O marqueteiro que ensinou a elegância para João Santana

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
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Jornal GGN – O marqueteiro da campanha de Aécio Neves (PSDB) rebateu, em declaração à Folha, as declarações de João Santana no livro-biografia lançado nesta sexta-feira (23). Na obra, Santana, que fez a campanha de reeleição de Dilma Rousseff ser vencedora, disse que Paulo Vasconcelos é um marqueteiro “caindo para a terceira” divisão. Para Vasconcelos, falta a Santana a “grandeza dos vencedores”.

Publicitário de Aécio faz críticas a João Santana

Da Folha

“A deselegância é uma marca que eu não quero na minha biografia”, disse o publicitário Paulo Vasconcelos à Folha, questionado sobre a declaração do rival João Santana de que ele seria “um marqueteiro de segunda divisão (…) caindo para a terceira”.

Vasconcelos fez a campanha do senador Aécio Neves (PSDB-MG) à Presidência. Santana reelegeu Dilma Rousseff, em disputa muito acirrada. “Ele deve ter tomado um grande susto ao ver um time da série B, com metade do orçamento e do tempo que ele tinha, levar a partida pros pênaltis e perder só por um a zero”, ironizou.

Os ataques de Santana foram registrados em livro do jornalista Luiz Maklouf Carvalho, numa resposta à avaliação de Vasconcelos de que o PT “explorou a baixaria com profissionalismo” na disputa.

 

“A gente não consegue reescrever a história”, rebate Vasconcelos. “Na campanha da Marta [Suplicy], que fez carreira na luta contra a homofobia, ele decidiu atacar com o preconceito. Marcou a carreira dela. Continuo achando o João Santana um grande profissional, mas falta à ele a grandeza dos vencedores”, encerrou.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

30 Comentários

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  1. O marqueteiro que ensinou a elegância para João Santana

    Dizer que esse cara levou o AeroAecio para o segundo turno é de uma falácia sem fim…

    Quem levou o AeroAecio para o segundo turno foi a NaziMídia que inventou todas as mentiras possíveis e inimagináveis para aos 45 do Segundo Tempo induzir que Lula e Dilma eram Ladrões do Petrolão…

    Nassif, me admiro você reproduzir a mesma manchete como se isso fosse verdade….

     

     

  2. essa disputa não acrecenta

    essa disputa não acrecenta muito à neessária politização da sociedade brasileira.

    achar que só o marketing resolve tuo é, no mínimo, uma falácia.

    de ambos.

     

  3. Típico dessa oposição esse

    Típico dessa oposição esse tipo de inversão. Provavelmente o marqueteiro aprendeu com o convívio. Chuta por debaixo da mesa e vem falar de “elegância”. Promovem todo tipo de baixaria e acusam os outros.

    1. Nada a ver. Ele não comenta a

      Nada a ver. Ele não comenta a campanha mas sim a biografia de Santana onde ele despreza o concorrente, como de “terceiro nivel”” o que é sim uma deselegancia total, mostrando ser ele sim um tipinho vulgar, sem grandeza.

      1. Errado de novo.
        O tal joão

        Errado de novo.

        O tal joão santana escollheu chamar de “terceiro nível” porque a campanha adversária abusou de baixaria na cam-pa-nha. Que vai muito além de filmetes para o programa eleitoral mal produzidos sob a desculpa esfarrapada da “falta de dinheiro”.

        Tanto durante as eleições quanto agora fazem pose de elegantes enquanto dão chutes na canela. Típico.

        1. A campanha é uma coisa, a

          A campanha é uma coisa, a pessoa é outra coisa. Vc pode chamar a campanha de qualquer nivel , mas se vc chama a pessoa de “terceiro nivel””, é um insulto pessoal.

          1. Errado de novo.
            A desculpa

            Errado de novo.

            A desculpa esfarrapada da “falta de dinheiro” está ligada à suposta luta contra uma “organização criminosa”.

            Esse foi o tom da campanha derrotada;  desde o início.

            Perderam se fazendo de vítimas em um duelo em que eles próprios escolheram as armas.

  4. As campanhas da oposição são

    As campanhas da oposição são muito limpas mesmo, afinal, tem muitos para fazerem o trabalho sujo antes durante e depois da campanha, alguns da opsição são tão impolutos que deveriam ser canonizados em vida, dããã…

  5. 2008 – Campanha da Marta para prefeita – jenio

    A pa sepultou as eleições da Marta em 2008 foi aquela ridicula investudura de sentido insinuosa que o João Santana fez endereçar na vida pessoal do Kassab. Foi uma derrota que se deve atribuir, sim ao Santana. A partir desse instante, passei a olhar como muuito a pé atras esse marketeiro.

     

    1. Realmente foi uma cagada.mais

      Realmente foi uma cagada.mais aquilo só rendeu graças a hipocrisia deslavada do povo de São paulo junto com a midía.Pois cerrinha pode sair espalhando que a Marta traiu o Suplicy.quando interessa aqui o moralismo corre solto junto com a burrice.pois Marta era muito atacada devido a sua luta pela causas LGBT e questionam inclusive até a sexualidade da presidenta.

      Eu como moradora do tucanistão falo,Marta ia perder de qualquer jeito.é o eleitor médio paulista é inexplicavél.qualquer merda que falem para justificar votar nos tucanos eles aceitam.aqui não existe governador do Estado de São paulo.aqui só existe prefeiro e governo federal

  6. Ambos deselengantes…

    O “marketing” político brasileiro não é sinônimo de elegância. As táticas utilizadas pelos dois principais partidos são, em sua maioria, rasteiras e longe de representar qualquer anseio de uma política e debate de nível entre os candidatos.

    João Santana perdeu a cabeça com a declaração do marketeiro do PSDB e, realmente, conseguiu ir mais ao fundo do poço do que as baixarias e leviandades do PSDB – incentivadas por seu marketeiro. O fato é que não há mocinhos e, muito menos, cavalheiros nesse jogo.

  7. Dislexia política

    Este marqueteiro é mais um que acredita na própria mentira.

    Ele não alçou um time varzeano, com menos tempo e menos dinheiro, à primeira divisão.

    Ele é apenas mais um perdedor, como o Aecinho, que não percebeu que os votos para a oposição eram CONTRA DILMA e não A FAVOR DE AECINHO.

    Tambem não se deu conta de que em 2018 não será mais Aecinho, berre quanto quiser.

    O PSDB vai querer dar mais uma oportunidade ao Alckminn, se não surgir um tertius…. ‘

     

    1. qual divisão.

      Em nenhuma divisão. “Povo” é um detalhe ,como o Parreira alegava que goltambem era. De dois em dois anos,o povo encontra o politico,dois desconhecidos, se odiando e o cidadao,com um misero votinho,Com a sensaçao de proprietario da chave da mudança do mundo,ambos,energizados turbinados pelos organismos de comunicaçao.Com a certeza de retorno dois  anos depois,esperançosos,vendo tudo mudando para a mesma coisa.

  8. Deselegância?

    Aécio machão, metendo o dedo na cara das candidatas, falando grosso com mulher e fino com homem foi  exemplo de elegância? Só se for no mundo dos sinhozinhos de engenho.

    A campanha tucana foi baixaria do começo ao fim, articulando ainda um golpe de estado com Veja-Globo, horas antes do pleito. E o marqueiteiro vem ainda reclamar de falta de elegância?

  9. Campanha 2014

    Nassif,

    2014 vivenciou uma campanha deselegante, conseguiu ser pior que a de 2010.

    A principal responsável pelo extremismo foi a midiona com suas matérias inteiramente desproporcionais, os ataques permanentes à situação,haja vista o resultado acachapante do Manchetômetro.

    Quanto ao marqueteiro tucano acreditar que foi ele quem levou o candidato ao 2º turno, só mesmo rindo. 

  10. “Nem Freud pode”

    Recado musical de João Santana para o marqueteiro de Aécio: “Nesta festa, meu bem, só lhe resta bater com a cabeça na testa”… Santana era o Patinhas, letrista de uma das melhores bandas dos anos 70: Bendegó. Santana chamou Aécio e Marina de “perdedores fanfarrões”, e com razão: coordenou as campanhas vitoriosas de Lula e Dilma, no Brasil; Hugo Chávez e Nicolás Maduro, na Venezuela; Mauricio Funes, em El Salvador; Danilo Medina, na República Dominicana; e José Eduardo Santos, em Angola. “Três destas vitórias foram conseguidas em um mesmo ano (2012), um feito inédito no marketing político internacional. Além destes pleitos presidenciais, comandou dezenas de campanhas para governador, prefeito, senador e deputados no Brasil e na Argentina.”

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=aYxC9YHbkaE%5D

     

  11. Soberba de um “bavard” – uma comédia

     

    De nada adianta o cara se achar o todo bonzao, se nao capacidade de discernir o tosco, o grotesco, da elegancia e da discricao. Nao se compra tais atributos. Mas muitos acham que sim.

    Restaurantes dos Jardins, nos ultimos tempos, tem sido testemunha de muitissimos tipos como esse. Hahaha. Você entra e depara com uns caras que se acham o maximo, que se comportam com um ar e um semblante de soberba monumental, mas nao se tocam que nada mais são do que elementos bavardianos que servem de adorno para enredos de comédia e de entretenimento.

     

     

     

    1. Otimo comentario, vc vê esses

      Otimo comentario, vc vê esses tipos, especialmente publicitarios, absurdamente ridiculos, os nizans e dudas da vida,

      grossos, deslumbrados, metidos, se achando a ultima bolacha do pacote da humanidade, uns cocôs, se vestem acintosamente , raramente são paulistas, porque paulista mesmo rico é geralmente discreto,

      ficam em evidencia nos restaurantes da moda falando alto e fazendo tudo pra chamar atenção, elegancia não tem nenhuma porque são muito espertos mas incultos e sem berço, é isso ai.

  12. O João Santana perdeu a linha

    O João Santana perdeu a linha quando chamou o seu ex socio de menina.

    Não havia necessidade desse comentário.

    Esse cidadão está over demais para o meu gosto.

    Está querendo ser mais realista que o rei.

    Menos, menos !!!!

  13. Tucanos tinham a MÍDIA inteira, Dilma só tinha militância

    Assim como os demotucanos se acham donos da ética ( pausa pra rir. kkkkkkkk) o marqueteiro tucano se acha “o elegante”.

    Mas, não estou interessada no que eles pensam.

    Quero dizer que o marqueteiro tucano MENTE, e isto é deselegante. Ele diz que tinha menos dinheiro, MENTIRA, nunca faltou dinheiro pra tucano neste país onde banqueiros e elite são de direita e apoiaram os tucanos de cabo a rabo.

    Ele mente quando diz que tinha pouco tempo no horário eleitoral, MENTIRA de novo. A mídia dava espaço dia e noite pro tucaninho falar o que quisesse e ainda escondia seus podres.

    Enquanto Dilma só tinha o horário eleitoral e apanhava dia e noite da mídia tucana nos últimos 4 anos.

    Então, meu bem, você não perdeu de 1X0, você perdeu de 7X0 como a seleção brasileira, pois tinha a mídia inteira a seus pés. 

     

    VOCÊS PERDERAM PORQUE SÃO RUINS MESMO, POIS COM A MÍDIA INTEIRA DO SEU LADO AINDA PERDERAM.

     

  14. Na Escolha, a Deselegância Nada Discreta do GGN

    Não se trata o texto de quem ensinou “elegância” a quem e sim da deselegância na escolha, nada discreta do GGN, de LN, ao dar destaque a essa escancarada obra pobre, encenada por aquinhoados egomarketeiros. Vale registrar nos comentários, o divertido esforço anacrônico do orfão de Padre Peyton, ao defender a discreta elegância dos bem nascidos paulistas em contraposição ao sacudido comportamento forasteiro embevecido, uma empoeirada graça quatrocentona, às vesperas de 25 de janeiro de 2015.    

  15. Fatos.

    João Santana foi gênio nessa eleição. As reclamacões do seu rival são choromingos de perdedor. A verdade é que os tucanos tinham tudo a seu favor, mídia, manifestações de 2013, Dilma não é boa oradora, dinheiro a rodo, golpes a todo o momento e mesmo assim perderam! Foi de 10 x 00. E sim, João Santana foi deselegante.

    1. Fatos – Resposta

      Amigo, agora então não é quem seria o melhor presidente, mas sim o melhor marqueteiro ?

      Ah, por favor né, é por isso que estamos nesse nojo de sociedade no Brasil.

      Cada um vê só seu lado, lamentável. E dá-lhe esteilionato eleitoral: dnão haverá tarifaços, não haverá aumento de juros, JAMAIS será alterado o direito do trablhador…

      Vai fazer um reflexão e veja que seu comentário refleito o nojo em que vivemos. 

  16. “jingle”

    Acho que não precisa ser formado em publicidade para perceber que o marqueteiro do Aécio é bem fraquinho. Como é que o sujeito coloca uma música de dois minutos cuja letra é a leitura do nome dos estados? Não acompanhei a campanha dos presidenciáveis na TV (não tenho estômago pra isso), mas quando passava em frente de um aparelho ligado no horário eleitoral, sentia vergonha alheia em escutar aquilo.

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