Sobre a educação de ricos e universitários que votam em Bolsonaro, por Esther Solano

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Por Esther Solano

No Facebook

Ricos e/ou universitários que votam em Bolsonaro

Na minha pesquisa [acesse aqui],entrevistei algumas pessoas ricas (uma, aliás, muito rica) e universitários brancos simpatizantes de Bolsonaro. Apareceu ódio ao pobre, sim, mas não só isso. Num post anterior, disse que um denominador comum dos simpatizantes dele era a incapacidade cognitiva, emocional de entender a pluralidade do mundo, sua riqueza social, suas complexidades, de ver o outro como possibilidade e não como inimigo. A falta de educação e conhecimento críticos, políticos, democráticos contribuem para esta incapacidade.

Ao falar isso muitos pensaram que estava falando em pessoas pobres. Não estava. O acesso à educação formal que classes médias e ricos têm não significa nem muito menos acesso a uma educação crítica. Como dizia Adorno, a educação pode lutar contra a barbárie ou pode criar monstros. A educação pode lutar contra o fascismo ou fortalecer o fascismo. Muitos de nossos universitários votarão no Bolsonaro. Estamos então fomentando uma educação para fascistas?

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Riqueza não se traduz em

    Riqueza não se traduz em educação e ainda menos em inteligência. Eu também conheço um número considerável de representantes da “elite” brasileira que estariam perfeitamente à vontade entre a escória da humanidade. E o problema não é a educação que essa escória têm nos seus caros colégios “de elite”, o problema é a educação que vêm dos pais deles.

  2. Boa parte deste voto em

    Boa parte deste voto em BolsoNazi vem da necessidade de manter o status quo a qualquer preço e manter o povo e seus direitos à distância . O capitão ñ  mede esforços em cumprir esta tarefa. Estufa o peito e cumpre o dever  com prazer. O Santo, ao contrário,  tem algum escrúpulo de consciência  e  ás vezes precisa dourar o cocô !

  3. O tarot deve ter uma carta
    O tarot deve ter uma carta chamada A Ingnorancia…explicação: sabedoria e sensualidade não tem a ver com estudos na base do faz de conta que eu estudo…

  4. Dizem que abrindo a boca o

    Dizem que abrindo a boca o Bolsonaro vai perder votos. Discordo. Quanto mais simples e radical a mensagem dele, mais votos vai atrair até porque conheço muitos que pensam como ele, só tem vergonha de dizer.

  5. bom post.

    Não só concordo como endosso.

    Trabalhei 40 anos e não enconteri mais de 10 (com muita boa vontade) pessoas que tivessem uma educação aceitável para quem frequentou uma universidade!. 

    Gente que não conhece ( ou lido) 3 autores russos ou franceses, por exemplo. Gente que não leu um livro de ciência politica, sociologia, economia…

    Nos cursos de pós- graduação o mesmo. Somente na USP encontrei pessoas com bom nível intelectual mas isso lá se vão 30 anos… Não sei agora.

    Nossa classe média só se enteressa de juntar e gastar dinheiro. È o único valor que têm.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador