Pastor Everaldo: “Bíblia é um manual, essencialmente de política”

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Entrevista concedida a Luis Nassif, Cíntia Alves e Patricia Faermann

Vídeo e edição: Pedro Garbellini

Jornal GGN – “A parábola dos talentos disseminada por Jesus, uma narrativa bíblica, conta que certo patrão deu 500 moedas de ouro para um empregado, 200 para outro e 100 para um terceiro. O patrão viajou e falou: ‘trabalhem’. Quando voltou, perguntou o que fizeram com o dinheiro. O que recebeu 500 moedas respondeu: ‘Eu trabalhei e consegui dobrar’. Então, o patrão disse: ‘Mais mil para você, porque trabalhou com pouco, desenvolveu o seu talento, a sua iniciativa, teve a liberdade’. O outro de 200 contou: ‘Olha, consegui mais 200’. E o patrão respondeu: ‘Você foi um cara legal, trabalhou direitinho, vou te colocar sobre uma condição melhor, venha trabalhar comigo’. E o terceiro de 100 moedas disse: ‘Fiquei com medo de perder, enterrei, guardei esse dinheiro’. E Jesus conta que o patrão, então, disse: ‘Você podia, pelo menos, ter colocado no banco, para que quando eu voltasse, recebesse com juros’.”

A terceira versão, além do Evangelho de Mateus e de Lucas, foi narrada pelo candidato à presidência Pastor Everaldo (PSC) ao Jornal GGN, para explicar por que propõe a privatização de empresas e serviços estatais. Ele completa: “A Bíblia é um manual. Um livro essencialmente de política”.

https://www.youtube.com/watch?v=5wVVWCEsstE height:394]

“A livre iniciativa é um princípio que Deus deixou para o homem, criou o homem e deu o livre arbítrio. Jesus, nessa parábola dos talentos, incentiva a livre iniciativa, então uma pessoa tem que empreender”, completou Everaldo.

E, com essa linha, defende “quanto menos Estado, melhor”. Para ele, a grande interferência do governo na economia é o que ocasiona a corrupção no país.

https://www.youtube.com/watch?v=NFyOqtxFzks height:394]

Mas, se para a economia a liberdade é uma regra na Bíblia, não é para direitos das minorias. Segundo o candidato à presidência, a homofobia é crime – embora não precise ser especificada no Código Penal. Mas como pastor, Everaldo acredita que “a prática homossexual é pecado”, e quer ter o direito de pregar contra isso entre os fiéis de sua Igreja.

Se eleito, para decidir como lidaria com o seu posicionamento diante de políticas públicas, Pastor Everaldo explica a possibilidade do uso de referendos e plebiscitos: “Num país democrático – graças a Deus aqui não é Venezuela, não é Cuba – nós temos eleições de dois em dois anos. (…) Então, vamos para o voto, é o voto que decide o que a sociedade irá fazer”. Ainda assim, lembra que o presidente tem o direito de vetar leis.

https://www.youtube.com/watch?v=yklfyrj85gU height:394]

No plano das políticas sociais, o candidato defende a manutenção do Bolsa Família, a reforma agrária em terras sem uso pelo governo federal, mas é contra os assentamentos, já que é “100% favorável a respeitar a propriedade privada, nada de invasões”, referindo-se a ocupações sociais.

https://www.youtube.com/watch?v=_NzCX6S3-lU height:394

Para o candidato, o principal investimento do governo deve ser a educação.

[video:https://www.youtube.com/watch?v=yZ6QZ555bIM height:394

Pastor Everaldo acredita que para gerenciar esses investimentos e políticas públicas é necessário acabar com o “Estado inchado, concentrador da renda”. Assim, propõe o novo pacto federativo, que, segundo ele, possibilita mais autonomia aos municípios, diminuindo a dependência de recursos federais, “sem esse carimbo que o governo está fazendo, de um favor de passar a verba para ele”. Mas ignora que possíveis desvios ocorram, sem a supervisão e a fiscalização da União.

[video:https://www.youtube.com/watch?v=lEcFaA_AnSA height:394

O presidenciável, quarto colocado nas pesquisas de intenção de voto, também aponta o enxugamento estatal com mais participação da iniciativa privada. Assim, retira da União o peso sobre a parcela do orçamento destinada a investimentos. “O orçamento hoje, esse ano de 2014, é R$ 2 trilhões e 488 bilhões. 3,8% para educação, 4,16% para saúde e 44% para juros e serviços da dívida. O governo tem gasto mais do que arrecada. Tem que ter um ajuste fiscal”, defende.

[video:https://www.youtube.com/watch?v=zl1WLuL1Z-8&feature=youtu.be height:394

 

Leia aqui a entrevista do candidato Eduardo Jorge (PV) ao GGN.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

43 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A interpretacao eh tao

    A interpretacao eh tao distorcida e deshonesta como qualquer coisa que voce pudesse falar dos oculos de Cleopatra: eh que oculos nao existiam na epoca dela.

    A parabola eh sobre futuros perdidos.  Nada mais.

  2. Que governo do mundo não

    Que governo do mundo não gostaria de ter uma Petrobras e encontrar um monte de petróleo em suas águas territoriais, não é? Aqui tem tudo isto, mas aparecem uns lunáticos dizendo que vão entregar tudo a preço de fiat 147, 1982, a álcool e ninguém os interna. Pelo contrário, até concordam.

  3. É um pastor de mão cheia. E

    É um pastor de mão cheia. E só para dar um exemplo, não gosto de empreender, não sou e nunca serei um empreendedor e trabalho muito para pessoas que levam jeito para empreendimento, como 99% da população.

    1. Com certeza…

      é um pastor de mão, e conta bancária bem cheia, mesmo! O que tem de empreendedor rico, no ramo de igreja evangélica, não tá no gibi. É o ramo da economia que mais tem crescido no Brasil. O problema é que eles não contribuem para o crescimento da economia, pois não pagam impostos.

  4. Há um Jesus para cada um.

    Pastor Everaldo – “Jesus, nessa parábola dos talentos, incentiva a livre iniciativa, então a pessoa tem que empreender”

    Mateus 19:21 – Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me.

    1. É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha…

      … que um rico entrar no reino dos céus – O evangelho segundo Matheus.

       

      Quanta manipulação da palavra!

      Na idade média o povo tinha a desculpa de não ter acesso às escrituras.  Depois de Gutermberg, isso mudou.  Mas a cabeça do povo continua a mesma…

  5. Bilblia

    Se a Biblia é o manual de Deus, e você diz que o estado tem que ser pequeno, como o estado vai ajudar os menos favorecidos e pobres, Pastor, acho que o seu Jesus não é o mesmo da Biblia, caso fosse não falaria tanta besteira e nem candidato seria. Trabalharia para salvar alma e ajudar os pobres sem coleta.

  6. Eu como cristão concordo no

    Eu como cristão concordo no que disso pr.

    Isso é a parábola dos talento descrita em Mateus

    Mas fico aliviado em saber que ele nunca será eleito.

    Para o bem do Brasil.

      1. e para qualquer um que queira governar o Brasil…

         podemos dizer que também é uma escritura sagrada e insubstituível

        a não ser que todos, povo e poderes, queiram de outra forma

  7. Vaga:”para Presidente”, não precisa muita experiência

    Que será que acontece com o Brasil?

    Para qualquer trabalho precisa-se de estudos e de experiência, menos para ser Presidente?

    Lula foi um caso tremendamente excepcional, como o ratinho de Ratatouille, que provou que qualquer um pode cozinhar (mas era um filme).

    Qualquer um poderia ser Lula? (claro que não!) Líder não aparece solto por aí, mas dentro de um processo de desenvolvimento muito especial.

    O Pastor, o Aécio, a Marina e outros por aí não ganham concurso público nem para auxiliar de escritório em Brasília. Uns por falta de Diploma, outros por nunca ter trabalhado na vida. 

    Um avô conhecido, um funeral bem divulgado ou uma igreja qualquer, hoje parecem gerar credenciais suficientes para o cargo.

    Cada povo tem os governantes que merece, mas, será que merecemos mesmo?

  8. Consegui ler o primeiro

    Consegui ler o primeiro parágrafo. Tem que ter muita  paciência e senso de democracia infinita pra completar uma entrevista com esse maluco….

  9. Lições de um “manual de política”…

    – Não respeite o direito à liberdade de crença, principalmente dos povos de quem você tomar as terras (Juízes, 2:1/3);

    – Mate os homossexuais (Levítico, 20:13);

    – Mate os adúlteros (Levítico, 20:10);

    – Aproveite que já está com sangue no olho e mate logo todo mundo que não seguir sua religião (Êxodo, 22:18 e 20);

    – Destrua altares, templos e imagens de quem não é da sua religião (Deuteronômio, 7:5); aqueles evangélicos que atacam e destroem terreiros de umbanda devem adorar essa lição!

    – Estado que é laico não pode ser feliz! (Salmos, 33:12).

    Vou ficar por aqui, senão passo o resto da semana transcrevendo altas lições bíblicas sobre a arte de governar…

    1. Alan Souza, não sei qual a

      Alan Souza, não sei qual a tradução da sua Bíblia, mas o que você diz aí não bate com a minha Bíblia. Não fale de coisas que você não entende. Espiritualmente, só existem duas coisas: Bem e mal, Bênção e maldição, Deus e o diabo. Escolhe.

       

      1. “EU é que estou certo!”

        “Espiritualmente, só existem duas coisas”

        Bem, essa é a SUA opinião. E o maior problema de boa parcela dos evangélicos é esse: “EU sei o que é a verdade”, “EU é que estou certo”, “Eu é que sou seguidor do ÚNICO e VERDADEIRO Deus”. Em suma, acham-se detentores do monopólio da verdade…

        Em tempo: a versão da Bíblia (que estranho, a palavra de um só Deus ter tantas “versões” e “traduções”, né?) que eu usei foi a Almeida Corrigida e Revisada Fiel.

        Em tempo2: Escolhi o Diabo, é como vocês definem a minha religião. Sou espírita.

    2. Liçoes de um manual de politica

      Os pastores das capelas da divina grana,Onde templo é dinheiro,Jesus é o caminho  eles sao o pedagio.È um negocio como outro qualquer e o “CEO” desses organismos financeiros sao pessoas como o Everaldo que sente o cheiro do money e lascam a mão sem piedade na angustia espiritual de qialquer um e ainda sapateiam em cima.Deus nao seria Deus se tivesse escrito a biblia,uma gondola de supermercado onde se acha de tudo para todos os gostos e justificativas,Deus esdcritor seria no maximo um doido estilo malafaia que se ficar sozinho num quarto avança com a cabeça contra a parede,semelhante um martelo numa tabua cheia de pregos.

  10. A mais grosseira manipulação

    A mais grosseira manipulação do evangelho que já vi. A parábola em tela citada pelo candidato nada tem haver com os negócios do mundo. Foi usada para demonstrar aos cristãos a necessidade de trabalhar arduamente em prol dos interesses do Reino que Jesus pregava. O tema central do evangelho é a vindicação do nome de Deus por meio da salvação em Cristo Jesus. Isso se dará com o estabelecimento de um Reino ( governo celestial ) que dirigirá todos os assuntos do Novo Mundo tendo Cristo Jesus atuando como Rei ( governante ) e Sacerdote.

    Sua condição de Rei terá a função de administrar todos os assuntos terrestres, depois do Armagedom, a execução da justiça divina por ocasião da destruíção de todo esse sistema que segundo Jesus é governado por Satanás, a quem por diversas vezes  identificou como príncipe desse mundo e governante desse mundo e que será jogado no abismo durante um milênio. Paulo mais tarde reforçou isso chamando Satanás de o “deus desse sistema de coisas” e o apóstolo João foi mais além ao dizer que o “mundo inteiro jaz no poder do maligno”, excetuando, “NÓS”, os cristãos verdadeiros, que somente Deus sabe quem são, quando fez a seguinte ressalva: “Sabemos que somos de Deus” e complementou com as palavras acima citadas.

    O Sacerdócio de Jesus será pelnamente exercitado no Paraíso terrestre ocasião na qual durante seu Reino de mil anos levará a humanidade gradativamente à perfeição. Sua vida foi dada como resgaste para equilibrar a balança da justiça divina. Em Adão todos morremos por causa do pecado que ele nos transmitiu. Em Cristo Jesus todos viveremos pelo sangue que derramou em benefício daqueles que crêem em seu nome.

    Findo os mil anos, a serpente original, Satanás o Diabo será solto por um curto período de tempo para testar a nova humanidade restabelecida à perfeição. Quem sobreviver terá a vida eterna assegurada na terra, O NOVO MUNDO, transformado em Paraíso, centenas de milhões de pessoas e nos céus para uns poucos, ministros do Reino de Deus e Sacerdotes em auxílio a Jesus. “Depois virá o fim, quando tiver entregado o reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo o império, e toda a potestade e força.

    Porque convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés.
    Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte.
    Porque todas as coisas sujeitou debaixo de seus pés. Mas, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, claro está que se excetua aquele que lhe sujeitou todas as coisas.
    E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o mesmo Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.

    1 Coríntios 15:24-28

    Eis as razões pelas quais Jesus “fugiu” quando a multidão por ele alimentada com peixe e pão foi em sua direção para fazê-lo Rei. Eis as razões pelas quais Jesus recusou a oferta de receber todos os Reinos do mundo oferecidos no deserto numa imagem de relance mostrada pelo Diabo. Eis as razões pelas quais Jesus disse na presença de Pilatus que seu Reino não era desse mundo. Se fosse teria invocado 12 legiões de anjos para livrá-lo das mãos da multidão ensandecida e daquele governante pagão, como teria mandado seus assitentes lutarem.

    Eis as razões pelas quais durante quase todo primeiro século quando os apóstolos de Cristo ainda estavam em carne, seus seguidores recusaram terminantemente fazer parte dos assuntos políticos dos governos de César. De fato a perseguição feroz e assassina a milhares de cristãos que tombaram sem vida, nos espetáculos degradantes do coliseu romano, jogados às feras, tinha como razão de ser a recusa de prestar honras de adoração ao Imperador romano, participar do serviço militar, da vida civil de Roma. Repetidas vezes declararam que sua cidadania pertencia aos céus, porquanto sabiam que seriam súditos e governantes de um Reino que ainda está no por vir.

    Não há nada mais inconciliável para o cristão do que seu envolvemnto com os assuntos políticos desse mundo e o evangelho de Cristo. Uma coisa não se mistura com a outra. Foi assim desde o início, somente mudada após a grande apostasia e a conversão de Constantino ao cristianismo e a todo sincretismo religioso pagão e apóstata.

    A História registra isso com eloquência e o evangelho o confirma. Portanto, esses evangélicos hodiernos, sobretudo sua liderança visível nada tem haver com Cristo Jesus. Mudaram a doutrina do evangelho de Cristo, toda voltada para uma vida após a morte, desistimulando enfaticamente o amor ao dinheiro, os desejos de riquezas e a necessidade de fazer “tesouros nos céus, onde a traça não come e nem os ladrões  roubam” para uma teologia da prosperidade que se baseia no aqui e agora em franca oposição as palavras de Paulo que advertiu: “Se esperamos em Cristo somente nesta vida somos os mais miseráveis de todos os homens.”  Esses evangélicos ão uns ateus que apregoam o individualismo, a atitude do primeior eu, o egotismo, o posto da doutrina de Cristo que se baseia no amor, na misericórdia, na união coletiva de esforços em comum. Não passam de uns ateus. Mundanos. Adoradores de Mamon. 

    Seria inimaginável que numa congregação primitiva dos cristãos, lá comparecesse o Imperador romano, um senador de Roma para discutir assuntos políticos de Roma. Seriam recebidos para que a palavra lhes fosse ministrada na condição de prospectivos adoradores de Cristo e só chegariam ao batismo se renunciassem sua condição de poder no mundo e se tornassem evangelizadores como todos os demais, sem nenhuma posição de superioridade.

    Diferente dos dias que correm quando os templos evangélicos recebem candidatos, fazem campanhas políticas em favor de A e B, uma aberração do ponto de vista do evangelho. Candidatr-se então a um cargo eletivo seria apartar-se do convívio da congregação cristã do primeiro século.

  11.  
     
     
      Esse tal pastor deixa

     

     

     

      Esse tal pastor deixa  Mulá  Omar  e o Estado Islâmico  com ciúmes .

    Falei para minha esposa preparar a burca .

  12. Eu preferi deletar os

    Eu preferi deletar os comentários sobre o evento no clube 10 de maio no RJ porque eu sei (todos sabem) do poder político e financeiro que estes hipócritas possuem .

    Sou doido mais não sou pirado .

  13. note que eu parei de ler

    note que eu parei de ler depois que

    observei que a  linguagem dele 

    é tipícamente patronal.

    isto é revelado no texto em itálico

    do início. o patrão fez isso e aquilo,

    disse isso e aquilo, mandou…

    a bíblia virou patronal….

    só porque ele  quer?

     

  14. Nada mais sem sentido. Jesus,

    Nada mais sem sentido. Jesus, na parábola dos talentos, não está falando de coisas materiais e sim espirituais. Está falando do “medo” que nada tem a ver com o Espírito de Deus. Por que quem tem medo não pode agradar a Deus. Por isso na Bíblia a palavra “não temas” ou expressões com o mesmo sentido aparece pelos menos 360 vezes. E também falava de “fidelidade” daqueles servos ao seu senhor. Nada a ver com privatizações ou livre iniciativa. Deus não tem partido. Ele se preocupa com as pessoas. Ele ama todo o ser humano é não quer que nenhum deles se perca. Essa é a vontade de Deus.

  15. E como o pastor explica a China?

    Gostaria de saber como o pastor explica o sucesso da China, que não toma o menor conhecimento da biblia.

    Será que eles tem o livro do Mao ou os ensinamentos do Lao Tse, ou do Confucio, que sao superiores a biblia? Pois estao dando muito mais certo que o resto do ocidente que le a biblia.

    A biblia na verdade é um acolchoado de montagens ao longo do tempo. No velho testamento tem um cara que ia matar o filho primogenito, so para fazer deus feliz. Ele aparece na biblia, mudando de ideia. Mas e quantos hebreus mataram seus primogenitos, na mesma epoca, ja que era comum esse tipo de sacrificio?

    E a biblia manda matar um povo sem deixar nem crianças nem mulheres. Odio puro. Isso é politica? é Genocidio do mais refinado.

    A biblia é uma piada, que as religioes modernas usam e abusam, cada um lendo o que quer na biblia. Os textos sao sempre sujeitos a interpretacoes, com frases dubias, e que os pastores aproveitam para adequar a seus desgnios.

    Essa a verdade. Que vai prevalecer ao longo do tempo. 

    1. No caso da china talvez tenha

      No caso da china talvez tenha algo a ver com o controle do sistema financeiro; ou seja, controle dos “meios de produção”.

      No filme cosmópolis o personagens surtam porque o yuan não “funciona” como as outras moedas.

  16. Se a Bíblia é um manual

    Se a Bíblia é um manual essencialmente de política, em que plano, então, está a religião?

    Everaldo e a grande maioria dos outros pastores vieram para cá diretamente da Idade Média. A ignorância dos fiéis cai nos braços abertos dessa gente endinheirada, com suas mãos sujas de tanto contar o dinheiro que vem dos bolsos dos incautos.

    No post acima (https://jornalggn.com.br/noticia/roger-scruton-o-%E2%80%9Cenfant-terrible%E2%80%9D-da-filosofia-e-fomentador-de-polemicas), o filósofo entrevistado dá uma resposta sobre o Islã e o Ocidente que pode muito bem servir para o futuro do que pode acontecer com o poder cada vez maior dos pastores políticos:

    Sobre o Islã e o Ocidente. A relação entre os dois nunca parece ser muita harmoniosa. Por que existe esse “choque”?

    O conflito fundamental é entre, de um lado, uma religião que deseja ser também um sistema completo de governo fundada em um Direito sagrado e, do outro, sociedades que, enquanto fundadas em uma revelação religiosa, fazem suas Leis e seu governo para si mesmas. O Islã não pode aceitar a jurisdição secular e não pode tolerar formas de governo que marginalizem a obediência religiosa. Por isso não pode, no fim, aceitar o mundo moderno.

  17. Não acredito que os crentes ficarão tanto tempo….

    ….engolindo toda esta manipulação com a bíblia.

    O movimento evangélico começou levando protagonismo aos pobres, ou seja é uma religião em que todos tinham a palavra.

    Com os grandes templos, as grandes produções, todo este protagonismo está perdendo o vigor, neste momento os pastores estão fazendo o mesmo que os padres faziam há cinquenta anos.

    .

    .

    Acho que o movimento evangélico ligado a mega-estruturas perderão o seu vigor.

    .

    .

    Numa pesquisa rápida colocando-se o título “falsos profetas” aparecem 10 vezes no antigo testamento e 1 no novo testamento. Algumas reveladoras como.

    .

    Mateus 7:15 – Cuidado com os falsos profetas! Eles chegam disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos selvagens.

    .

    Mateus 7:20 – Portanto, vocês conhecerão os falsos profetas pelas coisas que eles fazem.

    .

     Mateus 24:11 – Então muitos falsos profetas aparecerão e enganarão muita gente. 

    .

     Marcos 13:22 – Porque aparecerão falsos profetas e falsos messias, que farão milagres e maravilhas para enganar, se possível, até o povo escolhido de Deus.

    .

     João 4:1 – Meus queridos amigos, não acreditem em todos os que dizem que têm o Espírito de Deus. Ponham à prova essas pessoas para saber se o espírito que elas têm vem mesmo de Deus; pois muitos falsos profetas já se espalharam por toda parte.

    .

     Outras partes interessantes.

    .

     Ezequiel 7:19 – Jogarão o seu ouro e a sua prata nas ruas como lixo porque, quando Deus ficar enfurecido, nem ouro nem prata poderão salvá-los. Eles não poderão usá-los para satisfazer aos seus desejos ou encherem os seus estômagos. O ouro e a prata os levaram a pecar.

    .

     Mateus 21:12 – Jesus entrou no pátio do templo e expulsou todos os que compravam e vendiam naquele lugar. Derrubou as mesas dos que trocavam dinheiro e as cadeiras dos que vendiam pombas.

    .

     Estes pastores para garantir o seu dinheiro procuram na Bíblia determinadas partes e distorcem o máximo possível, porém com uma pesquisa simples por qualquer um se verifica que em toda a bíblia há mais preocupação da influência dos falsos profetas do que outras coisas que dão muita ênfase.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador