Não sendo Lula candidato, Ciro deve ser apoiado, diz governador PT no Ceará

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil
 
 
Jornal GGN – O governador do Ceará Camilo Santana, do PT, concedeu uma entrevista à agência de notícias do Estadão afirmando que Lula dificilmente será candidato e, por isso, o partido deveria considerar apoio ao presidenciável Ciro Gomes, do PDT.
 
O petista disse que é claro que a maioria do povo brasileiro quer Lula presidente. Mas ressaltou que “desejar é uma coisa, a realidade é outra.”
 
Camilo disse que, “sem dúvida nenhuma”, o PT é hoje o “maior partido deste País”. “Agora, não acredito que vão deixar o Lula ser candidato. Isso é um fato. Não adianta a gente se enganar.”
 
Segundo o governador, “Ciro é hoje, sem dúvida nenhuma, o principal nome para unir as esquerdas e garantir as conquistas sociais alcançadas durante os 12 anos do PT no poder. Ciro sempre foi um aliado fiel. Negar isso acho que seria injusto”.
 
Camilo ainda disse que o PT não pode se “isolar” nem apelar para “radicalismos”, porque essas duas atitudes não vão levar a nada. “O momento é de reflexão, serenidade, desprendimento”, não de “apostar no isolamento suicida”.
 
Ele ainda disse que, independente do que acontecer, está dialogando para fechar uma aliança “no primeiro turno”, seja com Ciro na cabeça da chapa e Fernando Haddad como vice, ou o contrário.
 
“O único nome que o PT teria para construir uma candidatura viável é o nome do Lula. Não sendo Lula, defendo que o nome seja o do Ciro e que o PT indique o vice já no primeiro turno.”
 
Camilo ainda admitiu que conversou sobre essa hipótese com Jacques Wagner, com Rui Costa, Wellington Dias e outros mandatários que não são do PT.
 
Ciro é padrinho político de Camilo Santana.
 
Leia a entrevista completa aqui.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vou deixar uma coisa bem
    Vou deixar uma coisa bem claro.  Nenhuma pressão para eu apoiar Ciro Gomes é legítima. Votarei em Lula. Se ele não for candidato meu voto será NULO.Prefiro ver um imbecil violento como o Bolsonaro eleito do que me rebaixar a votar num egocêntrico que oscila sem rumo da esquerda para a direita.Sou de esquerda agora e serei de esquerda depois da eleição. Minha posição política não é decidida pela urna eletrônica.

    1. Você não é de esquerda, você

      Você não é de esquerda, você é “esquerdista” e sofre da doença infantil do comunismo. Onde já se viu, preferir Bolsonaro ao Ciro? 

      Para quem fez acordos necessários para a Governabilidade com PMDB, PP e outras joças dessas que estão aí, atravancando o país, fica complicado justificar a antipatia a candidatura de Ciro.

      #lulalivre #ciropresidente
       

        1. Enquanto brigamos, os
          Enquanto brigamos, os golpistas avançam em seu plano. Melhor para eles se tivermos divididos. Não tem sentido esses xingamentos entre nós (ditos) progressistas.

      1. tipo assim “trepou com todo

        tipo assim “trepou com todo mundo, então vai ter que trepar comigo também?”..

        .. não rola irmão..

        .. Ciro sempre foi carta fora do baralho, mas é um sem noção, seguido um monte de outros sem noção, o resultado é essa candidatura que SIM perderia de lavada para o bolsonaro..

        .. o Ciro não ganha de ninguém.. ninguém.. nem na esquerda, nem na direita..

        .. Ciro é o tipo de político que o Brasil quer distância..

        .. ele não é nem de esquerda, nem de direita, muito pelo contrário (mas a gente sabe o que tem por baixo, não?).

        Ciro se tornou a cara da tão odiosa, espúria e fracassada tentativa de conciliação de classes.. aqueles, dentro das esquerdas, que erraram no passado, já não estão dispostos a cometer o mesmo erro, e além do mais, a base não aceita.

    2. Vou deixar uma coisa bem

      Vou deixar uma coisa bem claro.

      Com essa sua  declaração vc mudou o voto  de milhares de pessoas.

      Milhares,não.

                Milhões.

      Vc é o cara.

    3. Ninguém está presionando

      Ninguém está presionando ninguém a votar no Ciro!

      É uma alternativa que está à nossa frente e não pode ser ignorada. Só isso.

      Que tam discutirmos política como adultos, sem ficar dando birra?

      1. Tá sim principalmente aqui no

        Tá sim principalmente aqui no ggn,sem LULA sem eleição eu nãovou validar um golpe e a prisão de um inocente,minha covardia e canalhice não chega a tanto e o Cinco(5%) Gomes só engana trouxas e cagões que de tanto se abaixarem mostra o cofre e a fechadura.

  2. Ciro…  Vai tomar no olho do

    Ciro…  Vai tomar no olho do cu um pouco mais cedo, ok?

    Ja encheu o raio do saco, ta bom?

    Vai se fuder, filho da puta.

  3. meu voto

    Sou de esquerda e vou votar em um candidato de esquerda.

    Lula terá meu voto.

    Se ele for impedido de concorrer, meu voto será para um candidato de esquerda.

     

    NÃO VOTO EM TRAÍRAS

  4. Ignorar é Preciso

    “Sabe essas noites que você sai caminhando sozinho 
    De madrugada com a mão no bolso 
    Na rua 

    E você fica pensando naquela gente 
    Você fica torcendo e querendo que ela tivesse 
    Na sua 

    Aí finalmente você a encontra  
    Que felicidade (que felicidade)
    Que felicidade (que felicidade)
    Você convida ela pra sentar (muito obrigada) 
    Garçom uma cerveja (Só tem chope) 

    Desce dois desce mais 
    Camilo pede uma porção de batata frita 
    OK você venceu batata frita 

    Ai blá blá blá blá blá blá blá blá blá 
    Ti ti ti ti ti ti ti ti ti 
    Você diz pra ela 
    Tá tudo muito bom (bom) 
    Tá tudo muito bem (bem) 
    Mas realmente 
    Mas realmente 
    Eu preferia que você não estivesse com 
    Luuuuu…la 

    Mas de repente a gente enlouqueceu 
    Ai eu dizia que era Ciro 
    Você quem nunca esqueceu 

    Camilo que que’cê tem 
    Cê ta tão nervoso 
    Nada nada nada nada nada nada 
    Foi besteira usar essa tática 
    Dessa maneira assim dramática (eu tava nervoso) 

    Oh! Camilo não!” (Blitz).

  5. E lá vem de novo….

    Arrumando a casa no Ceará….assunto deles.

    O Camilo Santana está condenando Lulacada vez que abre a boca e, pior ainda, desprezando bons candidatos dos quadros do PT. Chega de trairas, basta com o que fez o PMDB.

  6. No momento não há espaço para conciliação de classe

    Uma aliança de esquerda seria PT+PSOL+PCdoB, e eventualmente a REDE.

    Uma aliança do PT com PDT e PSB, seria repetir um governo de conciliação de classe, e os  controladores do capital já deram muitas demonstrações de que não estão dispostos a permitir o aumento da distribuição de renda, muito pelo contrário se deixarem voltaremos ao tempo das senzalas.

    Mais do que alianças eleitorais, é necessário mobilizar os movimentos sindicais e sociais para conquistar uma maior igualdade social, o que só seria possível com uma aliança de esquerda.

    Eventualmente, principalmente nos estados do Norte e Nordeste seriam possível uma aliança com PDT e PSB, mas em nível nacional isto não é possível.

    O ex-prefeito de São Paulo, Fernando Hadad teve quase um milhão de votos na eleição de 2016, e quase 3,5 milhões de votos em 2012, o que seria um bom ponto de partida para uma campanha eleitoral de 2018, principalmente considerando o apoio ao PT, PSOL e PCdoB nos estados do norte e nordeste.

  7. Centro-esquerda unida ou Bolsonaro e Alckmin no 2º turno

    A fala de Camilo Santana é a fala do bom senso. Só isso.

    Há alguns petistas ortodoxos, sem discernimento algum, sem conexão alguma com a realidade, que não viram a lavada que o partido tomou nas urnas em 2016, fingem desconhecer que Lula é (e sempre foi) maior do que o PT – e que ele está preso, condenado em segunda instância e não será candidato a nada em 2018. Estes são os fatos. Pode chorar, pode votar nulo, pode chamar a mamãe – o Lula não será candidato. Há de se lutar pela sua absolvição, que é possível no STF (e só lá). 

    O sectarismo não levará esta eleição.

    O PT pode lançar candidato, claro, pode lançar chapa puro sangue, claro, mas ele não chegará a 10% dos votos, e veremos um segundo turno entre Bolsonaro e Alckmin. Simples assim.

    Aliás, para os sectários, eu recomendo que vejam o que aconteceu com o PT no Espírito Santo em 2014. O partido fez exatamente o que vocês queriam: lançou uma chapa puro sangue, de atender os anseios até dos mais ortodoxos – ficou com 6% dos votos.

  8. Sejamos realistas, com os

    Sejamos realistas, com os dois pés plantados no chão, e galhos com maçãs nascendo das nossas cabeças (brincadeira). Acho muito difícil a disputa eleitoral com Lula. Torço pra ele, mas somente uma mobilização popular gigantesca, e com a globo proibida de fazer transmissões televisivas, haveria chance (100 %) para Lula presidente. Como a segunda hipótese é completamente inconcebível, infelizmente sua candidatura será impugnada. A união consolidade dos partidos de esquerda é a única saída para destruir o golpe. Acho que isso é o que importa no momento. Milagres não acontecem. 

    1. Eleição sem Lula é só uma farsa

      Lula e o que representa é o que realmente importa, essas eleições são somente uma espécie de entretenimento.

      É como se dissessem: brazucas, podem escolher qualquer um, menos esse.

      Não aceito essa imposição, não me submeto a essa impostura.

      O Brasil chegou onde ninguém imaginava que fosse realmente possível.

      Não devemos aceitar mais sobreviver dos restos, papelão e latinhas, das sobras da casa grande do mundo.

      Os inimigos do Brasil sabem bem qual é a única base incorruptível a permanecer em pé nesse bananal.

       

       

       

  9. malandro é malandro..

    .. e mané é mané.. apesar de eu entender a necessidade de organizar campanha, fechar acordo de tempo na TV, combinar os cargos, e tudo mais, não entendo a absoluta falta de sensibilidade desses caras.. esse apoio ao ciro é dinamite pura na ideologia, em um momento em que as bases já estão fragilizadas.. em outras palavras, mais diretas, porém mais grosseiras: esse cara é um mané de olho no curto prazo. A sua ansiedade revela o completo desapego com a luta real, principal, fundamental que se trava no país.. ele só quer atender suas necessidades pessoais..

  10. livre pensar é só pensar

    Terá um candidato indicado ou apoiado pelo Grande Presidente Lula, sim e não será o Ciro.

    Para os demais cargos 13 na cabeça.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador