Para Senado, Suplicy encosta em Serra

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Alckmin cai dois pontos, Skaf sobe seis pontos e Padilha sobe dois na pesquisa Datafolha para o Estado de São Paulo. Apesar da queda, Alckmin ainda se mantém na liderança e Skaf consegue alguns pontos mais. Padilha, por seu turno, avançou um pouco também. Os votos nulos tiveram alguns pontos de queda. Entre os senadores, Serra e Suplicy estão bem próximos, com Kassab na lanterna. Mas o petista e o tucano demonstram crescimento uniforme na pesquisa.

Alckmin apresenta vantagens entre o eleitorado mais velho, entre os menos escolarizados e no interior do Estado. Padilha tem a maior média de declarações de voto na capital, com 11% e alguns pontos acima de sua média para o restante do Estado, de 7%.

Skaf é o preferido de grande parte da população mais jovem, dos que tem curso superior e os mais ricos. Sua marca na cidade de São Paulo é bastante expressiva.

De acordo com a pesquisa, Padilha perdeu algum terreno após o início da propaganda eleitoral e, ainda nas conclusões, teria pouca aderência à militância do próprio partido. Leia a seguir.

da Folha

Alckmin mantém favoritismo em SP, mas vantagem cai

Apesar de Skaf, do PMDB, crescer seis pontos, governador tucano mantém liderança folgada e venceria no 1º turno

Na corrida pela vaga no Senado, ex-governador Serra aparece com 35% e senador Suplicy, com 32%; Kassab tem 8%

DE SÃO PAULO

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) continua como favorito a liquidar no primeiro turno a disputa pelo governo de São Paulo com 53% das intenções de voto, segundo pesquisa Datafolha.

Entre o levantamento realizado na primeira quinzena de agosto, antes do início do horário eleitoral, e o concluído nesta quarta (3), Alckmin oscilou dois pontos para baixo, dentro do limite da margem de erro da pesquisa.

Mas seu principal adversário até aqui, Paulo Skaf (PMDB), subiu seis pontos, de 16% para 22%.

Em seguida aparecem os candidatos Alexandre Padilha (PT), com 7% (tinha 5% no levantamento anterior), e Gilberto Natalini (PV), Raimundo Sena (PCO) e Laércio Benko (PHS), com 1% cada.

Votos em branco ou nulo somam 8%, abaixo dos 12% registrados no levantamento anterior. A pesquisa foi realizada entre terça (2) e esta quarta (3) com 2.054 eleitores em 56 municípios do Estado de São Paulo.

Após duas semanas de horário eleitoral e dois debates entre os candidatos ao governo do Estado, a vantagem de Alckmin sobre Skaf segue maior entre os eleitores mais velhos (61% a 14%), na fatia dos menos escolarizados (57% a 15%), no interior do Estado (58% a 20%) e nas cidades com menos de 50 mil habitantes (58% a 17%).

Skaf consegue diminuir a diferença para o tucano entre os mais jovens (48% a 27%), na faixa de idade que vai dos 25 aos 34 anos (49% a 26%), entre os que têm curso superior (47% a 28%), entre os mais ricos (46% a 31%) e entre os eleitores da cidade de São Paulo (42% a 24%).

Na capital paulista, Alexandre Padilha tem 11% das intenções de voto, acima da sua média de 7% no conjunto do Estado.

Mas a pesquisa mostra que o petista não conseguiu até aqui convencer a maioria dos eleitores que têm o PT como partido de preferência (16% do total) a votar nele.

Entre esses simpatizantes do PT, 40% ainda declaram votar em Alckmin, e os demais se dividem, principalmente, entre Padilha (29%) e Skaf (19%).

Padilha também viu a rejeição a seu nome aumentar após o início da propaganda eleitoral. Na primeira quinzena de agosto, 28% dos eleitores declararam não votar de jeito nenhum no candidato, índice que agora é de 37%.

SENADO

Já a disputa para a vaga de senador em São Paulo segue empatada entre José Serra (PSDB), com 35% das intenções de voto, e Eduardo Suplicy (PT), com 32%. Ambos registraram oscilação positiva de dois pontos entre a última pesquisa e a atual.

O ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab (PSD) tem 8%.

(FERNANDO CANZIAN)

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Acho que o acidente com

    Acho que o acidente com Campos também prejudicou Padilha.

    As atenções voltaram-se para o executivo federal ofuscando os problemas do estado.

     

    1. O acidente…

      Esse acidente prejudicou a muitos, inclusive o candidato tucano à Presidência. Mas beneficiou alguns… Afinal a quem pertence  o avião acidentado? Já descobriram?

    2. Não prejudicou nada, não

      Não prejudicou nada, não mudou o percentual de intenções de voto anterior ao acidente, até aumentou de 5 para 7%;

  2. Porque será que estes números

    Porque será que estes números parecem absurdos? No mais, alguém sabe se e a quantos processos o já escolhido futuro ministro da saúde do governo Itaú está respondendo? Porque uma parte do povo paulista (sou paulista) é assim, odeia maus feitos, desde que não sejam os maus feitos do psdb. O fato é claro: se o PIG disser que ingerir fezes é bom pra saúde, as estações de tratamento de esgôtos serão saqueadas.

  3. Será que vai se repetir a

    Será que vai se repetir a tragédia de alguns anos atrás em que o povo preferiu Tuma,e deixou a grande Erundina fora do senado? Não podemos deixar acontecer isso,de jeito nenhum.

  4. pelo históricodas eleições em

    pelo históricodas eleições em são paulo, padilha deve crescer mais, até 30 por cento, como sempre ocorreu.

    consequentemente, dilma tb.

    não é só vontade e esperança.

     

     

     

  5. Só sei que está de o Suplicy

    Só sei que está de o Suplicy ficar defendendo a Marina, dizendo que o PT não deveria compará-la ao Collor etc. Será que não conseguiu entender a comparação dela se insinuando ungida para governar o Brasil, acima dos partidos,  com o Collor que se dizia caçador de marajás, salvador da pátria e quietais?

    o que eu li de comentários pedindo pra ele se posicionar, inclusive eu o questionei, porque ele jamais fez uma defesa tão contundente do PT durante todos estes 12 anos. Só no final do mensalão, com a prisão do G enoíno, doente, ele leu a carta da M iraúna e se posicionou somente naquele caso.

    Tem muita gente que eu conheço que votará nulo para o Senado.e

    Eu ainda estou votando no Suplicy, mas se ele continuar neste longa- lenha, anularei. 

    O cara mais defende a Marina que a Dilma, candidata do seu partido, que é esculachada, inclusive pela santinha da floresta.

     

  6. ELEIÇÕES PARA SENADO EM SP

    Chega de PSDB, de Alckimim e de Serra, pois eles destruiram São Paulo e cometeram todos os erros possíveis.

    Até eu que moro em Goiânia sei disso. Meus familiares que moram aí são Padilha e Suplicy. Não permitam que o PSDB continue manipulando o povo paulista. Provoquem o segundo turno, pois aí o povo terá como fazer melhor reflexão sobre tudo que está acontecendo. Chega de tanto falatório contra PT e DILMA, como se fossem os culpados pelos desmandos que os deputados federais e senadores estão provocando. O legislativo é culpado por todas as merdas que acontecem. Então, vamos eleger deputados e senadores melhores. Chega de achar que o presidente é culpado por tudo. Eu votarei em Dilma, pois seus projetos são muito melhores que aqueles do PSDB e da MARINA, que querem entregar tudo que é nosso aos banqueiros e ferrar o povo trabalhador. Vamos fazer a diferença e votar no PT, que defende o povo. Viva o trabalhador. Viva o amanhã.

  7. Serra, Aécio e o literal acidente Marina

    Apoiando seus “correligionários” como sempre (ex: Alckmin x Kassab e Aécio x Marina), Serra deve estar curtindo silenciosamente a novidade da Marina “acidental”…

  8. Senado mal servido

    Os partidos não se preocuparam com a representação paulista no senado. TRouxeram velhas raposas (Serra, Suplicy) que já não têm folego criativo e são idosos. Nem ao menos se preocuparam em lançar suplentes atraentes. O que demonstra desdem pelo eleitorado.  Partidos imbecis, o PT e o PSDB deveriam ter lançado novas alternativas. Serra desapontou como governador e como prefeito que prometeu ser até o fim do madato, mas saiu antes, faltando com a palavra. Suplicy é pouco produtivo, só se preocupa em expor ou exibir o seu programa de renda mínima e com essa finalidade viajou bastante, muitas vezes com ajuda do Senado. Ele não fez nada para diminuir a imensa despesa dessa instituição. Deveria ter cedido a vez para outro em lugar de suplicar chance no PT. Dessa maneira e com os outroscandidatos inexpressivos, o Senado está mal servido por São Paulo.  Vou anular o voto. 

  9.  
    Sendo Serra o opositor fica

     

    Sendo Serra o opositor fica difícil comentar,de tanto que serra  foi execrado neste blog;

     Mas vamos substituir Serra pelo demônio.Ainda assim votaria nele do que num cara bizarro,patético,incompetente como Suplicy. Que se posiciona de todos os lados.Sendo que parece Salomão de um lado,asceta de outro,show man de outro e no final não é nada.

                E nunca fez nada por São Paulo;E nem pra ninguém.

             Uma pessoa totalmente inútil.

                  O demônio pode ter propósitos escusos.Mas nesse interim faz alguma coisa por SP.

                  Suplicy além de apático é nonsense.

                        Não dá.

  10. Também ocorreu que o

    Também ocorreu que o candidato do PT não tinha nenhuma imprensa que o mostrasse. Teve que entrar na justiça para que a bestial, horrenda, ditadora, globo se “dignasse” a colocá-lo em sua “cobertura” sobre as eleições. SP, realmente, é um atraso. Não evoluem em termos políticos( e quase nada em tudo, atualmente). Até maluf, se não fosse a justiça eleitoral (que só chuta cachorro morto e por isso não permitiu o avanço desse senhor) seria eleito pelo paulistano. A subserviência do eleitor paulistano com quem lhe rouba DESCARADAMENTE, acho, já merece um estudo mais aprofundado. Chega parecer meio doentio. Na verdade, o conservador tem medo, ojeriza do diferente, a não ser que prometam milagres e que o milagreiro tenha como deus algo parecido como o tal deus itaú.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador