essa altura da eleição, Marina é carta fora do baralho e ela não tem mais a menor importância para o PSB, até Eduardo Campos lá no céu sabe disso; O Aécio cresceu no final da campanha às custas dos votos da Marina. E se ela, Marina, ficar em cima do muro, o  PSB, que governa várias prefeituras importantes desde 2012, não aceitará ser usado por Marina novamente. Ou vocês acham que a Erundina e o presidente do PSB vão apoiar o Aécio depois que a bola da Marina furou? A frágil “unidade” do PSB vai rachar. E a saída da Marina do partido será vista como uma benção.

    É chegado o momento do PSB se redimir das loucuras cometidas sob a batuta de Marina Silva. Marina não tem mais cacife para exigir nada do PSB, e provavelmente ficará deitada em sua Rede até dias melhores. Mas como ela é surpreendente, eu não duvido nada que ela apareça na televisão pedindo voto para o Aécio. Porém, a ala mais à esquerda do PSB deve estar se sentindo aliviada com este final dramático de primeiro turno. E a Marina vai dormir e sonhar na sua Rede até 2018. Mas eu espero que ela nunca mais  se candidate ao Planalto. Marina é muita falsidade e hipocrisia numa só pessoa. É demais suportá-la em mais uma campanha presidencial.

     

  12. Aécio, oportunista, veio

    Aécio, oportunista, veio falar de Educaro Campos agora, no final do primeiro turno, com o intuito de levar os votos do candidato morto. Ele está dizendo que não teve muito tempo de ir ao Nordeste. Ou seja, ele não teve foi vontade, porque é sabido que tucanos se lixaram para os nordestinos ao tempo de FHC. Se está querendo dar uma passadinha na região apenas no segundo turno não o será por amor a esse povo, mas pelos mais de 60% de aprovação de Dilma por aqui, o que fez a diferença, levando a candidata ao segundo turno. Entre tantos que se valeram dos programas sociais dos governos petistas, foi o nordestino quem se mostrou agradecido, não aceitando os votos impostos pela oposição, que foi ferrenha em todos esses estados. 

    Importante dizer que no Maranhão os Sarneys foram derrotados. No RN, por pouco não sucedeu o mesmo a Henrique alves. Em compensação, tem Alves eleito para deputado federal e estadual, mas graças a Deus foi Fátima (PT) eleita com expressiva votação para o Senado, derrotando a candidata de Aécio.

  13. Mudar prum “novo velho, de novo”?

    Ou será pro “velho velho, de novo”?

    Esta é a mudança prometida por Marina e Aécio.

    A diferença entre eles é o nível de dissimulação.

    Eu espero que a população continue mudando pro novo novo

    Até que fique maduro.

    Daqui a uma ou duas gerações.

     

  14. pesquisas já apontaram destino dos votos de Marina

    Todas as pesquisas feitas até agora já apontaram a escolha dos eleitores de Marina. Para ficarmos só nas de sábado, dia 4, podems ver que enquanto no primeiro turno Dilma abria 18 pontos à frente de Aécio, no segundo turno a frente era de apenas 6 pontos. Ou seja, dois terços dos eleitores de Marina optaram pelo Aécio. Se Marina manifestar apoio explícito a Aécio, esse percentual aumentará.

    A rejeição a Dila é de 42% dos eleitores, a de Aécio 27%. No segundo turno, Dilma e Aécio terão o mesmo tempo de TV, o que coloca Aécio em vantagem relativamente ao primeiro turno. E, mais importante do que tudo, nos debates de TV haverá confronto direto entre os dois. Em qualquer local que não seja curral eleitoral do PT, como é o caso deste blog, todos reconecem que Aécio ganhou de longe de Dilma. Seu crescimento na última semana se deve em grande parte ao debate da Globo, no qual ele deu um passeio na inarticulada Dilma.

    Todos os indícios apontam para vitória do Aécio, que além do mais é especialista em vencer o PT.

    1. Curral eleitoral é SP do

      Curral eleitoral é SP do psdb. Especialista em vencer o PT e acaba de perder para o PT seu próprio estado. Cara, aqui não é o site do UOL nem o blog do RA. As pessoas pensam. Volta lá pra sua turminha porque aqui as suas lorotas só fazem a gente rir.

    2. Percebi

      Deu pra notar como ele é especialista em vencero o PT no estado que ele tanto se gaba da administração do PSDB, choque de gestão, etc

      Levou uma piaba do PT sem tamanho.

    3. Aécio é, evidentemente, o

      Aécio é, evidentemente, o favorito, o que não quer dizer que já venceu a eleição. Aécio se beneficia muito do anti-petismo, mais forte do que nunca nessa eleição.  

      E o PT também cometeu erros graves. O último deles foi a pancadaria excessiva para cima de Marina Silva. O resultado: Não terá nem conversa entre PSB e PT nesse segundo turno…

      Quanto a Aécio ser especialista em vencer o PT te informo que Aécio acabou de perder o governo do estado de Minas Gerais para o PT. E perdeu também para Dilma no seu próprio estado.

       

    4. Certinho! Continue baseando

      Certinho! Continue baseando suas convicções, em quem você julga ser mais ou menos “articulado”. Vote no Aécio e seja feliz meu chapa!

  15. RESUMO GERAL DA

    RESUMO GERAL DA ELEIÇÃO

     

    Dilma Rousseff venceu com mérito. O pilantra do PSDB virará pó no 2o. turno. Marina Silva ficará no banco ganhando um dinheirinho do Itaú.

  16. Olha, vou ter que fazer

    Olha, vou ter que fazer faxina pesada na minha casa todos os dias, para ver se tenho energia para lutar contra a mídia no 2o. turno. Não é 2o. turno com Aécio, é com a verdadeira oposição: mídia&mercado. Prefiro ter um enfarto trabalhando, do que morrer por causa de golpes baixos dessa oposição. Para não perder o humor, o Paraná renovou os votos na bolsa Botox do senado, hein? E o popularissimo Roberto PPS deverá ter um cargo de assessor no senado em gratidão por seu esforço pela DEMO(ex-PCB)cracia. Que coisa!

  17. Será o fim de Marina se apoiar Aécio

    Veja, como pode Marina SIlva, a quem eu depositei minha esperança no primeiro turno, somente pensar em apoiar Aécio Neves? Como pode? Vai subir no mesmo palanque de RONALDO CAIADO (RURALISTA FIRME E FIEL), FHC (que humilhou todos os pobres deste país e abandonou o Nordeste a própria sorte) ou Geraldo Alkimin (o exterminador das Águas). Meu DEUS, você é realmente evangélica??? Jesus Cristo tomaria a decisão de apoiar Aécio ou DIlma? Claro que não. Que decepção………………….Marina nunca MAIS.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador