Ministério da Saúde responde críticas de Aécio

Jornal GGN – O Ministério da Saúde defendeu o modelo do programa Mais Médicos após críticas feitas pelo candidato presidencial do PSDB, Aécio Neves, durante sabatina promovida pelo Folha de São Paulo na última quarta-feira. De acordo com o Ministério, “a participação de profissionais cubanos ocorre por meio de cooperação com a Organização Pan-Americana de Saúde, que é responsável pela interlocução com o governo de Cuba. O pagamento dos médicos é feito pelo governo cubano.” Aécio afirmou que manteria o programa, mas faria alterações para garantir salários integrais aos profissionais cubanos.

Da Folha

Ministério rebate crítica de Aécio ao Mais Médicos
 
Tucano atacou modelo do programa federal
 
Após críticas do candidato do PSDB ao Planalto, Aécio Neves, o Ministério da Saúde saiu em defesa do modelo adotado pelo governo para o programa Mais Médicos.

 
Em sabatina realizada pela Folha, pelo portal UOL, pelo SBT e pela rádio Jovem Pan na quarta (16), o tucano afirmou que, se eleito, manteria o Mais Médicos, mas faria alterações para garantir salários integrais aos profissionais de Cuba e a necessidade de revalidação do diploma dos médicos estrangeiros.
 
Em nota divulgada nesta quinta (17), o ministério rebate as críticas, mas sem citar a origem dos questionamentos.
 
“A participação de profissionais cubanos (…) ocorre por meio de cooperação com a Organização Pan-Americana de Saúde, que é responsável pela interlocução com o governo de Cuba. Esses profissionais atuam no Brasil em modelo similar ao adotado em convênios com outros 63 países. (…)O pagamento dos médicos é feito pelo governo cubano.”
 
A pasta diz ainda que os médicos do programa são formados em “instituições reconhecidas por seus países” e que a revalidação dos diplomas “prejudicaria” a fixação dos profissionais, que poderiam atuar onde quisessem.
 
Pelas regras do programa, o médico só pode atuar na cidade para onde é indicado pelo governo.
 
(JOHANNA NUBLAT)
Redação

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E os professores de Minas vao

    E os professores de Minas vao ser pagos pelo governo de Cuba tambem porque quando dependeu de Aecio, eles foram estracalhados.

  2. Vamos sair do faz de contas e

    Vamos sair do faz de contas e deixar claro 

    O PSDB defende menos estado e redução das despesas de governo.

    Vai reduzir onde?

    Nos investimentos?

    1. É verdade que o Aécio não tem

      É verdade que o Aécio não tem propostas viáveis.

      Mas se ganhar será por exclusão e pelo desgaste do Governo, então ele parece não precisar de propostas.

      E a Dilma, nem sequer apresentou um esboço de reforma nos gastos correntes, por ex. E teve tempo para isso. Então não adianta reclamar da oposição.

      1. De certeza, só a dúvida.

        Daniel, eu entendo o fundamento do seu comentário, só acho que a questão da reforma nos gastos correntes é um mau exemplo porque não tem nenhum apelo popular. Se há desgaste do governo Dilma certamente não é por esse motivo.

        Muito mais importante em termos eleitorais e a capacidade que a campanha da Dilma terá de apresentar as realizações de seu governo. O programa Mais Médicos é uma importante realização, o Minha CAsa Minha Vida, as obras de infra-estrutura outra, os indicadores sociais, a manutenção das baixas taxas de desemprego, o aumento da massa salarial em plena crise… Tudo vai depender de como a campanha da Dilma vai se desempenhar em passar essas informações ao público.

        A imprensa faz campanha desde antes da posse de Dilma, dizendo que as obras de infra-estrutura estão atrasadas e que o PAC 2 é uma ficção quando na verdade 94% da meta dop Pac2 foi atingida ainda no meio deste ano. A população não vai se impressioar com números, Dilma terá que mostrar o que realizou e como isso melhora a vida das pessoas. Se conseguir passar essa informação vai vencer.

        A vantagem da Dilma é que suas realizações são reais. Ela não precisa se valer de mentiras, tem é que mostrar a verdade.

        Aécio pode e vai fazer uma campanha puramente negativista, sem apresentar nada e baseando-se nas críticas à Dilma. Tem a vantagem de ter a imprensa ao seu lado, mas a desvantagem de ter a verdade contra sí. Tem portanto que vender a mentira. O eleitorado não reage bem ao negativismo e ele corre o risco de cansar o eleitor e provocar uma rejeição a si mesmo.

        A Copa não influencia nas eleições, mas apresentou um fenômeno que vale a pena considerar. A excesso de negativismo pesou tanto no ânimo da população, que quando esta percebeu que as previsões catastróficas não se realizaram teve uma reversão completa de ânimo. Isso pode ocorrer nas eleições se a campanha de Dilma conseguir mostrar os pontos positivos do seu governo, que são muitos.

        Enfim, estou só especulando. O caso é que achei muito interessante sua observação de que projetos e planos não vão ser cobrados do Aécio porque sua estratégia será puramente negativista, contando com uma rejeição difusa e na “fadiga de material” do atual governo. Parece pouco para mim, mas para quem não tem o que apresentar parece ser mesmo a única opção. Em menos de três meses saberemos.

        1. Mas a questão é que o Governo

          Mas a questão é que o Governo não conseguiu manter a economia organizada. Claro que não é algo fácil, mas nada foi proposto. O que desgasta mais, a meu ver é a sensação de estagnação economica, ainda com todas as realizações na área social, mais médicos e habitação. Hoje está crescendo a menos de 1%. Em 2010, estava a 7%, é muita diferença.

          1. Eu acho que o número de

            Eu acho que o número de expansão do PIB em sí não faz tanta diferença. Atinge uma faixa da classe média muito mais por influência da mídia do que qualquer outra coisa. O que interessa é a percepção da população.

            A mídia influi muito ao passar uma imagem negativista, mas o dia-a-dia pode desmentir essa imagem.

            Passar a ter uma ssistência médica onde não se tinha, ter perspectiva de aquisição da casa própria e não estar preocupado com o desemprego são coisas muito mais concretas do que 1, 2 ou 7% de crescimento do PIB.

            O fetiche do PIB é mais um elemento da campanha eleitoral permanente da mídia, do que uma preocupação real do brasileiro comum.

            No ano passado a preocupação com o PIB foi idêntica e o resultado final foi bem acima do que era alardeado ao longo do ano. Pode não ser o resultado ideal, mas não foi a recessão que a mídia previa.

            Não estou sendo Poliana e tentando esconder os problemas, apenas estou querendo mostrar que além dos pontos negativos existem outros positivos que podem e devem ser considerados.

            Eu vejo muita gente escrever como se a candidatura Dilma fosse frágil e claudicante e não concordo com isso. A candidatura Dilma é robusta e forte. Os adversários é que devem se esforçar para superar os pontos positivos de Dilma e até aqui eles tem errado mais que ela.

            Tudo pode acontecer, é certo mas não concordo que esta campanha seja mais  dura para a Dilma do que foi a de 2010, pois naquela ocasião, apesar da situação econômica bem melhor, tinhamos uma candidata desconhecida contra aquele que era apontado como “presidente eleito” (como dizia o PHA) pela imprensa, vindo de índices altíssimos de intenção de votos e com fortíssimo recall eleitoral.

            Concordo com você que não adianta o PT ficar se apegando a esses pontos e que é importante fazer um bom trabalho na campanha se quiser consolidar a vitória da Dilma. MAs acho que a situação não é desvantajosa para a Dilma que se fizer um bom trabalho na campanha tem todas as condições de vencer estas eleições.

          2. Esse é o grande problema Ruy,

            Esse é o grande problema Ruy, a impressão que tenho é que o dia-a-dia não está mais desementindo a sensação negativista tanto quanto antes.

            A sensação é de certa estagnação mesmo, não são apenas os números do PIB.

            Eu tenho para mim que  a maioria dos beneficiados pelos programas sociais, principalmente o “mais médicos” já era eleitor do Governo.

            Eu acho que será bem mais dura. Até porque a situação está pior mesmo, e com tendência de queda maior. Ela não conseguiu manter o ritmo do Governo Lula.

            A questão dela ser desconhecida foi diminuindo à medida que as eleições foram se aproximando, o que também deve ocorrer este ano com Aécio e Campos.

          3. Prezado,
            Qual país manteve o

            Prezado,

            Qual país manteve o ritmo de Governo depois de 2008?

            A pior coisa para um ser humano é procurar e não conseguir trabalho.

            Comparo a postura dos Governos do  PSDB e PT frente a crises externas.

            E não gostaria de ter Tucanos governando o nosso país.

            Lembre-se que Dilma terá espaço para mostrar suas realizações. E ela as tem.

            E mostrar como o país lidou com crises externas..

            Enfim. Há uma diferença gritante a favor do PT.

             

      2. Caro Daniel 
        Aécio tem

        Caro Daniel 

        Aécio tem proposta sim, e muito viável.

        Para isso ele arrebenta o povo e as demais riquezas do país.

        Para isso ele mente.

        Saudações

    2. Vamos sair do faz de contas e

      Prezado Assis!

      Concordo que exista a questão ideológica!

      O PSDB defende menos Estado (Petrobras será privatizada junto com Pré-sal). No entanto, redução de despesa não existe no governo deste partido(PSDB). Há na verdade, remanejamento do desembolso e aumento das despesas, isto é: saindo do social e investimento para despesas com JUROS (para os Banqueiros e rentistas).

      Há uma ilusão de controle inflacionário que eles criam para pressionar a Selic.

      Cabe destacar que o monetarismo é amontoado de ideias que visam, tão somente, beneficiar os banqueiros.

      Creio que o sistema Keynesiano seja o melhor modelo para o Brasil.

      Reforço que com PSDB não há redução de Despesas e sim aumento!

      Forte Abraço!

      Ricardo Santos

  3. candidato

    “De acordo com o Ministério, “a participação de profissionais cubanos ocorre por meio de cooperação com a Organização Pan-Americana de Saúde, que é responsável pela interlocução com o governo de Cuba.”

    Os candidatos do PSDB e do PIG são assim:

    O de agora não sabe do que está falando,

    O anterior voi avariado por uma bolinha de papel e esqueceu qual é o nome do pais que queria governar.

    Por óbvio, os cabeças de coxinha se identificam com eles. 

  4. o ministério da saúde deveria

    o ministério da saúde deveria alertar – cuidado com a oposição que pelo jeito quer acabar com a saúde do país, além de querer entregar o que resta de nossas esperanças,como pré-sal e etc e tal…

  5. Aécio é o que é!

    Sejam realistas! Aécio é o que sempre foi! Um filhinho de papai playboy drogado e devasso, que se apoia em mentiras e quer nos convencer que é bom administrador sem fazer nada que comprove isso. Aqui em MG se vive num mundo de ilusão fabricado pela mídia comprado e extorquida por Aécio e Andrea Neves. Todos ficam falando do quanto Aécio é bom e tals, mas quando você pergunta a qualquer um deles porque acham isso eles logo começam com aquelas respostas ensaiadas e vazias do tipo “gestão”, a “habilidade política”(como se comprar todos os partidos de MG através de “doações do Clésio fosse uma grande conquista política). Desde que surgiu esta praga chamada Aécio eu falo a mesma coisa: Este cara não vale nada!! Eu sempre falei a mesma coisa e ninguém quis me ouvir, agora quando ele sai como candidato a presidente e coleciona este monte de asneiras faladas a imprensa me sinto até recompensado por perceber que desde 2002 ou antes eu já percebia neste canalha o personagem bizarro que ele se transformou nesta campanha!

    E o pior (acreditem se quiser!) é que vários coxinhas imbecis ainda admiram este traste e enxergam neste monte de besteira que ele tem falado frases de sabedoria e competência. Como já diziam… Cada um tem o governo que merece!  Infelizmente MG, pelo seu passado histórico na política brasileira (lembrem-se o golpe de 64 partiu daqui), não poderia mesmo merecer coisa melhor que este lixo do Aébrio!! Este é um carma que o povo mineiro terá de passar por um longo tempo ainda e quem sabe nunca vai acordar para a realidade. E o Fernando Pimentel (candidato do PT ao governo de MG) também foi comprado pelo Aécio e todo mundo sabe disso, pois já surgiu até uma corrente PIMENTÉCIO (Pimentel governador + Aécio presidente) ARGGHHH deu até enjoô pensar nisso!!

    1. Tem toda razão.
      Só que, por

      Tem toda razão.

      Só que, por incrível que pareça, esse traste pode ganhar as eleições, justamente pelo péssimo governo que Dilma vem fazendo.

      Esse é o grande problema, ele pode ganhar por exclusão.

      1. Não concordo com sua

        Não concordo com sua colocação. O governo Dilma tem cometido erros relevantes, mas daí a chamá-lo de péssimo, vai uma grande diferença. Falemos de alguns pontos positivos:

         

        1) MANUTENÇÃO DO KEYNESIANISMO NA GESTÃO DA ECONOMIA (SE NÃO FOSSE ISO, ESTARÍAMOS CHAFURDADOS, COM VÁRIOS PAISES EUROPEUS).

        2) APROFUNDAMENTO DE PROGRAMAS SOCIAIS.

         

        3) MARCO DA INTERNET (PRIMEIRO DO MUNDO).

        4) VÁRIAS OBRAS DE INFRAESTRUTURA (DESTACO: ANTECIPAÇÃO DE REFORMAS EM AEROPORTOS, QUE MAIS PARECIAM RODOVIÁRIAS).

        5) COPA DAS COPAS (RECONHECIDA COMO MUITO BOA PELO MUNDO. DILMA APENAS NÃO TEM CULPA DO FIASCO DA SELEÇÃO).

        6) MAIS MÉDICOS (A MAIOR PARTE DO POVO APLAUDIU; NATURALMENTE, OUTRAS AÇÕES SÃO NECESSÁRIAS, MAS ESSA FOI UM GOL).

        7) BRICS (SENSACIONAL A CRIAÇÃO DO BANCO. OS BRICS MUDAM A GEOPOLÍTICA MUNDIAL).

         

        Não gostei da MP 579 para o setor elétrico (ela pesou demais a mão) e da comunicação governamental (horrível, mas com alguns sinais de melhora). Também acho que na seara econômica, a questão cambial não está legal.

      2. Péssimo

        Realmente, o governo Dilma é péssimo, mais que péssimo a meu ver, na comunicação. E é aí que está o problema e o perigo na eleição. Nos demais quesitos, discordo de DanielQuireza.

  6. demorou demais para

    demorou demais para responder!  como sempre o governo e lerdo e perde a oportunidade de responder no momento certo, agora ninguém mais lembra mais do que o Aecio disse!  

     

  7. Vai ter moral?

    Quem defende a discriminação aos cubanos em relação aos outros estrangeiros no programa terá moral prá exigir desapropriaçao de terras quando for constatado trabalho escravo?

  8. mocinho drogado

    Fernando Lopes você tem razão, numa ocasião em Buenos Aires, maio de 2013, no embarque para o Brasil, no aeroporto ainda, na fila para entrar na sale de embarque, conversando com um  casal de biólogos mineiros que fizeram pós graduação na Universidade Estadual de Maringá – UEM, Paraná, nos disseram que “quem administrava o Governo de Minas Gerais era uma irmã dele, radialista, era ela quem mandava e ainda que quando o Aécio encontrava em estado agudo por uso de cocaína, isolavam ala interira do hospital para tratá-lo”. Já imaginou esse cidadão Governar uma nação, com seria. Um caos. Porém, bom para a mídia golpista e os empresários paulistas que irão mandar e desmandar no País.

  9. Ideologia e Mais Médicos

    Os governos petistas são qualificadas rotineiramente pelos comentaristas à direita como excessivamente ideológicos. Os BRICS e qualquer coisa relacionado a Cuba são sempre mostra disso. Pois bem, na Sabatina do Uol o candidato do PSDB atacou o Mais Médicos e disse que não se submeteria a Cuba. Vamos a realidade prática, eu (com algum custo) consegui as prefeituras do estado de SP aptas a receber médicos do Mais Médicos (http://189.28.128.100/maismedicos/Municipios-aptos-a-receberem-medicos-intercambistas.pdf) e o partido dos prefeitos.

    O pouco tempo de atividade do Progama ajudou na pesquisa afinal não houve nenhuma troca de prefeitos desde que o Programa foi lançado e para uma prefeitura estar apta ela tem de ativamente se cadastrar no Programa. Diga-se ainda que SP é o estado mais rico da nação, reconhecidamente e orgulhosamente conservador e próximo dos grandes centros o que facilita a atração de médicos.

    Pois bem, o resultado mostra que 43,8% das prefeituras governadas pelo PSDB em SP estão cadastradas no Mais Médicos, um total de 77 prefeituras. Em governos que o PSDB faz parte da coalizão o número chega a 48% em 294 municípios. O presidente do PSDB dirá que seus prefeitos se submeteram à Cuba? Se disser provavelmente terá uma resposta pragmática das prefeituras “precisamos de médicos”, como mostra a reportagem do blog da cidadania (http://www.blogdacidadania.com.br/2013/09/prefeitura-do-psdb-elogia-o-mais-medicos-e-contesta-folha-de-sp/).

    Mas é claro que só existe ideologia à esquerda no campo da direita é tudo pragmatismo.

    Verifiquei também os números do PT que, de fato, tem maior adesão ao programa. Das prefeituras governadas pelo PT 64,7% estão aptas a receber médicos (44/68) e nas prefeituras em que o PT faz parte da coligação governante 56,7% recebem médicos (118/208).

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador