Neutralidade de Ciro pode se tornar voto em Bolsonaro, por Milton Temer

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Neutralidade de Ciro pode se tornar voto em Bolsonaro

por Milton Temer

“SE NÃO AJUDO TAMBÉM NÃO QUERO ATRAPALHAR”- O que levou Ciro Gomes a tão bizarra declaração, numa implícita negação de Bolsonaro ao pedir voto pela Democracia, mas não se explicitando em favor de Haddad?

ALGO DE MUITO GRAVE terá que ser revelado nesta segunda-feita para que ele não esteja cometendo um suicídio político, pelo menos no plano nacional. Está bem que guarde profundas mágoas pela punhalada nas costas que recebeu de Lula. A manobra de forçar a retirada de uma candidatura petista com possibilidade de vitória ao governo de Pernambuco apenas para garantir que o PSB não concluísse o processo de apoio a Ciro já quase em fase de conclusão, mesmo sem ter esse apoio para Haddad, não tem exemplo anterior na nossa história bastante suja de cristianização de candidatos.

MAS ISSO NÃO PODE justificar um ato de vingança pessoal que, na verdade, muito mais do que atingir o próprio Lula, produz ferimento profundo na batalha que o conjunto da esquerda vem desenvolvendo com imensas dificuldades nas ruas e praças do País. Nas Universidades e em todos os ambientes civilizatórios da sociedade civil. 

NA CONDIÇÃO DE FUNDADOR DO PSOL e de opositor constante de todas as guinadas e recuos políticos e ideológicos que Lula, na sua concepção pragmática de luta pelo poder, impos a uma cúpula acovardada do Partido dos Trabalhadores, teria todos os motivos para disputar em meu partido uma posição punitiva. Mas, muito pelo contrário, isso nunca me ocorreu, nem a nenhum de meus companheiros de Partido. 

COM O PRESTÍGIO crescente que nossa legenda vem obtendo em seguidos pleitos eleitorais, e constante participação nas lutas sociais, tornamos inaceitável a idéia de “não tomar lado” num confronto que vai muito além de Haddad e Bolsonaro. Um confronto entre estruturas ideológicas antagônicas. Um confronto entre a defesa da Democracia, mesmo limitada que vivemos, e a ameaça de ver o País entregue não apenas a apóstolos da Ditadura – porque até Geisel renegam -, mas verdadeiros apóstolos da barbárie, cujo ídolo e herói é nada mais nada menos do que o torturador-mor Brilhante Ustra. 

NEUTRALIDADE, no momento atual, mesmo que adulcorada e indicando vontade oculta oposta, termina sendo voto para Bolsonaro.

CIRO PODE TER COMETIDO UM ERRO FATAL, pelo qual todos pagaremos.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

59 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Repetindo Juscelino

    Milton,

    Juscelino no Golpe Militar contra Jango, deu apoio ao golpe pensando na eleição que ocorreria depois. 3 meses depois do golpe ele foi caçado. Pensou em sí, e não no país! Todos sabemos o que aconteceu com o Brasil.

     

     

     

  2. Ciro já está morto

    Ciro já está morto e não sabe. Ele tinha a ilusão de que o PT lhe daria a candidatura, afastando Haddad. Achava que ganharia muitos votos, com menos rejeição, etc. Mas só não se lembrava de que, no momento em fosse anunciado candidato, todas as matérias já feitas nos órgãos tradicionais de comunicação seriam lançadas, e mais as mensagens em massa pagas pelas verbas do FINAME desviadas pelo cara da Havan, etc, e seu apoio se desmancharia no ar. Como velho político, tem muitos esqueletos no armário, que, se revelados, acabariam com sua candidatura. 

    Haddad mostrou coragem e, mais raro, ficha lima . Tiveram que inventar acusações, e mesmo assim tem resistido e aumentado o apoio. Pode perder, mas não comprometeu nunca seu comportamento nem seu partido.

    E Ciro irá para o círculo de traidores do inferno, e será um dos principais responsáveis pelo horror que se avizinha. Depois de tentar obter apoios da esquerda, do centrão e do diabo, não terá o de Bolsonaro. E, como Lacerda, Juscelino e outros em 64, não verá eleições, mas talvez veja um acidente simulado.

     

  3. 40 anos de redemocracia produziram este espetáculo

    parabéns constituição cidadã e elite politica que nos trouxeram até este ponto. espetacular projeto de nação após 4 décadas. o país de muito fácil explicação.

  4. A agenda econômica

    Se Bolsonaro for eleito, a agenda econômica do chamado golpe será mantida, acrescido do vilipêndio às instituições e valores democráticos. Se Haddad for eleito, será eleito um presidente fraco pelas circunstâncias e a agenda econômica do golpe também será mantida, na medida da fraqueza do Haddad. O Ciro disse que revogaria a reforma trabalhista e retomaria os campos de petróleo vendidos depois do chamado golpe. E disso isso bem antes da eleição. Quem quer ser eleito, seria mais facilmente eleito se não dissesse isso. O Ciro disse que o impedimento da Dilma era um golpe. O Haddad, na época, quando questionado (está no youtube) em uma entrevista, disse que golpe era palavra muito forte. Que ele via uma quebra na normalidade institucional. Deu uma tucanada. O PT e o próprio Lula disseram que fariam um referendo confirmatório da reforma trabalhista e da venda dos campos do pré-sal. Portanto, para qualquer dos eleitos, a esquerda terá de fazer, já na segunda, um bloco democrático de resistência à agenda econômica do chamado golpe. Porque o Bolsonaro quer essa agenda econômica e o Haddad não terá força para impedi-la. Mas se o Ciro disser isso agora, ele acaba queimando o Haddad. É o tal do “se não vou ajudar, também não vou atrapalhar”. A esquerda terá de fazer oposição aos acordos (econômicos) de governabilidade que um governo fraco (Haddad) terá de fazer para permanecer no poder.

    Quem cometeu erro falta pelo qual todos poderemos pagar foi o Lula e o PT.

    Diz Marcelo Freixo: “Eu não tenho dúvida que a melhor maneira de derrotar o bolsonarismo, essa onda de atraso, de retrocesso tão forte, é ele [Bolsonaro] no governo”, diz. “Ali ele será exposto a algo que nunca foi. O problema é o preço que a gente vai pagar”….

  5. Neutralidade de Ciro

    Sempre simpatizei com Ciro. A gente se engana. A partir de hoje eu o sei num campo que não é o meu. Acredito que, se Haddad vencer e tivermos eleições em 2022, ele será uma Marina. Nesse momento da história não apenas não apoiar como deixar um vago “verão segunda-feira” é coisa que gente séria não faz. Ciro, vai para a praia. Você acabou.

     

  6. Apesar de ter sido ministro
    Apesar de ter sido ministro nos governos petistas, Ciro nunca foi esquerda propriamente. Ele se colocou como um candidato progressista, exigindo união da esquerda em torno de sua candidatura. Provou que não merecia mesmo tal apoio. Que volte ao seu Ceará.

  7. Nada… A verdade é que Ciro
    Nada… A verdade é que Ciro é direita. Era um dos planos B da direita. Esquerda no Brasil é PT, PCdoB, PSOL, PSTU e PCO. O resto é direita. O PT deve se conformar em caminhar sozinho. Aqui e acolá uma ajudinha extra, isolada, como Senador Requião. Nada mais. O Brasil é o país da escravidão. E os escravagistas são poderosos.

    1. Óia, mandou um papo

      Óia, mandou um papo reto……..

       

      O amigaço dos coronéis cerarenses e tucano enrustido, ora fujão e murista, teve a votação do seu tamanho, o que o impediu de ter mais votos?

       

      O pais é cheio de espertalhões que agem nas sombras dizendo fazer benemerência, mas o que vemos é sempre o velho acordo caracú, em que a elite podre entra com a cara e o povão…..hummmmmm……..

       

  8. Ciro, o omisso

    Não sou filiado a qualquer partido. Por iniciativa própria, votei e militei muito a favor da candidatura Ciro porque entendi que ele era a pessoa adequada para ocupar a Presidência neste momento político e por ter o melhor projeto para o Brasil.

    O seu terceiro lugar foi uma derrota que senti muito, pois vi o Brasil encaminhando-se para o abismo fascista. O antipetismo, não reconhecido pelos burocratas do PT, é muito forte. É um sentimento cultivado por anos e anos.

    Quando parecia que tudo estava perdido, eis que muitas pessoas perceberam que o segundo turno era um embate entre a civilização e a barbárie. Vemos na internet centenas de pessoas que repudiam o PT e suas políticas afirmando que votarão no Haddad para garantir a democracia, a liberdade e impedir que a violência fascista destrua nossa sociedade.

    Por isso, ninguém com consciência do grave momento pode ficar omisso. Todos devemos defender um lado, apesar das restrições que tenhamos ao PT. Há um valor maior a ser defendido.

    Ciro me decepcionou.  Se ele pensa em liderar uma frente democrática a partir de segunda-feira, saiba que ele destruiu o cacife político que construiu durante a campanha. Eu não o reconheço mais como líder político, pois um líder não pode se omitir num grave momento como este. A partir de hoje, para mim, ele está estigmatizado como Ciro, o Omisso.

    1. Marcos, isso é ingenuidade sua

      De onde nada se espera, daí é que nao sai nada mesmo. Ingenuidade sua esperar algo de Ciro, que já tinha mostrado várias vezes que nao era confiável.

    2. E pra piorar, Ciro foi, entre

      E pra piorar, Ciro foi, entre os candidatos, o que melhor demonstrou o despreparo intelectual e a ameça às instituições que é Bolsonaro. O que torna a omissão dele mais vergonhosa. Se “o professor de direito” faz isso com a intenção de revidar o PT – principalmente na questão de não ter na chapa o PSB – Ciro age como o centroavante que perde a cabeça fácil e dá um soco no zagueiro adversário e bem na frente do juíz. Até pra revidar as faltas você tem que ter talento. Em resumo, Ciro, o leitor de Churchill tem uma qualidade que é um dos fatores que torna Lula o Pelé entre os políticos nos últimos 30 anos  = agir sempre com sangue-frio. Enfim, terá pra sempre além do apelido de bocão o epíteto de CirOmisso rs 

  9. Tergiversação

    Para  reprovar a atitude de Ciro, o autor não deixa de lhe dar indiretamente certa razão. O objetivo subjacente, claramente, é o de criticar a estratégia eleitoral do PT, não disfarçando um certo desagrado pelo extraordinario protagonismo político de Lula. Numa hora dessas, certas “ajudas”  são positivas?

  10. Torci para que a esquerda se

    Torci para que a esquerda se unisse. Mas as vaidades não deixaram que isso acontecesse. Agora, é diminuir o prejuízo. E aí Ciro fez tudo errado. O ego falou mais alto, e ajudou a ferrar com tudo. Agora é remar tudo novamente, vai ser difícil.

  11. A posição de Ciro …

    A posição de Ciro é importante pois … não , não é importante.

    Pouquissímas pessoas mudariam o voto pela posição de Ciro, creio.

    O PT me parece querer súditos e não aliados, Ciro para apoiar faria críticas , é o PT não as quer, melhor ficar calado.

    E olha que amanhã votarei no sr. Haddad.

  12. Foco na Virada, o Resto Nessa Hora Não Conta

    Milton Temer, tu é muito calejado pra desconhecer que nessa hora, estamos todos c… e a… com Ciro Gomes, mostrando o Ciro Gomes para os que não o conheciam, pois o que importa, agora e amanhã até fecharem as urnas, é tentar reverter votos entre os conhecidos para derrotar a bárbarie e manter o país democrático, o resto é mais do(s) mesmo(s) e a gente passa a discutir a partir da segunda-feira.

    PS: Você deveria estar batalhando por isso agora ao invés de ficar transversamente querendo cutucar o PT, o que pode continuar a fazer, como vive fazendo, pelo resto de sua vida, como Martina, Babá, Heloisa Helena, etc. 

  13. Milton Temer é um esquerdista

    Milton Temer é um esquerdista de estirpe, realista e forjado na luta (já recebeu meu voto). No caso da presente peleja, acho que o PT é muito frouxo para combater o desastre da ordem atual, para o qual contribuiu decisivamente.  O PT não só “se lambuzou” (Gilberto Carvalho) ou “aloprou” (Lula): se aferra de forma acritica ao que há de pior na ação do Estado, paparicando maus empresários, descurando da qualidade do gasto público e passando a mão na cabeça do que há de pior no funcionalismo público,cuja desordem e privilégios salariais repulsivos e desmoralizantes permaneceram intocados (se não agravados) para atender a políticos e corporações poderosas. Estou. por isso e muito mais, inclinado a votar nulo; mas não me sinto confortável. A baixeza de Ciro e a conclamação de Milton Temer podem, na hora H,  me indicar o “bom caminho”…

     

    1. Ontem o Ayer ia votar no Bolsa. Hoje ele anula
      Amanha ele vota no Haddad, quando for tarde demais
      Help fascists to bury the light
      Eu sempre ouvi dizer que o principal problema do Brasil eram os baixos salarios e a altussima taxa de lucro. Mas isso era ayer. Hoy el poblema es altos salarios.
      Nao sao os salarios da iniciativa privada que sao baixos, sao os salarios do funcionalismo publico que sao altos. Os salarios do funcionalismo publico devem baixar em vez de elevar os salarios dos trabalhadores que trabalham na iniciativa privada
      Amanha serah outro dia

    2. Ontem o Ayer ia votar no Bolsa. Hoje ele anula
      Amanha ele vota no Haddad, quando for tarde demais
      Help fascists to bury the light
      Eu sempre ouvi dizer que o principal problema do Brasil eram os baixos salarios e a altussima taxa de lucro. Mas isso era ayer. Hoy el poblema es altos salarios.
      Nao sao os salarios da iniciativa privada que sao baixos, sao os salarios do funcionalismo publico que sao altos. Os salarios do funcionalismo publico devem baixar em vez de elevar os salarios dos trabalhadores que trabalham na iniciativa privada
      Amanha serah outro dia

      1. Os critérios salariais do PT

        Não falei que o problema do funcionalismo são “os altos salários” (estes só existem na AGU, com a ‘participação nos lucros da União”, fora do teto). O PT no governo contribuiu para que  um servidor aposentado da Câmara, que passou servindo café a vida toda, tenha proventos de 25 mil. Este. como muitos outros, é mais um arreglo do PT com a ralé parlamentar (em nome da “classe trabalhadora!). Este tema daria um livro, que a mídia “pró-trabalhador” jamais escreverá. Haja estômago para esquecer isso na hora de votar.

        1. O Joaquim Barbosa pode se aposentar com 50 mil mensais

          O Joaquim Barbosa, que condenou pessoas sem provas e inaugurou a escuridão em que nos encontramos, pode se aposentar recebendo muitos milhares de reais mensalmente mas quem serve café não pode. Porque?

          Um médico pode ser aposentar com um altíssimo salário mas um gari, sem o qual a medicina nada vale, pois a imundície e as infecções tomarão conta da sociedade, não pode se aposentar com o mesmo salário do médico, apesar do gari não ter se formado por não ter condições?

  14. Dia desses pensava cá com

    Dia desses pensava cá com meus botões, o que fazia um político grande de verdade, cheguei a conclusão que é a capacidade de não ter ressentimento, re sentimento! Pensem no Lula, ele será capaz de sair da cadeia e apertar a mão do moro, agora pensem em marina, marta, Erundina, plínio, bicudo, e agora ciro, e agora, ciro?. Pensem em Mandela. Não ter re sentimento, ou saber conviver com ele, é para pouquíssimos, e são esses que a história lembrará.

  15. A narrativa petista

    A narrativa petista finalmente se concluiu: a culpa é toda, todinha, de quem não lambeu as botas do PT. Não da incompetência do partido, da corrupção do partido. Mesmo que metade dos eleitores do Bolsonaro estejam explicitamente votando contra o PT, a culpa é do Ciro.

     

    É sensacional ter que ler essas asneiras no dia da eleição, continuem assim. Vão, vão, vão, e vão perder feio. E vai ser bem feito.

  16. A gente tem de desconfiar de

    A gente tem de desconfiar de quem tem ideia fixa, Ciro Gomes, mesmo com uma bengala na mão, continuará tentando vestir a faixa presidencial, não se importando nem um pouco com quem possa conseguí-la  por méritos num momento muito difícil para o país. Se ele tem méritos ou não, nem o tempo dirá, porque que é um estrategista de meia boca.

  17. Nem Ciro nem o PDT são confiáveis

    Do PDT vários deputados e todos os três senadores votaram pelo impeachment de Dilma. Isso que é punhalada! O Ciro se encontra no segundo turno com três candidatos do PDT para governo de Estado que apoiam o Bolsonaro nos seus respectivos Estados! O engraçado é que ele apostava que o PT perderia neste 2º turno e cobrava os votos da esquerda para sim, justamente por que pessoas como ele mesmo não votariam em Haddad (como a realidade mostrou). Ou seja, durante todo o primeiro turno, cinicamente, Ciro queria o apoio do PT sem dar nada em troca! Nem Ciro nem o PDT são confiáveis, assim como diversos ciristas que encheram o saco neste blog querendo gratuitamente os votos da esquerda.

  18. O amigaço dos coronéis
    O amigaço dos coronéis cearenses e tucano enrustido, ora murista, apenas está jogando sua frustração pra cima do PT, foi Lula quem lhe deu a oportunidade de ser conhecido nacionalmente ao nomea-lo ministro, antes era mais conhecido por seus arroubos e declarações desastrosas, ou não???

    A candidatura dele estava posta, recebeu o número de votos que traduzem o seu tamanho nessa eleição.

    A estratégia do PT foi em certo sentido correta, levou o seu candidato ao segundo turno, o jogo sujo o derrubou, bastou interromperem por alguns dias a mutreta para o seu adversário comecar a murchar.

    O brasileiro não tem eleições livres há algum tempo, sempre convivendo com forças que teimam em criar factóides visando alterar seu resultado, nessa eleição não foi diferente, e ainda tivemos a tal da biometria a cassar o direito de milhões..

    O coiso é a malta e a malta é o coiso, ele mesmo afirmou isso, não há nada de novo nesse personagem, décadas de declarações desastrosas enquanto não tinha a pretensão de, meus Deus, governar o país, não podem ser apagadas em algumas semanas por marqueteiros, se o amigaço dos coronéis cearenses e tucano enrustido, ora murista, acredita que optando pela neutralidade irá angariar algo no futuro só demonstra falta de estratégia….

    Da minha parte se a desgraça cair sobre esse país, vou me abster da política um bom tempo, depois de certo limite, afeta nossa saúde.

    Mas uma certeza tenho, daqui a quatro anos, o tucano enrustido e amigaço dos coronéis cearenses, ora murista, não terá o meu voto.

  19. O Ciro está certo

     

    Depois de tratarem Ciro a pontapés, de dizerem que ele era um ” coronelzinho de direita “, depois de Lula ter bloqueado as alianças de Ciro no Nordeste, para que ele não tivesse chances nenhumas,  ainda querem que ele suba no palanque com Haddad?

    Mas era só o que me faltava.

    ——

    Está na hora do PT se tornar adulto e parar com os vitimismos e assumir os próprios erros e derrotas.

    Se Haddad perder, não é por causa de Ciro, e sim pelos próprios erros que ele e o Pt cometeram, por ter elogiado o Juiz de Curitiba, por ter reafirmado que manterá a independência da Policia Federal, e a lista tríplice, por ter escolhido Dilma como sucessora de Lula, e insistido no erro por duas eleições. Por ter escolhido Temer como vice e pela  imensa lista de traíras como aliados, Cardozo, Martha, MDB Buarque, Barbosa, etc, Lula preso pelos próprios que ele e Dilma nomearam e pelas próprias leis que criaram, delação premiada, etc, a lista de erros é gigantesca, daria pra escrever vários livros. .

    Com tantos e tantos erros, chega até a ser cobardia  culpar o Ciro por alguma derrota que possa advir de hoje, para o PT.

    ————–

    Teve até quem disse que o PT não tinha culpa se Ciro era fraco demais para ir para segundo turno. Então tá. O Ciro não tem culpa também se o PT for fraco demais para vencer o segundo turno.

    O próprio Ciro disse que por ele é a última vez que se candidata a Presidente. Quem queria lançar ele em 2022 a todo custo era o Lupi, presidente do PDT.

    Ciro está certo acima de tudo por que qualquer um que apoiar o PT, a partir de primeiro de janeiro será caçado nas ruas. Caçado pela Lava Jato e caçado pelos bolsonaristas que estarão armados. Não vale a pena, ser saco de pancadas e depois ainda se sacrificar pelos que lhe jogam pedras.

    ————

    Já perceberam que tudo o que o Ciro fizer ( ou deixar de fazer ) será alvo de críticas do PT? Vale a pena apoiar um partido cuja militância o trata assim?

    Ciro faz bem em se declarar neutro, ele é um homem sábio.

     

    ————-

    Eu votei em Ciro e não me arrependo. E votaria de novo. Mas hoje votarei em branco.

    Este post só vai deixar os Ciristas mais convictos ainda de votarem em branco, ou seja, vai tornar mais difícil ainda a eleição para Haddad, pois vai dividir mais ainda as esquerdas, e os 12% de votos de Ciro podem migrar todos para brancos e nulos.

    Não vai ser por exigências, chantagens  e ameaças que o PT vai conseguir o apoio voluntário das pessoas.

    E assim vai, de divisão em divisão a esquerda se arrisca a perder para o capitão.

    1. A culpa eh sempre do PT/Lula
      O Zeh Guimaraes vota em branco mas se o Bolsonaro ganhar a culpa nao eh dele, eh do pt.
      Errar eh humano, colocar a clpa nos outros, entao, nem se fale

      1. Voto em branco por convicção

        Caro Sr. Ribeiro, satisfações em poder debater com o Sr.

        Voto em branco por convicção, e não por pirraça.

        O PT nem sempre está errado, mas quando está errado está mesmo.

        Voto em branco por que sei que o congresso terá em 2019  uma maioria muito mais reaça do que hoje, e eles sabotarão de todas as formas um possível governo HAddad, fazendo dele um governo Dilma piorado. Muito mais desemprego, muito mais empresas quebradas pela Lava Jato ( com ou sem provas ) muito mais crise…  E o PT não vai defender o seu povo, assim como não defendeu Dirceu, nem Marcelo Odebrecht, nem Genoino… Quando HAddad elogiou Moro, e reafirmou com orgulho que manterá a lista tríplice e a independência da Policia Federal ele escolheu o lado, não eu, escolheu perder por orgulho sem sentido, e teimosia irresponsável…

        A lista tríplice petista, junto com a independencia da PF,  destruiu mais empresas ( cerca de 200 mil ) do que todos os desmandos tucanos. Tudo isto por que Dilma insistiu em reconduzir Janot para o cargo de PGR. Se depender do meu voto este pesadelo não vai voltar a quebrar empresas.

        O que domina esta eleição é economia e emprego.

        Por pior que Bolsonaro seja, o PT corre o risco de ser um desastre ainda maior, com suas teimosias e listas tríplices. . Desculpe, caro Sr. Ribeiro, mas minha consciência e meu estômago não me deixam votar Haddad. Votarei em branco mesmo, e com convicção.

        1. tempos estranhos

          “Brancas ” convicções!

          Votar em branco por convicção é, no fundo, uma convicção de não saber o que fazer. Em tempos difíceis a tomada de decisões envolve algum sacrificio.

          Tem um senador em MG que tinha “brancas” aspirações.

          A cor branca é de uma falsa inocência; apenas a falta de cor algum.

          1. Entre dois abismos

            Caro Alexis

            Votar em Bolsonaro ou Haddad é escolher em qual abismo jogaremos o país.

            Ao contrário, quem vota em branco sabe muito bem o que faz.

            O Brasil com um déficit crescente de previdência e o PT faz o que ? Nega a existência do déficit e depois Dilma nomeia Levi para combater o déficit, com corte de gastos, reforma da previdência…

            Acha que farão diferente?

            Ciro tinha uma proposta para desarmar o déficit, que é a auditoria da dívida pública e auditoria dos juros da dívida… Estranhamente Dilma vetou a auditoria da Dívida Interna quando esta lhe passou pelas mãos…Isto sim, são tempos estranhos…

            Bolsonaro e Guedes tem uma proposta para desarmar o déficit da previdência ( por mais desastrosa que possa resultar ) que é capitalizar a previdência, como fez o Chile… As aposentarias serão achatadas, mas pelo menos continuam a existir.

            E Haddad não tem proposta nenhuma para o problema, a não ser fingir que ele não existe e ir empurrando com a barriga até a previdência falir… Arruinando dezenas de milhões de aposentados e quebrando a economia do Brasil, então.

            O problema não é o déficit em si, mas o fato que ele aumenta a cada ano conforme a população do país envelhece. Uma bomba relógio que exige algum plano para ser desarmada.

            Por mais incrível que possa parecer, Haddad e o PT conseguem ser mais desastrosos do que Bolsonaro…

          2. Bom, antes de mais nada,
            Bom, antes de mais nada, gostaria de dizer que me parece que não irás votar em Bolsonaro por uma simples questão…não tens coragem de assumir sua posição. Seu comentário, defendendo a reforma Previdenciaria de Paulo Guedes não engana ninguém. Outros pontos de seu comentário também indicam o mesmo. No fundo é o que os “ciristas” querem. Querem dar uma lição no PT usando o povo brasileiro como cobaia.
            No mais me cansa esta conversa sobre reforma da Previdência. Veja bem…a previdência social brasileira é superávitaria. Vários estudos comprovam isto, inclusive um realizado pelos próprios tecnicos do Congresso Nacional. O tema já virou até tese de doutorado na UFRJ. Reportagens estão disponíveis sobre o assunto. Veja o link. É apenas uma das fontes. Bom proveito.
            https://alestrazzi.jusbrasil.com.br/artigos/364811617/o-rombo-da-previdencia-e-uma-mentira

          3. Não votarei Bolsonaro pela Amazônia

            Caro JC

            Não votarei Bolsonaro apenas por causa da Amazônia, que ele promete liberar para desmatar. Isto sim é irreversível.

            No fundo os ciristas não querem dar lições em ninguém, quem ensina é a vida. O próprio PT é quem se dará a lição de não eleger Dilmas e Temers futuramente. 

            A previdência é superavitária, …  até quando? Até a população de idosos ser tamanha que não seja mais. Se a previdência é superavitária, porque Dilma começou uma reforma da Previdência? Ah, mas a culpa da dívida é dos juros dos bancos. Mas se a culpa do déficit é dos juros, porque Dilma vetou a auditoria da Dívida Pública? As coisas são claras, meu caro, só não percebe quem não quer. 

            Ah, meu caro, cada um poderá cobrar apenas de si mesmo, e de mais ninguém. Se você fez a sua parte, considere-se  de consciência limpa, você fez a sua parte, parabéns, eu não te cobrarei.

            O país tem sido refém da mediocridade PT – PSDB e agora PT- PSL por quase 30 anos. As pessoas votam por medo e dois partidos mediocres não se esforçam, pois acham que o medo do outro vencer será suficiente para ganhar. Se ninguém entrar nesta, todos os partidos se esforçam mais, simples assim. É o agir pelo não agir. 

            O próprio Ciro recomendou votar sem medo. 

             

            Tenho vários amigos e parentes bolsonaristas que também me cobram: Se Bolsonaro não ganhar, seremos demitidos ( os patrões já prometeram ) . De qualquer lado vamos decepcionar alguém.

            No restante, não se preocupe, Bolsonaro não será tão ruim assim, ele prometeu que vai respeitar a Constituição – isto até fazer a outra, elaborada pelos notáveis. 

            Saudações. 

             

             

          4. O que importa eh ficar em paz com a propria consciencia
            Quando a barbarie se aprofundar e se intensificar, o Ze Guimaraes dira: Nao me culpem, eu nao votei no Bolsonaro, votei em branco, dando, portanto sinal verde para o Bolsonaro, em vez de dar-lhe um cartao vermelho
            Mais um iocente util do Leblon que afirma nao votar no Haddad porque o congresso vai boicotar seu possivel governo.
            Voce votou em Congressistas?
            Se o fez, nao deveria ter votado em sabotadores
            Com a populacao pressionando, os deputados e senadores ficam acuados e nao tem como boicotar um governo popular

          5. Que barbárie?

            Caro Sr. Ribeiro

            De que barbárie o Sr está falando?

            A maioria  das ditaduras são estados extremamente organizados, veja a Arábia Saudita, por ex, nada de assaltos, nada de golpes de estado, nada de criminalidade, só ordem e disciplina. 

            Provavelmente não haverão torturas nesta ditadura, pois bolsonaro já declarou que prefere matar a torturar. E pode ter certeza que serão mortos só os que violarem as leis. A maioria dos países que tem criminalidade baixa, tem leis severas, inclusive pena de morte, Arábia Saudita, EUA, Indonésia, e nestes países o povo vive há décadas, ou séculos, sem barbárie meu Amigo. 

            Não votei em sabotadores para o Congresso, votei em ciristas. 

            Mas eu te entendo, o maior terror, é o de uma ditadura que chega ao poder por voto popular, pois não há para quem apelar contra a vontade do povo.

            Fica tranquilo, caro Sr. Ribeiro, o dia ainda não terminou, talvez o seu candidato ainda ganhe a eleição.

            Saudações. 

             

          6. Só serão mortos os que violarem as leis

            Imagina quanta gente fuma maconha e usa outras drogas ilegais?

            Imagina a quantidade de abortos?

            Pense quantas pessoas praticam pequenos crimes.

            Todos serão eliminados?

            Quem faz apologia à violência também será eliminado?

            Pessoas que integram esquadrões da morte também serão mortos, já que grupos de extermínios são ilegais?

            Quem não estupra uma mulher porque ela não merece, também será eliminado fisicamente?

            Quem é racista e homofófico, idem?

          7. Cada lei tem sua pena correspondente

            Em países com criminalidade zero, pequenas infrações, tem penas menores.

            Na Indonesia, ou em Cingapura, um menor que é pego pixando muros, é levado ao juiz e condenado a levar 6 chibatadas. E o menor nunca mais irá delinquir.

            As pessoas não sabem mas a maioria dos crimes praticados em países islâmicos, Arábia Saudita, etc, na primeira vez apenas são sentenciados a algumas chibatadas. Apenas na segunda reincidência do crime é que eles condenam a pena de morte, mutilação, etc.

            Na Indonésia a pena de açoite em praça pública é quase que simbólica. Pequenas infrações, podem pagar fiança, ou levar algumas dezenas de “chibatdas ” em praça pública. Na verdade a pessoa apanha de leve com uma varinha onde nem  precisa tirar a camisa ( se estiver com uma jaqueta grossa, nem sente nada ). É mais pela vergonha de receber a punição com centenas de pessoas observando.

            Na China, quem é pego como usuário de  drogas, vai para campos de recuperação, onde tem de fazer trabalhos forçados por uns 5 anos.

            Existem milhares maneiras de punir, sem causar danos significativos aos cidadãos. Um governo tem de ser como um pai de família severo que pune sem deixar ferimentos significativos nos filhos.

            Sem punição alguma é que não se acaba com a criminalidade.

          8. Por coerencia, vc deveria votar no menos desastroso
            Se o Bolsonaro eh menos desastroso do que o PT, por coerencia vc deveria votar no menos desastroso. Nao acha?
            A previdencia vai quebrar?
            Claro. Se cada vez mais eh maior o nemero de aposentados e pensionistas e eh cada vez menor o numero de contribuintes. Reduza-se o desemprego e o numero de contribuintes aumentarah na mesma proporcao.
            Como criar mais postos de trabalho?
            Reduzindo a jornada semanal de trabalho para 40 horas semanais e reduzindo a idade minima de aposentadria

          9. Reduza-se o desemprego

            Caro Sr. Rui

            Reduza-se o desemprego. E nem Dilma não conseguiu fazer isto. Por que a lista tríplice  que ela deu asas estava quebrando empresas…

            Reduza-se a jornada de trabalho… Isto com 13 milhões de desempregados, com uma simples canetada… Como as coisas são simples na mentalidade dos petistas… Tem milhões trabalhando sem registro em carteira, sem férias, sem décimo terceiro, nem horas extras… As vezes até sem salário… E é só reduzir a jornada de trabalho para 40 horas, como se o mercado fosse aceitar assim…

            Entre Hitler e Mussolini o Sr. votaria em quem? 

            O negócio é que ninguém fala de aumentar a produtividade do trabalghador brasileiro que é uma das menores do mundo. Na prática tem 13 milhões esperando há anos por esta redução do desemprego. Ninguém fala que não há investidor que invista no Brasil, porque a quebradeira da Odebrecht pelas operações da PF e do MP  aterrorizam todos eles. E Haddad? Diz que o Juiz de Curitiba  fez um” excelente trabalho”… E garante que vai continuar com a lista tríplice, e dando poderes para a LJ continuar a fazer seu ” excelente trabalho” . E depois o ruim é quem vota em branco… 

            Saudações, caro Sr. Ribeiro. 

          10. O mercado existe para a nacao e nao o contrario
            Entao o mercado nao aceita a nacao reduzir a jornada de trabalho?
            Qual o mercado: o mercado de capitais ou o mercado de trabalho?
            O capitalista nao investe na produtividade do trabalho se o salario for baixo demais. O patrao prefere pagar a 10 trabalgadores um salario minimo por mes do que investir em maquinas e equipamentos que elevem a produtividade do trabalhador.

          11. Não é pra mim que precisa dizer isto

            Caro Sr. Ribeiro

            Não é pra mim que precisa dizer isto, diga isto para o Lula que está preso sem provas ( por ordem do mercado ), diga isto para a Venezuela que está de joelhos, desde que o mercado ordenou que os bancos parassem de pagar e receber no país.

            Parece difícil entender, mas aqui no ocidente, o mercado domina tudo, bancos, exército, judiciário, congresso, mídia, e eles ameaçam, chantageiam , compram, enfim, nada lhes pode resistir.

            Os únicos países que o mercado não domina, Rússia e China, estão sitiados e em curso de serem invadidos pelos EUA.

            O único mercado é o de capitais, os trabalhadores são apenas servos deste mercado.

            As máquinas e equipamentos provavelmente serão barateados, isentados de impostos, e compradas quando interessar ao mercado, ou seja quando um governo de direita assumir o país, para a glória do capital.

            Não estou dizendo que isto seja bom ou ruim, só estou narrando como são as coisas, meu caro.

    2. Que matéria cheia de ódio e sem fundamento

      O voto “branco” do Ciro é uma traição e o povo brasileiro não perdoa. Ciro será culpado pelos seus próprios erros. Subir no palanque do Haddad ou dar uma declaração positiva teria sido uma boa chance para o Ciro e para o PDT saírem desta posição traíra e personalista que assumiram na campanha. Não bastasse o apoio que o PDT deu ao impeachment contra Dilma, neste segundo turno todos os candidatos remanescentes a governador pelo PDT são parceiros do Bolsonaro nos respectivos Estados. Ciro e o PDT são muito pouco confiáveis no campo da esquerda. Ciro é um sobrevivente da velha política coronelista e personalista. Para sorte dele ainda tem muitos partidos no Brasil para ele ir pulando até aposentar.

      1. Que apoio ao impeachment?

        Caro Alexis

        Que apoio ao impeachment você está falando?

        O PDT obrigou todos os seus parlamentares a votarem contra o impeachment. Digo mais foi um dos poucos partidos que fez isto, e foi fiel a Dilma.

        Os poucos parlamentares do PDT que ousaram desafiar as ordens do partido e votarão pelo impeachment de Dilma, enfrentaram -processo de expulsão do partido.

        Ciro foi um dos políticos  que se posicionou contra o impeachment de Dilma.

        Você deveria se informar mais antes de postar, meu caro.

          1. Ciro foi contra o impeachment

            Caro Alexis

            Lupi não controla todos do PDT. Ciro chamou o impeachment de Golpe. Ao contrário de Haddad que disse que Golpe é uma palavra muito forte. Ciro chamou Temer de golpista filha da p***. Em outra fala, Ciro chama Temer de capitão do golpe.

            https://www.gazetadopovo.com.br/eleicoes/2018/ciro-chama-temer-de-golpista-salafrario-em-evento-no-rio-grande-do-sul-cmyyef9dw2xyvmxx6s08wetuv

            Ciro defendeu o PT fielmente até que percebeu que o PT não quer mais ele, agora, provavelmente Ciro vai se recolher da sua vida pública por algum tempo, apenas isto, em respeito à decisão da militância petista.

            ———

            Caro amigo, a vitória não está nas coisas e sim nas pessoas, em nós.

            A verdadeira vitória não é os eu candidato vencer ou perder, e sim manter a serenidade e Paz Interior, ganhe quem ganhar.

            Democracia é isto aí aceitar com serenidade e na esportiva a vitória ou a derrota.

             

            Saudações.

    3. Meu amigo, acho que vc não

      Meu amigo, acho que vc não entendeu nada. A questão né é apoiar o Haddad ou o PT, mas o Brasil, tão dramática é nossa situação diante de um candidato que só fala em matar. Imagino que em algum momento futuro você deixe de raciocinar com o fígado e veja que as coisas são bem diferentes do seu comentário. Espero que você não anule seu voto e muito menos digite 17. Um abraço

      1. Pior que eu entendi muito bem

        Mesmo que Haddad ganhasse, o Bolsonaro ganharia no teceiro turno. O que levou Lula a vencer em 2002, foi o péssimo governo FHC, sem o que Lula jamais teria sido presidente. Isto convenceu imensas parcelas da população a votar nele, nada mais.

        Sem deixar os coxinhas se decepcionarem com o governo Bolsonaro, sem deixar eles verem com os próprios olhos, ,eles não enxergarão  os olhos nem amadurecerão.

        O progresso não se encontra nas coisas, e sim nas pessoas.

        A vitória não é vencer, e sim convencer – o povo.

        Saudações.

        1. O Bolsa ganharia no 3º turno e mesmo assim o Zé G. votaria nele

          “Não votarei Bolsonaro apenas por causa da Amazônia, que ele promete liberar para desmatar. Isto sim é irreversível”. – Zé Guimarães

          Como é que você se diz democrático e vota num sujeito que você acha que se ele não ganhasse no segundo turno, ele ganharia no terceiro turno?

          Não entendi. Aliás, durante a noite eu fiquei me perguntando porque você se preocupa com a preservação Amazônia mas não se preocupa com os favelados cujos assassinatos ensejarão prêmios aos policiais assassinos, e não castigos.

          É um direito seu ter suas convicções. Mas eu acho hipocrisia se dizer progressista e votar em alguém que prometeu que vai matar pelo menos 30 mil pessoas que não rezam pela sua cartilha. Se vai cumprir não se sabe, mas que prometeu, prometeu. É a limpeza.

          1. A Amazônia é irreversível

            Caro Sr. Ribeiro

            Por mais pessoas que Bolsonaro mate, em poucas décadas recuperamos isto. A Amazônia é irreversível por milhões de anos caso seja desertificada, e ainda de quebra vai desertificar sudeste e centro oeste que dependem da umidade dela para seu regime de chuvas. Ou seja, se acabar com a Amazônia acabou o Brasil, pelo menos 150 milhões de pessoas do nosso país não terão onde morar ( pois viverão num deserto ) e nem o que comer, e nem terão trabalho mais. O agro negocio, as hidreletricas, a nossa indústria e comércio vão pro espaço.

            Pode parecer cínico o que eu digo, mas é pura lógica.

            Quer saber como as cidades pequenas se tornaram seguras? Os policiais marcam  um bairro com alta criminalidade e ficam de olho nos bandidos. Aí se pegarem um assaltando e se ele sacar a arma, o que ocorre com frequencia, os policiais tem licença para matar. Assim, matam um, dez, 30 bandidos e ” limpam o bairro ” Depois vão pra outro bairro e fazem o mesmo, tudo dentro da lei. Até deixar a cidade segura.

            E se não fosse assim? Se não tivesse estes heróicos policiais matando bandidos, as cidades do interior seriam tão violentas quanto as periferias de alguma cidade grande. Posso andar no centro da cidade onde trabalho, uma cidadezinha do interior as 2 da madrugada, sem medo de ser assaltado. Até parece que estou na Europa.

            Só que nas cidades grandes, não dá pros policiais fazerem isto, porque são milhões de pessoas e tem favelas pros bandidos se esconderem. Nas cidades pequenas do interior não existem favelas, elas são proibidas. Pros policiais “limparem ” as cidades grandes teria de ter uma pena mais severa, ou algo mais drástico.

            Cada vez que tenho de ir a uma cidade grande, fazer compras, me dá medo. Todo mundo tem um conhecido que foi a uma cidade grande e foi assaltado, ou sequestrado, ou conhece uma moça que foi violentada nestes lugares.

            E tem mais, quando os policiais prendem um bandido, em poucos dias ele está solto de novo e as vezes jura que vai voltar a assaltar o comércio onde ele foi preso e até que vai matar quem chamou a polícia.

            Ou seja, a população fica refém dos bandidos ou dos fascistas.

            E as mães e pais cujos filhos saem a noite para estudar em cidades grandes, não sabem se o filho ou a filha volta vivo, ou se volta inteiro. Todo mês  uma história horrível de assaltos.

            Dá pra entender por que o povo nem se incomoda tanto de ouvir o Bolsonaro dizer que vai matar bandidos? Ou que vai liberar a pena de morte? Como é que se diminui a criminalidade, fazendo carinho num bandido?

            Países com distribuição de renda e pobreza bem piores do que a nossa como a Indonésia, tem criminalidade quase zero.

            Ah, caro Sr. Ribeiro, entre a violência dos bandidos e a da polícia a população escolheu a da polícia. Por isto Bolsonaro venceu.

             

            Enquanto isto, os petistas vivem na ilha da fantasia, fingindo que o problema não existe. Talvez porque sejam ricos e vivam em condominios, ou sejam tão pobres que vivem nas favelas protegidos pelos chefes do tráfico.

            Não votei em Bolsonaro, votei em branco.

             

  20. Na politicagem capitalista, pra tudo tem um pre$$o…

    Quanto custou a trairagem do Amauri Kruel ao ilibado João Goulart ?

    Quanto custou a trairagem do Pinochet ao nacionalista Allende ?

    Quanto custou a trairagem do Temer a nossa querida Dilma ?

    Quanto custou o apoio de Marina ao kanalha Aecim ?

    Quanto custou o apoio tático (nos dois turnos*) de Ciro ao Cap.Facínora ?

    *(O apoio do Ciro ao Facínora no primeiro turno se deu ao captar para a neutralidade no segundo turno os possíveis eleitores do Haddad)

    Obs :

    O próprio Ciro, num debate promovido pelo jornal Estadão, confessou que as suas candidaturas a presiência nunca foram pra valer .

     

  21. Pensando bem
    Não tenho muita simpatia pelo Ciro e no início achei que a declaração tinha sido uma rasteira, vil e covarde. Mas pensando um pouco mais mudei de opinião. Explico. Estamos em uma guerra semiótica, uma declaração explícita do Ciro seria o esperado, coisa comum e não teria impacto, não geraria fato novo, não repercutiria fora da bolha e nem chamaria a atenção dos de fora. Vivemos em um tempo em que os apelos às emoções são mais importantes que palavras de ordem e discursos previsíveis. Ciro conseguiu passar uma mensagem positiva sem utilizar uma comunicação agressiva ou soar arrogante e texativo. Ao mesmo tempo não tendo sido ecplícito, se livrou do rótulo de “petista” e “comunista”, ou seja, seu discurso não foi para os convertidos e possivelmente atravessou uma bolha em que ficaria preso caso fosse um discurso objetivo a favor de Haddad.

  22. Prezados
     
    Pelo o momento que

    Prezados

     

    Pelo o momento que a esquerda vive, e pelo antipetismo declarado que veio a convergir em torno do partido, e imaginava que era a hora do PT recuar e apoiar um outro nome no campo progressista. Eu também desconfio que essa viagem e a “neutralidade” de Ciro se fizeram para se distanciar do palanque de Haddad. Está claro que ali se esconde uma mágoa sobre as manobras de Lula no impedimento da contrução da candidatura de Ciro Gomes.

    Ciro tem um bom discurso, exagera em algumas situações, algumas “cascas de banana”, mas no geral seria um bom nome para unificar o campo progressista à esqueda, com um amplo apoio do PT. Seria talvez o nome para opor a esse momento, e manteria o PT como sustentação das bases e dos movimentos sociais, já que o PDT perdeu um pouco o contato com as classes mais baixas.

    Creio que a aposta de Lula fora muito arrisicada, e o ideal, na minha visão, era ter lançado Haddad inicialmente, sem a vinculação ao nome do ex-presidente, com outro vice. Talvez, com Ciro de vice, o campo à esquerda estaria bem solidificado no discurso. Mas após as trágicas declarações da senadora Gleise Hoffmann, o PT lançou os dados da sorte, e hoje, praticamente sozinho, e no desespero, pede apoio a todos possiveis aliados. Ocorre, que agora, está tarde demais para um virada. Teremos tempos ruins e sobrios nos proximos quatro anos.

    Sds

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador