Uma crônica dos desacertos políticos

Nada será como antes! Lembrando:

0. Londres Olimpíadas 2012: aparecimento súbito de Marina Silva em uma cerimonia oficial no ‘Olympic Stadium’. Jato da FAB estraçalha janelas de vários palácios em Brasília, principalmente do Supremo o que é nada mais do que o tiro de largada para o julgamento do Mensalão! Luz amarela acesa, nada, absolutamente nada foi levado em conta!

1. Mensalão 2012: massacre do PT no STF (com direito a transmissão ao vivo e artigo atualizado diariamente na Wikipédia) e a absurda incapacidade de desligar e isolar do partido aqueles que foram julgados e condenados (situação lembrada aqui no RS por Olívio Dutra). O Partido dos Trabalhadores não só manteve os membros envolvidos, como defendeu! Não interessa se foi julgamento politico, a questão se resume em…’alta cúpula petista cumprindo pena na papuda’. Luz amarela acesa piscando uma vez a cada 15 segundos! A estrelinha mostra sinais de daltonismo!

2. Ano da graça de 2013: começa o isolamento voluntário da Presidenta da Republica e de seu ‘staff’ pessoal tecnicamente competente até ser acordada pelas estranhas manifestações sociais de ‘junho de 2013’, ainda hoje aplaudidas e saudadas, inclusive por apoiadores do governo, como algo espontâneo surgido no seio do povo (vimos mais tarde que tinha ingerência externa). A diferença do que aconteceu no Egito, Líbia, Siria, Turquia e Ucrânia foi a passividade de um ‘governo de pais velhos” condescendentes, um povo que abomina a violência e os motivos no Brasil! ‘Black Blocs’ em cena….Luz amarela piscando intermitentemente. A estrelinha precisa urgentemente de um oftalmologista, mas não quer ir ao médico!

3. Ano da copa 2014 e das eleições: politica econômica começa a dar sinais de fadiga agravada por erros dentro do próprio governo, além de ações desastradas das ‘alas progressistas’ no Congresso em 2013. A suspeita de que benefícios sociais e politicas de inclusão passaram a ser usadas com fins eleitoreiros de forma mais agressiva torna-se mais e mais visível (Dilma é elevada a categoria de ‘persona non grata’). Na copa, um sucesso como evento, o time do Brasil provoca um vexame exatamente quando o mundo inteiro olhava (estranho, mais uma vez). Segue-se julho e agosto com a economia do Brasil de forma silenciosa e estranha (de novo) lentamente parando. Cabe Lembrar também a função de tapa buracos que Petrobras passou a desempenhar, levando uma das maiores petroleiras do mundo (patrimônio único no planeta) tornar-se praticamente deficitária! Luz Vermelha…estrelinha cega!

4. O resto estamos presenciando, resultado de uma sucessão de erros que parece não ter fim. Estão empurrando o pais para outra ‘progressista’, agora verde, com pretensões messiânicas que visa administrar o pais com movimentos sociais (sic), dentro de uma politica econômica pertencente a Aécio Neves, sob a luz de fontes de energias ecologicamente sustentáveis, tudo na mais perfeita harmonia. Vai funcionar? Particularmente, não acho. Luiz Inácio nem tentou e ouso dizer que ‘não tentaria’!

A classe elevada por Lula a categoria de ‘média’ será a mesma elegera Marina e voltara novamente ao seu estado anterior, é questão de tempo!

Por fim: ninguém quer um governo interferindo em tudo, até na forma que tu deve corrigir teus filhos. Ninguém quer um governo dizendo como tu deves agir e/ou pensar. O governo, como fez Lula em várias ocasiões, deve ser indutor e protetor daqueles que produzem.

Parem de atrapalhar a vida das pessoas, a questão é esta!

Não podemos incluir tirando ou excluindo outros que também são pequenos, isso é trocar a miséria de mãos! Estamos no Brasil, pais ainda pobre! Lembram?

Redação

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Pelo menos se esforçou!

      Leia mais um pouco e nos explique.

      Eu também não entendi nada! rs, rs, rs (desculpe Leônidas, peguei emprestados os risos)

  1. Cegueira para transformações de mídia e público

    Cansei de ver gente dizendo que no horário eleitoral o prestígio seria retomado e as realizações governamentais reverteriam o quadro de desastre martelado pela mídia. 

    Pois bem. 

    1) Ninguém discorda que o programa na tv de Dilma é esclarecedor.

    2) Ninguém discorda que Lula esteja gravando vídeos muito interessantes sobre porque os jovens deveriam voltar a se interessar por política.

    3) Ninguém discorda que nos blogs, como este, se evidencia a profunda análise econômica e social das questões do nosso país.

    Mas estamos falando há tempos para nós mesmos.

    Vemos surgir ao longo da última década eleitores apaixonados por tudo o que significa tecnologia, com suas caras enfiadas em celulares, videogames, facebooks, tvs a cabo (oficiais ou via gato), gente com muito mais opção do que aguentar horário eleitoral em tv aberta.

    A situação do país para essas pessoas são as manchetes de portais tipo UOL. São manchetes passando em linhas de rodapé. Nem o JN mais é capaz de influenciá-las a não ser num trabalho contínuo de lançamento de informações no ar, de forma que  esse volume de informações com o tempo se adense se convertendo em nuvem concreta reconhecida como verdade pela sociedade. 

    Os ídolos dos novos eleitores  surgem na internet e tem suas “opiniões sobre o mundo” visualizadas por milhões de pessoas toda semana. É gente do naipe de Cauê Moura e Felipe Neto. Vá lá ver o que esses dois pensam de política. Para Cauê Moura o Brasil é sempre uma bosta. Para Felipe Neto até o 7×1 Brasil e Alemanha é culpa do governo.

    O que nós precisamos é de portais de notícias mais democráticos e fortes e combater a viralatice e esculhambação do nosso país, usando a linguagem e os interesses dos nossos jovens.

    Do que observo é fácil entender porque Marina pode se eleger. Existem situações históricas análogas a que estamos passando, mas a história não interessa a essa nova geração. Essa geração acha neste momento que ela é maior e mais esperta que as anteriores, e precisa levar um soco no orgulho.

    E será o mesmo soco no orgulho que os paulistas levarão no ano que vem ao reaprovarem o Alkimin.

  2. Altas viagens

    Uma salada russa…

    Texto confuso. Qual é o assunto proposto para debate?

    Quizá é um alerta deseperado ao Governo para que acorde e batalhe para que o Pais não volte a cair nas mãos de entreguistas neoliberais a serviço dos interesses capitalistas internacionais? Foi o máximo que saquei…

    Não sei. Parece mais com papo da blablarina…

  3. Recapitulação

    Ta certo, recapitulamos os “erros” segundo o autor, mas e ai, qual a proposta agora ? So o “parem de atrapalhar a vida das pessoas” ?

    Sobre essa historia “da forma de corrigir os nosso filhos”. O Brasil sempre foi um Pais, onde crianças crescem apanhando dos pais. Eu sei, a maoiria, mesmo os que apanharam, acha isso normal, corrobora e pratica os mesmos atos com os filhos sem se dar conta do enorme prejuizo emocional que causa. Mas o que governo fez foi dizer “isto é ruim, isto não deve continuar assim” e devemos mudar nossos costumes, quando eles são nefastos. Ninguém esta dizendo que dar um castigo, ensinar deveres e até uma palmada, vez em quando, sejam ruim. O que é ruim é essa violência perpetrada no seio das familias e com o beneplacito social. Agora, o estado não da mais esse aval. E não defendo aquium estado orweliano. 

    Quanto a incluir uns e excluir outros ??? A classe média não esta pior do que estava nos anos 80/90. Disso tenho certeza pelos que me cercam. Os mais pobres, os miseraveis, sim, eles ainda penam, mas não ficaram esquecidos, como sempre foram. O BF ajuda e muito, justamente essa parcela ai. De resto, inclusão de toda a população que vivia abaixo da linha da pobreza, num Pais com os indices calamitosos que tinhamos, não se fara em uma década mesmo !! 

    1. A classe média nunca esteve

      A classe média nunca esteve tão bem…

      Carro novo, viagem pra Miami, filhos na universidade pública ou particular…

      Querem agora talquinho no bumbum…

  4. Quanta explicação

    Quanta explicação simplista… Muito esclarecedora. A la Alexandre Garcia, Merval, Jabor… Lobão e Roger não fariam melhor!

    É sempre culpa do PT!

    Mídia? Especulação financeira? Crise internacional? Sistema político falido e complexo? Mídia elitizada, familiar e conservadora? Trabalhando 24h por dia para derrubar o governo democraticamente eleito?

    Nada disso entra na “análise política”… sic!

  5. Após a II Guerra Mundial, os

    Após a II Guerra Mundial, os italianos foram tirados da merda por que o Partido Comunista governou aquele país por quase duas décadas. Ao fim daquele período, o PCI foi acusado de envolvimento com a Máfia, achincalhado intensamente pela imprensa até que Berlusconi chegou ao poder com os votos da maioria dos italianos (muitos dos quais haviam passado a ser de classe média durante os governos comunistas). Qualquer semelhança com o Brasil é mera coincidência.  

    1. Corrigindo

      A Itália nunca foi governada pelo Partido Comunista, apenas algumas províncias. Com a república, o partido Democracia Cristã ficou no poder praticamente 50 anos.

      Um dos principais responsáveis pelas campanhas de terrorismo extremista e de difamação contra os comunistas foi um exército paramilitar financiado principalmente pela CIA, a Operação Gladio, o que acabou inclusive fortalecendo a máfia italiana.

  6. Gente, não se assustem com o

    Gente, não se assustem com o não entendido. Os gaúchos gostam de votar em candidatos da rbs, aquela que usufrui dos cofres públicos gaúchos com total cara de pau e gospe moralidade para os gauchinhos bobinhos se deliciarem. Vejam os candidatos da rbs eleitos pelo gauchinho: pedro simon(nunca fez nada de bom), yeda crusuis(roubou tudo que pode), antonio brito(faliu o estado em dois toques), pois, agora, com um bom governo do Tarso, vão eleger mais candidatos da rbs: amélia lemos e lasier martins, que, com mais de 70 anos, vai usufruir do baita salário do senado e  nossos impostos  pagando a ele, para que ele se aposente com o salarião do senado. Touxa eles, né?

  7. quando não entendo os

    quando não entendo os interesses em jogo e a força da direit brasileira e internacional a tendenia mesmo é eu culpar o outro que es´ta mais próximo de mim….

    e assim de desejo em desejo, vamos todos votar no dia 5 de outubro.

    que deus os proteja, a todos

    ,, pois deus ao que se saiba é um ser universal, não só fundamentalista, nem saiu no n.y times que deus é membro do tea party, embora a opus dei queira apropriar-se dele há séculos.

  8. Se bem entendi, o PT de Lula

    Se bem entendi, o PT de Lula e Dilma pecaram por verem as luzes de perigo e a cada episódio em que ficava debaixo dos seus agressores, ficou passivo, se deixando abater, sem lutar pela Estrela Vermelha. Empurrando com a barriga o futuro, não percebia, a cada episódio difícil, que era preciso mudar. Não tendo mudado, e já não agradando as massas coo dantes, permitiu que hoje os oposicionistas digam que vieram para fazer o que o PT não fez em tempo hábil: mudanças de etratégias. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador