Pelo Ibope, Dilma venceria no 1º turno

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

do G1

Dilma tem 40% e venceria no 1º turno, indica pesquisa Ibope

Em cenário mais provável, Aécio teria 13% e Eduardo Campos, 6%.
Levantamento ouviu 2.002 eleitores entre os últimos dias 13 e 17.

 
Pesquisa Ibope para presidente 2014 / 20.03.2014 / VAE ESTA (Foto: Editoria de Arte / G1)

Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (20) atribui 40% das intenções de voto para a presidenteDilma Rousseff se a eleição presidencial fosse hoje. O segundo colocado é o senador Aécio Neves (PSDB-MG), que aparece com 13%, e o terceiro, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), com 6%. Pastor Everaldo (PSC) registrou 3% e o senador Randolfe Rodrigues (PSOL), 1%. Os demais possíveis postulantes – Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB) e Mauro Iasi (PCB) – não pontuaram.

Nesse cenário, o mais provável, Dilma venceria no primeiro turno porque a soma das intenções de voto dos adversários não supera o percentual que ela obteve. A pesquisa – a primeiro com oito possíveis candidatos à eleição presidencial deste ano – indica que 12% dos entrevistados não responderam ou não sabem em quem vão votar. Os que disseram que votarão em branco ou nulo somaram 24%.

Os candidatos que disputarão a eleição serão oficialmente conhecidos em junho, quando os partidos terão de realizar convenções para definição dos nomes.

Ibope ouviu 2.002 eleitores entre 13 e 17 de março. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TSE) sob o protocolo nº BR-00031/2014 – as normas eleitorais determinam que todas as pesquisas realizadas no ano da eleição sejam registradas no TSE.

Marina Silva
O Ibope também simulou um cenário em que o candidato do PSB é a ex-senadora Marina Silva, atualmente cotada para ocupar a posição de vice na chapa de Eduardo Campos.

Nessa hipótese, Dilma teria os mesmos 40% e também venceria no primeiro turno; Aécio soma 13%; Marina, 9%; Pastor Everaldo, 2%; Randolfe, 1%; e Eymael, Levy Fidelix e Mauro Iasi, 0%. Brancos e nulos somariam 23% e os que não sabem ou não responderam, 11%.

Com três candidatos (Dilma, Aécio e Campos)
Outro cenário experimentado pelo Ibope reúne como candidatos somente Dilma, Aécio e Campos. Nesse caso, o resultado apurado pelo instituto foi: Dilma, 43%; Aécio, 15%; Eduardo Campos, 7%; brancos e nulos, 25%; não sabem/não responderam: 11%.

 

Em relação às pesquisas anteriores do Ibope que reuniam somente esses três nomes, Dilma manteve os 43% do levantamento de novembro (em outubro, ela tinha 41%). Aécio tinha 14% nas duas pesquisas anteriores e Campos acumulava 7% em novembro e 10% em outubro. Brancos e nulos eram 21% em outubro e 22% em novembro. Os que não sabiam em quem votar ou que não responderam somavam 15% em novembro e 13% em outubro.

Com três candidatos (Dilma, Aécio e Marina)
Na situação em que o Ibope usou Marina Silva no lugar de Eduardo Campos, o resultado é: Dilma, 41%; Aécio, 14%, Marina, 12%; brancos e nulos, 22%; não sabem/não responderam: 10%.

Nesse cenário, Dilma tinha 42% em novembro e 39% em outubro; Marina Silva, 16% (novembro) e 21% (outubro); e Aécio, 13% nos levantamentos dos dois meses. Os brancos e nulos eram 17% e 16% em novembro e outubro, respectivamente. Os que não sabiam em quem votar ou não quiseram responderam passaram de 13% em outubro para 15% em novembro.

Seja no cenário com Campos, seja no cenário com Marina, a presidente seria reeleita no primeiro turno.

Segundo turno
Na hipótese de segundo turno, Dilma venceria Aécio por 47% a 20% (25% de brancos e nulos e 9% não sabem/não responderam), segundo o Ibope.

Se a adversária for Marina Silva, a atual presidente ganharia por 45% a 21% (brancos e nulos, 24%; não sabem/não responderam, 10%), apurou o instituto.

Contra Eduardo Campos, Dilma teria 47% e o governador, 16% (brancos e nulos, 26%; não sabem/não responderam, 11%).

Espontânea
Na modalidade espontânea da pesquisa (em que o pesquisador simplesmente pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar uma lista de possíveis candidatos), o nome mais mencionado foi o de Dilma Rousseff (23%), seguido de Lula (7%), Aécio Neves (6%), Eduardo Campos (3%), José Serra (2%), Marina Silva (2%), outros (1%), brancos e nulos (18%) e não sabem/não responderam (37%).

 

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

74 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      1. Vai ter “entrevista” com ele

        Vai ter “entrevista” com ele na globonews; acho que e estréia do Roberto Dávila. A cena usada para anunciar aparece o entrevistador, de frente, perguntando sobre racismo. No mesmo instante que ouviu a palavra o entrevistado balança a cabeça e bufa…

  1. Tou dizendo que tem alguma

    Tou dizendo que tem alguma coisa muitissimo errada com essa linha azul e vou continuar dizendo.  Eh impossivel que Aecio teria MAIS votos no sudeste do que Eduardo Campos no nordeste.  Simplesmente impossivel.

    Se for falsificacao, a razao dela eh essa:  manter os tucanos no mapa eleitoral.

    The machine woke up, guys…

    A coisa ta preta!

  2. A Globo, essa “malandrinha”

    A Globo “malandra” optou por dar destaque à um cenário que conta com todos os nanicos para “dar a impressão” que a Dilma caiu.

    Quando o cenário conta apenas com o que interessa, Dilma tem 43%.

    De qualquer forma, eu não me recordo e nem sei se é normal, candidatos de oposição terem índices de rejeição maiores do que a atual presidenta, que é exposta diariamente nos tradicionais massacres apocalípticos de nossa imprensa varonil.

    Dilma 43% Rejeição 38%

    Aécio 15% Rejeição 41%

    Dudu 7% Rejeição 39%

    Posso estar enganado, mas a única forma de Aécio ou Dudu conseguirem chegar ao segundo turno vai ser se os petistas votarem neles.

    Como é que faz ?

    1. 1-Em TODAS as votacoes

      1-Em TODAS as votacoes importantes para o futuro de Minas Aecio votou contra:  nem se ele estivesse pintado de ouro eu votaria nele.  Nem com colar de perolas.  Nem com colar de perolas e “Obsession”.  Pode esquecer, esse eh traira mesmo.

      2-Sim, eu, petista de carteirinha desde 1972, votaria em Campos.  Ele tem que demonstrar teoria o suficiente, so isso -pois Dilma eh da pesada e voces ja sabem disso.

      SO isso.  Somente suficiencia teorica.  Cricriticas e chavoes?  Nao vai dar.

  3. Tái, Nassif, uma notícia que

    Tái, Nassif, uma notícia que de fato nos faz entristecer:morreu o capitão Bellini. O time de 58 está se desfazendo, ou sou eu que está envelhecendo?!, meu caro. O lá de cima está com mais cacife do que sheike da arábia, comprando os nossos melhores craques de quando o nosso futebol era música, sonho e paixão verdadeira! Salve Hideraldo Luiz Bellini!

    1. Você já parou pra pensar em

      Você já parou pra pensar em quem está do lado de lá, Helio?

      Gilmar dos Santos Neves, Djalma Santos, Hilderaldo Luis Bellini. Mauro Ramos de Oliveira e Nilton Santos?

      Hoje em dia, para uma seleção com essa defesa bastaria ter dois atacantes que seria campeã de tudo…

       

  4. A oposição precisa apresentar

    A oposição precisa apresentar projetos e novas formas de ver o Brasil. Precisamos de uma oposição que seja menos denuncista, moralista e que deixe de se pautar pela mídia oligopolista, fazendo propostas que a população do país sinta serem verdadeiras. A oposição no Brasil precisa exercer seu papel propositivo e sair do denuncismo pautado pelos jornais e pela Rede Globo. Este denuncismo não irá funcionar mais em função da expansão da internet e  da democratização das informações. Também concordo com comentário anterior sobre as taxas de rejeição dos candidatos da oposição. Isso é de uma gravidade extrema para Aécio e Eduardo Campos, muito mais que para Dilma uma vez que a campanha na TV ainda nem começou. 

  5. Assustador

    Como alguém desconhecido, fora da grande mídia, de um partido insignificante como esse Pastor Everaldo, do dia pra noite aparece com 3% das intenções de voto? 

    1. Efeito mídia avassalador

      Uma sininho fica nacionalmente conhecida em dois dias de mídia.

      Uma campanha, com divulgação adequada, derrota a Dilma em uma semana ou menos.

      1. Quando a realidade é

        Quando a realidade é completamente desfavorável muitas pessoas costumam criar um mundinho de ilusões que lhe agrade mais.

         

         

        1. Que realidade, a da revolta do PMDB?

          Falta pouco para o PMDB perceber que ganha mais com um canidato próprio vencendo a presidência do que implorando migalhas das sobras do PT para a Dilma.

  6. Antes de Pasadena.

    Um, dois, três… testando.

    Antes de Pasadena, entre 40% e 43%. Depois de Pasadena…, uma pesquisa, no início de abril, 6 meses antes.

    Checando efeito teflon pra ver se gruda sujeira nela.

    1. Na mosca

      A oposição só vai ser conhecida no último minuto do prazo eleitoral que vence em junho.

      Até lá, fortes emoções…

  7. Estranho , o quadro pode até 

    Estranho , o quadro pode até  mudar , com boas chances de ser

    pró Dilma . Que oposiçaõ!? Oposição  que insiste no  denuncismo

    vazio e  na  malandragem dos factoides.Cai quem quer.

     

  8. O fator Eduardo Campos!

    Uma coisa que me intriga. Porque o Presidente Lula não escolheu o Governador de Pernambuco Eduardo Campos para ser seu sucessor no lugar da Presidenta Dilma?

    Eduardo Campos era político com experiência na gestão pública e fazia um bom governo no Estado de Pernambuco na época. O PSB fazia parte da base aliada no momento e sempre apoiou o Presidente Lula. E em algum caso de traição, o presidente Lula poderia retornar agora em 2014.

    1. Porque Lula é um sujeito que

      Porque Lula é um sujeito que pauta sua vida em compromissos e não traições. Detectou com seu feeling político o DNA traiçoeiro e traíra de Eduardo Campos. Dilma é absolutamente fiel e faz questão de demonstrar sua fidelidade, amizade, apoio e agradecimento a Lula. Eduardo Campos será punido severamente pelo povo brasileiro que não tolera trairagem!

       

  9. A insegurança aí é muito grande

    34% ou 36% não são uma situação normal para o conjunto brancos/nulos/não sabe. 

    Até as eleições isso irá para uns 10 a 15%

    Para onde irão esses 20 a 25%?

    1. Eleições 2014

      Gunter,

      Tudo em paz ?

      Os 20a 25% podem ir prá qualquer lugar, pois os 43% de DRousseff contra 15% do mineirim e 7% de Eduardo quem não deixam margem para dúvida quanto so massacre de DRousseff já no 1º turno.  

      Somente a ocorrência de algo muito sério poderá mudar um quadro que permanece inalterado há muito tempo, e não vejo qualquer gabarito nos dois candidatos de oposição, realmente fraquíssimos.

      Um abraço 

    2. Um sujeito empenhado com os

      Um sujeito empenhado com os direitos dos homossexuais, transexuais,  pansexuais e que tais, alinhado com a direita e com o conservadorismo. Lamentável. Disse que irá votar no igrejeiro Alckmin que todos sabemos pertence ao ramo mais homofóbico da Igreja Católica que é a Opus Dei. Lamentável. Essas contradições me chocam profundamente.

      1. Podemos acreditar plenamente

        Podemos acreditar plenamente nos posts do senhor Gunter que já disse que votará em Alckmin da OPUS DEI aqui em São Paulo? Isso não lhes parece uma contradição imensa? É possível apoiar a causa GLS e votar em Alckmin ou todos nós somos trouxas e ignorantes?

        1. Eu acho possível sim

          apoiar direitos LGBT e Alckmin.

          Se Alckmin será mais popular entre LGBTs que Padilha é algo que ainda precisará ser pesquisado.

          Eu acho que será.

          1. Senhor Gunter, o senhor é uma

            Senhor Gunter, o senhor é uma fraude ao defender os direitos LGTBS e votar no Alckmin. Uma fraude ou um cínico. Escolha. kkkkkkkkkk.

          2. Pinheirinho.

            Não interessa o movimento, um governo que fez (aprovou, participou, deu suporte, PM) uma ação como a de Pinheirinho não merece voto de ninguém.

    3. Gunter, Aécio do PSDB que é o

      Gunter, Aécio do PSDB que é o partido da direita e reduto dos homofóbicos e truculentos de São Paulo contra os gays, partido que você já declarou voto no Governador Alckmin tem uma rejeição muito alta com pouco potencial de votos né? Esses dados são inéditos.

    4. Concordo.

      Concordo Gunter, é um percentual elevado. É razuável  imaginar que Dilma vá levar parte destes votos. O jogo está aberto, mas a presidenta está com a bola. É só fazer as jogadas corretas. De toda a forma eu espero um segundo turno apertado. 

    5. Confira os cálculos, professor.

      Pode ser que eu esteja errado, não seria novidade, mas creio que, a manter-se os dados do IBOPE, essa Dilma já levou.

      Fiz uma especulação com os dados de brancos/nulos e não sabe/não respondeu. Nenhuma base estatística e cálculos grosseiros, mas vamos a eles.

      Bracos e nulos – 24%

      Não sabe/não respondeu – 12%

      Com os resultados mostrando uma estabilização, esse é o primeiro público alvo a ser conquistado. O outro é tomando votos que hoje são do eleitorado adversário, mas esse é muito mais difícil, será necessário a campanha ou um fato extraordinário que eleve a rejeição de um dos candidatos.

      Pois bem, acrescentei mais dois dados.

      Um da pesquisa espontânea, 7% citaram o nome de Lula, outro da eleição passada – aproximadamente 7% dos votos foram brancos ou nulos.

      Vamos agora à especulação.

      Somando brancos/nulos + não sabe/não respondeu temos 36% do eleitorado, na verdade 37%. Desses, 7% continuaram como brancos e nulos na eleição. Sobraram 30% dos votos em disputa. 

      No entanto, quem responde na espontânea que votaria em Lula deve acabar votando em Dilma. Logo, Dilma tem, neste momento, 40% dos votos e uma perspectiva de ir a 47% somando-se os votos de Lula, que, obviamente, não concorre.

      Sobraram agora 23% dos votos.

      Aécio é o segundo colocado com 13% dos votos. Ainda que conseguisse arregimentar todos os votos restante em disputa iria a 36%.

      Em um hipotético segundo turno com esse cenário, dos 20% em disputa, Aécio teria de acrescentar mais 14% aos votos do primeiro turno para vencer. E Dilma 3%.

      Dá uma vantagem de quase 5:1 para Dilma

      1. O raciocínio

        de que os 7% que votariam em Lula supõe que haja desconhecimento dele não ser pré-candidato. É uma boa hipótese.

        Mas não sei se pode se atribuir isso automaticamente a Dilma.

        Pode incluir alguém que goste de Lula mas não de Dilma. Deve ser pequeno de qualquer forma esse número.

        Mas com 47% já evitaria o 2º turno. (não precisa dos 3% porque com 7% de nulos 47% já seriam mais que 50% de válidos.)

         

         

        1. Dúvida cruel.

          Tinha dúvidas de como a Justiça Eleitoral computa os tais votos válidos, por isso prossegui com os cálculos. Deu Dilma de novo.

        2. Você está errado. Na pesquisa

          Você está errado. Na pesquisa espontânea somar Dilma com Lula dá mais de 30%. Queremos em São Paulo derrotar seu candidato o Alckmin que direcionou a polícia para práticas anti cidadãs contra gays, negros, mulheres e outros grupos minoritários. 

        3. Ora, o PSDB e Alckmin em quem

          Ora, o PSDB e Alckmin em quem você já disse que votaria são os melhores na defesa da comunidade GLS. A extrema direita de São Paulo que adora gays, negros e nordestinos…kkkkkkkkkkkkkk

      2. Não se iludam! Esta pesquisa

        Não se iludam! Esta pesquisa é falsa. O negócio é manter o clima de já ganhou para iludir os esforços do governo para se manter no poder. Vem chumbo muito grosso por aí, e de todos os lados. Como a Dilma não é boa em palavras (só ganha do Serra) deverá perder votos.

        Ou o governo toma atitudes sérias, chama um grupo pensante, e arregaça as mangas ou o negócio pode entornar. Tem de pensar na frente da oposição, tem de reverter a opinião dos indecisos, tem de lutar contra o desgaste natural de doze anos no poder, tem de controlar os aliados, tem de combater a inflação, tem de infrentar os religiosos xiitas, tem de combater os franco-atiradores que não tem nada a perder…

        Ficar só acusando os outros também não cola, afinal é tudo farinha do mesmo saco já foi. Acorda Dilma, Santana e Lula. Senão vamos de Campos mesmo.

         

    6. Já esqueceu que esses 20, 25%

      Já esqueceu que esses 20, 25% era da propria Dilma, antes dos protestos de junho de 2013?

      Na época Dilma tinha uma média de 63%.  São exatamente as pessoas mais influenciáveis pela mídia.

      Quando começar a campanha eleitoral e a Dilma  mostrar as realizações de seu governo, que NÃO são mostradas pela grande mídia. (um exemplo claro foi ontem, Dilma inaugurou o “Eixão das Águas” no Ceará, 257 kms de uma linha que vai beneficiar mais de 4 milhões de pessoas nos próximos 30 anos). Pois bem, isso não apareceu em lugar algum. O que apareceu foi o Picolé e seu plano mirabolante de transposição (furto) de águas do Paraíba do Sul com uma tubulação de 15 kms. Plano esse tirado da cartola, no desespero, para tentar desviar o foco de 20 anos de incompetência desgovernando São Paulo.

      1. Não tem como eu esquecer…

        Porque a cada pesquisa eu atualizo uma planilha.

        Mas em várias pesquisas do 2º semestre (após os protestos) o percentual que não escolhe esteve entre 15 e 18%.

        No Ibope sempre foi mais, talvez por alguma metodologia (forma ou ordem do disco de pesquisa), mas não passou de 31%.

        E eu não estou procurando resposta ou consequência para isso, só estou dizendo que 34 a 36% de indecisos chamou a atenção.

         

         

        1. No “chutômetro” creio que

          No “chutômetro” creio que esse número se deve exatamente aos protestos de junho. Muita gente ficou “desesperançada” com a política e não votando em Dilma, também não querem votar nos adversários dela.

          Um bom trabalho sendo feito em cima desses eleitores e boa parte dele pode voltar a escolher a Dilma. Acho isso mais fácil de acontecer do que votos em Aécio ou Campos.

    7. Sujeito que diz defender a

      Sujeito que diz defender a minoria GLS  e que não sabe a origem do fascismo em São Paulo e declara votos ao PSDB de Alckmin. Vá ser sem noção assim lá, lá lá….kkkkkkkkkkk

  10. Oposição fracassada e desesperada

    OPOSIÇÃO FRACASSADA E DESESPERADA – E a Dilma Rousseff hein? O que mais me chamou a atenção é que ela tem uma taxa de rejeição inferior àquela verificada entre as candidaturas da oposição fracassada. 

    Estamos no rumo certo e agora é preciso aumentar a ofensiva! A oposição fracassada está desesperada, vão tentar de todas as formas instrumentalizar os “protestos” contra a Copa do Mundo, com a ajuda do nano esquerdismo delirante. 

    Esse pessoal não sabe mais o que fazer para tentar fabricar uma realidade que só existe em suas mentes tacanhas e colonizadas. 

    Trocam a realidade concreta e objetiva dos fatos por sonhos, delírios e devaneios de um mundo virtual (e catastrófico) que simplesmente não existe! 

    Por isto perdem e por isso o povo brasileiro vai continuar a rejeitá-los, nas urnas. E vamos em frente.

    1. O inocente útil

      Acreditar que só existe gente do bem, capaz e bonita no PT é de dar dó.

      Tá na cara que garrotearam a eleição.

      Agora, a conta….

      1. Seja competente se eleitor da

        Seja competente se eleitor da oposição e deixe de resmungar aqui. Prove que seu candidato é melhor que o do governo sem mi mi mim e sem acreditar que a a Globo, Folha e Estadão definirião as eleições. Isso já passou. Só eles da grande mídia acham que irão influenciar o voto. Passado. Faça a sua parte como eleitor da oposição e deixe de resmungar!

        1. Meu candidato é o Requião com o Ciro de vice

          Mas o governo está entregando os intestinos para barrar a chapa.

          Não vai conseguir.

          1. PMDB, PROS, Ciro Gomes e Roberto Requião vão apoiar Dilma!

            Ciro Gomes entra na coordenação da campanha de Dilma Rousseff

            Convite a Ciro Gomes foi feito pelo chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, em almoço oferecido à cúpula do PROS

            brasil247.com 20 Março de 2014 – 07:13  

             

            O ex-ministro Ciro Gomes foi convidado a integrar o núcleo de coordenação política da campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff. A proposta partiu nesta quarta-feira (19) de em almoço oferecido pelo chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, à cúpula do PROS, partido do ex-ministro.

            “O ministro pediu que o partido emprestasse o Ciro para ajudar na campanha”, contou o deputado Givaldo Carimbão, líder do PROS na Câmara. No encontro também foi acertado que o ministro interino da Integração Nacional, Francisco Teixeira, será efetivado no cargo na cota do PROS.

            Além de Rui Falcão, integram o grupo de coordenação da campanha o ex-ministro Franklin Martins, o deputado Edinho Silva, o marqueteiro João Santana, o ex-chefe de gabinete de Dilma, Giles Azevedo, e Lula.

            http://www.tribunahoje.com/noticia/97215/politica/2014/03/20/ciro-gomes-entra-na-coordenaco-da-campanha-de-dilma-rousseff.html

             

          2. Timing e oportunidade

            Em 2010 existia a real possibilidade de uma chapa puro sangue do PSB emplacar na presidência.

            Hoje o PSB é um partido menor, aliado das forças que comandam a atual situação composta pelo PT + PSDB, ou seja, mero coadjuvante na farsa democrática eleitoral.

            O Requião já declarou da tribuna do senado sua intenção de postular a legenda na convenção e o Ciro não aceitou ainda o convite da Dilma.

            Penso que ambos têm melhores chances com a divulgação da chapa no prazo final de inscrição.

            Política profissional é um pouco diferente do que a análise da mídia, mesmo a especializada produz. Uma eleição presidencial exige um estrutura e uma logística que poucas chapas possuem.

            Mas a candidatura do PMDB + PROS é imbatível, na minha humilde opinião.

      2. Não é isso.

        O problema não é o PT. A oposição que é muito ruim. O PT tem defeitos e qualidades, mas nesse momento é o que tem as melhores propostas.

        1. Quais propostas? meter a mão no dinheiro do povo

          O PT está devendo explicações e não sou só eu que pensa assim, a Dilma também.

  11. Eleição chapa branca

    Só têm candidato viável de um lado.

    Isto não é disputa nem aqui nem na China.

    Agora, não existe almoço grátis, advinha quem vai pagar a conta por esta trapaça democrática?

    Podem escrever, a taxa de transferência de dinheiro e riquezas do Brasil e seu povo vai aumentar, seja a que título ou operação for.

    Uma mamata desta, falsificando uma eleição em um país rico como o Brasil vale uma bela grana.

    1. Ué se não tem candidatos da

      Ué se não tem candidatos da oposição viáveis, me parece que você em seu post culpa o governo e o Brasil? Já leu comentários da oposição nos jornais? Isso tudo é algo que vai sendo construido. Este discurso de ódio e sem proposições não vai dar em nada. A oposição ao se fiar na mídia denuncista entrou numa barca que vai afundar, como em 2006 e 2010. E o que você faz por esta situação em que não há oposição no Brasil? Vai continuar raivoso e no denuncismo? Isso começa por você meu camarada. Faça a sua parte sendo menos denuncista, menos lacerdista, menos moralista para conscientizar as pessoas que gostam do que você escreve. Este é o seu papel.

    2. Ué se não tem candidatos da

      Ué se não tem candidatos da oposição viáveis, me parece que você em seu post culpa o governo e o Brasil? Já leu comentários da oposição nos jornais? Isso tudo é algo que vai sendo construido. Este discurso de ódio e sem proposições não vai dar em nada. A oposição ao se fiar na mídia denuncista entrou numa barca que vai afundar, como em 2006 e 2010. E o que você faz por esta situação em que não há oposição no Brasil? Vai continuar raivoso e no denuncismo? Isso começa por você meu camarada. Faça a sua parte sendo menos denuncista, menos lacerdista, menos moralista para conscientizar as pessoas que gostam do que você escreve. Este é o seu papel.

      1. Este negócio de escolher candidato para perder é coisa do PT

        O PT quer ganhar com chapa única, foi assim na passada e em time de futebol que está ganhando não se mexe.

        Agora, CINCO BILHÕES DE REAIS EM UMA MARACUTAIA SÓ, que já tinha sido varrida para debaixo do tapete, como as outras, aí sim, existe projeto, uma ação organizada e bem feita, que ficou a descoberta pela honestidade da Dilma.

        1. Já tá mais do que claro que

          Já tá mais do que claro que este denuncismo só atinge quem lê a Folha , Globo , JN, Estadão. Estão falando sempre pro mesmo público ou você não se deu conta disso? Faça o seu papel e comece a propor uma oposição menos lacerdista e mais propositiva. Mas você parece que também não sabe fazer isso, não é mesmo? kkkkkkkkkk. Mas todos nós podemos aprender. Aprenda e deixe de mi mi mi.

        2. E os outros não querem a mesma coisa?

          Ou só o PT por ser vermelho que é o capeta? Os outros são apenas santinhos de azul como o PSDB?. A pesquisa está influenciando sua cabeça e fazendo revirar seu cérebro? Antes de postar, leia o que escreveu e pense. Será que estou escrevendo besteira? Será que não vão tirar sarro do que escrevi. Já basta o AA.

    3. Ah sim, e com uma oposição

      Ah sim, e com uma oposição que acha que ser caldatária dos jornais brasileiros que falam sempre para o mesmo público no denuncismo e moralismo irão ganhar alguma coisa. Precisam propor coisas novas. E o Aécim vem com FHC! Assim não dá né?

  12. Hoje tive o (des)prazer de

    Hoje tive o (des)prazer de assistir pela 1ª vez o Jornal do SBT p/ conhecer a madame Sherezade. Nossa Senhora ! a moça estava feito louca falando do “imenso” escândalo da Petrobrás, mais parecendo um Joaquim Barbosa louro e de saias. Depois fiquei sabendo da pesquisa e encontrei o motivo. É dígno de dó ouvir sua voz esganiçada, esbravejando! O que será que anda acontecendo c/ o Silvio Santos ? Será ainda alguma coisa relativa às suas malandragens no Banco Panamericano, o mesmo nome da Rádio Jovem Pan, outra que me dá asco. Mas que a oposição anda louca, isto anda mesmo ! kkkkkk

  13. Variações estranhas

    Achei suspeita as variações dos brancos e nulos. No caso da eleição com somente os três candidatos, sem Marina,que em outubro era de 21% e agora passou para 25%. Será que não estão escondendo subida ainda maior da Dilma.

    De qualquer forma esta é a taxa de abstenção, aproximadamente. Os votos em disputa são os 11% restantes.

    E amanhã, o que fazem com as elevações da bolsa, entubam? Que papelão! E isto foi amplamente incentivado pelo Infomoney e  grandes corretores. É isto que acaba com nossa a bolsa, que aliás é um péssimo ambiente para se ver, quanto mais para frequentar. Deveria haver punição rigorosa para este tipo de especulação.

  14. 63,50%  X 36.50% nao falta 3%

    63,50%  X 36.50% nao falta 3% coisa nenhum

    cenario 1

    dilma 40

    soma da oposicao 13+6+3+1= 23

    total de votos validos = 63, logo

    DILMA =63.5 x 36.50% OPOSICAO SOMADA 

    cenario 2

    dilma 40

    soma oposicao 13+9+2+1= 25

    total de votos validos = 65

    dilma 61,5% x 38.50

    cenario com 3 candidatos

    dilma 43

    oposicao 15+7= 22

    total 65

    DILMA 66% X 34% OPOSICAO

     

    1. 2º TURNO 70.1% X 29.90%
      dilma

      2º TURNO 70.1% X 29.90%

      dilma 47

      aercio 20

      votos validos seria 

      DILMA 70.1% X 29.9% AERCIO 

      dilma 47

      dudu 16

      DILMA 74.60% X 25.4%

      obs 1: ja observaram como o 13% persegue o aercim

      obs: se quadro nao mudar, tendencia com propaganda eleitoral mostrando obras com tempo do pmdb, é aumentar ainda mais eleitores de dilma, se isso ocorrer, existe forte historico de influenciar as disputas estaduais onde pt deve jogar peso, a saber, SP, RJ, MG, PR E RS

       

  15. Dilma Rousseff é aprovada por 55% da população brasileira
    Dilma Rousseff é a mais citada em pesquisa de intenção de voto para eleição presidencial
    IBOPE Inteligência—-18/11/2013—Relatório—-PDF-88 páginas——
    23% dos eleitores mencionam espontaneamente que votariam na atual presidente—–Avaliação de governo 23% dos eleitores mencionam espontaneamente que votariam na atual presidente—–Avaliação de governo
    A administração da presidente Dilma Rousseff é considerada ótima ou boa por 39% dos brasileiros. Segundo a pesquisa, outros 36% a avaliam como regular e 24% a consideram ruim ou péssima. Apenas 1% não sabe ou prefere não responder.

    A maneira como Dilma vem administrando o país é aprovada por 55% da população brasileira e desaprovada por 39%, enquanto 6% não sabem ou preferem não responder. Os brasileiros que confiam na presidente somam 51% e os que não confiam, 43%. Outros 5% não sabem ou preferem não responder.  

    Os brasileiros que confiam na presidente somam 51% e os que não confiam, 43%. Outros 5% não sabem ou preferem não responder.

    —-

    Pesquisa do IBOPE Inteligência sobre as intenções de voto para presidente da República em 2014 divulgada hoje aponta a atual presidente Dilma Rousseff (PT) como a que detém o maior percentual de citação espontânea dos eleitores, com 23%.

    Na sequência, os eleitores citam o ex-presidente Lula (PT), com 8%, Aécio Neves e José Serra, do PSDB, com 5% cada, Marina Silva (PSB), com 3%, e Eduardo Campos (PSB), com 1% das intenções de voto. Os demais possíveis candidatos não somam 1% das menções. Os que ainda não sabem dizer espontaneamente em quem votar totalizam 40% e outros 13% afirmam que votariam em branco ou nulo.

    Cenário 1
    O melhor cenário para a atual presidente é quando enfrenta Eduardo Campos pelo PSB e Aécio Neves pelo PSDB. Dilma chega a 43% das menções, seguida de Aécio Neves, com 14%, e Eduardo Campos, com 7%. Votos brancos e nulos totalizam 21% e os que não sabem em quem votar ou preferem não responder, 15%.

    Os simpatizantes de Marina Silva, quando apresentados à lista em que constam apenas Dilma Rousseff, Eduardo Campos, Aécio Neves e José Serra, optam principalmente por votar em branco ou anular o voto (30%). Dilma fica com 20% dos eleitores de Marina, enquanto 20% optam por Eduardo Campos, 13% por Aécio Neves. Há ainda 18% que se declaram indecisos.

    Cenário 2
    No terceiro cenário testado, com Aécio Neves e Marina Silva, Dilma tem 42% das intenções de voto, Marina 16% e o senador mineiro, 13%. Votos brancos e nulos somam 17% e os indecisos, 12%.

    Cenário 3
    Quando considerados José Serra pelo PSDB e Eduardo Campos pelo PSB, Dilma também é a candidata mais citada, com 41% das menções. O tucano aparece com 19%, e Eduardo Campos, com 7%. Votos brancos e nulos representam 19% e os que não sabem em quem votar ou preferem não responder, 14%.

    Cenário 4
    No cenário com Serra e Marina, Dilma tem 40% das intenções de voto, José Serra, 17% e Marina Silva, 15%. Votos brancos e nulos somam 16% e os indecisos, 11%.

    E por último, em um momento no qual os candidatos ainda não estão oficializados e qualquer nome pode ser testado, o IBOPE Inteligência fez uma simulação com cinco nomes para medir a força eleitoral individual dos políticos que já cogitaram disputar as eleições presidenciais em 2014. Essa questão também serve como variável de cruzamento para os cenários anteriores, mais prováveis, para entender a transferência de votos dos eleitores.

    Nessa simulação, Dilma tem 37%, José Serra 14%, Marina Silva 12%, Aécio Neves 9% e Eduardo Campos 4%. Votos brancos e nulos somam 14% e os indecisos, 10%.

    Quando observada a transferência de votos dos simpatizantes de Serra, 23% votariam em Aécio Neves, 22% em Dilma Rousseff e 12% em Eduardo Campos. Brancos e nulos totalizam 23% e não sabe ou preferem não responder, 20%.
    Já os 12% que votariam em Marina se distribuem da seguinte forma: Dilma Rousseff 24%, Eduardo Campos 15% e Aécio Neves 15%. Votos brancos e nulos somam 31% e os indecisos, 17%.

    Segundo turno
    Também foram testados cenários possíveis em um eventual segundo turno. O cenário em que a atual presidente obtém maior percentual de intenção de voto é quando enfrenta Eduardo Campos: 48% contra 12% para o governador pernambucano. Votos brancos e nulos somam 24% e os indecisos, 16%.

    Em uma disputa entre Dilma e Aécio Neves, a atual presidente tem 47% das intenções de voto, contra 18% do senador mineiro. Votos brancos e nulos somam 22% e os indecisos, 13%.

    Se a disputa for com Marina Silva, Dilma também leva vantagem, com 44% das menções, ante 24% da ex-senadora. Votos brancos e nulos totalizam 19% e os que não sabem em quem votar ou preferem não responder, 13%.

    No último cenário testado, entre Dilma e José Serra, Dilma alcança 45% das menções, contra 21% de Serra. Votos brancos e nulos totalizam 21% e os que não sabem em quem votar ou preferem não responder, 13%.

    Avaliação de governo
    A administração da presidente Dilma Rousseff é considerada ótima ou boa por 39% dos brasileiros. Segundo a pesquisa, outros 36% a avaliam como regular e 24% a consideram ruim ou péssima. Apenas 1% não sabe ou prefere não responder.

    A maneira como Dilma vem administrando o país é aprovada por 55% da população brasileira e desaprovada por 39%, enquanto 6% não sabem ou preferem não responder. Os brasileiros que confiam na presidente somam 51% e os que não confiam, 43%. Outros 5% não sabem ou preferem não responder. 

     

    Os brasileiros que confiam na presidente somam 51% e os que não confiam, 43%. Outros 5% não sabem ou preferem não responder.

    —-

    Relatório——–PDF-88 páginas       ——-

    URL:

    http://www.ibope.com.br/pt-br/noticias/Paginas/Dilma-Rousseff-e-a-mais-citada-em-pesquisa-de-intencao-de-voto-para-eleicao-presidencial-.aspx

    http://www.ibope.com.br/pt-br/noticias/Documents/JOB_1834_BRASIL%20-%20Relat%C3%B3rio%20de%20tabelas.pdf

  16. A enfase da oposição está na

    A enfase da oposição está na pergunta sobre “mudança”. No “jornal” da dez da globonews aquele provocador, o Merval Pereira, se pegou com os números de mudança. Falaram, lá, que sessenta tantos querem mudança. E dessses tantos outro tantão que mudança “sem dilma”. O Fernando Brito, do Tijolaço, já tinha “cantado a pedra”: vem campanha aí!

    A oposição “aprendeu” com a eleição de lula, a primeira, que a população queria mudança, e não continuidade. “Aprendeu” com a reeleição de lula que a população queria continuidade, e não mudança. “Aprendeu” mais uma vez o mesmo com a eleição do “poste” chamado dilma…

    Ou seja, a estratégia está clara: forçar (sabe-se lá como) uma “mudança” que signifique “continuidade”… Só que sem Dilma….

    Pra mim é um “revisionismo” da famosa “continuidade sem continuismo”, pfffff!!!!

    Muito chique!

  17. Enquato for possível lançar


    Enquato for possível lançar Lula como candidato  no lugar da Dilma, o PIG usará até as margiens de erros mais escancaradas para impedir isso

  18. Como explicar o odio

    Como explicar o odio espumante nas arena svirtuais e ao mesmo tempo a manutencao da dianteira. Alguem jah cantou a pedra, quem havia de ser convenciado jah o foi, aquele que se mantem anti petista nao interessa, o foco eh no voto pragmatico, naquele que sente o bolso, se tem ou nao grana pra pagar suas contas, etc. Pelas pesquisas depreende-se que a parcela Anti-petista, mesmo com a campanha de linchamento de suas liderancas, etc, eh basicemente imutavel. E outra coisa que parece interessante, a parcela antipetista estah entre PSDB e a esquerda infate, e essa faz parte da classe media. O problema para a parcela antipetista e Psdebista eh que a parcela antipetista e esquerdo infantista nao transfere automaticamente os votos para o PSDB em caso de deroa dos seus candidatos. Em suma, fedeu para a oposicao, mas segundo o Alexander Weber, eh tudo culpa do PT, pasmem… 

  19. Dilma vence no primeiro turno

    Aproveitando o clima do “Não vai ter Copa” e outros, estou lançando o “Não vai ter Segundo Turno!”. Espero que a oposição compartilhe isso…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador