Andre Motta Araujo
Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo
[email protected]

Lunáticos no hospício neoliberal, por André Araújo

Lunáticos no hospício neoliberal, por André Araújo

O economista e banqueiro Persio Arida, entrevistado no programa GLOBONEWS CENTRAL DE ELEIÇÕES de 22 de agosto desfilou seu programa econômico da candidatura do PSDB para um time de entrevistadores simpáticos à ideologia neoliberal de mercado. Seu receiturário é mais do que conhecido, tudo pelo mercado e nada pelo Estado, o mercado resolverá tudo desde que restabelecida a confiança que ele, Arida, representa.

Com a confiança virão os investimentos, naturalmente estrangeiros em maioria, que serão destinados a projetos de infraestrutura e ai se criarão empregos. Perguntado se ele não tinha um plano emergencial de emprego para os 14 milhões de desempregados, – na realidade os desocupados segundo o IBGE são 64,6 milhões, somando desempregados que procuram emprego, os que já desistiram, os subempregados, os biqueiros e biscateiros, a massa dos mal de vida somando seus dependentes chega a 85% da população brasileira -, Arida disse que o Estado não tem nenhum papel no desemprego.

Arida não se comoveu, insistiu que basta restabelecer a confiança que tudo se resolve, será preciso avisar outros grandes paises que invocam o Estado para intervir porque o mercado não é vocacionado para resolver problemas sociais, nunca foi e não tem o poder de dirigir sozinho a economia de forma que toda a população seja atendida. Aliás, o Estado existe para alguma coisa e entre elas não deixar a população morrer de fome. Os liberais americanos de 1933, como o Presidente Hoover e Eugene Meyer, Chairman então do FED, pensavam como Arida, o Estado não pode fazer nada para resolver o problema do emprego mas Roosevelt, assessorado por Keynes pensava diferente e os dois salvaram da catástrofe social a população americana, usando o Estado como instrumento de revigoramento da economia, com pleno sucesso, desafiando os ortodoxos.

Se os eleitores americanos acreditassem que o mercado resolve tudo  jamais teriam votado e eleito o Presidente Trump, cuja promessa é usar o Estado para intervir na economia e criar empregos, que é o que ele esta fazendo. Mais ainda, uma das duas metas estatutárias do banco central americano, o Federal Reserve System, criado em 1913, com obrigações legais claras e definidas, não é só assegurar estabilidade monetária, essa é uma das obrigações, o FED é um instrumento do Estado, também tem que usar a politica monetária para assegurar o emprego, as duas obigações tem a mesma importancia.

Portanto, está implícito que o Estado americano tem sim obrigações com o emprego. Já Arida acha que o Estado brasileiro nada tem a ver com isso, basta criar confiança, coisa simples, o resto vem automaticamente, perguntado em quanto tempo ele não soube responder, talvez 30 anos.

Mas quem achava Arida um neoliberal de carteirinha, não viu nada. No dia seguinte, 23 de agosto, é entrevistado no GLOBONEWS CENTRAL DE ELEIÇÕES o economista Paulo Guedes, guru econômico do candidato Bolsonaro. O homem parecia um alucinado, praticamente não aceitava perguntas, fez um discurso de fanático religioso, uma catarata de estatísticas, chutes numéricos, avaliações estapafúrdias, em um hora poucas vezes se viu  tal concentração de asneiras, perto dele Pérsio Arida é um sábio moderado, pelo menos não é agressivo, dentro da lógica dele tenta ser racional.

Paulo Guedes se propõe a privatizar TUDO e TODOS OS BENS DO ESTADO, não vai deixar escapar nada, nem o prédio do Ministério da Fazenda no Rio, que ele citou nominalmente como mercadoria para venda rápida. Esqueceu do Forte de Copacabana, que pode pegar um bom dinheiro.

Não só todas as estatais, também todos os imóveis da União, que ele estimou serem 700 mil e que em outro chute avaliou em R$1 milhão cada, tudo coisa de hospício, nenhum desses números tem qualquer âncora no mundo real, é papo de boteco. Vendendo tudo ele pensa em arrecadar R$2 trilhões, rapidamente, que ele vai usar para pagar a divida publica, investimentos públicos nem pensar. Mais ainda, ele vai fazer tudo isso  logo de cara, os compradores vão fazer fila, faltou elencar na prateleira a venda do Amapá, do Acre, da ilha de Marajó, do Pão de Açucar, das Cataratas do Iguaçu e da Floresta da Tijuca.

Quanto o BNDES ele foi agressivo, não quer nem saber. O BNDES tem que mandar todo seu caixa e tudo o que receber dos devedores para o Tesouro, raspar o Banco, não tem que emprestar mais nada, o dinheiro vai para o bolo que se destina à divida pública, o banco está devendo segundo ele mais de 220 bilhões.

O alucinado passou uma hora falando nesse tom messiânico, indagado se conseguiria as necessárias aprovações do Congresso para vender tudo, nem tomou conhecimento, disse que isso será fácil e rápido, todo mundo vai aprovar tanta genialidade porque não há outra saída, ele vai convencer todos, inclusive o Congresso que ou faz isso ou acaba o Brasil. Não me lembro de ter ouvido discurso nesse tom de nenhum economista, foi um espetáculo para um profeta biblico.

Guedes desfilou cifras fantasmagóricas de centenas bilhões de Reais que ele irá conseguir em um passe de mágica, estalando os dedos. Quando  perguntado sobre o “como” arrumar de forma tão rápida e fácil tantos “bilhões” ele ficava impaciente, “eu vou mostrar que precisa ser assim e todo mundo vai ver que não tem outro caminho e todos vão aprovar”. Nem Mussolini se avocou tanto poder de fazer acontecer, um projeto de ditador econômico, perto dele Delfim é amanuense pacifico do Ministério da Fazenda.

Com a fama que o precedia, esperava-se de Guedes um plano mais racional e estruturado com alicerces na realidade politica, mas não foi isso que se viu na entrevista na GLOBONEWS.

Os entrevistadores ouviram quase mudos um discurso autoritário de “ eu vou fazer isso e pronto”, com o poder que nem o Governo militar de 1964 pretendeu ter sobre o orçamento.

Guedes vai acabar com todas as vinculações de saúde e educação, a prioridade absoluta é a divida publica, o resto vem depois, ele quer impor suas ideias e ponto final, os entrevistadores tentavam inutilmente mostrar a ele que estamos em uma democracia mas isso não o comovia.

Disse muito mais asneiras, disse que todo mundo bateu palmas para o Pedro Parente quando ele vendeu grandes pedaços da PETROBRAS. Mas quem foi que bateu palmas para o Pedro Parente? Só se for no Instituto Millenium do qual Guedes é fundador. Disse que o sistema chileno de previdência é uma maravilha, todo mundo aplaude, vai fazer igual no Brasil, quando é exatamente o contrário, o sistema está caindo aos pedaços (vide link nos Los Angeles Times), foi um show de afirmações malucas em tom salvacionista, não admitia contestação e nem perguntas, o time ouvia meio chocado, o pessoal da Globonews mal abriu a boca, foi um discurso furioso de uma hora do Napoleão neoliberal.

Guedes  fez comparações históricas estapafúrdias, na linha que “agora tudo é assim”, “agora tudo vai para esse lado”, esqueceu que a China tem 70% da economia estatal e que 13 das 20 maiores empresas de petróleo do mundo são estatais e que sua ideia de ACABAR COM O ESTADO só está na cabeça dele, o Estado americano está mais presente que nunca na economia, assim como o da India, Russia, China, França, Itália, cuja estatal ENEL acaba de comprar a Eletropaulo e na Noruega, cuja estatal STATOIL é a maior compradora de poços do pré-sal, ninguém  está desmantelando o Estado em lugar nenhum, não existe onda de privatizações nem na America Latina, nem na Ásia, nem na Europa, todos os paises estão endividados com relação ao PIB em proporção parecida ou maior que a do Brasil, mas ninguém sonha em desmantelar o Estado para pagar a divida.

Guedes citou a Revolução Francesa como inicio do liberalismo, quando esta foi uma sangrenta ditadura que nada teve de liberal, um exemplo completamente fora de lógica.

A Revolução Francesa trocou de mãos o Estado, saíram os Reis entraram os ditadores,  estatizou todas as terras da Igreja, que era a maior proprietária de terras da França. A Revolução Francesa foi o ninho da esquerda que lá nasceu, ante-sala do Imperio Napoleônico, depois seguido pela Restauração Bourbon, onde ele viu exemplo de regime aberto?

Esse neoliberal de almanaque esqueceu de dizer que a crise de 2008 acabou com o neoliberalismo de Chicago, de onde Guedes veio. O capitalismo americano do livre mercado foi salvo pelo Tesouro, o neoliberalismo da Escola de Chicago foi DESMORALIZADO até na própria Universidade de Chicago, que hoje não carrega mais o legado de Milton Friedman, exilado para a Universidade Carnegie Mellon, de Pittsburgh, a cargo do herdeiro intelectual de Friedman, Alan Meltzler, morto o ano passado.

O outro grande economista americana Alan Greenspan não seguia fórmulas e sim as circunstâncias, expandia o dinheiro quando precisava e assim assegurou a prosperidade americana por 18 anos. Bernanke e Yellen usaram o “quantitative easing” jogando liquidez na economia para não deixar cair o emprego, nenhum deles seguiu o rigido controle da moeda que era essência do monetarismo de Chicago, a mesma linha que segue o Banco Central do Brasil, Friedman foi frontal critico do Fed de Greenspan porque esse expandia a moeda para assegurar o emprego, Friedman tinha alergia a isso.

Mas Friedman, um homem intelectualmente honesto, já no fim da vida teve a grandeza de dizer que Greenspan, mostrou que ele, Friedman, estava errado ao estabelecer controle rígido da moeda. Friedman disse que Greenspan, partidário de uma politica monetária flexível, estava certo, mas esqueceram de avisar os monetaristas brasileiros tipo Paulo Guedes. Abaixo essa confissão de Friedman.

http://www.philipji.com/item/2011-04-11/milton-friedman-on-alan-greenspan

O Prêmio Nobel Paul Krugman é hoje o maior critico das teses ideológicas de Friedman, pelas quais “o mercado sempre funciona”, a mesma tese de Arida e Guedes, tanto que não funciona sempre que a crise de 2008 só foi resolvida pelo Estado, pondo por terra a crença ultra ideológica de Friedman que tanto males causou ao mundo, patrocinando uma concentração de capital que hoje é vista como um mega problema mundial.

Alan Meltzler, que morreu no ano passado, legatário de Friedman, foi critico frontal da salvação de empresas pelo Tesouro na crise de 2008, dizia que devia ser deixar que elas quebrassem, porque essa é a tese do livre mercado. Mas o Governo dos EUA não se deixou levar por teorias e sim pelas consequências sociais da quebra de uma General Motors e de um Citibank, salvou as empresas e jogou o monetarismo de Friedman e Meltzler no lixo da história, recolhido pelos lixeiros brasileiros tipo Arida e Guedes que ainda se guiam por teorias de cartilha aprendidas na escola dos anos 90, esquecendo que economia é circunstância, segundo Keynes, cada momento tem sua ferramenta, tem cérebros brasileiros que entendem isso muito bem, como Delfim Neto.

Lembre-se que Paulo Guedes, o “Posto Ipiranga”, foi o mesmo que incentivou Luciano Huck a ser candidato, outra maluquice com o objetivo de manipiular um laranja para realizar o PROGRAMA TERRA ARRASADA desse neoliberal da Escolinha do Professor Raimundo.

Paulo Guedes é um dinossauro ideológico mas não rasga dinheiro. O grupo Bozano, do qual ele faz parte, foi o maior operador e beneficiário da conversão das 47 moedas podres trocadas pelo Notas do Tesouro Nacional no governo FHC, um das maiores operações  da história financeira do Brasil, esse troca está na base do grande cresimento da divida pública federal que era muito pequena no inicio do Governo FHC e hoje chega quase a 80% do PIB. Guedes está obcecado em pagar a divida pública do qual seu grupo foi grande beneficiário, assim é a vida, vamos acabar com o Estado brasileiro mas antes vamos PAGAR A DIVIDA PUBLICA, que lindo.

A consequência politica da cruzada moralista ai está: gurus dos “mercados” querendo liquidar o Estado nacional, esquecendo que dentro desse Estado estão 200 milhões de almas, das quais 64 milhões estão sem ocupação que lhes proporcione alguma renda, sua única forma de sobrevivência é o Estado porque os “mercados” dos quais Arida e Guedes são oráculos não tem obrigação alguma com a população brasileira mal de vida, os mercados cuidam só dos “deles”.

 

 

Andre Motta Araujo

Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo

34 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Caro André

    Teus comentários possuem um humor (involuntário?) finíssimo. Me lembra quando assisti o filme “A grande aposta”. Passei o filme rindo e dizendo que aquilo não poderia ter acontecido, que só podia ser ficção. O inocente era eu.

    1. Greenspan nunca acreditou em

      Greenspan nunca acreditou em estabilidade, achava que as bolhas e crises são inevitaveis no capitalismo financeirizado.

      A crise de 2008 foi sem duvida parte da continua expansão monetaria criada por Greenspan mas ele nunca achou que fosse um fracasso dele e sim o fim inevitavel de um ciclo, como um maratonista que no fim da corrida cai de exaustão.

  2. O projeto Terra Arrasada
    Este é o projeto, meus caros.
    Primeiro nas colônias. E o Brasil como sempre foi a colônia mais rica do planeta…ah! este tem que ser exemplar o estado de miséria.
    Pois bem, Mises foi o idealizador deste neoliberalismo que, em tese, deveria “concertar a economia”, mas que o objetivo real é a concentração de renda. Criou as condições para a formação de uma ideologia em que os ingênuos acreditam nessa mentira e os “espertos (como o Guedes e o arida)” a utilizam pra encher seus bolsos com o dinheiro do povo e do estado. E ainda dizem que NÃO SÃO CORRUPTOS!

    1. É isso aí

      Essa turma é composta de espertalhões. Ninguém é lunático nem movido por ideologia outra que não seja turbinar seus negócios privados, encher os bolsos, rapinando os países que tiverem o azar de ter esse bando definindo a política econômica. 

      E dessa feita, com total cobertura da dispendiosa casta do judiciário, estamos a poucos passos do abismo sem nenhuma luz a vista, só túnel.

  3. André afiadíssimo, vai direto

    André afiadíssimo, vai direto ao ponto. Os grandes meios de comunicação são dominados pelo sistema que produziu a crise de 2008, os donos do hospício estão satisfeitos com o “discurso”  dos internados.   

  4. Estudo sobre tamanho do Estado de países da OCDE

    Andre, você já viu o estudo sobre o tamanho do Estado dos países da OCDE?

    Segue abaixo o link para um artigo publicado na Infomoney:

    https://www.infomoney.com.br/blogs/economia-e-politica/terraco-economico/post/5406420/funcionalismo-publico-brasil-grafico-para-mudar-sua-visao

    Esse gráfico já é um prego no caixão do discurso neoliberal brasileiro. Salta aos olhos de todos uma verdade inegável: O ESTADO BRASILEIRO JÁ É MÍNIMO!!!

    Como sempre, esse tipo de artigo é rápido e superficial pois a imprensa nacional não tem qualquer interesse sobre esse assunto, porém se você clicar nas fontes do gráfico vai encontrar um enorme e detalhado estudo sobre o Estado de dezenas de países.

    Aqui está o estudo completo:

    https://www.oecd-ilibrary.org/docserver/gov_glance-2015-en.pdf?expires=1535205632&id=id&accname=guest&checksum=D5E35C47F10AC7EBA4CDBC24EFA7FAC8

    O estudo é longo e complexo… deveria ter sido traduzido e detalhado para a realidade brasileira. Os resultados deveriam ser debatidos e usados para nortear políticas públicas e propostas eleitorais.

    O curioso é que ninguém da grande mídia se interessou pelos resultados trabalho. Logo a imprensa nacional que fala do tamanho do Estado diariamente.

     

  5. O projeto Terra Arrasada

    O “projeto ” é este: Terra Arrasada! este é o projeto que deve ser implementado nas colônias, em primeiro lugar. E como o brasil sempre foi a colônia mais rica do planeta…ah! este tem que ter uma condição de miséria exemplar!

    Pior é termos sempre sido colônia pelo desejo dessa “elite” que vive em nosso proprio território…

    Mises, o idealizador do neoliberalismo, sabia que sua escola de economia visava concentrar a renda MAS dissimulava que o objetivo dela era “concertar o mundo”. Pois bem os cursos de economia que se criaram dos anos 800 até hoje, fundamentados no neoliberalismo, geraram as condições para que os ingênuos acreditem e levem adiante essas idéias “por e com convicção”, enquanto os “espertinhos ( guedes, arida, fraga, malan,etc.)” utilizam essas formulas pra concentrar renda enchendo seus bolsos de dinheiro do povo e do Estado. E ainda passando por NÃO CORRUPTOS!

    Olha só o que o PSDB criou: através do golpe ( pois podiam tentar ganhar a eleição agora, com suas mentiras) o partido se acabou irremediavelmente e junto destruiram o judiciário o MP, etc. de tal sorte que o modelo neoliberal parece ser irremediavel.

    Quem vai governar este país sem implementar essa política? com este congresso, essa mídia, este judiciário, etc.

    Brasil seu futuro será ser uma Grande, enorme Grécia!

  6. China

    Parabéns por mais um artigo brilhante, André, mas os dados que eu tenho da China divergem um pouco dos seus, me parece que a participação das empresas estatais é de 30-40% na economia, muito embora dados posteriores a 2010 são difíceis de se encontar na Internet e não incluem as estatais. O dado que eu achei depois de 2012 sugere um aumento (?) na participação do estado nos últimos anos.

     

    https://www.scmp.com/business/companies/article/2126556/verdict-turns-jailed-tycoon-private-capitals-touchstone-quest

     

  7. Alan Greenspan

    E a conclusão final do Alan Geenspan sobre o papel do estado nas crises…..

     

    https://thenextrecession.wordpress.com/

     

    “I doubt that stability is achievable in capitalist economies, given the always turbulent competitive markets continuously being drawn toward but never quite achieving equilibrium”. He went on, “unless there is a societal choice to abandon dynamic markets and leverage for some form of central planning, I fear that preventing bubbles will in the end turn out to be infeasible. Assuaging the aftermath is all we can hope for.”

  8. Em resumo: lunáticos das planilhas.

    Quando vejo o discurso de Guedes,  que se manifesta como , ou de fato  é,  um maníaco monotemático, sem conhecimento algum sobre a realidade de um país, e que leva ao cume a ideia de que a intervenção numa indústria é simplesmente zerar uma planilha, mesmo que isto mate a indústria. Ou seja o que ele fala não serve em nada para algo que seja produtivo. Este é um homem da bolsa , da especulação, do casino. Provavelmente jamais trabalhou em algo produtivo.  São viciados em banco imobiliario.  Nada sabem sobre tecnologia, inovação, pesquisa educação, saude, questões sociais. São apenas aqueles que como Meirelles, sempre analisaram apenas as planilhas e a carteira de ações. Do tipo que compra uma indústria apenas para vende-la em partes, mas jamais para produzir.  Da mesma estirpe que gerou a crise economica mundial.

    Infelizmente Arida, que tantas desgraças nos trouxe, Arminio Fraga Soros Guedes e Meirelles vendem a imagem de homens bem sucedidos. Mas nestas horas me lembro sempre de um dono de padaria. Um senhor deveras limitado, mas que sabia como ninguém abrir e fechar a caixa registradora e tratar grosseiramente os seus clientes, que nele retornavam por ser a única padaria pŕoxima.  Este senhor mesmo tão limitado ficou muito rico. E quando começou a exibir sua riqueza, muitos começaram a dizer que era inteligentíssimo.  Estes economistas para mim são donos de padaria ( sem talvez a ingenuidade e o emprendedorismo). Estes nada empreendem pois como disse o Guedes, o que importa é zerar o déficit publico, Guedes jamais tomaria um empréstimo para investir em algo que produza, mas com certeza usaria um empréstimo para especular na bolsa.

    Curiosamente nossos empresários, que também nada empreendem adoram os cabeças de planilha, afinal, podem sempre vender suas indústrias para o capital produtivo e jogar o dinheiro na bolsa.

     

  9. Esqueça Guedes / Bolsonaro,

    Esqueça Guedes / Bolsonaro, são apenas peças de propaganda, bodes que se põe na sala para tentar fazer passar Arida / Alckmin, Skaf, industriais em geral e outros privatistas realmente nefastos. FHC é dessa turma.

    Imagina que os privatistas iam querer Bolsonaro, mais um tipo de Pastor Everaldo ou Levy Fidelix… são só para distender alguma resistência contra os verdadeiros perigos no estado, a turma do PSDB. Quem pretende um estado que conduza a iniciativa privada de forma a esta não prejudicar o próprio estado, despreza essas peças de propaganda mas mais ainda os verdadeiros privatistas.

     

  10. Ou seja, o Guedes é porra
    Ou seja, o Guedes é porra louca igual seu chefe Bolsonaro.

    Pior de tudo, é que que esses caras tem chance reais de ganhar as eleições.

    Se estiverem com o PT no segundo turno, terão apoio do “tal mercado”.

    Sei que é difícil, mas o ideal seria o PT matar essas eleições no primeiro turno, para eliminar a chance de uma grande armação no segundo turno.

    Mas enfim, Deus salve o Brasil como salvou a rainha.

  11. A paciência de Jô

    Ler e, sobretudo entender o mundo a historia e seu personagens permitem ao André opinar contesta e orientar.

    Não imagino a tortura para escutar as bobagens desta corja.

  12. Faltou ele dizer, ao final,

    Faltou ele dizer, ao final, “e ajude o paulinho a comprar o seu caviar…”

    Sou de uma geração em que alguns brasileiros achavam que o Brasil ia ficar rico quando vendesse todas as almas dos seus índios em um leilão.

    Éramos tão jovens, pensávamos que almas tinham algum valor.

    Não, AA, Paulo Guedes não é lunático. Ele encontrou, isso sim, um lunático útil, que, aparentemente, tem um capital de votos considerável, e está apostando nessa alimária para, uma vez alçado ao poder, poder faturar mais alguns cobres.

    É uma questão matemática: a razão da escassez de ricaços está na abundância de pobres. A da escassez de espertos, na abundância de otários.

    Entre os quais me incluo. A consciência de sê-lo não me consola. Como disse em comentário anterior, a pior coisa é estar, como eu, desempregado, e, portanto, sem a anestesia do salário e do consumo.

    Por isso não assisto globo, globonews. É nessas pocilgas que catamos, aqui e ali, um glimpse dos pouquíssimos espertos que há nesse mundo.

    Não gosto de vê-los, nem anestesiado.

  13. Tamanho do governo

    Quando se fala em tamanho do estado é importante distinguir duas medidas: o tamanho relativo das empresas estatais na economia e a a porcentagem dos gastos públicos em relação ao PIB. De modo geral, nos países industrializados, o papel das empresas estatais diminui muito desde as grandes privatizações das décadas de 198-90, em particular naquelas países que tinham um grande número de estatais (caso de Aústria, França, Itália e Taiwan, para ficarmos em alguns exemplos). Por outro lado, os gastos públicos, enquanto porcentagem do PIB aumentaram, até em países mais comprometidos coma ideologia neoliberal (Inglaterra e EUA). Esse mesmo fenômeno ocorreu, talvez com mais intensidade, no Brasil. Por outro lado à medida que o estado aumenta os gastos, mas abre mão das empresas estatais lucrativas, há uma grande transferência da riqueza pública para controladores privados. Nesse contexto, a riqueza pública líquida se aproxima de zero, sendo a Noruega, com seu fundo de investimento gigante, equivalente a 300% do PIB, uma notável exceção.

  14. ,

    The United States
    The real history of the United States is not about the War of Independence and the Constitution. It’s about banking.

    The United States did not revolt over ‘taxes without representation’. According to Benjamin Franklin the real reason for the War of Independence was that Whitehall forced scarce money through Britain’s Gold Standard on the Colonies, who had thrived with their own Colonial Scrip. A depression was the inevitable result.

    Only a few years after nominal independence, Hamilton’s first Bank of the United States brought Capitalism to the United States. It was closed in 1800, but in 1816, in the aftermath of the war with Britain, a second Bank of the United States (a privately owned corporation) was opened with a 20 year charter.

  15. caso de polícia  ..de PAREDÃO

    caso de polícia  ..de PAREDÃO ..PILANTRAS ORDINÁRIOS !!!  ..isso não é coisa admitida pra se vir dum economista  ..deveriam ter os DIPLOMAS cassados !!!

    ..bando de FDP  que esconde do telespectador uma analise mais profunda, sócio-econômica, racional, sensata sobre os fatores dinâmicos que afetam a economia duma Nação e seu ESTADO..

     ..Estado que inclusive tem o DEVER de regular os agentes e BUSCAR FORMAS eficientes de financiar o bem estar da sua sociedade (como com o LUCRO das Estatais, normalmente monopolistas  ..e/ou equalização de preços que induzam ao DESENVOLVIMENTO e a eficiência do mercado)

  16. Porque sorri tanto este povo?

    O mundo vem mudando rápido e inexoravelmente, alias como sempre. A roda da historia não para. Desde a queda do muro de Berlim, acabou uma etapa na história humana contemporânea e iniciou-se outra. O começo do fim… Se deu com advento das revoluções socialistas, primeiro com a revolução francesa em seguida com a revolução russa. De la pra ca o mundo viveu em uma espécie de limbo, porque o que predomina nas sociedades humanas, desde que o homem é homem é a velha lei do poder do mais forte. Acabou a era do discurso socialista.

    Mesmo porque não se conseguiu estabelecer um novo viável e factível, paradigma de governança, em todas regiões do mundo que se tentou trocar o governo das antigas elites por uma nova elite o resultado foi desastroso, para a economia e consequentemente para o povo. Insistir em repetir o mesmo comportamento, esperando um resultado diferente é perda de tempo. O tempo do confronto acabou. A Russia continua a ser uma monarquia imperialista, a China um mundo centralizado fechado em si mesma. Antes das revoluções o Poder somente era contestado de uma Nação contra outra e o mundo sempre viveu em guerra. Com as revoluções socialistas o confronto foi introduzidos dentro das sociedades e uma luta surda intestina e fratricida se instalou. Não poderia dar certo. A sorte do mundo é que as guerras, igualmente, passaram por mudanças intrínsecas e de fundamentos, não se exige mais desde os confrontos pós grande guerra, no sec XX, com a utilização de grandes exércitos. As diferenças e os interesses das nações passaram a ser resolvidos mais pela guerra fria do que um confronto direto entre as nações, mesmo porque com o desenvolvimento da energia nuclear, isto tornou se inviável, para todos.

    No mundo ocidental a predominância é o Capital. E confrontar o Capital é quase insano diante da realidade do mundo contemporâneo. O bom senso aconselha o alinhamento, mesmo porque o cenário mudou drasticamente, com o advento da nova realidade da tecnologia, as grandes manifestações de massa, não tem hoje o mesmo significado. Da mesma forma que as revoluções socialistas mudaram o interior das sociedades contemporâneas, insistir na filosofia socialista como alternativa de governança não pode trazer outro resultado senão a formação de guetos de revolta, ostracismo e encarceramento.

    Diante do Poder  no mundo, hoje, não existe outra postura do que a do alinhamento e  obediência. A China. A Russia. O Oriente Médio. A sociedade de casta da India. O Mundo Ocidental; – Os novos governos estão hoje suficientemente instalados e a partir de agora é impossível qualquer movimento que lembre, sequer, qualquer coisa parecida com os movimentos revolucionários que por um curto espaço de tempo da historia humana, tentou se instalar.

    Manter o Brasil neste limbo, é antes de tudo, crueldade com o povo sofrido, que tanta gente diz proteger. As ideologias são ferramentas de guerra. E em todas as guerras, os fins justificam os meios. E o povo é o ultimo a ser lembrado. O Brasil necessita sair do estado de beligerância e adotar uma nova postura que o insira no mundo de competitividade econômica e traga alguma prosperidade.

    1. ..é mesmo ?!  ..poer acaso vc

      ..é mesmo ?!  ..por acaso vc é assessor de bla bla blarina ?

      Como trazer esta competitividade (aliada a BEM ESTAR social) sem desenvolvimento, sem a presença dum Estado ALTIVO e atuante, alerta aos passivos, ABUSOS e desvios  ..um Estado maduro, livre de ACHISMOS e outras bobagens trazidas por estes psicopatas travestidos de economistas ?

      Francamente, reitrar o pouco Poder de controle da sociedade e tentar entregar ela aos ANIMAIS de mercado é o óh do borogodó !!

      Enquanto a EUROPA regula um Google, Microsoft, Facebook, Volks e Apple por exemplo ..tentando um mínimo de disciplina e cidadania ..de respeito a HUMANIDADE e ao PLANETA  ..aqui em pindorama, ainda nos tentam entregar a FARSANTES, fazendo-nos “tremer” (ou ouvir) um dono das Lojas Pernambucanas ..tenha dó

    2. Oito milhões de brasileiros condenados a morrer de fome

      Este seria, por baixo, o saldo de se brigar com o Capitalismo, coisa de louco? Não coisa de Chinês, que bancou 40 milhões de mortes na Grande Fome para se lançar ao desenvolvimento.

      Aqui no Brasil não emplaca não!

      Ainda mais que somos a nação do “jeitinho”, pimenta nos olhos , só dos outros rsrsrsrs….

      O único com condições, políticas, para encarar uma negociação mais dura é o João Amoêdo, que não tem rabo preso com velhos esquemas.

      A Lava- Jato taí para não me deixar mentir sozinho nesta, qual Grande Banco foi indiciado até agora? São todos anjos e NUNCA CONTRIBUIRAM PARA NENHUMA CAMPANHA, é rir para não chorar.

      O Brasil tem de acordar, ou vai continuar nesta toada depressiva e destruidora.

  17. CARO SR. ANDRÉ, QUEM NÃO CONHECE SUA PRÓPRIA HISTÓRIA…..

    O mais inacreditável, a maior aberração de todas, caro sr., é que em 2018 depois de 10 anos entre estes Imbecis ainda estamos ouvindo Picolè de Chuchu, FHC, Pérsio Arida, Gustavo Franco, Pedro Parente, Malan, Arminio Fraga, Mendonça de Barros,… É muita mediocridade !!!! Chega a ser fantástico e lunático que parece que não aprendemos nada em terem destruído a Nação, Soberania e Economia. É como se depois do Tsunami na àsia, depois do 11 de Setembro, alguém viesse e disesse que o Mundo continua exatamente igual. E nada aconteceu. Nós Lunáticos dentro deste hospício cremos que estas ‘vozes’ realmente existem?!! 

  18. Prezado André Araújo,

    Prezado André Araújo,

    Complementando seu comentário abaixo, link para uma das últimas entrevistas de Friedman em 2007, pouco antes de estourar a crise de 2008, na qual ele crítica aqueles que alertavam para o risco de uma grave crise.

    Exemplo da notória falta de tato neoliberal com a realidade.

    Esse neoliberal de almanaque esqueceu de dizer que a crise de 2008 acabou com o neoliberalismo de Chicago, de onde Guedes veio. O capitalismo americano do livre mercado foi salvo pelo Tesouro, o neoliberalismo da Escola de Chicago foi DESMORALIZADO até na própria Universidade de Chicago, que hoje não carrega mais o legado de Milton Friedman, exilado para a Universidade Carnegie Mellon, de Pittsburgh, a cargo do herdeiro intelectual de Friedman, Alan Meltzler, morto o ano passado.

     

     

    https://www.youtube.com/watch?v=nPHs9Ln8QT8

  19. Bem comum

    Não sei. As vezes acho que o objetivo é apenas ganhar aquele trocadinho fácil com as privatizações. O radicalismo do discurso é só para atrair o ‘setor’. O lema do candidato é ‘privatizações com tiroteio’.

    A única coisa clara é que não se fala da reforma da previdência, só do seu fim.  

    As vezes acho que o objetivo é tirar o foco de um balanço econômico das privatizações. Temos uns 20 anos da privatização da Vale. Quem ganhou com isto foi a China que comprou o minério e tornou-se o maior produtor mundial de aço, o Brasil perdeu espaço no mercado internacional por não conseguir ter escala, produtividade e qualidade.

    Parte disto foi a privatização durante a reorganização dos grandes produtores mundiais e o enorme custo da internacinalização. Não é coisa para amadores. Isto sem falar no fim das pequenas siderurgicas.

    Mas seria interessante falar porque a embraer, depois de quebrada, está sendo vendida, nos custos da telefonia, das tarifas do setor elétrico de que ainda vamos nos beneficiar certamente. A privatização dos bancos estatais, todos vendidos para dois bancos paulistas, muitos deles abaixo do custo de ‘saneamento’ gerando dívidas enormes. Dívidas que hoje infernizam as contas dos estados.

    Seria hora de fazer um balanço, mas parece que a estratégia é enfiar goela abaixo com a anuência dos ‘especialistas’ do mercado, tão desinteressados e sempre pensando no bem comum.

  20. É uma pena que a teoria dos
    É uma pena que a teoria dos multiversos esteja errada. Senão, poderíamos observar um universo em que as teorias do Paulo Guedes fossem aplicadas. Seria muito instrutivo.

  21. O MINISTRO PG

    O Paulo Guedes enrolou nas respostas que deu na globo news, falou sempre do passado como em todas as entrevista que dá e explicou mal o que vai fazer. Falou sobre tudo genericamente e acha que ao assumir o governo, todos vão concordar e colaborar com ele. Talvez o candidato a presidente, se vencer a eleição, vai acionar os militares a cada votação no Congresso e estes apontarão suas armas para os senadores e deputados até os mesmos votarem de acordo com que o PG deseja. Uma coisa é você elaborar um plano e sonhar, outra coisa é executá-lo.

  22. O Nordeste vai nos livrar destes lunáticos!

    Minha gente, tenho absoluta certeza de que o Norte/Nordeste irão nos livrar destes lunáticos. Nestas regiões, Bolsonaro e Alckmin estão praticamente zerados, sem votos e sem credibilidade alguma.

    Além do mais, pelos meus cálculos, o campo progressista tem chances reais de angariar 16 Estados da Federação.

    O Gigante acordou.

    Viva o Brasil

    1. Mas tem o seguinte

      O apoio que o norte e nordeste dá ao PT deve-se a um motivo coerente e prático: o governo petista proporcionou muitas melhorias á região. Mas eles não querem saber do besteirol ideológico dos militantes, o povo lá é conservador e religioso.

  23. Eu só queria que esses
    Eu só queria que esses picaretas, que vivem de títulos públicos, dissessem em qual lugar lugar essas teses funcionaram. Lembrando que dois dos três maiores empregadores dos EUA são estatais, que são os Correios(USPS) e o Departamento De.

  24. Desculpe mas a linha de
    Desculpe mas a linha de Keynes serviu após a crise de 29. Por favor leiam sobre Friedrich Hayek. O funcionário público é muito incoerente pra direcionar alguma coisa.

  25. Veja você, André Araújo

    Foi só você usar sua cultura, seus conhecimentos históricos e sua inteligência para escrever esse excelente artigo sobre os celerados do neoliberalismo, que uma tropa de choque de comentaristas favoráveis a tais malucos e outros mais, além dos que você desconstruiu sem dó, sentou praça no seu pedaço, numas de fazer apologia ao deus mercado e ao fim em si mesmo do dinheiro.

    Chega a ser engraçada a tática dessa pléiade de “ativistas” bolsominions, órfãos refugiados dos facebuks da vida, já que agora tais redes sociais foram tomadas pelos “comunistas” que as dirigem lá de wall street (rsrsrssrs). E dá-lhe Mises, e toma Hayek…

    Ainda bem que não têm os votos para vencer eleições e colocar em prática o ideário por trás de suas missões enluaradas, o qual só vinga mesmo na base do tapetão antidemocrático e da porrada.

    Tadinhos, vê-se que só lhes resta o blá blá blá irracional carimbado em vias de extinção, prestes a ser transportado da lata de lixo da história, onde já se encontram, para o aterro sanitário onde repousarão ad aeternum.

    Evoé!

  26. Estado mínimo já era

    Daqui a pouco esses loucos vão sugerir Estado nenhum, até com coleta de impostos e a administração da tesouraria terceirizadas…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador