Especialistas apontam fatores para derrocada de Marina e novo clássico PT x PSDB

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Poucas eram as chances de a presidente Dilma Rousseff (PT) conquistar a reeleição neste domingo (5). A grande disputa acirrada, com base nas pesquisas de opinião dos últimos meses, estava prevista para acontecer entre Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (PSB). A mentora da Rede entrou na corrida presidencial no final de agosto e cresceu quase na mesma proporção com que Aécio caiu. Mas nas vésperas da votação, Aécio se recupera e construir o terreno para mais um clássico entre PT e PSDB no segundo turno.

Por volta das 21h, 98,17% dos votos estavam apurados. Dilma manteve o favoritismo com 41,44% do eleitorado. Aécio registrou 33,73% dos votos válidos. A distância de quase 8 pontos já foi menor: quando os resultados foram revelados, já com mais de 80% das urnas abertas, Aécio estava a menos de 5 pontos da presidente petista. Então 2010, Dilma teve 46,91%. O então candidato do PSDB, José Serra, recebeu 32,61%.

Os outros candidatos somam nesta eleição 3,56% dos votos válidos. Este ano também, o número de abstenções chegou a 19,30%. Em 2010, esse número era 18,12%. Brancos e nulos, naquela eleição, somavam 7,07%. Nesta, até o momento, 9,76%.

A derrocada de Marina

O desempenho dos 3 principais candidatos na pesquisa Datafolha. 

Em entrevista exclusiva ao GGN, o economista e fundador do instituto Vox Populi Marcos Coimbra avaliou que a queda de Marina se deve à fragilidade da estratégia adotada pela própria pessebista. “A Marina está pagando, ao que tudo indica, o ônus do que era seu grande trunfo, que era ser uma pessoa reconhecida como de bem. Quanto mais ela se expôs e quis se apresentar como pessoa de bem, mais ela abriu para críticas no plano pessoal, onde é mais fácil de se criticar e desconstruir.” 

Outro fator apresentado por ele é a estrutura do PSDB, que é reconhecida pela população como a mais capacitada para empunhar a bandeira anti-petista. Coimbra ainda apostou que no cenário de segundo turno, Aécio arremeterá mais de 40% dos votos válidos, mas assistirá à reeleição da candidata petista. Em contrapartida, Aécio fertilizará terreno para se apresentar mais forte na eleição de 2018. (Leia mais)

Já o cientista político Aldo Fonazieri, da FESPESP, avaliou que Marina pode ter sido prejudicada justamente por empunhar a bandeira da nova política sem aprofundar o debate com a população. Para ele, nenhum dos partidos compreendeu plenamente o que significaram as manifestações de junho passado, que nos remetem à questão das crises urbanas e à crise da juventude com o atual sistema.

“Houve alguma perfumaria a respeito disso, mas não houve um debate significativo. Não temos um partido capaz de absorver as pautas da juventude. E nessas eleições, o número de jovens, entre 16 e 18 anos, deve cair drasticamente”, afirmou. (Leia mais)

Para o economista Cláudio Couto, também professor da FGV e colunista do Valor Econômico, Marina falhou ao expor, com pouco tempo de campanha nos meios eletrônicos, propostas que não fazem parte do cotidiano da maioria da população. Ele citou a discussão em torno da independência do Banco Central, cujo lado obscuro foi amplamente explorado pela campanha do PT.

“Quem trabalha com pesquisas qualitativas tem relatado que a grande parte do eleitorado não entende muito bem essa discussão de Banco Central independente. Isso é um tema muito abstrato, mas diria que acabou virando uma “casca de banana”, na qual a Marina Silva escorregou nessa campanha. Porque mais importante do que dizer se o Banco Central independente é útil ou inútil para a sociedade brasileira, é saber se, afinal de contas, ela tem certeza do que quer fazer em relação a isso. E na campanha ela acabou transmitindo uma certa imagem de vacilação, de dúvidas a esse respeito”, explicou. (Leia mais)  

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

88 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. faltou o fator emocional

    Com a morte de Eduardo Campos criou-se uma onda emocional sem precedentes na politica brasileira. Marina foi a beneficiada. Houve tempo suficiente para a população recobrar a racionalidade. Faltou esta explicação elementar. 

    1. A questão é: preparo para que?

      A questão é: preparo para que?

      Me parece que para ferrar o povo e favorecer a elite o Aécio vai muito bem sozinho, nem precisa de cola e de acessores.

    2. Quando o candidato tem

      Quando o candidato tem números para apresentar (Minha Casa Minha Vida, Pronatec, emprego, renda, PAC, geração de energia, Jirau, Santo Antônio, Belo Monte, Caminho da Escola, transposição do São Francisco, Mais Médicos, recorde de produção de petróleo, número de operações da PF, recorde de produção no pré-sal, Bolsa Família, Brasil Carinhoso, Rede Cegonha, Farmácia Popular, etc, etc, etc) não tem como lembrar de tudo e de todos os índices sem ter algum material impresso.

      Já quando o candidato só repete as mesmas acusações que a Veja, Folha, Globo e Estadão publicam a toda hora, não precisa mesmo ter nada anotado. Se não tem nenhuma realização, nenhuma obra, não tem números para mostrar.

       

    3. você confundiu…

      você confundiu PREPARO com PREPOTÊNCIA amigo.

      Se eu tenho anotações e as consulto durante o debate é porque tenho certeza do que estou fazendo, e posso demonstrar isso com dados e informações (números) que ninguém precisa gravar na memória com exata precisão, pode consultar e dizer o número anotado real, pois este número é somente uma ilustração para defender um ponto de vista, um ideia, essa sim importante!

      Ficar olhando pro céu com pose de estátua educada não demonstra preparo mas sim prepotência de alguém que se “acha” o máximo por sua própria natureza e não pelo esforço que fez estudando e trabalhando (duas coisas que o mauricinho cheirador filhinho de papai do Aécio nunca fez né?).

      Daí dá pra ver que você está iludido por uma imagem e um discurso que ouviu por aí no PIG e nunca pensou em um só minuto refletir sobre o pensa e fala, típico do coxinha que eu costumo chamar de “papagaio de TV” que assim como o papagaio repete o que a globo e veja falou sem nem sequer entender o que está falando, e se recusa terminantemente de pensar a respeito e tirar sua própria conclusão. É só repetir.. igual um papagaio!

    4. Real/ estar c/ as falas decoradas é melhor q consultar dados

      Só mesmo na cabeça desse troll decadente o cuidado com os dados é desvantagem. 

      E, claro, quem nao se incomoda em dar as maiores mentiras, como Aécio, nao precisa consultar nada. Corre o risco de falar bobagem, como fez na questao do cadastro rural, mas como é cara de pau repete o que disse antes e o povo fica na dúvida sobre o assunto. 

    5. Quem tem o que mostrar…

      Aécio e Marina de mão vazias. Nada têm a mostrar! Nada fizeram! Quando governador Aécio vivia aqui no Rio, como  sempre, inclusive pagando mico ao se recusar ao bafômetro!  Enquanto suas mãos mostravam o vazio, Dilma tinha um verdadeiro livro do que fez e faz pelo país. Ela tinha em mãos o que mostrar naquela ocasião, enquanto Aécio, muito pelo contrário não tinha o que mostrar de seus feitos em Minas quando governador, haja vista a grande derrota em Minas. Mineiro não é bobo e não perde o trem. Caladinhos iam observando a vida do ” governador”. O único feito de Aécio ele não poderia ter levado ao debate. Seria a pasta da construção do aeroporto de Cláudio!

      É iisso Anarquista… e boa noite e não nos canse a paciência.

  2. Marina começou a perder por

    Marina começou a perder por causa daquela situação do Malafaia.

    O resto é :migrar para uma civilização com direitos.

    Ou sofrer por não ter o mínimo de direito par comer um lanche.

  3. Vamos acordar. Só fraude explica o resultado em São Paulo

    Não é possível Aécio ter  quase o dobro de votos de Dilma quando estava em terceiro há tão pouco tempo

      1. Uma coisa é na Bahia, que

        Uma coisa é na Bahia, que várias pesquisas indicavam o resultado, outra coisa é em SP, um candidato sair do 3o e ir para um 1o disparado. Muito, muito estranho. Engraçado que os relatos dos 20% sao todos de SP. Ocorreu com minha mãe também.

      2. Uma coisa é na Bahia, que

        Uma coisa é na Bahia, que várias pesquisas indicavam o resultado, outra coisa é em SP, um candidato sair do 3o e ir para um 1o disparado. Muito, muito estranho. Engraçado que os relatos dos 20% sao todos de SP. Ocorreu com minha mãe também.

    1. Não fique triste

      Amigo, não fique triste por São Paulo, o mesmo inverso aconteceu na Bahia, democracia é assim mesmo. E vamos para o segundo turno, e democrata que somos respeitaremos a vontade do povo, um abraço.

    2. Coisas misteriosas acontecem

      Coisas misteriosas acontecem na votação em São Paulo,  não é a primeira vez,  na passada, o Aluysio que estava lá atrás nas pesquisas para o Senado,  de repente amanhece na frente com uma enorme quantidade de votos.  E ninguém investiga nada?

  4. Um partido que durante quase

    Um partido que durante quase 4 anos levou porrada de tudo e de todos,sem se defender por covardia, e mesmo assim ainda ter 41% do eleitorado considero uma vitória.

    Faltam só 9% + 1voto.

    Agora tem que ter coragem e partir prá cima do PIG e oposição, senão vai ficar no meio do caminho.

  5. coimbra tem experiencia de

    coimbra tem experiencia de outrras

    eleições para afirmar a vitória de dilma.

    acho que os programas de inclusão social deste governo

    contra o programa de exclusão social

    decidirão a eleição no segundo turno…

    ficará muito claro para a população,

    que terá a oportunidade de escolher,.

    aí não tem outra hipótese: é contar os votos das urnas.

  6. Aécio subiu porque trocou o

    Aécio subiu porque trocou o discurso. Largou mão do “no meu governo lá minas Gerais” e focou no governo de FHC.

    Suas participações nos debates da Record e Globo foram as responsáveis pelo seu crescimento.

    Respostas como aquela da privatização, onde lembrou que antes delas o cidadão esperava tres anos na fila por uma linha telefônica, ou aquela onde lembrou que FHC pegou o país com uma inflação que corroía os salários enquanto os ricos eram protegidos pelo “overhignt” foram fundamentais para ele.  Méritos dele e do seu marqueteiro. 

    Além, é óbvio da briguinha de comadres entre Dilma e Marina.

    Se continuar demonstrando nesse segundo turno que FHC pavimentou o caminho para o governo Lula e que Dilma não teve competência para gerir isso, ganha fácil.

     

  7. Eu duvido que essa eleição

    Eu duvido que essa eleição não tenha sido fraudada. Um monte de gente postando sobra a tal barra de percentual que parava em 20% e depois finalizava a votação. Além disso não existe qq explicação para quase 35% de votos para um candidato que, até ontem à noite estava com 24%. Marina ficou nos 21%, Dilma na casa dos 40% e Aecin dispara quase 10% de madrugada. De onde sairam esses votos? Vamos ter que ver o mapa de votação para presidente por estado. Outra coisa que eu achei estranha é que não vi nenhuma parcial para presidente; qdo saiu a primeira já tinha uma quantidade absurda de urnas apuradas, ou seja, não deu para acompanharmos a progressão da votação pelos estados. Mais uma coisa, os boletins do TSE sempre sairam atrasados com relação a apuração; dessa vez, saiu tudo cronometrado e, pelo menos, a primeira parcial que eu vi, já foi a oficial com 82% das urnas apuradas.

    1. Sim, é verdade essa história

      Sim, é verdade essa história da barra. Aconteceu comigo e com uma das minhas sobrinhas. Perguntei aos mesários mas eles não souberam explicar. Falaram que era uma atualização do sistema;

      1. Comigo também aconteceu,

        Comigo também aconteceu, antes de fazer aquele barulhinho característico do fim de voto apareceu aquela barrinha chupando os dados, isso é normal? 

        1. Aquela barra é apenas para

          Aquela barra é apenas para efeito visual de quanto tempo falta contabilizar o voto. Foi uma péssima escolha técnica dos programadores do TSE. O ideal seria um texto “aguarde”.

          1. Ou pelo menos o TSE deveria

            Ou pelo menos o TSE deveria ter avisado aos eleitores, pois qualquer novidade sem aviso prévio já nos deixam de cabelos em pé.

    2. Cristiana,
       
      A divulgação da

      Cristiana,

       

      A divulgação da apuração para presidente só pode ser liberada após o encerramento em todos os estados, e há fuso horário diferente. Quando liberou após as 19h de Brasília a apuração já estava mesmo avançada.

       

      Quanto ao percentual da barra, pode até ser estranho, mas acredito mais em imprecisão de cálculo de percentual, igual vemos em diversas situações, como ao baixar arquivos, ao executar aplicativos, ao carregar filmes no Netflix, etc.

       

      Abs

    3. Eu duvido que essa eleição.

      Antes de julgar os resultados, por favor avalie as pesquisas eleitorais que antecederam esta eleição, apure as metodologias, as métricas utilizadas e onde foram utilizadas. Apenas mais uma coisa, saiba que o atual presidente do TSE é uma figura muito simpática as fileiras do PT (José Dias Toffolli).

      A tendência é um comportamento natural de quem não consegue realizar e serve apenas para balançar a cabeça (para cima, para baixo, para esquerda e para a direita). Ao ler uma notícia, vá atras da informação que tem por trás.

       

  8. Compare o desempenho de 2014 com 2010

    Dilma vence em 15 estados, Aécio em 9 e no DF, e Marina, em 2; veja mapa

    G1—Domingo, 05/10/2014, às 22:44,por Rosanne D’Agostino

    Com 99% das urnas apuradas, Dilma Rousseff (PT) venceu em 15 estados, Aécio Neves (PSDB) em nove e no Distrito Federal, e Marina Silva (PSB), em dois. As informações são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Dilma e Aécio disputarão o segundo turno da corrida presidencial. Veja no mapa a seguir o desempenho dos candidato em comparação com 2010 e acesse aqui o mapa com os dados da apuração.

    arte presidente mapa

    URL:

    http://g1.globo.com/politica/eleicoes/2014/blog/eleicao-em-numeros/post/

  9. A reeleição e Geraldo Alckmin

    A reeleição e Geraldo Alckmin em São Paulo será um dos principais problemas de Aécio Neves no segundo turno. A fim de não prejudicar seu colega, o governador paulista seguirá fazendo de conta que a água não vai acabar. Antes do segundo turno, porém, a falta de água se tornará uma realidade mais e mais evidente forçando a Sabesp e privar dezenas de milhões de paulistas do líquido vital. Quando se derem conta de que foram enganados pela imprensa, que minimizou o problema para beneficiar o PSDB, os eleitores de Alckmin se rebelarão de uma maneira não vista em São Paulo desde os anos 1920. A PM não conseguirá deter a rebelião, que será engrossada e amplificada pela oposição derrotada.

    A vitória de Pirro do PSDB paulista produzirá efeitos devastadores na campanha de Aécio Neves.  Os tucanos serão surpreendidos por terem apostado todas as suas fichas nas chuvas, cada vez mais escassas e incertas em São Paulo. Este cenário imprevisto decidirá as eleições em favor do PT. Uma fuga da elite tucana de São Paulo acarretará uma situação nova que talvez acelere uma reforma política que a classe política nunca desejou. Nenhum governante jamais resistiu à pressão de um povo à beira de um ataque de nervos por ter sido privado de água.

    Civilização é água. Ao negar esta verdade por causa do neoliberalismo, o PSDB se tornará vítima da barbárie que fomentou. Pequena perda diremos.

    Se as chuvas ajudarem Alckmin e sua imprensa chapa branca a sustentarem a mentira insistentemente repetida de que a crise da água em São Paulo não é grave Aécio não será prejudicado por rebeliões violentas massivas em São Paulo. Neste caso o resultado da eleição será incerto. Dilma tem pequena vantagem e pode ampliar sua performance conquistando parte dos votos brancos e nulos e parte dos votos de Marina Silva e dos demais candidatos derrotados. Aécio Neves, contudo não tem a mesma rejeição que José Serra. Ele não ter ganhado no seu Estado não ajuda muito o PT, pois a irracionalidade do discurso anti-petista será amplificado 24 horas pela imprensa sem controle do TSE e isto pode de fato ajudar a enterrar a reeleição de Dilma por uma pequena margem de votos.

     

  10. Estranha, muito estanha a

    Estranha, muito estanha a subida do Aécio na madrugada de sábado para domingo. Apesar de ter subido nas pesquisas do sábado, ainda estava a 7% dos 33% alcançados. Teria a própria imprensa prejudicado o Aécio divulgando pesquisas pessimistas? Díficil de acreditar. Sem falar em uma mensagem do próprio TSE mencionando “hackers”. Sinistro.

  11. Marina seria uma ótima

    Marina seria uma ótima candidata para disputar com Dilma. Primeiro, por serem duas mulheres, pela primeira vez num emate de segundo turno. Depois, Marina, por sua tragetória, por seus princípios de pessoa humilde e muito pobre, semlehante a Lula, poderia até vencer, mas, em vencendo, não nos levaria a condições de perplexidade como acontecerá se eleito for Aécio. Este não será light; irá com tudo contra o PT, que é a sua causa maior desde sempre: derrubar o PT. Se eleito, já sabemos, incorporará as ideias neoliberais, tão nefastas ao mundo e ao Brasil. Poderá até não abandonar, de vez, os programas sociais do PT, mas alguma coisa fará no sentido de mexer com essa gente beneficiária até nossos dias. Como FHC, não será nem ao menos cordial com os funcionários públicos. Pelo contráio: se partir para desconstruir órgãos como os bancos estatais, Correios, entre outros, dará um ponta-pé em favor de demissões, em aposentadorias precoces, atingindo a alma dessa classe. Os mais favorecidos, já sabemos, serão empresários e banqueiros, bem comot oda a elite, que vota nele. Dizer agora que não teve tempo de ir mais ao Nordeste, já prova como ele trata essa gente, e não deixa dúvida que como presidente não fará diferente. Enfim, queria ter tanta certeza de que Dilma vai levar, mas acho cada vez mais difícil isso acontecer.

    1. Engano seu

      Marina tinha um programa econômico tao neoliberal (ou mais… ) q o do Aécio, e tinha uma banqueira como principal conselheira. E é uma personalidade messiânica, perigosa. Sua vitória fortaleceria esses conservadores religiosos que investem contra o estado laico. Tudo que espero é que tenha saído desconstruída desta vez, para nao voltar forçando segundo turno nas próximas eleiçoes. 

  12. Muito estranho mesmo

    Muito estranho essa disparidade entre as pesquisas e o resultado pró Aecio. Muito estranho … Sabemos que as pesquisas podem errar, mas não dessa forma. A diferença entre o previsto nas pesquisas e o resultado final foi de 10 pontos. É muita coisa. Ou os institutos falharam grosseiramente ou houve fraude. A tonta da Marina nunca vai questionar isso, por que ela e Aecio são farinha do mesmo saco. Mas se houve fraude, pode acontecer de novo no 2º turno. O PT deve ficar atento. Muito atento.

    1. Concordo. Os blogs

      Concordo. Os blogs progressistas, pautados pela grande mídia, tão massificados quanto a grande massa, vão ficar comemorando os “equívocos” dos institutos de pesquisa, enquanto a questão mais importante, “de onde foi que vieram os mais de 10% de votos que oxigenaram a campanha de Aécio?”, fica sem resposta. Acorda! O erro das pesquisas pode ser uma mera cortina de fumaça. Por que não investigar se uma fraude nas urnas não poderiam ter levado a um redirecionamento dos votos? Um comando do tipo: voto nulo equivale a 45 ou coisa parecida? Deixemos de ser pautados pela grande mídia, caso contrário, tomaremos na cabeça! Ficamos só seguindo o script. Achar que a mídia não nos engana é soberba e ela conta com isso para nos mantermos exatamente onde estamos.

    2. Os institutos de pesquisa

      Os institutos de pesquisa estavam todos “comprados” pelo Governo Federal para tirar o Aécio do segundo turno, isso sim!

      Seria mais fácil acabar com a Marina….

      Segundo pesquisas 58% dos que votaram em Marina votarão em Aécio, 26% votarão em Dilma e o resto vai anular o voto.

      Somando os votos do primeiro turno a esses votos da Marina, teremos a Dilma com + ou – 1.000.000 de votos na frente de Aécio.

      As próximas pesquisas já devem apontar empate técnico no segundo turno

      A conferir…

  13. Fico curioso em saber o que o

    Fico curioso em saber o que o PSB vai fazer.

    Eles sabem que Marina vai deixar o partido para ingressar na tal “Rede”.

    Será que vão se aliar ao PSDB, partido que até pouco tempo atrás, combatiam, quando faziam parte da base aliada do governo, seguindo a posição da Marina, que eles sabem que vai deixar o partido no ano que vem?

    E a Marina “Nova Política” Silva? Vai orientar o PSB, seu novo e temporário partido, a se aliar a um dos maiores representantes do conservadorismo e da velha política que existe?

    Claro, que tudo é possível, mas isso vai dar “tilt” na cabeça de muito sonhático por aí (né, Gunter?)

     

  14. Estou preocupada sera que o

    Estou preocupada sera que o PT vai restir a pancadaria que vai ser esses 15 dias,eu tambem acho que houve alguma fraude,a urna ficou estranha quando confirmei meu voto.

    Estou pessimista.

  15. Dilma e PT tem que mudar a

    Dilma e PT tem que mudar a tatica quanto ao PSDB,que nem foram obrigados com a marina,o mesmo discursso da petrobrax,Brasil quebrou 3 vezes vai ser fraco. tem que puxar a capivara do aecio em minas e mostrar para todo Brasil.Chamar ele de censor dramatizar não é palavra chave agora não foi o que ele fez no caso dos correios.

    Gente vai ser dificil já estou me preparando para o Pior.

  16. sao paulo votou contra

    sao paulo votou contra diminuicao da desigualdade social, contra investimentos publicos em saude, transporte, votou contra pobre ter direito em estudar juntos com seus filhos, votou contra pobre ir fazer intercambio junto com seus filhos no exterior, votou contra o pleno emprego que lhe tirou os semi escravos, as domesticas, votou contra direito de todos terem carros para nao dividir as ruas avenidas e pedagios com com pobre, votou contra direito de todos viajarem transformando os aeroportos em rodoviarias e tirando o glamour do “cvc trianual”

    ao 2/3 votar em serra contra suplicy, votou na podridao da politica, no atraso, no simbolo da corrupcao, no velho, no ultrapassado, na esperanca que ele REESTABELECA O “A ORDEM”

    os resto dos resultados eleitorais, marina foi usada como o “coelho”, unicas mudancas em relacao a 2010, fator emocao em pernambuco (os +2%), mais candidatos nanico tendo votos e luciana genro tirando 2% dos potencial de votos da dilma,,,

    DILMA precisa conquistar 1/3 votos e aecio 2/3 pra vencer, agora vamos ver se de fato candidatura marina foi importada  ou se ela tem algum coerencia historia com sua militancia,,,,,

    1. São Paulo votou a favor

      da livre iniciativa e pela meritocracia. Paulista não quer depender do governo e constrói seu futuro com esforço próprio.

      1. Que meritocracia! por favor

        Que meritocracia! por favor saia do seu AP e ande por jardim angela,grajau,cidade tiradentes,guaianazes,cidade dutra,brasilandia pirituba……A lenda da meritocracia e o seguintes alguns largam la debaixo com escolas publicas,que se tornaram pontos de droga e o Estado que se Tornou o PCC ,becos que a policia entra para fazer uma certa limpeza. E outros largam do meio do caminho,com escolas ,particulares em bairros nobres cursos prepatorios desde que nasceram,com os pais tendo amigos em grandes empresas ou donos de empresas já com uma vaga garantida quando estiverem prontos la pelo seus 28 anos e rotoranado da Europa ou dos EUA.

        1. A imensa maioria dos

          A imensa maioria dos paulistas discorda de você, tanto que tem votado contra o PT e, agora, de forma avassaladora. E é natural que aqueles que têm maior preparo por terem estudado mais e melhor tenham a preferência na contratação de empregos. A vida real não tem cotas.

          1. A vida real aqui em São Paulo

            A vida real aqui em São Paulo é que não tem Agua,não tem Transporte publico de qualidade,não tem segurança,a não ser a que o PCC negocia,a vida real em São Paulo não passa na Televisão,e agora as Cotas querido sempre existiram ,mais de forma inversa,se voce e rico ,branquinho nascido,em bairros nobres,sua cota na USP,Unicamp e Mackenzie apesar de não ser Publica está garantida pela Cota do Bolso do Papai.

            Se Você é pobre negro ou Pardo nascido na periferia,Sua cara é Estudar em escolas Publicas com professores desmotivados,e aprovação automatica garantida,não e necessário saber ler direito pois sabemos que grande parte desses jovens,mal vai passar dos 20 anos mesmo,para isso tem a Policia para garantir o corte de demanda,e o PCC para recruta-los.e os que conseguem transpor essa realidade.ainda tem que conviver com caras como você que alimenta essa desigualdade.querendo constranger os que conseguem um milesimo desse latifundio.Quem tem que se envergonha é gente com o  pensamento igual ao seu. que perdura durante seculos na nossa sociedade. e a ainda não se questionaram da onde veio o PCC,como a Locomotiva do Brasil cultivou durante 20 anos uma Cracolandia.inerte.

          2. Esse comentario eh

            Esse comentario eh tipicamente canalha. Canalha no sentido de realmente achar que paulista acredita na meritocracia, sei. Por essas e outras que eu continuo a ser PT. Simplesmente nao dah pra ser oura coisa vendo, lendo, e ouvindo a hipocrisia de muitos paulista “indignados” com a corrupcao alheia. Ah VA!

      2. Meritocracia, votando num

        Meritocracia, votando num cara que nunca trabalhou na vida. Que com 20 anos foi nomeado aspone do vovô, com 25 anos foi nomeado diretor de loterias da CEF sem nunca ter batido um carimbo na vida e depois viveu só de cargos públicos, como deputado disso, daquilo, governador à distância e um dos senadores mais faltosos do Senado?

        Você só pode estar de brincadeira, né? Fala a verdade.

  17. Que eleições!

     Luiza Erundina e Roberto Amaral o que farão agora com os destroços do PSB ? Ou vão fingir que não houve nada ? E a familia do Eduardo Campos me deixa desconfortavel com essa coisa alucinada de manter o Eduardo Campos numa campanha, da qual, infelizmente, ele não fazia mais parte. Parece que Pernambuco votou em um candidato defunto. 

  18. O tucano voltou !

    E o Cerra? Por quatro anos bateram num cachorro morto? E o suplicy? O menosprezaram, o esqueceram, o desprerzaram. A estratégia de convencimento pelas redes sociais e  blogs ainda não é tão abrangente e convincente como se propaga?

  19. Urna carregando

    Aconteceu comigo também, ao final da votação na urna eletrônica aparecia uma barra carregando e só após um certo tempo tocava a musiquinha finalizando o processo .Isto nunca havia acontecido. Defendo para maior lisura do pleito eleitoral a emissão de um comprovante que deveria ser colocado em urna física( tradicional) ao lado da urna eletrônica. Ficaria como uma garantia em casos suspeitos como este. Investir nisto (comprovante de voto físico ) é muito melhor e democrático do que em biometria. Até parece que o Brasil é um primor de avanço tecnológico em sistemas de informação.

      1. Acabei de conversar com a

        Acabei de conversar com a Minha mãe ela falou a mesma coisa ela não entende dessa barra mais ela falou que a urna estava lenta ,e no final a mesaria perguntou se ela apertou o confirma.e a votante que estava na frente dela foi perguntar para a mesaria se seu voto foi confirmado pois ficou estranho.e Comigo tambem ficou estranho antes de confirmar meu voto.

        Moramos em São Paulo.

      2. No G1, Toffoli explicou que é

        No G1, Toffoli explicou que é o registro dos votos e que qdo a barra chegasse a 100% o voto estaria concluído; ninguém nunca viu isso pq começou nessa eleição. O problema é que se 100% registra o voto, um monte de votos não foi computado. Isso deveria ter sido explicado ao eleitor, ANTES das eleições. Agora, para o segundo turno, a gente já sabe que se a barra não chegar aos 100% o voto não foi computado. E isso?

        1. Correto! Mas é importante

          Correto! Mas é importante lembrar que se seu voto não concluir 100% e a mensagem “FIM” não for exibida na tela, é porque a urna está quebrada e deverá ser substituída por outra urna eletrônica ou por cédulas de papel.

  20. A polarização favorece o PT,

    A polarização favorece o PT, Aécio é um adversário muito mais conveniente que Marina, basta ver como a derrocada de Marina se deu, em grande parte, pelas afirmações neoliberais de seus auxiliares.

    O avião do Campos caiu por que mesmo?A investigação já descobriu?

    Fica cada vez mais claro o papel desempenhado por Marina nessas eleições: provocar o segundo turno, como nas eleições passadas. O grande crescimento de Marina, com possibilidade de vitória, foi mero overshooting, os conservadores tremeram nas bases com a possibilidade de seu aparato eleitoral(formado pelo clientelismo político e a atuação política do oligopólio midiático) não chegar ao segundo turno.

    O propósito de Marina era conseguir a votação que etev na eleição passada(o que conseguiu, seus 20%, o dobro de Campos)e tentar desarticular a polarização política, que favorece o PT, com o discurso da Nova Política.

    A votação de Aécio é o voto anti-PT, por volta de 30% dos votos, é o que o PSDB tem tido nas últimas eleições.

    Dilma perdeu aproximadamente 5 p.p. em alguns estados, como Pernambuco, que votou comovido em Marina, e tende a retomar o voto no PT no segundo turno.

    Em SP, o uso eleitoral da fraude nas pesquisas foi gritante. O grupo conservador precisa preservar as tetas da máquina paulista, para continuarem parasitando.

    Creio que acontecerá com Aécio o mesmo que ocorreu com Alckmin na eleição contra Lula: terá menos votos no segundo turno.

  21. Claro, houve fraude!

    A leviandade dos petistas não tem limite. Houve fraude!, bradam quando os dados lhes são desfavoráveis. O presidente do TSE é um petista histórico, mas é conivente com uma apontada (com irresponsabilidade criminosa)fraude pelos petistas inconformados com a decisão do povo.

    Aécio será o novo presidente, como já apostei anteontem. Os votos de Marina serão aecistas, independentemente de qualquer postura adotada por Marina. Isso já ficou muito claro nas pesquisas eleitorais. Vejamos as últimas pesquisas, publicadas dia 4. No primeiro turno, Dilma tinha 20 pontos à frente de Aécio, mas na simulação do segundo turno a diferença ficava em apenas 6 pontos. O PSB já manifestou claro apoio a Aécio, Marina já declarou que não apoiará Dilma. Todos os comentaristas prevêm que ela apoiará Aécio, até para evitar cair na irrelevância daqueles que sempre se omitem. Aécio herdará pelo menos 70% dos 21% dos votos de Marina, o que de cara já lhe garante a vitória.

    Some-se a isso os tempos iguais na TV, a total incapacidade de Dilma de enfrentar Aécio em um debate. Enquanto este é extremamente articulado, Dilma é quase disléxica. Como Dilma fez um péssimo governo, sempre tenta comparar Lula e FHC, mas Aécio a arrastará para a comparação que interessa. Quem está disputando são eles dois, portanto o que interessa comparar é o desempenho de ambos como governantes. Depois de 8 anos no governo de Minas, Aécio deixou o cargo com 92% de aprovação e elegeu seu sucessor no primeiro turno. Aí ele a tirará para dançar.

    Gostei da eleição do Pimentel em MG, o Pimenta é muito ruim e Pimentel foi bom prefeito. Mas ocorre que Pimentel é mais amigo de Aécio do que de Lula, e não vai mover uma palha contra Aécio.

    As próximas pesquisas darão empate técnico entre Dilma e Aécio, as que seguirem o debate dia 14 darão vitória de Aécio.

    1. Puxa, rapaz, o que fazes

      Puxa, rapaz, o que fazes neste Portal? Noooosssaaa! Quanta sapiência; quanta clarividência; quanta assertividade e genialidade! Qual universidade cursaste? 

      Acho que se bateres à porta da VEJA, do O Globo, serás certamente um “Merval” sem o fardão. Quem sabe o Jabor sem revirar os olhos! 

      Estou simplesmente boquiaberto. 

    2. Acho que é muito mais um

      Acho que é muito mais um desejo seu. E você se esqueceu de dizer que as pesquisas, nas quais você fundamenta seus argumentos, foram um verdadeiro fiasco.

  22. Quando digitei 13 para

    Quando digitei 13 para presidente a foto da Dilma demorou mais tempo para aparecer que as fotos dos demais candidatos nos quais votei para outros cargos.

     

    E tenho lido hoje comentários de leitores que dizem o mesmo.

     

    O que quer dizer isso?

  23. GGN em enormes saltos de qualidade ! !

    Entrevista de ontem com Aldo Fornazieri(estranhamente quase não apareceram comentários por lá…).Amplia espaço democrático na linha q me parece a essência do Blog,sem se transformar numa geléia geral(linha editorial q “nem sempre” é bem compreendida…).E tb à https://jornalggn.com.br/noticia/na-folha-cientista-politico-diz-que-maior-desafio-de-aecio-e-conquistar-marina#comment-460022 .E,ainda,(nunca é pouco) à releitura (até o final) do “Porque Apóio Dilma”

  24. Ao normal.

         Na eleição passada o Serra obteve 32%,agora Aécio 33%, ou seja 1% a mais, praticamente inalterada a votação. A Dilma na passada 46,7% agora 42,5%, ai sim houve uma queda, É preciso recuperar estes eleitores que não foram até as urnas. 

  25. manifestacoes junho e o

    manifestacoes junho e o retrocesso

    PMDB maior numero de governadores

    os mais votados de sao paulo, russumanno, tirica, pastor feliciano, covas da mala dinheiro e carlos sampaio

    Jair Bolsonaro (PR), Clarissa Garotinho (PR) e Eduardo Cunha (PMDB) foram os três deputados federais mais bem votados no Rio de Janeiro

    candidatos rio.jpg

  26. Aécim pode sofrer o efeito

    Aécim pode sofrer o efeito Alckmim e ter menos votos  no segundo

    turno que no primeiro.Dilma..querida..basta associar Aécio  com FHC

    e com São Paulo que voce leva!Deixe “Cláudio na manga caso ele

    queira alçar vôos com rasantes eventuais.

  27. Qual é a questão sobre o

    Qual é a questão sobre o carregamento da máquina-urna? Quando votei a máquina tb carregou antes de concluir. 

    Alguém pode me esclarecer sobre qual é o problema?

    Cheguei a compreender porque eu estava me sentindo tão oprimida quando conheci o montante de votos para Aécio em 

    SP. Uma vez que não costumo esconder meu voto e posição política fui atacada furiosamente nas redes sociais, quase

    sempre com argumentações rasas commo o conhecido “fora PT” e outras do mesmo saco.

    Tenho uma amiga cujo filho usufrui do programa Cientistas sem Fronteiras que bombardeia o FB com filminhos contra 

    Lula e a favor de Sheherazade… Como é que pode?

    Nassif está certo quando denuncia o “jornalismo” praticado regularmente contra o PTe a favor dos tucanos, com truques

    subliminares. O estrago é muito funesto e de grandes proporções.

    Nassif, quero reiterar minha confiança em seu jornalismo. Percebi que vc não atacou Marina e que colocou claramente

    suas críticas ao governo de Dilma Roussef. Tratou a coisa dignamente. Considerou os paradoxos e lançou direção 

    para seguirmos.

    Gostaria de sugerir um combate à violencia entre os eleitores que está chegando a níveis inaceitáveis.

    Há um dizer que se espalha pelas redes “Se vc quer acabar com a sua vida encontre outra maneira, pois votando no

    PT vc acaba com a minha também”.

    Houve quem riu disso quando comentei, mas não acho graça nenhuma. Se vc está acabando com a voda de alguém,

    este alguém tem o direito de acabar com a sua. Na minha opinião este é um exemplo da escalada da violencia 

    orquestrada pelo verdadeiro marketing publicitário que se diz “imprensa”.

     

    1. Simone, suponho que você seja

      Simone, suponho que você seja uma eleitora do Estado de SP, assim como eu. Por aqui, principalmente na cidade, ao falar que vota no PT, torna-se imediatamente alvo de chacotas, descrédito e comparado com bandidos e ignorantes. Não é tão somente por sermos minoria aqui, mas também de todo um clima (até de preconceito) criado por ‘intelectuais’ papagaio da grande mídia.

      Eu simplesmente falo com firmeza que voto no PT, e discuto com quem realmente tem argumentos que vão além dos tradicionais municiados pela mídia. Caso contrário, eu fujo mesmo da discussão mostrando (com maior ou menor ‘jeitinho’) pra parar de acreditar em tudo que a mídia fala, e começar a discernir, ou então parar de vez de criticar a mídia. Não dá pra fazer os dois ao mesmo tempo.

      De qualquer forma, falar que vota no PT, por aqui, te coloca imediatamente em situação de defensiva, infelizmente.

  28. Marina-onete!”Quando o

    Marina-onete!

    “Quando o perigo eminente do PT  assombrar as portas do castelo..

    -chame Marina e garanta um segundo turno..legal! Vou militar por 

    Dilma e espero que ela  descasque Aécio sem medo de perder.Vai lá

    Dilma a gente segura as pontas, ciclos e mais ciclos ( gráficos nãaaaooo!)

  29. Derrocada de Marina

    Será que o PT vendo o crescimento de Marina não acabou valorizando a candidatura do PSB na intenção de dividir a oposição? Explico: pelo resultado das urnas, as eleições poderiam ter sido encerradas no primeiro turno com vitória do Aécio. Acho que a extratégia do PT foi dar uma mão para Marina, valorizando a concorrente, para dividir os antipetistas e enfraquecer a oposição. Não deu certo porque o PSDB tem uma estrutura muito mais bem implantada com vários diretórios organizados, pois o PSB é um partido pequeno e amador em relação às eleições.

      1. rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs

        rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs

        É o papagainho do rs… eu ri

  30. Aécio passou ileso pelo primeiro turno

    Marina começou a cair quando o PT, depois de analisar as propostas e a atuação parlamentar  da candidata, mostrou ao eleitor as contradições no discurso e no comportamento da candidata.

    A candidatura de Marina cometeu um grosseiro erro de campanha ao ignorar Aécio e centrar suas críticas em Dilma. Dilma era praticamente certa no segundo turno e todos os candidatos já a atacavam. Marina esqueceu  que não era a única concorrente de Dilma, subestimou Aécio e acabou por ser ultrapassada pelo tucano.

    Nisso, o tucano foi poupado de ataques de Dilma e Marina, não teve sua gestão em Minas Gerais trazida para o debate, sua atuação parlamentar (presença, projetos, votações) não foi evidenciada e pode assumir o discurso da ética, da boa gestão e do legítimo representante do novo.

    Aliás, todo o PSDB nessas eleições assumiu o discurso da ética e da probidade administrativa, ainda que seja um dos partidos com mais candidatos barrados na lei do “ficha limpa” e do qual há uma série de denúncias de corrupção. O PT, envergonhado, não teve coragem de contestar essa posição assumida pelo PSDB e deixou o eleitor acreditar que apenas na gestão petista havia malfeitos.

    No segundo turno o eleitor não votará no PT ou no PSDB, votará em Dilma ou em Aécio. Foi por isso que Marina teve uma grande alta nas pesquisas ainda que tivesse passado por PT, por PV, estivesse no PSB e fosse sabido que no futuro ela criaria seu sonhado partido Rede.

    Ou o PT desnuda Aécio ou Aécio assume o protagonismo na tarefa de acabar com o PT.

  31. Aécio passou ileso pelo primeiro turno

    Marina começou a cair quando o PT, depois de analisar as propostas e a atuação parlamentar  da candidata, mostrou ao eleitor as contradições no discurso e no comportamento da candidata.

    A candidatura de Marina cometeu um grosseiro erro de campanha ao ignorar Aécio e centrar suas críticas em Dilma. Dilma era praticamente certa no segundo turno e todos os candidatos já a atacavam. Marina esqueceu  que não era a única concorrente de Dilma, subestimou Aécio e acabou por ser ultrapassada pelo tucano.

    Nisso, o tucano foi poupado de ataques de Dilma e Marina, não teve sua gestão em Minas Gerais trazida para o debate, sua atuação parlamentar (presença, projetos, votações) não foi evidenciada e pode assumir o discurso da ética, da boa gestão e do legítimo representante do novo.

    Aliás, todo o PSDB nessas eleições assumiu o discurso da ética e da probidade administrativa, ainda que seja um dos partidos com mais candidatos barrados na lei do “ficha limpa” e do qual há uma série de denúncias de corrupção. O PT, envergonhado, não teve coragem de contestar essa posição assumida pelo PSDB e deixou o eleitor acreditar que apenas na gestão petista havia malfeitos.

    No segundo turno o eleitor não votará no PT ou no PSDB, votará em Dilma ou em Aécio. Foi por isso que Marina teve uma grande alta nas pesquisas ainda que tivesse passado por PT, por PV, estivesse no PSB e fosse sabido que no futuro ela criaria seu sonhado partido Rede.

    Ou o PT desnuda Aécio ou Aécio assume o protagonismo na tarefa de acabar com o PT.

  32. Eleições 2014.

    Caros,

     

    Por favor antes de extenuarem suas opiniões, antes de tentarem induzir as pessoas a pensarem como vocês, aprendam a escrever, pois é horripilante a grande quantidade de erros de grafia, erros gramaticais.

    Como é que posso ter confiabilidade numa opinião sobre tema tão importante, se nas opiniões diversas encontro tantos erros assim, ou seja, dificuldade para escrever então temos como consequência a mesma dificuldade para raciocinar…..

     

    Quanto a projeção de Aécio Neves nesta reta final, não acredito nas opiniões que tratam de estratégias sombrias, mas sim de uma consequência natural de um eleitor avaliar com mais precisão aquilo que ele espera receber de volta ao entregar o seu voto nas urnas…

    O único que apresentou necessariamente um plano consistente com uma proposta de equipe técnica, que acumula condições para recondizr este país no caminho certo, ou seja, enquanto ambas candidatas estavam preocupadas em se desconstruirem, ele continuo com as suas convicções, e digo que se não houver convicção, foco, preparo e energia não há de se conseguir arrumar mazelas…..

    Mais do que emoções, neste momento precisamos de racionalidade, precisamos pensar no futuro,precisamos almejar sempre algo melhor para nós e quando falo nós falo do morador de São Paulo, RJ, BH ou qualquer parte deste país….

     

    1. Visitante Flaviano,

      O Blog ontem (c/entrevista de Aldo Fornazieri,estranhamente retirada,pois há posts-títulos q permancem p/dias na página principal,tb estranhamente não recebeu comentários – só uns 4).Hj GGN dá mais claros saltos de qualidade,não p/ “alguns” comentaristas q/me parecem mais realistas do q o rei em vários momentos).Mas entenda q erros podem ser simplesmente p/ pressa de digitação -cometo geralmente- mas tb podem refletir o nível em “Posts “Recentes”).Vc é outro visitante que está chegando,mas não abandone pra arejar o blog( Um outro visitante anteontem me deixou comentário pra não perder tempo com pessoal infantil (sic.),o q tô prestes a fazer,se conseguir vencer meu masoquismo…Visite o Mulitmídia do Dia, nos faz respirar.

    2. Ai, ai, ai…

      Flaviano, muitos dos erros aqui verificados , são provenientes de escrever rapidamente, muitas vezes movidos pela emoção e, também pela indignação. Canso de observar comentários meus com erros e, por vezes faço um comentário corrigindo. Tenho a mania de comentar e enviar sem reler o que escrevi. Mas… para sua informação, verifiquei erros no seu comentário acima. Achei muito bobinho esse seu comentário. Fique sabendo que vale muito mais a ideia e o pensamento do indivíduo, do que a correta escrita desse pensamento… 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador