PT reafirma candidatura de Lula e lança plano de governo

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Para o PT, plano de governo deve impedir o desmonte do país, criar emprego, renda e retomar o crescimento (RICARDO STUCKERT)

da Rede Brasil Atual

PT reafirma candidatura de Lula e lança plano de governo

Evento ocorreu em frente à sede da Polícia Federal onde Lula está preso, em Curitiba. Com sete eixos, programa será sistematizado até julho

por Redação RBA

São Paulo – Em um gesto simbólico de reafirmação da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silvaàs eleições de outubro, o PT lançou os sete eixos temáticos do seu programa de governo nesta terça-feira (24), em frente à Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, onde Lula está preso. “É fundamental que esse plano de governo possa impedir o desmonte da nação e a venda dos ativos nacionais”, afirmou o presidente da Fundação Perseu Abramo, o economista Marcio Pochmann.

Com altas taxas de desemprego e expressivo aumento da pobreza, Pochmann explicou que as bases do programa de governo do partido estão sendo construídas nos últimos 18 meses a partir de um diálogo unindo a participação de mais de 300 estudiosos, pesquisadores e intelectuais com o “saber popular”. “Estamos organizando esse grande programa para ser implementado de forma democrática a partir de janeiro de 2019”, enfatizou o presidente da Fundação Perseu Abramo.

Os sete eixos temáticos são: sistema internacional, soberania e defesa nacional; participação popular, liberdade, direitos e diversidade. Qual democracia queremos?; integração e coesão nacionais, e oferta de serviços públicos. É possível construir um país mais justo para todos; o que é qualidade de vida para você?; como aumentar a nossa estrutura de bens de consumo; como reduzir a desigualdade e garantir a inclusão social no Brasil; e por último, desenvolvimento econômico e sustentabilidade, como usar recursos naturais e industriais gerando riqueza para todos.  

Coordenador do programa de governo da legenda, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad disse que o trabalho de elaboração do plano será reforçado com a participação de futuros parceiros. “Queremos alargar o nosso campo de visão para sair dessa crise tão braba.” Haddad ponderou que o PT e a Fundação Perseu Abramo, apesar de toda a crise política dos últimos anos, nunca deixaram de pensar e formular propostas para o desenvolvimento do Brasil.

“São 38 anos de história em que o PT produz os melhores textos, por isso fez o melhor governo”, afirmou. Segundo o ex-prefeito e ex-ministro, o partido sempre uniu a produção intelectual dos meios acadêmicos com a participação dos sindicatos e movimentos sociais que, para ele, trazem pontos de vista diferentes e complementares.

Haddad reconheceu que o desafio dos próximos meses é expressar as reflexões e o sentimento popular em um programa de governo capaz de abrir um novo ciclo de desenvolvimento no país. E reforçou a posição do PT em manter a candidatura de Lula. “Ele já fez. Não é que ele ‘deu conta’. Ele foi o melhor.”

Para Fernando Haddad, o ex-presidente deve ser julgado pelo povo brasileiro, em outubro, nas eleições para a Presidência da República. “Quem melhor do que os milhões de eleitores, depois de anos de massacre, para julgar o Lula? Vamos deixar as pessoas dizerem se Lula tem ou não condições de liderar um terceiro mandato.”

A presidenta do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), avaliou que a pergunta deixada no ar por Haddad está sendo respondida pelo povo nas pesquisas de intenção de voto, nas quais o ex-presidente lidera em todos os cenários. “Temos clareza absoluta da estratégia que temos que assumir”, enfatizou Gleisi, reforçando a decisão do partido em manter a candidatura de Lula.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. País interessante esse, ou riem de quê mesmo?

    Um ex-presidente que está preso por crimes que não cometeu, e cuja sentença começou a ser executada antes do fim dos recursos.

    Um partido que tem um candidato que não será candidato pelos motivos expostos acima.

    O que está fora do lugar nas duas frases anteriores?

    Não é novidade para ninguém, nem aqui, nem em qualquer outro lugar do planeta capitalista, que os sistemas judiciários e penais funcionam como esteio das estruturas desiguais.

    Essa é a razão de ser dos aparatos judiciais ao redor do planeta, e seus funcionamentos mais ou menos estáveis ou previsíveis decorrem de variáveis a serem contextualizadas, que se resumem em processos históricos distintos e níveis de desigualdades sociais diferentes.

    Sim, quanto mais desigual a nação, pior é o judiciário e o funcionamento das instituições, mais violenta a sociedade e os órgãos de repressão, e vice-versa!

    Outra cruel coincidência, que não é coincidência coisa alguma, é o fato de que os níveis de desigualdade são maiores onde os complexos de mídia são mais oligopolizados e vice-versa!

    Então, o judiciário brasileiro fazer o que faz é da sua natureza, ou seja:

    É PARA ISSO QUE SERVE O JUDICIÁRIO EM SISTEMAS CAPITALISTAS, GARANTIR QUE A ORDEM NÃO SEJA SUBVERTIDA, NEM MESMO ATRAVÉS DOS DISPOSITIVOS LEGAIS EXISTENTES, QUE DEVERIAM PROPORCIONAR UMA ALTERNÃNCIA DE PODER (QUE NUNCA SE ALTERNA!).

    QUANDO HÁ A MENOR CHANCE DE ALTERAÇÃO DAS ESTRUTURAS DE DESIGUALDADE, SAI EM CAMPO O JUDICIÁRIO PARA CRIMINZALIZAR E NEUTRALIZAR TAIS MOVIMENTOS POLÍTICOS LEGÍTIMOS E LEGAIS!

    Como foi o judiciário alemão quando permitiu e concordou (como cúmplice) com a escalada de autoritarismo nos anos 20 e 30 naquele país europeu, que acabou como nos conta a História.

    Também não hesitou o judiciário dos EUA frente a fraude que “elegeu” George Bush Jr, em 2000, e deu no que deu.

    A Itália passou pela sua Farsa Jato (Mani Puliti) e até hoje chafurdam entre neofascistas, berlusconis e cinco estrelas.

    Podemos concluir então, que o que está deslocado no atual contexto brasileiro não é a ação das suas elites parasitas, ou da subserviência da burocracia judicial aos humores do capital local e transnacional.

     

    O que está fora do eixo é o Partido dos Trabalhadores e boa parte da esquerda narcotizada, que ao invés de montar uma estratégia para enfrentar o recrudescimento do golpe, que está em franco galope, mantém-se no papel de “divertir e distrair” a audiência com essa historinha de candidatura, quando é quase certo que nem haverá eleições.

    Afinal, riem de que os que estão na foto com o candidato-foto?

     

    1. Branco nao, Serjao. NULO

      Basta teclar um número que nao esteja na disputa e confirmar. Por ex, teclar 13, se nao deixarem o PT ter candidato. Quem vota em branco se abstém de votar, quem vota nulo diz que nenhum candidato o representa, e nao tenho certeza mas parece que há uma diferença legal entre os dois tipos de voto e que o voto nulo em percentual expressivo anula as eleiçoes.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador