FHC se alinha ao discurso de Aécio, mais uma vez

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso voltou a dar declarações, no mínimo, controversas. Em palestra no instituto FHC, o ex-presidente deu corpo à entrevista de Aécio Neves, que disse ter enfrentado uma “organização criminosa”, dizendo que agora se sabe de onde vem o dinheiro que financiou a “máquina” petista na última eleição. FHC se esqueceu que o dinheiro que financiou o PT veio de fontes muito parecidas com o dinheiro que financiou a campanha de seu partido, o PSDB. As críticas do ex-presidente estão cada vez mais alinhadas com aquelas feitas pelo candidato derrotado Aécio Neves. Leia a matéria da Folha.

da Folha

FHC diz que ‘agora sabe’ de onde veio o dinheiro que financiou PT na eleição

DANIELA LIMA
DE SÃO PAULO

 

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse nesta terça-feira (2) que “agora a gente sabe de onde vem” o dinheiro que financiou a “máquina” petista na última eleição presidencial. A afirmação foi feita após palestra de convidados do instituto que carrega o nome de FHC, no início desta noite, na capital paulista.

O tucano ouviu os dois palestrantes convidados e, ao final, falou rapidamente sobre as dificuldades que avalia que o governo Dilma Rousseff (PT) vai enfrentar no novo mandato, entre elas o escândalo de corrupção na Petrobras.

O tom da crítica do ex-presidente vai ao encontro a polêmica avaliação feita pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG) que disputou o Planalto contra Dilma. Em entrevista ao jornalista Roberto Dávila, da Globo News, Aécio disse não ter perdido para um partido político, mas para uma “organização criminosa”, em referência à suposta ligação de petistas e pessoas ligadas à base do governo com os desvios na maior estatal do país.

Numa rápida avaliação sobre o resultado da última disputa, FHC disse que o resultado obtido por Aécio, quase 49% dos votos válidos, foi “excepcional” e completou: “Foi excepcional chegar tão longo, especialmente disputando contra uma máquina que tem tanto dinheiro, e que agora a gente sabe de onde vem”. O ex-presidente referia-se à suposta propina que teria abastecido as campanhas do PT, PMDB e PP, paga por empresas que contratam com a Petrobras.

Para o ex-presidente, a situação da presidente reeleita é “muito dura”. “Seria dura para qualquer um e ainda mais para uma pessoa que sabidamente não tem a paciência de escutar”, avaliou.

O ex-presidente disse não torcer por uma crise, mas afirmou que existem muitos “fios desencapados” no caminho da próxima gestão, entre eles o cenário de desgaste da economia internacional, que se agravou nas últimas semanas, a necessidade de um ajuste fiscal para reequilibrar as contas brasileiras e a instabilidade política no Congresso, motivada também pelo desencadeamento da operação Lava Jato, que investiga a Petrobras.

Para FHC, será preciso que Dilma, ou alguém muito próximo a ela, mostre uma grande capacidade de liderança política. “Tomara que o Levy (Joaquim Levy, economista anunciado como novo ministro da Fazenda) suba e se mostre um grande líder, ou que Dilma se transforme em uma dama de ferro. (…) Isso [o cenário que se desenha] não se resolve tecnicamente. Se resolve politicamente”, concluiu.

FHC falou a cerca de 100 convidados após palestra do economista José Roberto Mendonça de Barros e do jornalista Fernando Rodrigues.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

27 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É fuga pra frente. Está

    É fuga pra frente. Está ficando cada vez mais claro e eles estão vendo que essa conversa de “PT, o partido mais corrupto” é puro diversionismo, pura retórica. Está claro pra cada vez mais pessoas que era tudo conversa para se esquivar; que essa corrupção que hoje se desnuda atravessou vários e vários governos. Por isso o esforço redobrado em derrubar o atual, porque está claro que o fogo se aproxima do rabo deles também. Não tenho nenhuma dúvida que o FHC sabe disso muito bem. Ele sabe pra quem faz esse teatrinho.

    O caso do Aécio é pior. Depois de perder em Minas, como é que vai ficar a patota dele?

    Ou seja, no desespero tornam-se cada vez mais perigosos. Tem aí a análise das contas de campanha e mais uma “capa da veja” pra se somar à entrevista estranhamente agendada de aécio neves.

    … Mais uma semana de golpismo …

  2. Ambos, FHC e aecioporto, parecem doentes.

    O “grande” sociólogo (e grande privatizador, ou pirativazor, e quase criador da Petrobrax) e o “candidato derrotado em exercício” parecem carecer de um sério tratamento psiquiátrico.

  3.   Sejamos francos: FHC sempre

      Sejamos francos: FHC sempre foi um arrivista e um medíocre, o caminho mais curto para que a pessoa se transforme em sem-vergonha, como ele faz questão de mostrar. Aos que o chamam de corrupto e aos que o defendem, deixo em aberto a questão do tal apartamento em Paris, fora outros bens. Nem vou falar do governo dele.

      E sejamos francos mais uma vez: muito se fala na necessidade do tal “diálogo”. Diálogo com QUEM? Com esse pateta? Com os seus comandados? Não dá. NÃO DÁ. Fazem questão, sempre, de buscar o confronto mais mesquinho. É como dialogar com um psicopata, ele só concorda se puder tirar vantagem imediata, depois dá-lhe faca nas costas. De mais a mais, fosse Aécio vitorioso vocês imaginam qual seria o “diálogo” com o PT e as esquerdas em geral? Basta lembrar que, já se imaginando eleito, Aécio deu uma banana para a também arrivista Marina Silva, dizendo que o fim da reeleição dependia de “discussões em Congresso”, não dele…

      Um grande comentarista do blog, o André (Motta) Araújo, escreve interessantes textos sobre história, especificamente envolvendo situações e personagens da 2ª Guerra. Aos que o acompanham, faço uma pergunta e uma comparação: alguém ainda quer que o governo federal siga bancando o Neville Chamberlain no cenário político brasileiro?

  4. Caro Nassif e demais
    Quanto

    Caro Nassif e demais

    Quanto mais esses grupos gritam e berram, tanto mais a Dilma tem que avançar.

    O medo deles, é que por mais que fiquem adiando a questão da Petrobras, acabarão por encontrar, toda sujeira dos tucanos e afins.

    A tentativa deles não é só adiarem e tomarem conta do processo, para se defenderem.

    A sujeira é muito grande, e dançarão muitas pessoas de altas plumagens.

    Saudações

  5. A direita é uma orquesta

    A direita é uma orquestra, cada instrumento toca a seu tempo e muito bem regidos.

    O discurso de FHC não vem por acaso. Devemos lembrar que a ponta de lança do momento político atual é o Gilmar Mendes.

    Primeiro o discurso-denúncia para respaldar a ação posterior. Tudo muito bem orquestrado.

    O ministro do STF precisa de uma base para sua impugnação das contas e, essa são os constantes depoimentos de lideranças do PSDB e da mídia corporativa pondo em dúvida a legitimidade da eleição de DILMA.

    Nesse jogo não há tresloucados na oposição. Existem propósitos.

    E alguns do PT, inocentemente, achando que esses arroubos são puro diversionismo.

  6. Vixe!
     
     Discurso

    Vixe!

     

     Discurso conservador? Que nada. Pura bandalheira.

     

     

    Parece que progamaram tudo direitinho pra vitória e, na última hora, algo falhou ou foi consertado. É o que me vem à mente diante de tanto inconformismo, tanto desatino. Querem o governo a qualquer custo, jogando às favas a prudência que deve nortear as falas, os atos públicos de quem possui vastos telhados de vidro, uma montanha de esqueletos em armários.  O FHC, por sua idade, tem pouco ou quase nada a perder. Seu registro na história não tem como remodelar. O senador mineiro, porém,  tem ainda muito tempo de praia, muito a perder. Devia ser mais cauteloso.

  7. NassifTodos os discursos

    Nassif

    Todos os discursos levam a Gilmar Mendes e a famigerada aprovação das contas, com um tremendo eco midiático.

    “Macaco velho não segura em galho podre”

    ou 

    Segura?

    Aguardemos.

  8. só querem tomar o poder…

    bando de canalhas, entreguistas e corruptos de carteirinha, com todos desesperados pelo que será revelado da Petrobras e das grandes empreiteira.

    Doidos para castigar a Dilma por ela ter vencido e dado sinal verde para que tudo seja investigado sem negociatas políticas ou proteção de quem quer que seja

    Julgam-se donos do Brasil e não querem permitir qualquer tipo de mudança no sistema dominante, o crime e o aparelhamento do judiciário

  9. Duro é troll FHC explicar

    Duro é troll FHC explicar porque mentiu tanto tempo sobre seu apartamento na Av Foch em Paris. Como comprou o mimo? Com o salário de aposentado na USP? Com a aposentadoria presidencial? k k k k k k k k

  10. O decrépito FHC menospreza a

    O decrépito FHC menospreza a inteligência da maioria dos eleitores brasileiros que votaram na presidente Dilma, tentando articular o terceiro turno no TSE através de sua cria Gilmar Mendes.

    Perdeu qualquer noção do ridículo e respeito pela democracia brasileira. Um bom psiquiatra lhe faria bem e poderia resgatar um pouco de dignidade, se é que ainda existe alguma. 

  11. Não li e não leio entrevista

    Não li e não leio entrevista do FHC, ainda mais na Folha, que gosta de botar gasolina em incêndio. Alias, para que tanta entrevista desse zero à esquerda, opa, à direita?

    A grande verdade é que o Aécio começou a perder a eleição quando o FHC declarou que “os pobres que votaram no PT é um bando de ignorantes”. Aí, quando parecia que o tucano arrancaria para a vitória, o segundo turno já começou com munição para a Dilma reverter o quadro.

    O FHC levar o Aécio para a radicalização é continuar no caminho da derrota. Vão ficar eles dois e mais o Lobão tentando insuflar os histéricos antipetistas para “encher as ruas” numa revolta contra a “facção crimonosa”. O problema é que a estratégia golpista tucana pressupõe convencer os manifestantes de que não pode ficar pedindo a volta dos milicos. Isso é impossível e eles acabam brigando entre si, como aconteceu nos dois últimos atos 

    Enquanto isso o Alkimin administra o estrago da falta d’água para não chegar desgastado em 2018. E o Serra só na moita

  12. fhc, como sempre, oportunista

    fhc, como sempre, oportunista e aproveitador.

    brochante incendiário.

    o mesmo discurso de gilmar mendes.

    quando fala já confessa algo inerente a ele, fala  que o criminaliza.

    ao atacar os outros e criminaliá-los, ele esquece que o dinheiro

    não tm coloração partidária, dinheiro é poder, 

    atinge a todos, especialmente o psdb, a direita representada

    notadamente   por essas empreiteira e empresas financistas,

    que sempre  preferem os tucanos.

  13. Novos ídolos da oposição…

    3/12/2014 09:34

    Como a família fez Paulo Roberto Costa converter-se em “enojado”

     

     

    Ontem, no seu depoimento à CPI, Paulo Roberto Costa disse aos deputados, senadores e ao país que foi estar enojado – anos de enjôo e roubando, viu-se – e os apelos da família que o levaram a fazer a delação premiada.

    Para que não se duvide, transcrevo o UOL:

    “Ao final do desabafo, (Paulo) afirmou ter sido convencido pela família, e não pelos advogados, a fazer a delação.”Quem me colocou com clareza para eu fazer a delação foi minha esposa, minha filha, meus genros e meus netos. Falaram pra mim: ‘Paulo, por que só você? E os outros? Cadê os outros? Você vai pagar sozinho?’. Fiz a delação para dar um sossego a minha alma e por respeito e amor à minha família.”

    Aí, claro, você imagina a pobre família, inocente, premida pelas dificuldades e pelo sofrimento, reunida em orações, não é?

    Só que aí aparece um blogueiro que está enojado sem ter roubado e traz o trecho do insuspeito Estado de Minas, no nem tão longínquo dia 3 de outubro:

    “A família de Paulo Roberto Costa foi incluída no acordo de delação premiada assinado pelo ex-diretor da Petrobras, preso pela Operação Lava a Jato, da Polícia Federal. Assim, a mulher, as duas filhas e os genros de Costa também deverão colaborar com as investigações e devolver os recursos obtidos ilegalmente para, em troca, escapar da prisão. A família de Costa responde aos crimes de formação de organização criminosa e obstrução das investigações.

    Em março, quando foi deflagrada a Operação Lava a Jato, as filhas e os genros de Paulo Roberto Costa foram até a empresa dele, a Costa Global, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, e retiraram diversos documentos – para, supostamente, destruí-los em seguida. Eles foram flagrados pelas câmeras de segurança do edifício, que mostra os quatro entrando e saindo do prédio várias vezes, com sacolas e mochilas. As imagens foram obtidas pela Polícia Federal, que os acusou de tentar destruir provas e dificultar as investigações.”

    Depois, o mesmo blogueiro chato, que quer estragar este momento comovente de amor familiar, transcreve a Veja:

    “Uma das filhas do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, Arianna Bachmann, é suspeita de se beneficiar com “informações privilegiadas” em contratos de venda de móveis para empresas contratadas da estatal.”

    E, pior, determinado a destruir este momento sublime em que a Nação se verga à conversão do “ladrão de carreira” pelo poder do amor familiar e tudo o que ele diz é fruto puríssimo desta epifania no lar, ainda transcreve a Época:

    “Os negócios de Arianna serviram como estágio para que ela subisse na hierarquia do negócio familiar montado por Paulo Roberto. O esquema, como ÉPOCA revelou, envolvia todos os integrantes de sua família. Havia hierarquia e funções bem definidas. Arianna tocava o dia a dia dos negócios. Márcio Lewkowicz, marido de Arianna, organizava as finanças. Humberto Mesquita, o Beto, era rival de Márcio na tarefa de administrar, no Brasil e no exterior, o dinheiro da corrupção na Petrobras. Shanni, a outra filha de Paulo Roberto, casada com Beto, tentava influenciar o patriarca para que o marido assumisse o controle financeiro das operações. Marici, a mulher de Paulo Roberto, era laranja em empresas e contas secretas em paraísos fiscais.”

    Desculpem acabar com o momento de santidade que os jornais brasileiros proporcionaram a vocês, com a incapacidade de apontar o que há de fato: um ladrão, pego em flagrante, capaz de acusar a qualquer um, aos culpados e aos inocentes, em troca de uma escapatória menos grave para ele e para seus familiares cúmplices.

    Nenhum jornal foi capaz de fazer este rápido e simples “recordar é viver” com o que eles próprios escreveram.

    O ladrão da Petrobras, os outros que existirem e os políticos que apanharam dinheiro, coniventes com a propinagem de Paulo Roberto Costa devem responder pelo que fizeram.

    Quem quer santificá-lo por razões políticas é tão desonesto quanto ele. 

  14. FHC está é queimando Aécio

    FHC está bancando essa postura agressiva de Áecio, para a qual o povo brasileiro está se lixando, a menos de alguns leitores da revista VEJA, que dispensa apresentações.

     

    Na minha opinião, o objetivo secreto é “queimar” Aécio politicamente falando, visando favorecer o PSDB de SP.

     

    E Aécio fica falando abobrinhas, assumindo algo que não é (radical).

     

    FCH é um perigo até para seus aliados. Se eu fosse Aécio, ficaria com os olhos bem abertos.

  15. The Worst

    Não perco tempo lendo FHC. Também acho perda de tempo retrucá-lo, considerando seus desejos entrelinhas. Ele quer que Dilma se transforme em Thatcher. Mas não deseja isso para que ela venha a ser, no futuro, reverenciada (injustamente a meu ver) como a inglesa é. Mas, antes, para que se instale no país a insegurança social que o neoliberalismo trouxe à Inglaterra nos piores anos da conservadora. Talvez ele saiba que só um caos muito grande para que possa ter alguma chance na comparação entre governos. Ao aproximar-se do fim, deve ser doloroso perceber que seu período na Presidência será lembrado como um dos piores governos da História da República (mui justamente a meu ver). O PT não deve se preocupar com os estridentes desesperados. O golpismo que ameaça vem dos gabinetes às ocultas. E esse golpismo é culpa da inação do PT/Governo, que não faz o enfrentamento político com os meios de que dispõe. Está mais do que na hora de o governo mostrar força, recompor sua base política e também sua base popular. Tenho chamado a atenção para a necessidade de garantir e ampliar as conquistas dos que já ascenderam socialmente. Refiro-me à Classe C, que é a chave contra o golpismo. É preciso uma série de medidas políticas e econômicas que pensem o suporte às multidões que ascenderam da pobreza para a base da classe média. É preciso informar melhor, proporcionar melhor acesso à saúde e a educação e aliviar o peso dos impostos sobre essa parcela da população. Garantir que continuem avançando e possam reconhecer quem lhes possibilitou isso. A série de textos abaixo reflete sobre esses temas:

     

    Informação Independente:

    http://reino-de-clio.com.br/Pensando%20BR2.html

     

    Saúde:

    http://reino-de-clio.com.br/Pensando%20BR3.html

     

    Educação:

    http://reino-de-clio.com.br/Pensando%20BR4.html

     

    Introdução:

    http://reino-de-clio.com.br/Pensando%20BR.html

  16. O que me dá raiva, vendo

    O que me dá raiva, vendo ontem o depoimento do tal Paulo Costa na CPMI, é a gritaria da oposição, que levou até torcida, e o silêncio dos petistas. O PT não tem nenhum bom orador no congresso, parece uma turma de medrosos e culpados por tudo o que lhe é impingido, os covardes!

  17. Torre de controle
    Gente, alguém aí sabe me dizer que auê é esse que tá rolando no interior de Minas?É que eu fiquei sabendo que o avião da Malaysia Airlines que sumiu em 8 de março reapareceu na cidade de Cláudio e pediu permissão para aterrizar no aeroporto e aí começou o problema, pois não tinha ninguém na torre de controle, mas o funcionário que faz um bico no aeroporto ao ver a aeronave sobrevoando a cidade, correu na casa do titio do Aécio e pegou a chave do aeroporto, arrumou uma escada, subiu na torre de controle e travou o seguinte dialogo com o comandante do avião: — Comandante do avião – ”Atenção torre, atenção torre aqui é o comandante do voo MH-370 da companhia aérea Malaysia Airlines e estamos pedindo autorização para aterrizagem” — Funcionário da torre de controle – “O qui ocês quer? descer aqui em Cláudio? sei não hein… um bichão desse tamanhão… num buraquin desseaqui… mas peraí qui vou falar cum seu Quedo e o seu Múcio pra vê selesdeixa…” — Comandante do avião “Torre precisamos aterrizar com urgência, pois estamos com pouco combustível….” — Funcionário da torre de controle “Peraí comandante que o Seu Quedo foi pedir pra vê se seu Perrela deixa ocês parar aqui… purquê ocês num vaum para São Paulo, que lá tem um aeroporto grande e bão?” — Comandante do avião “Tentamos aterrizar em São Paulo, mas lá não tem água” — Funcionário da torre de controle… “Seu Perrela que saber qual é a caga que ocês tão trazendo”— Comandante do avião… “Torre esse avião não é cargueiro é um avião de passageiros… o que nos resta são restos de embalagens de comida e algumas latas de refrigerantes… Pepsi, Fanta”— Funcionário da torre de controle… “Ahnnn… se tivesse pelo menos umas de Coca”— Funcionário da torre de controle… “Donde ocês vem mesmo? — Comandante do avião”… “Torre aqui é voo MH-370 da companhia aérea Malaysia Airlines, sumido desde março”— Funcionário da torre de controle… “acho que num vai puder descer não… purquê aqui seu Aecin e seu Perrela só deixa descer helicóptero e avião pequeno que vem do Paraguai, Bolívia e Colômbia”Dizem alguns moradores da cidade que Cláudio e adjacência que a coisa tá fervilhando com os acontecimentos… todo mundo assistindo a aeronave sobrevoando a cidade e os moradores correndo freneticamente pelas estreitas ruas da antes tranquila cidade. Juro que não inventei essa história.

  18. Quem é “organização criminosa” ?

    Quem é na verdade o grande criminoso?

    Sr. Lucas Gomes Arcanjo esclarece sobre a ossada humana encontrada no pasto da Fazenda da Mata etc. – YouTube

    Novo depoimento do policial e investigador Lucas Gomes Arcanjo – Tortura e assassinatos. – YouTube

    Os links falam da relação Aécio e Anastasia com a Localiza, empresa de venda e aluguel de carros, que eram repassados a Fiat. Depois dessas informações muito se esclarece sobre o helicóptero do pó de Perella e outros casos pouco explicados durante os anos da “gangue do Aécio” em MG. O policial chega a sugerir a ligação direta de Aécio com o tráfico de cocaína ( também para atender o apetite dele por pó só mesmo traficando ).

    Aos fatos citados acima se somam a lista de Furnas, o mensalão mineiro, o documento de um deputado do PSDB registrado em cartório (já revelado neste blog), o uso de trolls na internet, o desvio de 260 milhões da Copasa para o pagamento de dívidas da Rede Globo, e vários outros do ilustre currículo de Aécio Neves e do PSDB de MG.

    Será que ainda resta alguma dúvida em que lado estão os criminosos???

    PS. Espero não ser novamente censurado neste blog, agradecido!

  19. organização criminosa

    organização criminosa foi aquela que fez o PROER………….vendeu a VALE a preço de banana

    vendeu o sistema TELEBRÁS………….aquela que agia no limite da irresponsabilidade…………………vou ficando só nestes 3 tópicos

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador