Marqueteiro do PSDB diz que TSE sabia do uso ilegal do WhatsApp nesta eleição

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil
 
Jornal GGN – O marqueteiro do PSDB Marcelo Vitorino afirmou em entrevista ao Correio Brasiliense que o Tribunal Superior Eleitoral foi informado do uso ilegal do WhatsApp durante a eleição de 2018, mas não adotou nenhuma medida para fiscalizar que o escândalo tomasse a proporção do que foi denunciado pela Folha de S. Paulo na quinta (18).
 
O jornal mostrou que empresas estão investimento na compra de pacotes de disparo em massa de mensagens no WhatsApp, para favorecer a candidatura de Jair Bolsonaro. Ataques contra o PT teriam sido programados para ocorrer na véspera do segundo turno. Um único contrato desse tipo de serviço poderia chegar a R$ 12 milhões.
 
Como o financiamento empresarial foi proibido no Brasil, essa ação dos empresários pode configurar caixa 2 em favor de Bolsonaro. Além disso, não se sabe se eles estão utilizando base de dados adquirada ilicitamente – é proibido usar contatos que não estejam na lista de partidos e candidatos.
 
Ao Correio, Vitorino disse que o TSE foi informado por várias fontes do uso irregular das bases de dados, impulsionamento pago por empresas e disparos em massa com conteúdo falso. “Todas as pistas de que isso ocorreira foram apresentadas, mas não se fez nada.”
 
Segundo o consultor de marketing digital da campanha de Geraldo Alckmin, há menos de 50 empresas no Brasil que fornecem plataformas de disparo em massa no WhatsApp, o que significa que, para o TSE, não seria tão difícil acompanhar e investigar essas agências.
 
Nesta sexta (19), o WhatsApp noticiou as agências citadas na matéria da Folha e suspendeu a conta delas no aplicativo, para investigação. A empresa que cuida oficialmente do marketing de Bolsonaro também será investigada, informou a Folha.
 
Já o TSE programou uma coletiva de imprensa nesta sexta para falar do caso pela primeira vez, mas adiou o encontro para domingo (20) com a desculpa de conflito de agendas dos participantes.
 
O Ministério Público Eleitoral informou, no final da tarde de quinta (18), ao GGN, que irá atuar nas ações apresentadas ao TSE por partidos e candidatos. O MPE não quis se posicionar sobre a revelação feita pela Folha.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Acredito que quem realmente

    Acredito que quem realmente comanda o Brasil neste momento é o exército desde as manifestações de julho de 2013.

    Através de marionetes como o Temer e quase todo STF.

    Dificilmente será tomada qualquer providência contra o Caixa 2 do Bolsonaro.

    O golpe não vai se entregar. Isto seria a morte definitiva deles. Traição ao Brasil.

  2. O TSE

    vai tomar uma providência? Claro que não!!! Acredito que nessa hora Rosa Weber deve estar com a crise o pânico e buscando um lugar para se esconder. Não tomando providência será a sua desmoralização completa? Acredito que sim. E se o Haddad denunciar a situação, isto é, a omissão do TSE e renunciar, quem vai ficar com a brocha na mão? A presidente do picadeiro? O Sistema Judiciário Brasileiro? Interessante.

  3. Alguem ainda acredita que as
    Alguem ainda acredita que as facções judiciarias vao mover alguma palha contra qualquer ação antipetista? So se for por algo insignificante, para fingimento.

    Em outras palavras, quanto maior a desfaçatez, maior a impunidade…

    Estao completamente intimidados.

    Isso quando não fazem abertamente o jogo contra qualquer ação contra a esquerda politica.

    É pra isso que a conversa sobre “aparelhamento”, “venezuela” e outros espantalhos serve.

  4. Ahhh se fosse o PT a usar tal
    Ahhh se fosse o PT a usar tal expediente……

    Mas adiaram a tal reunião…….sem pressa, o dia da votação longe ainda ……

    Uns dias a mais de fake news não farão mal a ninguém……

  5. Está na cnn.com

    Bastaria que a ministra telefonasse para a facebook, que tem uma “war room” para verificar sujeiras em eleições, que monitora os ataques para falsear eleições, e saberia de tudo. Na CNN leio agora que o Brasil é uma das preocupações deles e que já perceberam que aqui hás treta. Está lá, no cbn.com, agora, 17 horas do dia 19, o artigo e comentário.

    “Inside the Facebook election war room” no cnn.com. Está lá.
    Ser ela quiser saber… Será?

    O ste deveria trabalhar para garantir a lisura das eleições. Não fazer política.

     

  6. Irreversível

    Não tem mais volta. O golpe já foi dado há semanas e não tem mais a mínima chance de reversão.

    A rejeição de Haddad que aumenta vertiginosamente é o mais puro indício da guerra de mensagens fake.

    Esta guerra de mensagens também explica a entrada de Bolsonaro nas periferias, principalmente no RJ e capitais do nordeste. Tentem conversar com um eleitor do Bolso morador da periferia que em menos de 3 minutos ele puxa o celular e te mostra um “argumento” contra o Haddad.

    Estamos com uma nação de imbecilizados, turbinados por mensagens de celular, em grande parte dispostos a entrar em combate físico nas ruas. A coação nos ambientes doméstico e de trabalho já está consolidada e o voto pela intimidação é outro resultado deste processo.

    O processo eleitoral está contaminado de forma irreversível.

    Haddad deve desistir antes de sexta-feira e denunciar o golpe para o mundo.

    Haddad não pode ficar para legitimar a fraude e com isto dar ares de democracia a um governo subfascista.

     

  7. Quando da ocasião da benção

    Quando da ocasião da benção do papa ao Lula, foi inacreditável o escândalo que se formou em torno de uma notícia que disseram que era falsa. Isso partiu do próprio site do Vaticano dizendo que a benção era fake, depois foi corrigido. A ordem era interditar o Lula de qualquer jeito. Alguém se lembra?

    Houve ameaças de interdição de sites alternativos de notícias, hove cancelamento de páginas no facebbok, o Fux chegou a ameaçar cancelar as eleições. Foi o maior escândalo de falsificação de notícias da história.

    Agora é essa embromação. Realmente, é com çupremo com tudo.

  8. O TSE sabia e não fez nada?

    O TSE sabia e não fez nada? Nossa! Estou surpreso!

    Esses juízes são um bando de lixo puro. Imbecis, incapazes, vendidos e despreparados, sem falar a covardia inominável.

    É tudo churrume da mesma cloaca.

    Rui Costa Pimenta sempre esteve certo: o que resolve é povo na rua tocando fogo em tudo.

  9. Petição p/Redes Sociais adotarem proposta p/desmascarar fakenews

    Há 2 petições iguais no Avaaz.org e no Change.org requerendo que as empresas de redes sociais e comunicação adotem uma proposta explicada na petição que poderá ajudar muito a desmascarar relevantemente as fake news nas redes.

    Cliquem nos links e se quiserem apoiar é só assinar e compartilhar as petições em suas redes.

    Os links são (respectivamente Avaaz.org e Change,org):

     https://secure.avaaz.org/po/petition/Humanidade_na_rede_mundial_Solucao_para_desmascarar_fake_news/?cGwzomb

    https://www.change.org/p/facebook-solu%C3%A7%C3%A3o-automatizada-para-ajudar-a-desmascarar-fake-news?recruiter=48424928&utm_source=share_petition&utm_medium=copylink&utm_campaign=share_petition

     

  10. TribunalSuperiorEleitoreiro

    Nassif: fiquemos com a lógica. Você acha que essa dita CorteEleitora, um arremedo piorado do Çupremo, iria investiga o candidato queridinho de Rosinha (minha canoa)? O Fuxiqueiro da Gamboa deixaria? Nem que a vaca tussa. Pô, os caras foram escolhidos a dedos, prá futricar a vida de todos que se achem socialistas ou operário. Os Gogoboys, tal qual aquele de PatoBranco, haverão de fabricar Powerpoint, mostrando o SapoBarbudo atirando pedra na Cruz. E o ProfetaMaldito confirmará, em linha direta do Templo de Salomão.

    Enquanto isso Deus sonha com um outro Povo…

  11. Recebi esses fakes anti pt pelo whats
    Eu recebi diversos fakes de msg pelo WhatsApp, mas a quantidade e qualidade de produção ” de msg anti-pt eram disparadamente maiores. Dava pra perceber que tinham gente trabalhando só pra isso. Acho que o TSE não achou que isso influenciaria as eleições … Mas como um candidato de esquerda que teve até 50% de intenções no começo do ano (foi preso) e agora um outro candidato de direita teve 47% no primeiro turno? O problema é que antes a gente sabia quem manipulava (media tradicional na tv , rádio e jornais ) , hoje a gente não sabe …e estão por trás do Bolsonaro que vão tomar o poder … !!!

  12. Fakenews de Bolsonaro

    TSE, AS PROVAS ESTÃO ESCANCARADAS PARA QUEM QUISER VER, ATRAVÉS DE VÍDEOS, ÁUDIOS, ENTREVISTAS, ENTRE TANTAS OUTRAS BARBÁRIES! O POVO E A DEMOCRACIA TÊM PRESSA! BOLSONARO COMETEU CRIME E TODOS ESTÃO CIENTES! #Caixa2doBolsonaro

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador