Meu Deus, que pesadelo! Acorda Brasil!, por Edmundo de Moraes

Despertador

Meu Deus, que pesadelo! Acorda Brasil!, por Edmundo de Moraes

Tarde de domingo, vinte e um de outubro. Estou sentado no fundo de um vagão da linha verde do metrô de São Paulo, estação Trianon-MASP. Assisto o esvaziamento do trem com a saída de pessoas que se comportam como torcedores indo para o estádio de futebol. Muitas delas vestindo o uniforme da seleção brasileira. Outras assoprando cornetas usadas nos estádios. Mas, não se trata de um jogo. Trata-se de uma manifestação a favor do candidato à Presidente da República que aparece em primeiro lugar nas pesquisas eleitorais. Com a saída daquelas pessoas, um casal de jovens senta-se ao meu lado. Em tom de suspiro, a jovem não se contém: “Meu Deus, que pesadelo!”.

Sim. Parece realmente um pesadelo. Um pesadelo é um pesadelo porque nos coloca em uma situação de desespero, de desesperança, de perspectivas sombrias, de insatisfação implacável. A situação que nos é projetada justifica todas essas sensações. Ela não é colocada como possibilidade. Ela é anunciada explicitamente e eu vejo as pessoas aceitarem isso como solução para os nossos problemas! Aí está o pesadelo.

Eu lanço mão do meu raciocínio, dos meus sentimentos, do meu conhecimento, da minha experiência pessoal e profissional, da minha visão de mundo, enfim, de tudo o que eu disponho, ao procurar entender como chegamos à essa situação. Como essas pessoas tornaram-se torcedoras fanáticas de um time adversário de uma nação justa, democrática e soberana e que se utiliza de táticas e estratégias que investem contra os princípios básicos do processo civilizatório?

A situação que estamos vivendo é o resultado de um processo desenvolvido para atender aos interesses daqueles que se beneficiam de uma nação injusta, autoritária e submissa. Trata-se de um movimento de reação às condições alcançadas pelo nosso país durante o governo do Presidente Lula. O objetivo era retomar o comando das ações que lhes estava fugindo das mãos. A estratégia era desmoralizar e se possível destruir o Partido dos Trabalhadores que havia vencido as quatro últimas eleições presidenciais. A tática era se utilizar de um suposto combate à corrupção, usando-a como um biombo para encobrir os verdadeiros objetivos do processo e atribuindo ao Partido dos Trabalhadores a origem da corrupção. A equação era muito simples: a corrupção é o nosso maior problema e o Partido dos Trabalhadores a causa da corrupção e, portanto, eliminando-se o Partido dos Trabalhadores acabava-se com a corrupção e o maior problema do país estaria resolvido.

Esse processo se desenvolveu com a participação inegável da grande mídia durante os últimos anos e se intensificou na campanha presidencial, como parte da estratégia totalmente equivocada do partido que possuía o maior tempo da propaganda eleitoral e na utilização criminosa das redes sociais.

O pesadelo surge com a aceitação, por parte de uma considerável parcela da população, da visão distorcida e mutilada da realidade a ela apresentada. Uma educação que tem como objetivo reproduzir o modelo de sociedade vigente desestimula o pensamento reflexivo e crítico e torna as pessoas passivas diante das informações que lhes chegam. A criminalização da política reforça a despolitização das pessoas, de modo que uma boa parcela da nossa população não sabe exatamente o que está em jogo no momento em que vivemos.

O que nos resta a poucas horas da eleição tão decisiva para o nosso país, para o futuro da nossa nação? O que nos resta é unir o nosso pensamento, o nosso sentimento, a nossa voz, a nossa fé aos movimentos organizados da nossa sociedade, gerando uma gigantesca caixa de ressonância que leve a todos os rincões do país o “brado retumbante de um povo heroico”: ACORDA BRASIL!!!

 

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Obrigado Mundo Civilizado

    OBRIGADO MUNDO CIVILIZADO POR TENTAR NOS AJUDAR (EUROPA E CIA.), MAS AQUI ESTAMOS VIVENDO A BARBÁRIE, COM IMPRENSA, COM JUDICIÁRIO, COM TUDO! JÁ ENTRAMOS EM UMA DITADURA. 

     A áurea de um povo que era conhecido por ser cordial, gentil, alegre e hospitaleiro, agora se apresenta como uma sociedade fascista, intolerante, estúpida e preconceituosa.

  2. Este site e esquerda ou de direita ?
    Quando vem um comentário ideológico de alguém que me chama atenção nos grandes sites ou Blogs e que muitos ou São de Esquerdas ou extrema Direita. Uma chatice que as vezes afasta o internauta neutro. Que pena. Creio que um dia teremos livre árbitro em nossas indagações ou comentários.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador