Bolsonaro sugere à Marina livro da Bíblia onde mulher é submissa, e depois admite engano

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Atualizada em 19/08, às 9h30

Depois que o assunto repercutiu nas redes sociais, Bolsonaro disse à imprensa que estava fazendo uma defesa do armamento, mas citou livro errado da Bíblia no debate

Jornal GGN – No debate entre presidenciáveis na RedeTV!, Jair Bolsonaro disse para Marina Silva ler o “livro de Paulo” que, segundo a jornalista Verónica Goyzueta, no Twitter, contém um dos versículos mais machistas da Bíblia, ao sugerir que à mulher cabe, na Igreja, ficar calada e ser submissa. Os escritos de Paulo também recomendam que a mulher seja tutelada pelo marido.

Somente após o assunto repercutir nas redes sociais é que Bolsonaro explicou ao jornal O Globo que usou o livro para defender armamento. “Paulo fala: ‘venda suas capas e compre espadas'”, disse. Porém, essa menção não é das Cartas de Paulo aos Coríntios, mas do Evangelho de Lucas. Questionado sobre a confusão, ele admitiu que se enganou. “Eu não lembro qual livro. Jesus Cristo não foi totalmente passivo. Expulsou os vendilhões do templo. Se tivesse arma de fogo, seria usada.”

A recomendação do livro de Paulo ocorreu quando Marina protagonizava com Bolsonaro um dos momentos mais tensos do programa, expondo o machismo do candidato em relação às mulheres.

A candidata começou indicando que Bolsonaro não deveria fazer “vista grossa” para o problema da desigualdade salarial, pois é possível e necessário que a Presidência da República haja para garantir que as mulheres não sejam discriminadas nem subestimadas.

Bolsonaro ironizou, dizendo que Marina é uma “evangélica que defende o plebiscito do aborto e da maconha, e agora quer defender mulher.” Ele disse que legalizar as drogas só aumentaria o drama das mães com filhos nessa situação, voltou a propor a liberação de armas para que as mulheres “habilitadas” se defendam sozinhas e a castração química para estupradores.

Marina replicou: “Você acha que pode resolver tudo no grito, na violência. Nós somos mães, nós educamos os nossos filhos. A coisa que uma mãe mais quer é ver um filho sendo educado para ser um cidadão de bem. E você fica ensinando para os nossos jovens que têm de resolver as coisas na base do grito, Bolsonaro. Você é um deputado, você é pai de família. Você um dia desses pegou a mãozinha de uma criança e ensinou como é que se faz para atirar. Você sabe o que a Bíblia diz sobre crianças? Ensine a criança sobre o caminho que deve andar e até quando for grande, ela não se desviará do caminho. Numa democracia, o Estado é laico”, disparou Marina.

Sem muito tempo para rebater, Bolsonaro apenas disse: “Leia o livro de Paulo.” 

Após o embate, Marina foi elogiada por Guilherme Boulos, por ter se levantado contra o machismo de Bolsonaro.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

49 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. eis …

       “Você acha que pode resolver tudo no grito, na violência”, retrucou Marina ao receber o direito da tréplica. “Nós somos mães, nós educamos os nossos filhos. A coisa que uma mãe mais quer é ver um filho sendo educado para ser um cidadão de bem. E você fica ensinando para os nossos jovens que têm de resolver as coisas na base do grito, Bolsonaro. Você é um deputado, você é pai de família. Você um dia desses pegou a mãozinha de uma criança e ensinou como é que se faz para atirar”,

    2. A Bíblia ensina a não
      A Bíblia ensina a não discutir com o tolo para nãonse fazer tolo com ele. Ela não respondeu mais nada depois que expos as tolices do

      1. Paulo
         

        Paulo, xará do Paulo da bíblia.

        Combater a bíblia com a bíblia é tomar veneno e esperar que o outro morra.

        Toda sorte de iniquidades  estão nela abrigadas e, se observarmos com acuidade, as mais doentias personalidades são glorificadas em nome da fé.

        Por isso existem leis locais, nacionais e internacionais, que instituiram os estados livres e pessoas com direitos, independentemente das religiões que queiram professar, pois que os estados teocráticos, conquanto longevos, são os mais perversos que conhecemos.

  1. Um cara que não tem

    Um cara que não tem qualificação nem para se candidatar a presidente de clube de futebol de várzea. O Brasil está perdido mesmo.

  2. No limite, as mulheres que acreditam nas bobagens da bíblia…..

    No limite, as mulheres que acreditam nas bobagens da bíblia teriam mesmo se sujeitar a inúmeras humilhações.

    1. Fé de mais
       

      Segundo o pensamento de bolsonaro o céu é azul porque deus é homem.

      A irmã Marina, se tivesse um pouco mais de juízo, ia perceber que deus odeia as mulheres e a tudo que seja feminino.

      Na qualidade de “deus” , Êle  vai ter que atender às orações de ambos.

      Como ambos querem a presidência, vai ser muito interessante essa disputa.

      Vou comprar pipoca  para assistir de camarote e tomar um remédio pra enjôo pra engolir as bobagens que dirão.

      O deus dos crentes  é onipresente, onisciente e bipolar.

  3. Minha solidariedade com

    Minha solidariedade com Marina, com Manuela, com Maria do Rosário com Marielle e com todas as Marias que são todos os dias, anos e séculos  humilhadas, agredidas e mortas por  instruídos e por ignorantes. 

  4. Devo ser muito exigente….

    Mas o nivel do “momento debate/embate” presidencial Marina-Bolsonaro é de se jogar pela janela…….. Tava crente que era um debate para ser vereador de São Miguel do Tocantins………no maximo……..talvez um “preparatorio” de”vestibular” para diácono/ajudante de pastor evangélico……..é Deus pra la, Jesus, Biblia, livro e versiculos e coisas do tipo………..e a melhor é a Marina “que acorda a cada 4 anos, num “momento de iluminação”(divina?) me sair com a pérola:”O estado é laico”……essa é a melhor “piada” da noite…..

  5. Prosélitos

    Pois bem que Bolsonaro, a quem chamo Boçalnaro, seja um machista inveterado, defensor de preconceitos de toda espécie, famoso por arrebanhar idiotas do mesmo, ou de maior calibre, mas em nome da justiça, marcou um ponto sobre Marina.

    Esta senhora, que manifesta proselitismo religioso à moda do rei Frederico II, não pode reclamar. Defende de modo radical um livro machista, misógino, violento. E sim, professa uma leitura de desigualdades para homens e mulheres.

    Por a nu, o proselitismo religioso foi algo positivo.

    Que sirva de lição àqueles que pensam enganar a todas pessoas com suas conversas rasas de religião, achando que tais apelos conduzirám a uma melhor sociedade. Apenas geram atraso e ignorância.

    Marina abriga em suas hostes, gente assim, mesmo que diga que ela não o pratique.

     

  6. Laicidade
    De novo essa bobagem de estado laico. Por causa disso ninguém mais pode ter opinião? Se acha que Deus existe não pode admitir. Se acha que Deus não existe não pode declarar. Vão com esse politicamente correto pro lugar que acham que devem.

    1. Estado Laico

      O Estado é laico justamente para que todos possam ter o direito de crer no que for e não crer também. Não é bobagem!

      Agora, levar textos religiosos ao pé da letra e querer que alguém se cale por conta disso é estupidez, violência, é querer ganhar no grito! O mesmo vale pelo contrário no caso de alguns ateus que conheço! Mando o Boçalnaro estudar teologia, então!

      Nesse ponto, Marina devia ter uma boa resposta. Na próxima ela vai estar pronta!

    2. Laico

      O problema não é se Deus existe ou não. O problema é que há vários deuses e cada um acredita no que quiser. Não vai a pena usar argumentos da bíblia para quem segue a doutrina de buda, por exemplo.

  7. Eu me dobrei de rir sozinho só imaginando ……

    Eu me dobrei de rir sozinho só imaginando o que aconteceria se eu mandasse a minha mulher calar a boca!

    1. TRISTE RISO
      Amigo, tal assunto não é motivo de riso, mas de copioso pranto. No entanto, estendo à você o convite que as Escrituras fazem de conhecê-la. Achegue-se à elas e Cristo o esclarecerá com divina e luminosa claridade.

      1. Meu caro, durante todo o ensino de primeiro e segundo grau……

        Meu caro, durante todo o ensino de primeiro e segundo grau tive formação religiosa e nos passavam todas as lorotas de um livro que muitos acreditam que é santo.

        Pois bem, o último livro que li sobre a bíblia foi o de Israel Finkelstein e de Neil Asher Silberman, dois arqueólogos judeus que mostram quão fantasioso é este livro, o livro é “A Bíblia não tinha razão” em que os mesmos provam por evidências científicas (arqueológicas) que o antigo testamento é uma saga utilizada para promover uma das tribos de em relação a outra.

        É um livro interessantíssimo, pois descreve de evidências arqueológicas toda a saga do povo judeu descrita no antigo testamento é totalmente inverossímil.

        Por outro lado, ao se ler o novo testamento pode-se concluir que se ele representa a palavra de deus, parece que nenhuma religião cristã a entendeu.

        Então sugiro que não venha com proselitismos religiosos para cima de mim, pois estou há mais de quarenta anos vacinados contra eles.

  8. E possivel concordar com uma atitude e discordar do resto.

    Ao contrário da maioria dos comentaristas aqui eu apoio manifestações contra o fascismo, mesmo de liberais religiosos- Marina é socialmente conservadora, mas adotou uma posição lberal. Nao defendo a posiçao liberal, sou ateu e não voto na Marina. mas isso não me impede de usar o cérebro em lugar do fígado e aplaudir a atitude dela.Se muita gente aqui tivesse a coragem que ela teve de se opor cara a cara com fascista ao inves de ficar remoendo ódio sectario e poupando a ameaça fascista ,não teriamos hegado a esse ponto

  9. Maconha e Bíblia
    Faz tempo que voto nulo por não ter candidato digno,agora tenho Bolsonaro! Mas ele vai aprender que o nome da PLANTA É CANABIS! (E que maconha é nome pejorativo inventado pelos que são contra os remédios naturais e a favor dos “remédios” químicos, que destoem o organismo e alteram o dna humano por não serem naturais.
    A Bíblia está certa quando diz para as mulheres aprenderem com sujeição, pois o homem é “superior” a mulher e sempre será, essa é uma questão da natureza e não de opiniões.

  10. Ezequiel 23:20
    Quando alguém vem citar esse livro pra mim, eu ouço pacientemente e depois peço pra pessoa pesquisar Ezequiel 23:20.

    “Desejou ardentemente os seus amantes, cujos membros eram como os de jumentos e cuja ejaculação era como a de cavalos”.

    Realmente uma lição de vida. Nem vamos mencionar as clássicas passagens sobre mulheres grávidas e homossexuais.

  11. Imprensa marrom
    Que coisa mais ridícula! Coisa de imprensa marrom, que se alimenta do escárnio, e se contenta com a sua criação de falsas notícias.
    O JORNALISMO deveria ser a arte de divulgar FATOS, e não as interpretações mais favoráveis aos seus lucros e visibilidade.
    Já que não se dão ao trabalho de investigar – outra parte vital do jornalismo -e que separa jornais e “folhetins, saibam que Bolsonaro, quando o assunto era ARMAS, citou o Livro de Paulo por isso:
    “— Paulo fala: “venda suas capas e compre espadas”.”

    1. Pesquisa

      Pois vamos pesquisar?

      Não há um “livro de Paulo” na Bíblia. Há vários “livros” de Paulo – as suas epístolas, ou seja, cartas. Nas quais os mais diversos assuntos são tratados. Como é que alguém vai “pesquisar” metade do Novo Testamento para descobrir o que Bolsonaro queria dizer, “quando o assunto era armas” – mas também no contexto em que Bolsonaro acabava de desqualificar Marina por ser mulher?

      Para complicar um pouco mais, o trecho a que Bolsonaro se referia – mas não citou explicitamente – não está em nenhuma das epístolas de Paulo, mas no evangelho de Lucas. Como que alguém vai adivinhar isso?

      Mas a citação não ajuda nem um pouco Bolsonaro. Jesus fala em “vender capa, comprar espada” a seus discípulos logo antes de ser preso pelos “cidadãos de bem” que vão levá-lo a Pilatos. E logo depois de, referindo-se a si mesmo, dizer “foi contado entre os malfeitores”. Portanto o contexto não é o de “cidadãos de bem” se defendendo de “bandidos”, mas de gente perseguida pelo judiciário e pelo senso comum dos “cidadãos de bem” (que, lembra Jesus, frequentavam o templo junto com ele) se defendendo da fúria desses “cidadãos de bem” transformados em linchadores. E para complicar mais ainda as coisas para o eminente estudioso Bíblico, Jair “um desses livros aí” Bolsonaro, Jesus diz para comprarem espadas, mas quando a multidão chega, e um dos discípulos fere o servo do sumo-sacerdote à espada, Jesus manda parar, e cura a orelha ferida do servo.

      Pesquisei o bastante para você, ou você ainda está esperando o “fato” de Jesus ser um grande líder do punitivismo galileu?

    2. Lucas 22:36
      QUEM FALOU ISSO
      Lucas 22:36
      QUEM FALOU ISSO FOI JESUS!
      Tá cheio de anta conhecedora da Bíblia que sequer dão o trabalho de pesquisar nela!
      Bando de falsos cristãos tanto Bolsonaro quanto Marina!
      Enganam somente os falsos cristão que nem leem a Bíblia.

  12. Um dia que espero não ver.

    …. E naquele dia tão atarefado, estava eufórico com o decreto de castração química dos comunistas. Mas sem tempo para comemorações, tercerizou a economia para um crente do Deus Mercado  e foi   assistir a mais uma cerimônia de castração química, de onde se retirou para ir ao templo rezar ….

  13. Mais uma vez, a pessoa pega

    Mais uma vez, a pessoa pega um versículo da Bíblia aleatoriamente, retira-o de contexto e ainda fala como se todo o conteúdo das Cartas de Paulo fosse somente isto. Este capítulo trata-se na verdade de instruções para a IGREJA, no sentido de IGREJA FÍSICA, e não para todas as mulheres, como visto: 

    Segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar.

    Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios.
    Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação.
    O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja.
    E eu quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação.
    E agora, irmãos, se eu for ter convosco falando em línguas, que vos aproveitaria, se não vos falasse ou por meio da revelação, ou da ciência, ou da profecia, ou da doutrina?
    Da mesma sorte, se as coisas inanimadas, que fazem som, seja flauta, seja cítara, não formarem sons distintos, como se conhecerá o que se toca com a flauta ou com a cítara?
    Porque, se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha?
    Assim também vós, se com a língua não pronunciardes palavras bem inteligíveis, como se entenderá o que se diz? porque estareis como que falando ao ar.
    Há, por exemplo, tanta espécie de vozes no mundo, e nenhuma delas é sem significação.
    Mas, se eu ignorar o sentido da voz, serei bárbaro para aquele a quem falo, e o que fala será bárbaro para mim.
    Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja.
    Por isso, o que fala em língua desconhecida, ore para que a possa interpretar.
    Porque, se eu orar em língua desconhecida, o meu espírito ora bem, mas o meu entendimento fica sem fruto.
    Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento.
    De outra maneira, se tu bendisseres com o espírito, como dirá o que ocupa o lugar de indouto, o Amém, sobre a tua ação de graças, visto que não sabe o que dizes?
    Porque realmente tu dás bem as graças, mas o outro não é edificado.
    Dou graças ao meu Deus, porque falo mais línguas do que vós todos.
    Todavia eu antes quero falar na igreja cinco palavras na minha própria inteligência, para que possa também instruir os outros, do que dez mil palavras em língua desconhecida.
    Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento.
    Está escrito na lei: Por gente de outras línguas, e por outros lábios, falarei a este povo; e ainda assim me não ouvirão, diz o Senhor.
    De sorte que as línguas são um sinal, não para os fiéis, mas para os infiéis; e a profecia não é sinal para os infiéis, mas para os fiéis.
    Se, pois, toda a igreja se congregar num lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou infiéis, não dirão porventura que estais loucos?
    Mas, se todos profetizarem, e algum indouto ou infiel entrar, de todos é convencido, de todos é julgado.
    E, portanto, os segredos do seu coração ficam manifestos, e assim, lançando-se sobre o seu rosto, adorará a Deus, publicando que Deus está verdadeiramente entre vós.
    Que fareis pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.
    E, se alguém falar em língua desconhecida, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por sua vez, e haja intérprete.
    Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus.
    E falem dois ou três profetas, e os outros julguem.
    Mas, se a outro, que estiver assentado, for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro.
    Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados.
    E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas.
    Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos.
    As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei.
    E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja.
    Porventura saiu dentre vós a palavra de Deus? Ou veio ela somente para vós?
    Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor.
    Mas, se alguém ignora isto, que ignore.
    Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar, e não proibais falar línguas.
    Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.

    1 Coríntios 14:1-40

    As mulheres deveriam ficar caladas nas igrejas para não gerar uma pertubação, pois como sabem, estas cartas de Paulo eram destinadas á diferentes tipos de igrejas. No caso desta, digamos que as mulheres falavam muito alto, e ficavam fazendo perguntas aos maridos (que iam com elas na igreja, algo comum na época). Também deve-se observar que as mulheres não possuíam estudo como os homens, e por isto perguntavam mais. Logo, como pode Bolsonaro ter se referido á esta carta, neste capítulo e neste versículo e eles não estavam em uma igreja? Tudo isto procede de mentes maliciosas, que tentam tirar a Palavra de Deus fora do contexto com o incentivo de difamar quem não concorda com suas opiniões.

    Ah, e para quem acredita que a Bíblia é machista, leia Efésios 5:

    Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;

    E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.
    Mas a fornicação, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos;
    Nem torpezas, nem parvoíces, nem chocarrices, que não convêm; mas antes, ações de graças.
    Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.
    Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.
    Portanto, não sejais seus companheiros.
    Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz
    (Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade);
    Aprovando o que é agradável ao Senhor.
    E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as.
    Porque o que eles fazem em oculto até dizê-lo é torpe.
    Mas todas estas coisas se manifestam, sendo condenadas pela luz, porque a luz tudo manifesta.
    Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.
    Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios,
    Remindo o tempo; porquanto os dias são maus.
    Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.
    E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;
    Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração;
    Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo;
    Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus.
    Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor;
    Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.
    De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos.
    Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,
    Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,
    Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.
    Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.
    Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja;
    Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos.
    Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne.
    Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.
    Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.

    Efésios 5:1-33

    Na verdade a Bíblia ensina o equilíbrio, e não machismo nem feminismo. Ensina algo muito maior e que dá certo com muitos casais. Se todos os casais seguissem isto, não haveria intrigas, nem brigas, e sim paz, amor e felicidade.

  14. Bolsonaro é a cobra que engole a si mesmo

    Dias destes uma pesquisa mostrava que a maior parte das pessoas que declara voto nele é a que não o conhece, apenas ouviu dizer sobre ele. Quanto mais alguém conhece o candidadto e suas ideias, menor a propensão ao voto. Quanto mais se expor nos debates, já que terá apenas 15 segundos no horário eleitoral, mais ainda reduz suas chances e cresce a aversão a ele. Vai ser em um futuro reconduzido ao 8º mandato de deputado, mas em eleições majoritárias, sem chances. Esta campanha só servirá para ele alastrar mais o ódio e revolta nos jovens homens recalcados, mal amados e incivilizados. Gente que detesta gente de seu próprio país.

    1. Desculpe discordar da sua
      Desculpe discordar da sua análise referente aos eleitores do Bolsonaro! No meu caso sou casado tenho dois filhos trabalho na mesma empresa a 30 anos, católico,tenho casa própria,E a maioria dos eleitores do Bolsonaro da minha cidade tem o mesmo perfil de caráter e família!
      Acho que o povo cansou da bagunça que está o país,democraticamente se formos a maioria vai haver uma transformação,talvez voltariamos a ter orgulho desse país desmoralizado!Felicidades amigo!

      1. Cara… indignação não

        Cara… indignação não resolve nada. Todo mundo sabe que o Bolsonaro vende a imagem de indignação, de mudança e blábláblá… mas a verdade é que ele é farinha do mesmo saco. Se realmente estivesse indignado e quisesse ver alguma mudança real votaria no Boulos, que é o único dos candidatos que está fora do establishment. Todos os candidatos defendem uma pautazinha ou outra que eles podem tomar como slogan, mas no fim todos eles tem a mesma raiz, inclusive o Bolsonaro.

        Marina eu concordo que não, mas ela é tão despreparada quanto o Bolsonaro, e tem candidatos muito melhores;

        Falar que é honesto, que é diferente, que é ético.. é bem fácil, mas é só você olhar pra vida do Bolsonaro e vai ver que ele é exatamente igual a todos esses outros políticos. Ele paga de honesto e ético, mas usa verba pública pra pagar caseiro através da esposa do cara.. tem 5 imóveis mas recebe auxílio moradia do seu e do meu imposto.. ganha um salário extremamente alto há quase 30 anos (maior que 98% da população) sem precisar aprovar projetos, porque tem um bando de indignados que insistem em votar nele. Mas no que ele já te ajudou? O dinheiro que foi investido nele teve algum retorno? Ou será que foi bom só pra ele conseguir construir um patrimônio e ter uma vida bem confortável?

        Essa conversinha de mudança não cola cara, só se você estiver indignado e com preguiça de pesquisar, ou cego e querendo alguém que venda a idéia que vai resolver magicamente todos os seus problemas e ser o seu pai protetor (termo usado por Freud, não estou inventando nada aqui). Ele é despreparado e não tem muita noção de nada. Parece eu quando estava no ensino médio… só que ele tem 50 e tantos anos.. ou mais?

        Uma breve resenha dos candidatos:

        Ciro tem muito preparo e mostra muitos feitos incríveis, mas confiar nele é difícil, simplesmente porque ele vem desse meio e tenta se vender tanto pra esquerda quanto pros grandes empresários;

        Boulos realmente é o único diferente dos demais, mas como um país majoritariamente conservador e católico, o Brasil não está pronto para a maioria das suas propostas;

        Alckmin = FHC. Se votar nele ou é porque tem algum interesse ou é porque não entende nada de política;

        Daciolo é a versão do Bolsonaro que realmente leu a bíblia. Infelizmente não entende nada que não esteja nela, e imagino que a maioria das coisas que estão lá ele também não entende. Ele pelo menos tem solução pra todos os problemas quando perguntado: a vontade de Deus vai reinar sobre nós;

        Álvaro Dias é um apaixonado pelo Sérgio Moro. Acredita que o mais importante pro país é o combate à corrupção, o que faz pouco sentido, mas ganha bastante votos;

        João Amoedo defende o sonho americano, que todo mundo pode ser feliz se esforçando o suficiente. Engraçado que quem fala isso é sempre rico, e quem acredita é sempre pobre… enfim, utiliza a mesma estratégia que o Bolsonaro, pagando de inovador e diferentão, que o partido tem seleção especial para ingressantes, não usa verba pública pra campanha, mas na verdade é igual, se não pior, que os outros já citados. Se não usa verba pública, quem será que paga a campanha?

        1. Eleitor de bolsonaro
           

          Leonardo, eu estava pensando em responder ao senhor aí de cima, que trabalha há 30 anos numa empresa, tem casa, família e vida feliz e estável.

          Gostaria que ele, feliz assim, fosse ministro de bolsonaro e providenciasse que todo o brasileiro tivesse um emprego e estabilidade de pelo menos  20 anos e só saísse de lá aposentado, que vivesse bem, numa cidade limpa e sem violência, com seus filhos estudados e formados e que  todos fossem “decentes” como ele.

          Ele ia ver como é fácil todo brasileiro ter uma vida igual a dele.

          Mas, a sua análise sobre os candidatos é um primor, especialmente a do “Caboclo Daciolo”

          “Daciolo é a versão do Bolsonaro que realmente leu a bíblia. Infelizmente não entende nada que não esteja nela, e imagino que a maioria das coisas que estão lá ele também não entende. Ele pelo menos tem solução pra todos os problemas quando perguntado: a vontade de Deus vai reinar sobre nós;”

          Ninguém captou a essência  dele com tanta precisão.

            

  15. Impressionante
    Falar em nome do Chefe sem seu devido consentimento ou sua concordância não é privilégio dos picaretas contemporâneos, daí cada um tira a conclusão que quiser.

  16. Bolsonaro parece que tambem

    Bolsonaro parece que tambem não leu a Bilblia.

    Ele disse que Jesus não usou arma porque na época não existia.

    Mas existia pedra que tambem mata, e Jesus desarmou o povo com sabedoria.

  17. Laicidade não, mas flagrante omissão!
    Laicidade não, mas flagrante omissão!
    É simplesmente inconcebível à um cristão de confissão evangélica, eleito à posse do mais elevado cargo político da nação, se omitir no exercício de sua função ao declarar publicamente sua conivência a prática nefasta de tais abomináveis atos!

  18. Bolsonaro X Marina

    Em meu ponto de vista, o que ela disse serve como base para “defesa”.

    Se todos desde criança fossem educados a respeitar ao próximo, a dar valor a educação, a utilizar o dialogo mas também a força quando necessário, não existiria os problemas que ocorrem agora. Em uma sociedade onde todos sabem se defender desde pequeno, que contém recursos para defesa pessoal e em um todo também, jamais alguém iria atacar outra pessoa, pois saberia que a partir do ataque, não só aquela pessoa poderia reprimir a mesma, mas todos que ali estavam no ambiente, criando assim uma “repressão” coletiva ao que é mal em algumas questões. 

    Claro, não iria resolver todos os problemas, mas os que mais afetam a sociedade iria. Como roubo, tráfico, bullying entre outras questões que são constantes em nossa sociedade. 

  19. Tá ficando impossível ler
    Tá ficando impossível ler qualquer coisa neste blog! Virou um púlpito… E é cada afirmação! De dar medo. “Não havia armas”, sadismo, sexismo, misoginia, palavras ao vento… GGN vai precisar moderar com mais critério ou isso aqui vai virar uma casa evangélica. Engraçado que qualquer artigo relacionado a outras religiões costuma levantar reclamações e chamadas sobre o inapropriado de discutir aqui… Sei lá! Tá esquisito.

  20. sei lá

    Ler os livros, qualquer um, Bíblia tratados técnicos pode levar a interpretações subjetivas e claro tão verdadeiras quanto 2+2= ao que se quer concluir.

    Um gozador, o grande Millôr Fernandez citava um especialista bíblico sempre a ler trechos selecionados no acaso e ao folhear os testos constatou que Judas, o cabo anselmo bíblico depois de denunciar Jesus enforcou-se, em versículo bem adiante leu a afirmação de: faça você o mesmo, matou-se e São Pedro ainda a questionar se burrice é atenuante. 

  21. Paulo, escrevendo a Timóteo,

    Paulo, escrevendo a Timóteo, disse: “Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior.” (1 Tm‬ 1.15). Nesse único versículo está registrado a base do ensinamento bíblico a respeito da Salvação! Não há Salvação em nenhum outro além de Jesus Cristo! Ele veio ao mundo para salvar os pecadores! Essa foi a sua missão: “Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele” (João‬ ‭3:17‬). Todavia para que a graça salvadora seja alcançada é necessário que admitamos nosso próprio fracasso e a necessidade de um Salvador!

    Paulo, apóstolo, instruído na lei, judeu de nascimento, ensinado aos pés de Gamaliel, versado nas Escrituras, se considerava “o pior dos pecadores”. Como necessitamos aprender com este veterano apóstolo!! Escrevendo aos Romanos, no capítulo 12, verso 3, ele ensina: “Por isso, pela graça que me foi dada digo a todos vocês: Ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, ao contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu.”

    Ter um conceito equilibrado de si mesmo é compreender que, embora sejamos pecadores, Deus nos amou tanto que foi capaz de enviar o seu único Filho para morrer numa cruz pelos nossos pecados, como prova suficiente e definitiva desse amor (Jo 3.16). Sei que não é nada fácil conviver com essas duas realidades, isto é , que somos pecadores, indignos, mas ao mesmo tempo amados por Deus! Todos temos nossas “crises” de consciência! Eu tenho muitas! Mas talvez seja exatamente isso que Deus queira! Afinal, quem não as tem não necessita de um Salvador, não carece de perdão, pois pra esse tipo de pessoa não há nada do que se arrepender! Dessa forma, não pode dizer como Paulo: eu sou o pior dos pecadores! Tal indivíduo jamais poderá ser justificado pelo sangue de Jesus! ✝️

      1. E tem um monte de lugares para eles escreverem.

        O que tem de Blog, YouTube, Facebook e mais o que quiserem de locais para CRENTES lerem, escreverem, citarem a bíblia, discutirem qual a religião que está mais certa e daí por diante, é uma infinidade.

        Meus bons amigos, isto é um site de política, e laico, por favor, procurem a sua turma e não percam seu tempo conosco, o inferno nos aguarda e vocês que estarão no céu tocando harpa poderão olhar para baixo e dar um tchauzinho.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador