Análise do Santander era plágio

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O informe que o Santander enviou a clientes vips criticando os rumos da economia nacional sob comando da presidente Dilma Rousseff (PT) contém frases inteiras que foram extraídas de um relatório produzido por outro banco, o Fator, e circulava há um mês no mercado. A informação é da Folha de S. Paulo desta setxa (8), com base em apontamos do Valor PRO.

Segundo a reportagem, o texto foi publicado pelo Fator no dia 3 de junho é do economista Paulo Gala, professor da FGV. Ele não quis comentar se considerou plágio a investida do Santander com os mesmos apontamentos acerca do “pessimismo” e “falta de confiança” com o governo petista.

O episódio colocou o Santander em uma grande saia justa com o Planalto e culminou na demissão de quatro funcionários. Entre eles, Sinara Polycarpo, que, segundo publicação do Brasil 247 dessa semana, faz campanha para o candidato Aécio Neves (PSDB) nas redes sociais. O Santander informou que a opinião dos funcionário não reflete a posição institucional.

Outra empresa do mercado financeiro que decidiu afrontar a gestão de Dilma nos últimos meses é a Empiricus. Conforme mostrou o GGN, no final de junho, a consultoria produziu um vídeo e um relatório entiluados “O Fim do Brasil?” 

Trata-se de um documento inspirado em um vídeo e um relatório da empresa Stansberry & Associates Investment Research (S&A). A versão estadunidense chama-se “End of America”, foi publicada em 2010 e prometia, exatamente como a peça brasileira, uma crise muito mais danosa que a de 2008 caso o país não mude de presidente.

Em suma, o leitor é introduzido numa atmosfera de insegurança financeira e incitado a seguir dicas de quem “sabe do que está falando”. Para saber onde aplicar o dinheiro, o leitor tem de assinar um contrato de consultoria com a empresa.

A Empiricus foi acionada na justiça pela campanha do PT, mas em relação a outros relatórios que ensinam o leitor a se “proteger” de Dilma caso ela seja reeleição. Há outras peças circulando e citando os demais candidatos, mas em outras condições. No caso de Aécio, a Empiricus sugere quais ações vão crescer se o tucano ganhar.

Essa semana, a empresa conquistou o direito de continuar divulgando os relatórios anti-Dilma.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

42 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Para quem pouco conhece o tal “mercado financeiro”

    algumas precisões:

    1 – Empiricus é uma versão “classe média tradicional’ (a que se acha aristocracia) do “telexfree”,

    2 – Banco Fator é um banco de investimento, que não tendo agencias de rua e cujos clientes assinam documentos chamados “declaração de investidores qualificados”, pode pensar e escrever o que quer, já que não tem relações de negócios com empresas ou entidades governamentais. É submetido á controle do BACEN e CVM mas quanto á seguimento de regras, não opiniões ou decisões de negócios.

    3 – Banco Santander tem muitos negócios com empresas ou entidades governamentais (BNDES, Minha casa, minha vida etc…) e portanto pode achar o que quer, mas nunca cuspir no prato que come.

    Fora o fato que os tais “analistas” copiaram texto de outro banco, o que por se só merce a demissão já que são pagos para analisar e pensar e não copiar!

  2. afrontar?

    Quer  dizer que ninguém pode criticar qualquer administração que será considerada uma afronta?  Isso é bem característico de regimes com ranço totalitário, em um regime democrático cada um faz a critica que quiser, cada um  lê o que quiser e no futuro cada um verá o que foi acertado nestas opiniões e o que foi paixão politiqueira.

    1. Cuidado, Valter. Você também

      Cuidado, Valter. Você também está criticando. A polícia secreta da Dilma já sabe seu IP, seu endereço e dentro de 5 minutos vai arrombar a sua porta…

    2. vc vê algum ranço autoritário

      vc vê algum ranço autoritário do  PSDB, que entrou na justiça e tirou do ar a inserção “volta ao passado” do PT.  

        1. Veja bem!

          O PSDB não aceitou a propaganda política de um partido político que apertou os calos da tucanada. O Santander não é partido político, portanto, não poderia fazer propaganda política. O que o banquinho espanhol fez foi panfletagem sem autorização dos seus clientes. Imagina se o Banco do Brasil ou Caixa fazem o mesmo que o satander, acusando o aecio de privatista?

          1. Banco do Brasil e Caixa usam

            Banco do Brasil e Caixa usam recursos publicos,qualquer um pode declarar opinião contra o governo de acordo com a lei.

            O que o governo petista faz é um cala boca geral senão vai ter retaliações.

        2. de graças a deus que o PT não

          de graças a deus que o PT não entrou com um processo “no seu democratico imperio da lei” contra esse banco.  

  3. Caro Nassif e demais 
    Não é

    Caro Nassif e demais 

    Não é plágio, é apenas panfletagem do sistema financeiro, que quer derrubar Dilma e se apossar ainda mais do Brasil, via Aécio.

     

    Saudações

    1. ja apossou

      Avelino a banca ja apossou ainda da mais do brasil com o aval do seu adorado governo petista!!!! kkkkk vc não quer ver não é mesmo, fanático é complicado demais viu.

      1.   O que nem ele nem eu

          O que nem ele nem eu queremos ver são as tais “medidas impopulares” postas em prática.

          E você ainda banca o neutro, KKKKKK!!!!

  4. Será a tal Cinara Polycarpo

    Será a tal Cinara Polycarpo parente daquele senhor que já esteve envolvido nos escândalos criados pela revistinha inVEJA?  Seria prudente investigar esse elo.

  5. Não é plágio

    Não houve plágio, mas homenagem. Na verdade, os analistas dos dois bancos limitaram-se a reproduzir o press release (pois em inglês fica mais elegante) do Instituto Millenium…

    1. Não é mesmo

      … o qual, por sua vez, se limita a chupar os ensinamentos do ilustre Professor Hariovaldo de Almeida Prado, que, a seu turno, é apenas um humilde missionário do catecismo de São Serapião.

      Donde se conclui que o malfadado relatório nada mais é do que uma singela profissão de fé serapiônica.

  6. Quando um governo pede para

    Quando um governo pede para demitir funcionário de empresas privadas por dar opinião contra o governo, é sinal de alerta.

    O que pode acontecer depois pedir a prisão de quem opina contra o governo.

    Vai ser criado o crime de propaganda “inimiga”?

    Espanta a defesa da militância.

    1. O governo não interferiu nas
      O governo não interferiu nas demissões. Seria um suicídio político por um motivo besta, tipo raivinha de criança.
      Qualquer empresa de grande porte precisa dialogar com o governo, independente de que partido for.
      Os executivos do Santander podem até apoiar o Aécio, mas ninguém ali rasga dinheiro.
      Gerentes e analistas são substituíveis. Confiança, não. É um tipo de bem intangível que leva anos para se construir. O banco preferiu mandar um recado ao governo sinalizando parceria, que comprar uma briga da qual sairia derrotado.
      Recado recebido, vida que segue.

    2.   Ah, que dia feliz!!!
        Você

        Ah, que dia feliz!!!

        Você se converteu em um defensor dos oprimidos por governos!!! Mal posso esperar por seus incansáveis protestos pela libertação do jornalista Carone, preso pela máfia mineira do Aécio PSDB.

    3. passou pela sua cabeça o BB

      passou pela sua cabeça o BB enviar a seus clientes em Madri essa menssagem em seu extrato:

      “espanhois,  para se  proteger do seu Rei corrupto, derrubem a monarquia”

  7. Analistas?

    Então é assim que se fazem as analises no mercado financeiro? Um “copia e cola” entre eles, operado por pessoas comprometidas com o candidato A ou B? Os clientes sabem disso? Sabem que estão sendo manipulados por um bando de preguiçosos que se aproveitam do cargo que ocupam para ferrar com a economia, espalhar o panico infundado e, de quebra, fazer campanha eleitoral? Que merda  é essa? É sempre assim? Tem algum “trocadinho” por debaixo do pano para esses analistas espertos?  É lixo puro e ainda querem cagar regras para o governo.  

  8. Nova crise.

    Acho que cedo ou tarde uma nova crise ecônomica vai explodir. Mas não por causa de Dilma ou o PT, mas pela expeculação financeira selvagem, desonestas e sem limites que entidades como essa Empiricus promove. A crise de 2008 foi fruto de expeculação financeira e “liberalismo” ecônomico dos lobos de Wall Street.

  9. é o face, podem crer

    igualzin ao faicsbuque, curtir e compartilhar… ai depois, quando o troço desanda, a merda já tá na rua e culpa-se o estagiário.

  10. “Como se defender do Aécio, (leia-se Armínio)”

    E eu convoco todos que não são executivos de banco, são correntistas, a “se defenderem do Aécio”, ou melhor do Armínio.

    Para começar, explicar aos coxinhas do Faceburro o que é o que é nessa bagunça toda. E que apesar do PT “ser isso e aquilo”, é melhor pensar duas vezes antes de ficar de quatro. O “negócio” é grande, socorro!

  11. O Delfim Netto comentou sobre essa

    bobagem desse banco estrangeiro, algo como: 

    “Agora em diante ninguém mais vai acreditar em relatórios de bancos.”
     

    E eu acho que banco nunca deve se meter em astrologia. 

  12. E toca o berrante que a boiada está atenta

    Taí o “modus operandi” dos especialistas e analistas de mercado.

    Toca o berrante e a boiada vai atrás.

    Quando a gente escuta o “especialista” Mailson da Nóbrega – que deixou a inflação em 80% – dando as cartas é porque a coisa é a base do berrante mesmo.

    E toca o berrante……..

     

    1. Vai lá… Bota teu cuto dinheiro na mão dessa gente

      Ou seja, basta tocar o berrante para a boiada ir atrás? Aí você aplica seu curto dinheirinho com base nessas avaliações “abalizadas”? É assim que essa gente trata teu dinheiro? Na base do berrante? Tô fora.

  13. Manifesto Satãnder contra Dilma

    A jogada do poder econmico e do quarto poder (TV, Radios, jorais e revistas), já foi usado nos 40 anos do regime militar e nos oito anos de FHC que consistia em dar gargos de confiança, de chefias, de reitores de faculdade, de diretores de diretores de escolas, de presidententes e gerentes de estatais e bancos, etc. a pessoas fracas moralmente, pessoas faceris dre sr  manobrtadas, capazes de fazer qualquer sujeira para se manter no cargo.  Eles sabem que o Aécio  é facil de manobrar, tanto é que até hoje quem manda na sua vida e decidsõerds ´re a sua irmã.  Com Aécio eles vão deitar e rolar, sem dó nem compaixão.

  14. Falta agora demitir o autor

    Falta agora demitir o autor do original, o tal professor da FGV. SENÃO……………..

    Mas francamente, que grotesco episódio. Governo de jacus.

  15. SATANder faz política sim

    http://www.brasil247.com/pt/247/pernambuco247/149498/Antes-de-informe-Santander-fez-doa%C3%A7%C3%A3o-de-R$-11-milh%C3%A3o-para-PSB.htm

    Antes de informe, Santander fez doação de R$ 1,1 milhão para PSB

     

    8 de Agosto de 2014 às 15:47

     

    247 – Duas semanas antes de disparar o polêmico informe que causou a demissão de quatro funcionários, o Santander fez três doações que somam R$ 1,1 milhão ao Diretório Nacional do PSB, do candidato Eduardo Campos.

    A carta, enviada para clientes de alta renda no Brasil, relacionava a reeleição da presidente Dilma Rousseff com a piora do quatro econômico no Brasil. Depois de causar um mal-estar com a divulgação do texto na imprensa, o banco pediu desculpas.

    Como mostra reportagem do portal Uol, as doações estão registradas na primeira prestação de contas dos candidatos, comitês e diretórios dos partidos, que foi divulgada na última quarta-feira 6.

  16. esse episódio não teria

    esse episódio não teria importancia laguma se não fosse repercutido amplamente até agora pela grande mídia.

    de um boletim sacana para 0,2 por cento de clientes foi jogado como uma bomba como se todo o mercado pensasse cem por cento igualmente.

    é por isso que a folha persiste nesse  assunto

  17. Um ano depois as tais

    Um ano depois as tais “análises pessímistas” demonstram-se a mais pura verdade. Sinara Polycarpo, os Economistas da Epicurus e Paulo Gala acertaram em cheio. Depois da vitória de Dilma a economia brasileira está indo ladeira abaixo, inflação aumentando, dolar disparado, etc… Quem não entende do Brasil é Lula, PT e todos aqueles defenderam a censura previa dos analistas economicos. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador