Solidariedade é visto como possível aliado do PSDB a eleição de 2014

Jornal GNN – Os partidos de oposição ao governo Dilma Rousseff já vislumbram a criação da legenda Solidariedade. Partido criado pelo Paulinho da Força (PDT-SP) conseguiu um pouco mais de 500 mil assinaturas de apoio para legalização, número bem abaixo do coletado pela Rede Sustentabilidade, de Marina Silva. Entretanto, o seu registro pode ser concedido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) nos próximos dias, conforme publicado pelo jornal Folha de S.Paulo, desta segunda-feira, dia 02.

Paulinho da Força já articula o comando da futura legenda, ao governador do Ceará, Cid Gomes (PSB).

As articulações entre Paulinho e Cid estão marcadas para esta terça-feira, 03, no estado do Ceará. “O deputado deve colocar o diretório da nova legenda no Estado à disposição do governador”, diz trecho.

A migração de partido se daria devido ao extremo descontentamento do governador cearense, diante de uma possível aliança entre seu partido e o PSDB. A declaração foi realizada após um encontro na última quinta-feira (29), entre Eduardo Campos (PSB) e Aécio Neves (PSDB).

Segundo o Jornal “Ceará Agora”, Cid Gomes declarou ainda que considera “natural” a reunião entre os representantes dos partidos, mas mostrou preocupação com o simbolismo do encontro.

“O PSDB é um partido de oposição a um governo de que nós fazemos parte. Confraternizar com isso é sinalizar que talvez se cogite essa possibilidade de o PSB ser linha auxiliar do PSDB (em 2014) e isso me preocupa. Eu sinceramente fico extremamente desconfortável com essa possibilidade”, discursou Cid.

O governador criticou a possibilidade dos dois partidos dividirem o palanque nas eleições do próximo ano. “Duplo palanque é coisa de quem não tem posição. Quem tem duas posições, não tem nenhuma”, comentou o governador.

No entanto, ao que tudo indica sair do PSB para migrar ao Solidariedade não minimizará o seu desconforto, a única justificativa seria o comando na nova legenda. A cúpula do PSDB está de olho no novo partido de Paulinho que deseja levar para órbita da provável candidatura de Aécio Neves, à Presidência de 2014.

A aproximação do Solidariedade já vem sendo discutida entre tucanos e Paulinho. “A investida em Cid Gomes também está no radar dos tucanos, uma vez que ela poderá abrir brecha para ampliar uma reaproximação de Aécio com governador cearense e o irmão e ex-ministro Ciro Gomes”.

Diante desta disputa no nome do governador do Ceará resta saber de que lado ele ficará. Afinal, ele já manifestou favorável à reeleição da presidente Dilma Rousseff.  

Registro

O processo de legalização do Solidariedade está no Ministério Público Eleitoral, segundo informações do próprio TSE, o documento deve ser encaminhado essa semana para o ministro relator do processo, Henrique Neves para formulação de seu voto a ser encaminhado para o plenário do tribunal para votação entre os sete ministros que deve decidir pela legalização ou não do partido.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador