PCdoB teria exigido Manuela vice de Lula. Gleisi diz que “possibilidade” está em estudo

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O blog do Esmael Morais divulgou em primeira mão, nesta sexta (3), que a presidente nacional do PT Gleisi Hoffmann teria dito à militância que o PCdoB exigiu que Manuela D’Ávila seja candidata a vice-presidente na chapa de Lula em troca da aliança no plano nacional. Procurada pelo GGN, a senadora disse que os partidos ainda “estão conversando e essa é uma das possibilidades”, mas negou que a decisão já tenha sido tomada.

Segundo o blog, Gleisi teria explicado à militância em Curitiba que o acordo com o PCdoB teve reflexo na decisão de fechar com o PSB em 4 estados e retirar a candidatura de Marília Arraes em Pernambuco. O PT se comprometeu a apoiar a reeleição de Paulo Câmara pelo PSB (que apoiou Aécio Neves em 2014 e o impeachment de Dilma, depois). Em troca, o PSB retira a candidatura própria em Minas Gerais, em benefício de Fernando Pimentel, e aceita Luciana Santos, do PCdoB, como vice de Câmera em Pernambuco.

Em nota divulgada na quinta (2), o PT já tinha admitido que o “gesto” em favor do PSB em 4 estados era esperado pelo PCdoB, que vem apelando publicamente por uma frente de esquerda já no primeiro turno da eleição presidencial.

A informação de que Manuela poderia ser vice na chapa do PT foi disseminada na grande mídia nesta semana, mas os colunistas ponderaram que se isso ocorrer, o partido de Lula deve, como plano B, considerar um substituto para o ex-presidente que represente o Nordeste. Uma chapa com Manuela e Fernando Haddad como alternativa a Lula, por exemplo, só teria representantes do Sul e Sudeste do País.

Por Esmael Morais
 
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá como companheira de chapa a deputada estadual gaúcha Manuela D’Ávila (PCdoB). A dobrada Lula-Manu deverá ser homologada neste sábado (4).
 
A revelação foi da própria presidenta nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, em Curitiba, ontem à noite, durante conversa com uma caravana petista de Pernambuco presente na Vigília Lula Livre.
 
Ao dar o ‘beijo da morte’ na candidatura de Marília Arraes, com o apoio do PT à reeleição do governador Paulo Câmara (PSB), Gleisi explicou que foi uma das condições imposta pelo PCdoB para fechar a aliança.
 
Além da vice-presidência ficar com Manuela, a vice do governador Câmara será a deputada federal Luciana Santos (PCdoB-PE).
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. PC do B (1%) impondo

    PC do B (1%) impondo condições ( no mínimo questionáveis ) ao PT, o que dá uma ideia do tamanho ao qual a direção do Partido dos Trabalhadores reduziu o partido…rachando a base para agradar a terceiros.

  2. Quanto mais os fascistas avançam, mais a esquerda faz exigências

    Quanto mais os fascistas ousam e avançam, mais as esquerdas impõem condições para se unir e enfrentá-los.

  3. o PCdoB se rege pelo “centralismo democrático”

    e o PT também. De democrático só tem o nome. “Centralismo Democrático” foi usado, por extrema necessidade militar, nas guerras das revoluções russas 1905,1917 e no período stalinista que vigorou até depois da disssolução da URSS. A longo prazo o que se denomina centralismo democrático traz estragos, divisões, e a eterna discussão (que não atinge os marxistas e esquerdas não marxistas modernas) do que seja esquerda, e do que não seja, rótulos. Outra consequência é usar filiados e bases simpatizantes como massas de manobra fiéis. O PCdoB faz política e se alia a qualquer partido onde possa avançar.

  4. Bem antes, o PCdoB se aliara à neoligarquia Campos

    então, não é novidade. O PCdoB já decidira continuar, como antes, na chapa dos Campos. Foi assim que conseguiu eleger Luciana Santos e o Vice. Essa história da Gleise é pra militância e simpatizantes pensarem que tem o PT tem força e que contribui pra união das esqurdas. Creio que não é o que o PCdoB pensa. Já postei da BBC Brasil um monte de tendências internas na cúpula contrariando a maioria da Direção. Lembremos de Flávio Dino em que o imaculado foi ao Maranhão fazer campanha pros dois lados, Flávio Dino e afilhado da clã Sarney. As bases, o povo se rebelaram. Com gente, mesmo, é diferente.

  5. PCdoB

    O aliado mais fiel que sempre o PT teve, nestes últimos anos.

    Estão com candidatura própria principalmente para organizar candidaturas ao legislativo e superar eventual futura cláusula de barreira. No mais, sempres estiveram e estarão com o PT

  6. A Marília Arraes merecia pelo

    A Marília Arraes merecia pelo menos ser lançada candidata ao Senado! É muito injusto o que fizeram com ela, sua decisão de se filiar ao PT em um momento delicado da história do partido, quando todos os aliados o abandonaram e havia um ódio generalizado contra todos os petistas, foi muito importante para reverter o desgaste sofrido pela legenda. 

    1. Não tinham me atentado para o

      Não tinham me atentado para o fato da Marília Arraes ter apenas 34 anos, portanto não pode se candidatar ao Senado.

      Uma pena!

  7. Manuela ?
    Sei não !
    2o poste
    Manuela ?
    Sei não !
    2o poste do Lula uma mulher.

    É claro que a direita vai fazer comparações e explorar as fraqueza da Dilma.
    Não sei se a Manuela aguentaria pressão que vai haver no 2o turno

    Tenho dúvidas se seria opção neste momento.

    Se fosse o caso de escolher uma mulher, pode ser a Gleisi. Acho bem forte e combativa.

    Espero que o PT pense bem, não há margem para erro.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador