Lula deve convidar Ciro para vice ou apoiá-lo em 2018, aponta Kennedy Alencar

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 
 
Jornal GGN – O ex-presidente Lula (PT) deve convidar Ciro Gomes (PDT) para ser seu parceiro numa chapa rumo ao Palácio do Planalto, em 2018. Ou, se inviabilizado pela Lava Jato, Lula deve apoiar o nome de Ciro como o candidato das esquerdas. É o que avalia o jornalista Kennedy Alencar diante da notícia de que os dois irão viajar ao Nordeste, nos próximos dias, em função da inauguração de obras da transposição do Rio São Francisco. A viagem é um sinal de aproximação e abertura para discutir a aliança.
 
 
Por Kennedy Alencar
 
Lula e Ciro se reaproximam e podem jogar juntos em 2018
 
 
O ex-presidente Lula e o ex-ministro da Fazenda Ciro Gomes se reaproximaram politicamente e participarão no domingo de uma inauguração do B da obra de transposição das águas do rio São Francisco. Eles visitarão Monteiro, cidade da Paraíba na qual o presidente Michel Temer esteve na semana passada.
 
Há dois efeitos importantes nessa reaproximação. Um deles é realizar um ato para que seja reconhecido que Lula é, de fato, o pai da obra. Esse projeto era imaginado desde o império, no século 19, mas saiu do papel somente no governo Lula em 2007, dez anos atrás. A ex-presidente Dilma, que acompanhará Lula no domingo, tocou boa parte da obra, que atrasou bastante e cujos custos se elevaram significativamente. E o governo Temer está concluindo os trechos finais.
 
Esse ato de domingo em Monteiro, numa das regiões mais carentes do país, com populações que sofrem com a seca há séculos, tem efeito simbólico importante para melhorar a imagem de Lula, que sofreu desgaste com as investigações da Lava Jato.
 
O outro efeito é a reaproximação entre Lula e Ciro Gomes, do PDT. Ciro acompanhar Lula num palanque é uma novidade da política. O pedetista andava fazendo críticas duras à uma eventual candidatura do ex-presidente em 2018. Agora, amenizou o discurso em relação a essa possibilidade.
 
Essa reaproximação é do interesse de Lula e Ciro. Há chance de uma condenação em segunda instância inviabilizar uma eventual candidatura de Lula em 2018, enquadrando-o na Lei da Ficha Limpa.
 
Se isso acontecer, Lula deverá apoiar Ciro para presidente. Mas, se o petista puder ser candidato, Ciro seria convidado para disputar a Vice-Presidência.
 
Esses dois cenários estão no tabuleiro do xadrez de uma eventual frente de esquerda para disputar a Presidência no ano que vem. Juntos, Lula e Ciro são mais fortes.
 
Assine
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Uma aliança entre Lula-Ciro

    Uma aliança entre Lula-Ciro enfraquece a estratégia de inviabilizar Lula judicialmente. Na verdade, os efeitos do impedimento da candidatura Lula pela Lava Jato, vista por cada vez mais brasileiros como mero instrumento de perseguição política ao ex-presidente, poderiam impulsionar uma candidatura apoiada por Lula.

     

  2. Sentenciar só por convicção?

    Memória 2009: “Vá para São Paulo. Precisamos de você por lá.”

    Foi e não sei se recebeu algum pedido de desculpa.

  3. Colunistas do PIG

    Não ficam quietos e querem dar palpite em tudo!

    Na Globo o Merval lança o João Dória e aqui a FdSP através do Kennedy lança a dupla Lula Ciro

    Há muito russo para combinar cara pálida.

  4. Vejo como saudável a união de

    Vejo como saudável a união de Lula e Ciro. Eles são nordestinos, e ambos estão muito atentos aos problemas brasileiros, conhecendo mil vezes mais nossas carências que esses bundões que estão no poder agora. Com toda certeza a presença de ambos nos palanques seria algo importante. Torço pra ver isso um dia. 

  5. Não conheço Ciro Gomes tanto

    Não conheço Ciro Gomes tanto quanto eu gostaria, mas se Hitler fosse candidato contra essa direita filha-da-puta, eu o apoiaira. Era caniceiro, mas era nacionalista. E o nacionalismo deve ser uma das bandeiras de 2018.

     

    1. Discordo apenas da “letra” do

      Discordo apenas da “letra” do alfabeto. Ciro é o plano “C” dos golpistas. O plano B já está em marcha: é a não realização de eleições presidenciais diretas em 2018 (os encontros de Gilmar Mendes com Temer, Eunício e R. Maia, anteontem, os boatos de “reforma política” bancada pelos golpistas — votação em “lista fechada” e semelhantes — e a Carmen “Bento Carneiro” Lucia falando de “soberania popular” via referendos e afins atestam isso; pode ser a “suspensao do pleito” ou um “semipresidencialismo à francesa” que vem aí, entre outras nefastas opções). Basta ver a ficha corrid…, digo, o “passado político” do Ciro pra ver que uma cédula de R$ 8 é mais legítima que ele. O duro é explicar isso pra ex-querda ~desenvolvimentista~ que defende assassinos de indígenas e megagrileiros de terra que vendem carne podre…

  6. Prefiro a abordagem de

    Prefiro a abordagem de Stephen Kanitz

    A Chapa Lula/Dilma Para 2018.

    Lula precisa convidar Dilma para ser seu Vice.

    Dessa vez o PT não pode fazer a besteira de ter um político de um outro partido.

    Tipo Temer como Vice, só para ter mais 5 minutos de televisão.

    Lula precisa ter a Dilma, inclusive para corrigir a injustiça do impeachment.

    Afinal, Dilma não foi afastada injustamente?

    Por isso Lula tem obrigação moral de corrigir esse erro e apoiar a sua companheira de lutas elegendo-a como seu Vice.

    E tem a vantagem da Dilma não ter triplex, muito menos sítio.

    Se você é do PT, lute para que a Dilma faça parte da chapa Lula 2018.

    Como Viça, termo proposto por ela.

    Posso já ver a propaganda. “Dilma, a No-Viça Rebelde.”

    Lula não pode sempre pensar em si

    E abandonar tantos amigos que lutaram por ele como, José Dirceu, Antonio Palocci, Guido Mantega, Delubio Soares, Celso Daniel, e agora Dilma Rousseff?

    Vamos lutar pela chapa que irá empolgar o povo brasileiro, Lula / Dilma 2018.

    Apoie essa iniciativa para o bem do Brasil e para a alegria do PT!”

     

    1. Essa chapa seria imbatível. A

      Essa chapa seria imbatível. A alardeada honestidade de Dilma, com a capacidade de compor do Lula, um servindo de freio ao outro. Perfeito!

  7. Na MHO

    Na minha humilde opinião, a direita queimou todas as pontes e caravelas com um possível governo conciliador de esquerda.

    Lula, conciliador por natureza, não teria mais o espaço que teve para fazer o que fez em seus primeiros mandatos.

    Repito o que já disse antes: o comportamento da direita, agora, exige outro comportamento, bem diferente da conciliação. No lugar do “Lula, paz e amor”, me parece melhor um “Ciro, bateu, levou”.

    Não que Ciro seja de esquerda. Mas se for eleito no bojo de um programa de união de forças populares, acredito que ele não teria como deixar de cumprí-lo, ainda que parcialmente.

    1. GalileuGalilei, – O QUE É SER DE ESQUERDA ( NO BRASIL) ?

      Galileu, talvez sem querer, tocou num ponto: – O que é ser de esquerda? No Brasil. Seria emperrar, insistir na cor de uma bandeira, na barba e no discurso raivoso?No histórico? A História é um carro alegre… Pois saiba que alguns dos traidores agiram assim, revoltados, inflamados. No nosso caso mais de perto, o Cabo Anselmo, em 64. Não digo que fulano seja o mesmo, mas arejar, repensar além de salutável, pode ferir e doer algumas crenças (ou crendices muito cristalizadas, incorporadas). Ou ficamos na mesma, eternamente. Em militâncias de teclado. Sem reflexões. Ciro, sim. Ou anularei.

  8. que militância? Apoiar Ciro.

    noto uma diferença medonha de quando o blog tava cheio de gente militante , simpatizante, alguns raivosos e espumantes , outros fanatizados portanto cegos. Atualmente, o blog tá esvaziado. Cadê os crentes todos? O post-título: Que eu saiba, não há uma vírgula que insinue algo contra Ciro Gomes. Por outro lado, já se formou, com ou sem fundamento, uma mancha em torno não só de Lula, mas do PT, e o PT teima não se renovar de alto a baixo, fixou como um culto à personalidade, numa só figura, por mais grandiosa que seja, mas isso é despolitizante já disse um intelectual do PT em Diálogos, não vou repetir).

  9. Calma pessoal, escutem a voz da experiência

      

    Ciro e Lula. Juntos no S.Francisco e em 2018. Mas não misturados numa só chapa

    POR  · 17/03/2017

    Kennedy Alencar publicou mais cedo um post, em seu blog,  dizendo que Lula e Ciro se reaproximam e podem jogar juntos em 2018, um texto como é de sua natureza, correto e de boa análise.

    Diz que ambos têm interesse nessa aproximação, como que concordo.

    Mas não creio que integrando a mesma chapa, porque em política 2+2 podem ser 3, 4 ou 5.

    Ciro sabe que o discurso de enfrentamento radical pode dar-lhe algo, mas não a maioria. Lula sabe que é o ímã da estabilidade e da volta da vida brasileira à normalidade o que lhe recomenda certa contenção e uma campanha marcadamente propositiva.

    E vice-versa, sabem o que está colocado diante do outro.

    Em condições normais de temperatura e pressão, não vejo em que uma candidatura Ciro atrapalharia Lula, ao contrário. Há eleições locais e isso ajuda a superar incompatibilidades e somar mais.

    Como candidato, Ciro vai estar mais livre para seus embates e estocadas verbais do que como vice de Lula, situação em que, necessariamente, teria de ser mais contido.

    Lula, mais solto para as alianças informais que terá com o que sobrar de pequenos partidos e  outsiders, porque PSDB e DEM tomarão todos os espaços deles na chapa “temerista”.

    E o próoprio Temer será um “chumbo” a  carregar.

    Acredito que Lula e Coro vão inevitavelmente juntos em 2018.

    Juntos, mas não misturados.

     

     

  10. Ciro Gomes é o mais preparado!

    Ciro Gomes é um homem preparado. É honesto, experiente, competente e tem projeto para o desenvolvimento do nosso país. Para conhecer este projeto, basta assistir às suas palestras que estão disponíveis no Youtube.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador