Semelhança com Lula torna Marina um “complicador” para o PT, diz Feldman

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Entrevista concedida a Cíntia Alves e Luis Nassif

Imagem: Pedro Garbellini

Em entrevista exclusiva ao GGN, Walter Feldman, porta-voz da Rede, diz que essa eleição será a “disputa do século” entre Marina e seu antigo partido. “É tirar ou não o PT do poder”

Jornal GGN – No início de setembro, cumprindo agenda de campanha em São Paulo, o ex-presidente Lula, incomodado com a notícia de que Marina Silva (PSB) chorou ao citá-lo em uma entrevista na qual ela critica o PT, reagiu sugerindo que Marina ainda estava ressentida por não recebido apoio para disputar a eleição de 2010. “Eu tinha que escolher [naquele ano] aquela [candidata] que eu achava a mais preparada. Se a companheira [Marina] está chateada porque eu não escolhi ela, paciência”, rebateu.

Muitos anos se passaram desde que Marina deixou o primeiro escalão do governo Lula e o próprio PT, legenda na qual militou por décadas. De lá para cá, Marina passou pelo PV; tentou, sem sucesso, emplacar a Rede Sustentabilidade e, sem saída mas com a ânsia de disputar novamente o cargo máximo do Palácio do Planalto, ela fez as malas rumo ao PSB. Consigo, arrastou uma legião de seguidores dissidentes dos mais distintos partidos. Entre eles, Walter Feldman.

Ex-tucano, Feldman é hoje o porta-voz nacional da Rede Sustentabilidade e um dos braços direito de Marina na campanha do PSB. Em entrevista exclusiva ao GGN, ele saiu em defesa de Marina e rebateu a fala de Lula, a quem comparou com a amiga pessoal por causa da origem humilde de ambos. “Lula, como sempre, age como um bom marqueteiro”, disparou.

“Quem conhece Marina sabe que ela não se pauta por ambições eleitorais, nem mesmo políticas. Ela tem uma profunda reflexão humanista da compreensão do seu papel na realidade brasileira. Nem aqueles que não a conhecem acreditariam nessa versão [de que ela saiu do PT por ter sido preterida por Lula]”, emendou.

Segundo Feldman, Marina deixou a gestão Lula e o partido graças a uma “enorme contradição com a visão ambiental do PT, particularmente na relação com a presidente Dilma [Rousseff], que já mostrava ser a opção de Lula – não a eleitoral, mas a opção de modelo de Estado e de governança, que era algo contraditório ao que Marina pensava.”

Marina virou para o PT aquilo que os mais experientes na política chamam de verdadeira oposição. Ela saiu, em tese, das entranhas do partido que hoje está estabelecido no poder, e é quem reúne, de acordo com as últimas pesquisas de opinião, mais condições de impedir a reeleição de Dilma. Feldmann considerou o cenário um desafio para a situação, que terá de lidar, ainda, com outra particularidade de Marina: o potencial de suceder Lula na popularidade.

Foto: divulgação

“Marina é um complicador para o PT. Ela tem uma origem tão ou mais sofrida que Lula. Tem um carisma, no mínimo, igual ao de Lula. Só não teve tempo de construir um partido [a Rede, que não atingiu o número necessário de assinaturas para ser homologado pelo Tribunal Superior Eleitoral]. Mas eram tempos e situações diferentes [a construção do PT por Lula, e da Rede, por Marina]. Havia, naquele período, uma possibilidade de ampliação maior do que existe hoje. Mas o sentimento de mudança hoje talvez seja maior do que naquele período”, ponderou Feldman.

E com Dilma, Marina guarda alguma semelhança? Para Feldman, as duas são diferentes porque Marina não tem medo de ser “aquilo que ela parece ser”, disse. “Ela é como diz Gandhi: ‘Eu sou a minha mensagem’. A Marina é o que expressa, não é diferente na vida pessoal. Ela é, eu diria, inflexível em princípios e valores. Mas ela entende que politica é uma mediação permanente.”

Apesar de colocar ambas as candidatas em polos opostos, Feldman reconhece que esta eleição tem tudo para ser uma das melhores da história no que tange o debate em torno de propostas. Para ele, o diferencial de Marina é ter compreendido a insatisfação da sociedade melhor que os concorrentes, e ter optado por uma “aliança programática” com Eduardo Campos.

“Na nossa avaliação, nós contribuímos para elevar o nível do debate e discutir o Brasil. Hoje, nós sabemos, parcialmente, o que cada candidato pensa sobre os variados temas. É uma realidade, e é muito melhor do que foi em 2010. Precisamos aprofundar, e isso vai acontecer no segundo turno, que será o embate do século. Porque são duas pessoas [Dilma e Marina] que tem origens semelhantes, mas posturas, compromissos e histórias muito diferentes, e é um debate sobre a manutenção ou não do PT no poder”, frisou.

Foto: divulgação

Segundo Feldman, a campanha de Marina está tranquila com os resultados das pesquisas eleitorais. Nelas, a ex-ministra vem oscilando para baixo na escala. A candidata entrou na disputa após a morte de Eduardo Campos, em 13 de agosto, atingindo um pico entre o eleitorado que acabou resultando em um “chega pra lá” em Aécio Neves (PSDB). Mas as últimas sondagens mostram um refluxo no desempenho de Marina. Para Feldman, isso era esperado pela equipe e o importante é que ela tem conseguido “manter a estabilidade nas intenções de voto”, mesmo enfrentando “ataques ferozes” dos adversários.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

52 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Marina se parece é com Aécio, até parece aquela dúvida de balcão

    Marina se parece é com Aécio, até parece aquela dúvida de balcão de farmácia: Levo o genérico ou o similar?

  2. Arroz com feijão

    Bláblá tem que comer ainda muito arroz com feijão para ser digna sequer de amarrar os cadarços de Lula.

    Volta pra floresta das uvas do Levítico, fadinha do WWF. Seu pai no alagado tem muito a dizer sobre sua “semelhança” com Lula.

  3. Este Feldman é um grande

    Este Feldman é um grande gozador. Para a Marina chegar a ter 1% da popularidade do Lula vai ter que comer muito feijão. Eu acredito tanto que ela não se paite por ambições políticas, quanto creio em Sacu Oererê e Papai Noel.

  4. Marina, semelhante a Lula?

    Marina, semelhante a Lula? Ridiculo. Isso é mera propaganda- fajuta- de Feldman. Estão tentando fazer uma contra-ofensiva dada a queda( ESCONDIDA pelo PIG) de Marina nas pesquisas.

    Xo, Marina, Xo!

  5. feldmann diz que ela é

    feldmann diz que ela é inflexível,

    mas o diz e depois o desdiz de marina não confirma isso.

    que será uma disputa acirrada, isto será, certamente.

    mas acho que há uma virtude

    mesmo nestas eleições.

    os dados estão lançados entre dois projetos:

    1) COM DILMA

    o que deu certo até agora nestes últimos doze anos

    e o legado que permeia a

    possibilidade maior de

    deslancharmos economica e politicamente no  próximo período.

    2)com marina e seu projeto de

    retorno aos velhos tempos da política

    neoliberal que quebrou o

    país tres vezes na era

    fernandenriquista.

    é escolher certo

    pra não entrar no caos.

  6. Semelhança?

    Está apelando o Sr. Feldman!  A semelhança é a mesma que existe entre um colibri e uma cobra!  Que falta de percepção, Sr. Feldman!!!!!

  7. As semlhanças entre Lula e

    As semlhanças entre Lula e Marina se dão apenas na trajetória de origem pobre (como milhões de brasileiras e brasileiros) que chegaram a ter  projeção nacional. Mas param por aí. Em Lula, a trajetória de vida resultou num ser humano generoso, lutador e consciente da sua responsabilidade em tornar o Brasil um país livre e soberano, com perspectiva de inclusão social e mudança na desigualdade e oportunidade. Em Marina resultou numa pessoa amarga, ressentida, vingativa, oportunista, de visão estreita e deasaguou numa candidata entreguista e aliada de tudo contra o que lutamos a vida toda. Portanto, “Waltinho” recolha-se aos redutos dos jardins e para de falar  bobagem

    1.  Pode, ao invés dos “redutos

       Pode, ao invés dos “redutos dos jardins”, voltar pra Londres. O homem, segundo li no Balaio do Kotscho, foi durante um bom tempo “coordenador de grandes eventos” do governo de SP naquela capital européia. Se a informação procede, parece que em Londres está sediado o QG de Marina.

  8. Esses “tucanóides”

    … sim “tucanóides” agora chamam-se, abandonando o ninho tucano… mas a plumagem, cada vez mais rala, é a mesma… este já andou pulando por vários galhos e agora acha que encontrou o ninho certo porque encontrou uma ex-pobre – morando em ninho emprestado pelo dem.

    “Ela tem uma origem tão ou mais sofrida que Lula.”

    … será candidata a Gata Borralheira?… não era o Silvio Santos que tinha uma programa “Cinderala por uma noite?… quem sabe por ai a terceira change?

    … se origem humilde ganha-se eleições o Lula teria sido eleito em 89 e não perderia mais duas vezes.

  9. Não tem nada parecido.
    Lula

    Não tem nada parecido.

    Lula foi fundador do PARTIDO DOS TRABALHADORES.

    MARINA, se fez com ajuda do Partido dos Trabalhadores.

    Saiu, para o PV quis criar um partido não teve liderança para tal. Agora é do PSB,  não vai ter tanto apoio assim.

    Dra. Erondina  ficou furiosa com apoio de Maluff a eleição do prefeito de São Paulo, agora vai ter que engolir um pior, Bornhausen do DEM, partido minguante.

     

  10. Inverossimilhança

    Não há verdade alguma no depoimento do Sr. Feldman, porta-voz de um grupo de fantoches representado por uma personagem caricata, egocêntrica e oportunista,

    Pessoas sem ideais, descrentes do potencial humano, meros serviçais das elites antropofagicas e de seu modelo caquético de sociedade.

    E uma falsidade ecológica, por natureza.

    Sinceramente, não encontro adjetivo para poder qualificar tamanho desserviço à humanidade…

  11.  Como assim “Quem conhece

     Como assim “Quem conhece Marina sabe que ela não se pauta por ambições eleitorais, nem mesmo políticas. Ela tem uma profunda reflexão humanista da compreensão do seu papel na realidade brasileira. ? Ah, conta outra. O corpo de Campos ainda nem tinha sido enterrado e ela já estava fazendo campanha. Não vacilou um segundo em aceitra ser a candidata. Desde então faz essa campanha nojenta, cheia de contradições, de calúnias, de censura ao programa do PT, se faz de vítima, chora, e tenta colocar a culpa da baixaria nos outros. Pensam que somos uns idiotas? Ela quer ser presidente sim, ter poder e para isso não hesitou sair de um partido, entrar noutro, e noutro e noutro.  Que o Brasil não tenha este destino de ter Marina como presidente!

  12. Quem acredita nisso, acredita em tudo.

    “Quem conhece Marina sabe que ela não se pauta por ambições eleitorais, nem mesmo políticas.” (…)Segundo Feldman, Marina deixou a gestão Lula e o partido graças a uma “enorme contradição com a visão ambiental do PT, particularmente na relação com a presidente Dilma [Rousseff], que já mostrava ser a opção de Lula – não a eleitoral, mas a opção de modelo de Estado e de governança, que era algo contraditório ao que Marina pensava.” (…)Para ele, o diferencial de Marina é ter compreendido a insatisfação da sociedade melhor que os concorrentes, e ter optado por uma “aliança programática” com Eduardo Campos.

    Feldman tem uma cara de pau bastante avantajada pra chamar os outros de “marqueteiros” enquanto apresenta, sem nem piscar, uma “análise” ridiculamente adocicada (pra nao dizer falsa) da realidade, carregada de spin político. Pinta Marina de santa impoluta e separa a atuação “pragmática” da candidata, desde que embarcou no projeto-planalto, da “velha politica” que ela denuncia nos concorrentes.

    Mas como definir atitudes como trocar de partido como quem troca de roupa ao sabor das conveniencias eleitorais, fazer alianças de ocasião com setores que contrariam os critérios que ela declara seguir, renegar plataformas que sempre defendeu pra se adequar aos desejos de cabos eleitorais e de um publico alvo que identificou como propicio a embarcar nessa onda? 

    Aliás, esse é o fato que melhor desmente o papo de “Marina tem uma missão” e desnuda que na verdade “Marina tem uma ambição”: o fato de que, apesar do papo de “ganhar ganhando”, o “projeto” de Marina é uma geléia que tenta se adequar ao buraco que imagina identificar na vida politica brasileira. Marina nao quer levar a politica certa para o Planalto, ela quer chegar ao Planalto e pra defende qualquer politica que colar melhor com quem caiu no conto do “descalabro”. O pastiche que ela chamou de “programa de governo” e desde então nao parou de retificar é a prova mais contundente disso.

  13. Precisa comer mais feijão.

    Márketim político é algo inevitável em nossos tempos, mas o Sr. Feldman há de convir que falta a Marina justamente o que sobeja em Lula, sendo as duas figuras assemelhadas, pelas aparências, no discurso do porta-voz da Rede (parênteses: eita nomezinho marketeiro para um partido! não foi à-toa que nem conseguiram criá-lo…). Não basta haver histórias pessoais acerca de origem humilde e sofrida para se igualar as trajetórias das personagens políticas em pauta: é preciso haver algo que sustente e prossiga uma história pessoal na história coletiva, a história de outras singularidades que tem algo que as une além de uma mera identificação pela imagem, pois esta pode ser fugaz, enganosa e é vazia se não tem lastro social, se não se ancora em ações, reflexões e realizações. Lula é a mais importante liderança política do Brasil pela conjunção de sua singularidade com as milhões de outras singularidades de uma história coletiva.

    1. [  a história de outras

      [  a história de outras singularidades que tem algo que as une além de uma mera identificação pela imagem,]  Lula quando só nunca conseuir ganhar nada. Mas quando se juntou com singularidades como Sarney, Renan, Collor, etc…, foi um estouro de  votos

  14. São iguais mesmo, Feldman…

    São iguais mesmo, Feldman… Até hoje eu ainda confundo os dois; acho que é por isso que o Lula não usa coque e a Marina não deixa a barba crescer. Ninguém merece… Por essas e outras é que eu prefiro o Serra; pelo menos, não tenta parecer sério.

  15. Não, de maneira nenhuma,

    Não, de maneira nenhuma, impossível, comparar Lula com Marina. É querer forçar demais. Vou além: é desonestidade intelectual. 

    Lula se ergueu puxando pelos próprios cabelos. Chegou e se estabeleceu pela capacidade insuperável de liderar, portanto de ser ouvido, seguido e admirado. 

    Lula tem uma intuição(ou “tino”) fora do comum. Representa bem aquele mote muito comum no segmento empresarial: do nada ao infinito. 

    O máximo que a Marina pode falar com relação a ele é que foi sua cria, que nele se espelha e se espelhará. E nada mais. Vida sofrida há milhões por aí. Isso é contingente. Não serve como referencial. 

    Antes que me chamem de fanático lulista, aviso: não sou isso. Vejo nele muitos defeitos, uns até indefensáveis. Entretanto, não posso negar o inegável: ele é uma pessoa diferenciada. Única. Um “Pelé” na política e como líder de massas.

    Confesso que das muitas coisas que me fazem antipatizar Marina Silva uma em destaque é o seu imenso ego. A vontade de se impor como referência, ser especial sem ter credenciais para tanto. É apenas mais uma brasileira que ralou, deu duro na vida, soube fazer boas amizades e tirar proveito delas, sensível e com algum talento para se destacar. E só. 

    Talvez em outra encarnação – se existir – renasça com uns 50% dos diferenciais do Luiz Inácio. 

  16. Bateu o desespero total.Para

    Bateu o desespero total.

    Para evitar o (a) naufrágil tentam colar a imagem de Marina na de Lula

    (…)oh, quão dessemelhante…
    Estás e estou do nosso antigo estado
    Pobre te vejo a ti, tu a mim empenhado
    Rico te vejo eu, já tu a mim abundante
    (…), oh, quão dessemelhante
    A ti tocou-te a máquina mercante
    Quem tua larga barra tem entrado
    A mim vem me trocando e tem trocado
    Tanto negócio e tanto negociante

    ….

    Oh, virgem mãe puríssima…
    Bandeira branca enfiada em pau forte…
    Trago no peito a estrela do norte
    Bandeira branca enfiada em pau forte…
    Bandeira…

    Gregório de Mattos

  17. Nos site de apoio a Maria, e

    Nos site de apoio a Maria, e entre algumas comunidades evangélica, já dão como certa a vitoria da Marina.

    Nesses site e comunidade sou persona non grata.

    Encho o saco deles com matéria negativas sobre a Marina.

    Já fui excluido de vários.

    Os marineiro estão com apego muito grande com a Marina, o mesmo que ocorre com o Lula para os petistas.

    Daí talvez venha a comparação do Feldeman.

    Comparação infeliz, o Lula nunca se aliou à membros da direita para conseguir o poder.

    Algum grupo irá ficar frustado nas próximas eleições, espero que sejam os marineiro.

    Agradecemos, mas o país no momento não está precisando de mudança.

     

  18. O desempenho de Marina Silva ocorre devido ao apoio da mídia

    A dificuldade do PT se dá pelo fato de estar enfretando candidatos apoiado pela grande mídia.

    Desde de 2006 a maior da grande mídia vem dando espaço para candidatos de oposição ao PT, primeiro para provocar o segundo turno, e depois tentar eleger um candidato do PSDB.

    Heloísa Helena só não teve um espaço maior na grande mídia em 2006, por ter se posicionado a esquerda do PT, mesmo assim conseguiu quase 7% dos votos válidos.

    Em função da resistência da maior parte do eleitorado ao PSDB, em função das lembranças dos governos de FHC, agora em 2014, com Marina Silva roubando o discurso do neoliberalismo econômico do PSDB, esse maior espaço na maior parte da grande mídia se transformou em apoio formal a Marina Silva,  com a maior parte da grande mídia quase que desistindo totalmente de Aécio Neves.

    Boa parte do desempenho de Marina Silva nas pesquisas eleitorais, se deve a forma como ela entrou na disputa eleitoral. Muito provavelmente se tivesse participado de todo processo eleitoral como cabeça de chapa, e com o atual programa de defesa do neoliberalismo econômico, teria se desgastado muito mais do que na atual circunstância.

    Caso ocorra o segundo turno, haverá um tempo considerável para um desgaste maior da candidatura de Marina Silva, que deve ocorrer em função do debate das questões econômicas.

     

  19. Esse é outro que devia ir

    Esse é outro que devia ir para Pernembuco catar coquinho nas ladeiras de Olinda. É uma piada ! São pessoas desse Naipe que estão rodeando a Marina, que (caso ganhe) poderá lhes salvar as almas das profundezas do inferno que ficarão após as eleições. Como devem estar proibidos de falar nos “programas da Marina”, pois ela se enrola cada vez mais: Vai manter todos os programas do PT e ainda criar outros. E os banqueiros deixarão ? “Meu pirão primeiro” é o lema deles todos, mesmo se a farinha for pouco e até faltar. Desculpem , mas estou ficando prá lá de Marrakeshi !

  20. é sério??
    ” Ex-tucano,

    é sério??

    ” Ex-tucano, Feldman é hoje o porta-voz nacional da Rede Sustentabilidade”

    Alguém precisa avisar o Feldman que ele é porta voz do nada e que Marina já se  bandeou!!  A ex-seringueira, ex-PT, ex-PV,  e”x”-vangélica ex-ministra, ex-senadora, ex-LGBT, ex-Rede Sustentabilidade, “ex”-corpião, havia dito que ficaria na sigla de Campos só enquanto estivesse em  campanha, e que depois voltaria para o projeto da Rede Sustentabilidade….MAS…. como é de conhecimento de todos…..o discurso agora é outro e seu futuro incerto….A verdade é que  ninguém sabe de nada…nem ela mesma!!!

    1. Marina ex-tudo
      Realmente, esse negócio de ser ex-tudo não dá, assim como chorar frente ao público, meio vítima. Prefiro Dilma, metida, teimosa, afirmativa.Sua vitalidade me faz lembrar de Brizola, que ia em frente, não tava nem aí para bobagens. Veio e, com outras pessoas legais deu uma varrida afastando o PSD da época no Rio ,Amaral Peixoto e herdeiros como Moreira Franco e outros. “Melhor cheio de si / do que / sem si”

  21. Marina deixou de ser ela

    Marina deixou de ser ela própria para disputar a Presidência em 2010 e agora em 2014, o que é lamentável, principalmente por seu passado de lutas ao lado de Chico Mendes.

    E nestas eleições, tenho visto ela se esforçar para ser uma mistura – dependendo da ocasião – de Lula com FHC. Lula pelas histórias de dificuldades, etc, etc. FHC em alguns de seus discursos (incompreensíveis para mim). E ainda tem um terceiro elemento: o do pregador evangélico (principalmente quando se diz vítima, chora, etc, etc.) Já disse em outra ocasião, se alguem puder desperdiçar 5 minutos de seu precioso tempo e assistir alguma pregação de um pastor televiso, tipo o Waldomiro Santiago, verá as notáveis semelhanças. E o pior da campanha do segundo turno, é esta senhora falando dez, repito, DEZ, minutos na televisão!!! Ninguem merece….

     

  22. Melhor que ser cego

    Melhor ler isto do que ser cego, mas que quase causa uma ceratite é fato.

    “Quem conhece Marina sabe que ela não se pauta por ambições eleitorais, nem mesmo políticas. Ela tem uma profunda reflexão humanista da compreensão do seu papel na realidade brasileira. Nem aqueles que não a conhecem acreditariam nessa versão [de que ela saiu do PT por ter sido preterida por Lula]”, emendou.

     

    Tem ambições eleitorais não, afinal ela é apenas o Messias.

  23. Comparar as origens de Marina

    Comparar as origens de Marina às de Lula até vá lá. Mas para aí. A capacidade de realização de Lula, o brilhantismo das idéias. A espontâneidade que sempre dá certo, ele diz coisas que chocariam se estivessem fora do contexto, muitas pessoas inteligentes, brilhantes mesmo se perdem no improviso, Lula se enriquece. Sempre clico em seja lá o que ele disser porque já sei que aí tem uma coisa que estava faltando ser dita exatamente naquele momento. Não estou dizendo que ele é perfeito, isto não existe, mas Lula é um ser absolutamente diferenciado. Será um mito para os brasileiros de daqui a 100 anos. Sarney acorda, Lula não passará. E Dilma, é séria, inteligente, competente, corajosa. A pessoa certa para substitui-lo. Precisa um pouco mais de força e não entrar em algumas ondas do genial Santana, como um exagerado desejo de mostrar combate à corrupção. Enquanto ela fazia a fala de corrupção no programa de hoje valeria muito mais usar aquele tempo pra mais exemplos como da garota com a mãe, o médico de Brasilia de outro dia, as familias com as chaves das casa, a grandiosidade das obras (como antes de ontem). O Povo vota nela porque sabe que ela faz e não porque manda ninguém pra cadeia. E O Zé precisa sim, de uma acordada e ver que é uma guerra da Elite pra ter o bolo sempre bem crescido e o povo que perca o seu fermento. É preciso que quem é PT que o seja, sem pruridos tipo: vejam como sou republicano e, quem não for se bandeie logo.  “Lei dos médios” já. 

    1. [  Mas para aí. A capacidade

      [  Mas para aí. A capacidade de realização de Lula, o brilhantismo das idéias.]  mas só tivemos como saber disto pelo fato de Sarney , Maluf, Renan, etc, brasileiros do mais alto nível,  nos deram uma chance de conhecer. Se Marina ganhar e nada fizer, nos conte isso depois.

  24. Feldman, a Irmandade, o Blog

    Feldman descobre o Brasil, e o Blog destaca a obviedade! O peso da Marina é incontestável numa eleição (só não é em blogs bem informados e de militân- cia de tão alto nível…Como é superprevisível,e maçante, a Irmandade insiste,em fazer militância “conscientizadora” e/ou eleitoral como luta de O Bem contra O Mal: Marina é tudo de ruim,Dilma é tudo de bom, ou Marina tem quase tudo de ruim e Dilma tem quase tudo de bom(bater tecla, tb. bato).Chiliques houve qdo. Wanderley Guilherme dos Santos,num post-título falou de o PSB sendo partido de esquerda, neste instante na corda bamba.Há exce- ções que abominam tal nível de “discus- são” que termina de enxotar(além dos que já enxotaram)alguns bons participantes visitantes,não-cadastrados ou que pediram cadastramento.Uma enorme maioria nunca se manifesta, aposto. Ri.

    1. “ Lo que los hombres quieren no es el conocimiento, sino…

      “ Lo que los hombres quieren no es el conocimiento, sino la certidumbre “

           – Bertrand Russell

       

  25. PT disputa eleição apenas contra o ódio. Marina é zero

    Uma candidata que em 24 horas desmente seu programa a partir de uma bronca de Malafaia, não tem substância para nada. Uma candidata que diz que abomina as grandes reservas de petróleo de seu país, em qualquer outro lugar do mundo seria internada num hospício ou acusada de traidora. Uma candidata que cometeu crime eleitoral utilizando-se de um jato de origem suspeita e recebendo doação de campanha ilegal, nem deveria estar na disputa ainda.

    Infelizmente quem manda no Brasil é Globo e Veja, apenas por isso Marina existe.

  26. É só muito blá blá blá.
    Não

    É só muito blá blá blá.

    Não tem semelhança nenhum é so comparar os dois projetos de governo, totalmente opostos.

    O PT com um programa de desenvolvimento com inclusão e Marina com um projeto neoliberal.

  27. Uma velha tática da direita sem voto é buscar um “semelhante”

    Uma velha tática da direita sem voto é buscar um “semelhante” que, como se sabe, de semelhante não tem nada. As diferenças entre Marina e Lula são antes de tudo de classe. Hoje Marina está com o Itaú e só no regabofe com os banqueiros, abutres e cia. Lula continua com o povo.

  28. Feldman – teu passado te condena

    Feldman pertence a ala mais conservadora e suja do PSDB que é a serrista. Não é para menos que nas eleições municipais de 2012 foi o coordenador geral da campanha de Serra, responsável inclusive por conseguir o apoio de Malafaia ao seu candidato. Foi secretário dos esportes da administração Kassab (talvez até hoje mal sabe diferenciar uma bola de vôlei de uma bola de basquete) e por conta disso, bancado pelo erário público, passou mais de 6 meses em Londres acompanhando “a organização dos Jogos Olímpicos em Londres” para trazer essa experiência a São Paulo, embora os jogos olímpicos vão ser realizados no Rio de Janeiro. Enquanto isso nas escolinhas de esportes da prefeitura na periferia as crianças sequer tinham bolas para suas atividades esportivas….Essa é a ética e o caráter da tal “nova política”…. E olha que não vou citar ele como um dos autores da Lei Anti Terrorrismo com o inutito de CRIMINALIZAR os movimentos sociais…

  29. LOL

    “Quem conhece Marina sabe que ela não se pauta por ambições eleitorais, nem mesmo políticas. Ela tem uma profunda reflexão humanista da compreensão do seu papel na realidade brasileira. Nem aqueles que não a conhecem acreditariam nessa versão [de que ela saiu do PT por ter sido preterida por Lula]”, emendou.

    Tudo o quê esta senhora fez após sair do PT contradiz o discurso de Feldman.

     

  30. Nunca

    Simpatizei com FHC, não voto no Aécio mas não sinto mal estar ao vê-los falar, A Marina me passa a ideia de uma pessoa extremamente dissimulada, sonsa e quando a vejo em entrevistas me dá uma irritação que não lembro de ter sentido com nenhum político anterior da oposição, nem mesmo José Serra.

    Até por isso evito fazer maiores comentários sobre a mesma no mundo online, não quero exgerar mas é isso. Ela me parece uma pessoa extremamente dissimulada, sonsa.

  31. Eu, hein! Parece que a

    Eu, hein! Parece que a vingança tornou-se Marigna. É muita pretensão e água benta querer uma semlhança dessas. A moça parece desfocada e desbotada perto da energia e vitalidade do Lula. É querer comparar a imagem da eterna vítima que parece ter prazer em sofrer com a figura daquele que não se abate nunca nem com a fome, nem com críticas, nem com cara feia e ressentida. Até agora, quem apanhou desde que surgiu e não parou de crescer foi o Lula. Sem chorar, sem se abater, sem nos abandonar um momento sequer.

  32. Feldman revela a missão de Marina

    “(…) é um debate sobre a manutenção ou não do PT no poder”.

    Reveladora a afirmação de Walter Feldman. Esse é o triste papel a que se presta Marina Silva nessas eleições: retirar o PT do poder.

    A “nova política”, portanto, começa por aí, manter o PT longe do governo.

  33. Ora, Dr. Feldman, quem és tu?

    Ora, Dr. Feldman, quem és tu? Tantas vezes oportunista, desde os tempos de vereador do PC do B, quando ainda este emergia  da clandestinidade, faminto por cargos e holofotes, tantas vêzes tentando ser escolhido candidato e nomeado pra essa ou aquela Secretaria e passando pelo PSDB, do qual só saiu porque seu espaço foi espremido, graças à união deletéria como sr.Funério/Serra. E quem encontras pelo caminho? A “desavisada” (será?) Marina e sua rede, de quem consegue ser um porta-voz privilegiado, falando de nova política. Toda vez que te via ao lado de Marina, como papagaio de pirata, dizia pra mim mesmo e pra quem quisesse ouvir que vc era a uma das razões para nunca votar em Marina. Mas para não encher a sua bola murcha, vc não é a principal razão. De qualquer forma, iguais se atraem. Me dá licença…nova política.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador