Aneel mantém bandeira tarifária verde em outubro

Jornal GGN – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária verde continuará em outubro, o que significa que não haverá cobrança adicional para os consumidores.

A bandeira está verde desde abril, em razão da melhora da situação nos reservatórios das principais hidrelétricas do país com as chuvas do último verão, principalmente no Centro-Oeste e no Sudeste. A queda na demanda, causada pela crise econômica, também é um fator que contribuiu com a manutenção da bandeira verde. Com menos necessidade de gerar energia, o país economizou mais água nos reservatórios das hidrelétricas.

De acordo com a Aneel, a inclusão de novas usinas ao sistema elétrico brasileiro também foi um fator para a manutenção da bandeira verde. 

As bandeiras tarifárias começaram a ser utilizadas em janeiro de 2015, e sinalizam quando o custo da produção de energia está mais caro. Nos casos da bandeira amarela e vermelha, é aplicada uma cobrança extra nas contas de luz, variando de R$ 4,50 a R$ 1,50 para cada 100 kilowatts-hora (kWh) consumidos.

No ano passado, o custo da produção de energia aumentou em razão do período com poucas chuvas, que causaram a redução da água armazenada nas hidrelétricas, obrigando o acionamento de mais usinas térmicas. 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador