“Deveriam agradecer a Deus pelas políticas sociais”, diz Lula

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

https://www.youtube.com/watch?v=ByJRFyLDFJQ&app=desktop width:700 height:394]

Jornal GGN – Em mensagem após a vitória de Dilma Rousseff na eleição presidencial de 2014, o ex-presidente Lula disse que seu “coração está leve” e que a luta para reduzir as desigualdades sociais no País ainda não terminou. Após uma disputa acirrada – na qual o candidato do PSDB, Aécio Neves, angariou mais de 50 milhões de votos e ficou apenas 3 pontos atrás de Dilma – Lula avaliou que é hora de conversar mais com a sociedade e tentar desfazer os mitos que colocam as políticas públicas construídas desde 2003 em xeque.

Segundo o presidente de honra do PT, “as pessoas deveriam agradecer a Deus pelas políticas sociais”, pois elas mudaram a vida de milhões de pessoas, o que deveria ser motivo de comemoração, não alvo de preconceitos. Ele citou o Bolsa Família como um exemplo de política social de sucesso, criado durante seu governo e mantido e aprofundado na gestão Dilma. “Mais generosidade e menos preconceito vai fazer um bem imenso para esse País. É o que todo mundo deseja na verdade: um Brasil mais sólido, economicamente mais forte, mas um Brasil mais justo. Que todos tenham a mesma oportunidade”, falou.

Para Lula, porém, não é possível imaginar que as pessoas que ascenderam socialmente durante as administrações petistas iriam depositar, instantaneamente, o voto na candidata do PT. “Uma parte dessa nova classe social que tem a possibilidade de viajar de avião, que tem acesso às coisas modernas, a computador, banda larga, internet, tudo mais sofisticado, essas pessoas, no fundo, são eleitores de Dilma e são eleitores de outros [candidatos]. Não tem um jeito de criar um curral eleitoral em função das classes sociais. Não existe possibilidade disso! Existe, na verdade, uma mensagem política que tem que se passar”, defendeu.

Na visão do ex-presidente, a campanha petista, este ano, sofreu “agressão como em nenhum outro momento da história houve. Ou seja, foi uma coisa muito dura contra o PT, a ponto de Aécio ficar dizendo o tempo todo que é preciso tirar o PT [do poder, acabar com o PT”, comentou. “Mas o meu coração está leve porque o povo brasileiro, mais uma vez, nos ensinou muita coisa. Basta que a gente analise bem as eleições para trabalhar os próximos anos”, endossou.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ruptura
    A plutocracia não quer diálogo. Penso q o Partido dos Trabalhadores está pagando caro por causa da tal “governabilidade”, tendo como ” aliado” um PMDB extremamente heterogêneo e fisiológico. Sobre as pessoas que ascenderam socialmente a explicação é que elas absorvem e replicam o discurso da mídia, que trabalha para a plutocracia.

  2. Sem essa de comunista, não tem nada a ver

    A direita brasileira sem moderação, quase extrema-direita já, costuma chamar os petistas de “comunistas”, de “vermelhos” e associá-los à finada URSS. Uma prova a mais da estupidez que inunda o diminutos cérebros desses mentecaptos. Mas que comunistas ?? onde já se viu comunista falar em Deus como a Dilma e o Lula (e quase a totalidade dos petistas) falam?

    O PT se alinha na corrente socialista, a mesma por ex. do atual presidente da França F. Hollande, do ex-primeiro ministro espanhol Felipe Gonzalez e tantos outros governantes europeus. O socialismo é uma linha política européia como qualquer outra, sem radicalismos assim como é o PT e outros partidos.

    Agora vir dizer que Lula e Dilma são “vermelhos” e “comunistas” é ato de má-fé e principalmente uma calúnia. Lula e Dilma são brasileiros iguaizinhos à maioria dos brasileiros, aprendam!!

     

    1. “Lula e Dilma são brasileiros

      “Lula e Dilma são brasileiros iguaizinhos à maioria dos brasileiros…”

      Porém muito diferentes daqueles brasileiros que votaram em Aécio, ressalte-se.

    1. Pois é. Preferem ser uma

      Pois é. Preferem ser uma elite medíocre acima de uma massa de desassistidos em um pais fraco, em vez de se alegrarem em estar se tornando “mais um” em uma população igualitariamente forte e independente.

      É como aquele verso de Pink Floyd: “Did you exchange a walk on part in the war for a lead role in a cage?”

      Esse verso também resume o PSDB. Escolheram sabotar e demonizar os interesses do país para conseguir aliados poderosos e arranjar um atalho pra chegarem ao topo.

  3. Egoismo e Orgulho

    Certa vez perguntaram para o Chico Xavier sobre o vício do cigarro e o famoso médium respondeu que qualquer vício é ruim porque escraviza o ser, contudo, fez questão de realçar que os maiores vícios da humanidade são o egoísmo e o orgulho.

    Chico sabia do que falava, e que, pela Lei de Evolução a que todos estamos sujeitos, ainda levará muuuuito tempo para que a humanidade possa se livrar dos dois vícios manifestados pelo preconceito.   

  4. Ricardo Kotscho no programa

    Ricardo Kotscho no programa da Record disse que a melhor coisa do Bolsa Familia seria o dia em que ninguém mais precisasse dela… Mas parece que a intenção é aumentar cada vez mais…

  5. é o estadista lula sugerindo

    é o estadista lula sugerindo que os preconceituosos

    deixem de se-lo e sejam mais generosos.

    e compreende que não exisem currais eleitorais.

    é    preciso politizar a discussão.

  6. Uma aula de democracia e sensibilidade social

    Lula é um mestre, com palavras simples ele foi capaz de passar uma mensagem muito bonita e profunda de democracia e de amor ao próximo. Valeu muito a pena assistir o vídeo até o fim.

  7. Alguém conhece na História mundial esse feito?

    Gostaria que alguém me indicasse, se existe na História Mundial algum registro de políticas que tenham tirado 36 milhões de pessoas da miséria.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador