O apito inicial para a corrida presidencial

Jornal GGN – O árbitro italiano Nicola Rizzolli mal sabia que, ao apitar o encerramento de 120 minutos de partida no domingo passado, no Maracanã, estava na verdade dando início a uma duríssima etapa, um novo ciclo no país que sediou a Copa do Mundo: o eleitoral. A afirmação é do jornal Financial Times, que traçou um paralelo da batalha – além dos verdes campos – dos estádios entre a atual presidente Dilma Rousseff e os “legados” e seus concorrentes.
 
 
De acordo com o artigo publicado no dia 14 de julho, os políticos esperaram esfriar a desastrosa saída da equipe brasileira da disputa do mundial. Respeitosamente, expressaram sua decepção com o que classificaram como uma tragédia desportiva. No entanto, mal a Copa acabou, e o líder da oposição, Aécio Neves, iniciou os ataques à Dilma afirmando que ela “traiu seu compromisso” com a Copa do Mundo. 
 
Segundo ele, a presidente vinha evitando associar sua imagem ao torneio, quando ainda existiam temores no país em relação a protestos violentos, durante o evento. Provado o sucesso, no entanto, ela correu para  “abraçá-lo” até correr novamente o risco de contaminar-se frente à catástrofe da equipe nacional. “Acho que quem vai pagar um preço são aqueles que tentaram se apropriar de um evento que pertence a todos os brasileiros”, foram suas palavras a respeito.
 
Dilma respondeu aos comentários por meio de seu porta-voz, dizendo que eram “desprezíveis” , uma vez que apoiou o torneio abertamente, desde a escolha do Brasil, e que permaneceu assim tanto em momentos de triunfo quanto de tragédia.

 
De acordo com o FT, a briga pública assinalou a abertura do torneio de hostilidades mais importante para o momento do Brasil: a batalha para a eleição presidencial de 2014, agendada para outubro, e suas campanhas oficiais – que coincidiram com o ano da Copa.
 
Há pouco mais de 12 meses, a corrida presidencial deste ano dava ares de uma verdadeira “versão política”  da destruição da Alemanha no jogo contra o Brasil – com o apoio à Dilma nas urnas ultrapassando a casa dos 60%. Mas desde que os protestos maciços varreram o país no ano passado durante a Copa das Confederações, o ensaio para a Copa do mundo, sua popularidade caiu para abaixo de 40% das intenções de voto.
 
Neves, candidato do PSDB, entretanto, praticamente duplicou seu apoio para cerca de 20%, e Eduardo Campos e seu partido socialista brasileiro, saltou para 9%.
 
Para o veículo inglês de economia e finanças, Dilma e o PT focarão a campanha em suas conquistas sociais. Ela deve destacar benefícios como o Bolsa Família para assalariados de baixa renda, o programa Minha Casa Minha Vida, de habitação a preços acessíveis e aumentos anuais no salário mínimo – o que tem ajudado a tirar da pobreza mais de 40 milhões de habitantes.
 
Aécio, por sua vez, tentará tranquilizar os eleitores afirmando ele não cancelará esses benefícios. Também como parte da estratégia, chamará a atenção para o abrandamento da média de crescimento econômico abaixo, que caiu abaixo dos 2% nos últimos quatro anos e a inflação persistente. Uma das armas mais potentes em sua campanha é o provável candidato para ministro da Fazenda, Armínio Fraga, um respeitado economista, ex-presidente do Banco Central e atual executivo de uma empresa brasileira controlada pelo JPMorgan.
 
Dilma tornou-se impopular com os investidores, mercados e o setor privado, que criticam o que chamam de ” intervenção desastrada” do seu governo para controlar os preços e a indústria – particularmente a energia, os setores financeiros e automotivos.
 
Não importa quem vença a eleição, diz o artigo, o que se espera é que o vitorioso deva ser forçado a fazer alguns ajustes econômicos difíceis, tais como reduzir subsídios sobre os preços de combustível e energia, apertar o orçamento e promover um corte sobre empréstimos bancários, para recuperar a confiança dos mercados.
 
*Adaptado de texto do jornal inglês Financial Times
 
Redação

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. claro que não será fácil a

    claro que não será fácil a vitória de dilna – principalmwente por causa da atuação espúria do pig – nas creio que nos mais de onze minutos diários da campanha eleitoral na tv – horário eleitoral obrigatório – ela possa acentuar a diferença entre as propostas que deram certo noo país nesses últimos 12 anos e o entreguismo inerente dos outros candidatos, notoriamente conservadors –  estão mais para direitistas assemelhados aos antigos coronéis da velha república….

  2. Que sina está a da Dilma

    Que sina está a da Dilma Rousseff, ter que concorrer com uma múmia mineira “empoeirada” e com um pigmeu branco que sofre de complexo de superioridade. 

  3. Triste Minas

    Se os três Senadores atuais de Minas Gerais são os sofríveis, lamentáveis e ridículos A. Neves, Clésio Andrade e Zezé Pórrela, a partir de agora tivemos um sensível aumento na taxa de mediocridade, ficando a bancada mineira composto por:

    Elmiro Nascimento (DEM) Milionário de Patos de Minas – MG. Entra no lugar do Neves que licencia-se.

    Zezé PÓrrela – aquele…

    Antônio Aureliano Sanches de Mendonça (PSDB) – Assume no lugar do Clésio que se encontra adoentado.

    Agora vai…triste Minas!

  4. Análise ou conselho?

    Não importa quem vença a eleição, diz o artigo, o que se espera é que o vitorioso deva ser forçado a fazer alguns ajustes econômicos difíceis, tais como reduzir subsídios sobre os preços de combustível e energia, apertar o orçamento e promover um corte sobre empréstimos bancários, para recuperar a confiança dos mercados.

  5. Os jornalistas do blog não

    Os jornalistas do blog não estão conseguindo observar o que está ocorrendo?

    Eduardo Campos tem batido muito mais em Dilma do que o próprio Aécio.

    Querer desgastar Dilma e Aécio para inflar Campos irá reverter para o desgaste do próprio blog.

  6. Mas, o que é isso??????? O blog pirou??????????

    “Neves, candidato do PSDB, entretanto, praticamente duplicou seu apoio para cerca de 20%, e Eduardo Campos e seu partido socialista brasileiro, saltou para 9%.”

    12/10/2013  Datafolha:  Dilma 42%, Aécio 21% e Campos 15%

    07/11 CNT/MDA: Dilma 43%, Aécio  19% e  Campos 9%

    18/11 Ibope:  Dilma 43%, Aécio  14% e Campos 7%

    18/02/2014  MDA: Dilma 43,7%, Aécio  17% e Campos 9,9%

    05/04/   Datafolha: Dilma 38%, Aécio 16% e Campos  10%

    18/04  Ibope: Dilma 37%, Aécio 14% e Campos 6%

    09/05  Datafolha: Dilma 37%, Aécio 20% e Campos 11%

    22/05/ Ibope: Dilma 40%, Aécio 20% e Campos 11%

    19/06  Ibope: Dilma 39%, Aécio 21% e Campos 10%

    03/07  DataFolha: Dilma 38%, Aécio 20% e  Campos 9%

    1. vejo uma pista de areia quente…

      e Aécio e Campos correndo de pés descalços

      blog não pirou não, apenas confirmou que inglês não sabe o que é areia quente

    2. Excelente observação
       
      Se

      Excelente observação

       

      Se fosse no Globo seria má fé, aqui acredito que seja erro do estagiário, na hora de copiar e colar.

       

      Voltei no texto e está no corpo, é erro mesmo. Caberia uma correção ou errata 

  7. Padrão FIFA

    A oposição pode sempre contar com uma imprensa isenta e juízes criteriosos e justos. Nisso o Brasil tem padrão FIFA.

    Se bem que a comunicação do PT é quase tão inovadora quanto a estratégia do Felipão. Pode ser que a coisa complique…

  8. Mas é bom ver umas verdades

    Mas é bom ver umas verdades ditas lá de fora !

     

     

    “Para o veículo inglês de economia e finanças, Dilma e o PT focarão a campanha em suas conquistas sociais. Ela deve destacar benefícios como o Bolsa Família para assalariados de baixa renda, o programa Minha Casa Minha Vida, de habitação a preços acessíveis e aumentos anuais no salário mínimo – o que tem ajudado a tirar da pobreza mais de 40 milhões de habitantes.”

     

    40 MILHÕES SAIRAM DA POBREZA (Tem que verificar esse número também)

  9. Baixando o nível…

    Em nome da isenção, o blogue tem baixado o nível de suas postagens. Campos e Aécio são candidatos fracos; não adianta recorrer a artigos e análises também fracos para favorecê-los.

  10. Se o Armínio Fraga eh a arma
    Se o Armínio Fraga eh a arma mais potente do Aécio, sua campanha será um vôo de galinha.

    Risível esses afagos entre financistas.

  11. O psdb está, agora,

    O psdb está, agora, oferecendo bolsa família eterna e sem exigências. Como ficarão seus eleitores que foram “educados” a odiar qualquer ajuda pelo governo federal para beneficiar o povo? E, ai, zanchetta? E, ai, alinaça liberal? Agora, pode? Agora, é bem vinda? Agora, é ou não oportunismo barato e cínico? Para os candidatos midiáticos e corruptos, tudo pode, tudo é permitido e os vira-latas permanecem com seus rabinhos no lugar de sempre: entre as perninhas. Até plástica financiada pelo “odiado” SUS, eles estão oferecendo. Eles odeiam o SUS, mas só quando não podem, eles mesmos, usufruir dele na “moita”, na mão boba. É assim que esses candidatos se aproveitam do público: só pro bolso  deles e dos amiguinhos da corte. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador