Energia terá considerável alta de preços em 2021

Preços dos combustíveis e da eletricidade devem pesar no peso do consumidor graças ao câmbio, preço do petróleo e encargos

Agência Brasil

Jornal GGN – Além de lidar com a pandemia e a consequente falta de renda por parte de muitos brasileiros, o custo de vida não deve aliviar o bolso dos cidadãos em 2021, a começar pela energia elétrica, além dos sucessivos aumentos de gasolina, diesel e gás de cozinha.

Segundo o jornal Correio Braziliense, o preço dos combustíveis tem sido o pivô de um jogo de empurra-empurra entre Palácio do Planalto, governos estaduais, Petrobras, refinarias, distribuidores e postos em torno da alta dos preços.

Enquanto isso, o consumidor paga o preço: a gasolina nas refinarias da Petrobras acumula alta de 22% em 2021, e o diesel já subiu 10% ao longo do ano, mas o repasse para o público final é bem maior por conta do etanol e dos tributos.

Levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis mostra que o preço médio do diesel, gasolina e etanol subiram nos últimos dias: a cotação média do diesel nas bombas atingiu R$ 3,811 por litro nesta semana, alta de 1,3% em relação à semana anterior.

Até o momento neste ano, ainda de acordo com as pesquisas semanais da ANP, o valor do combustível mais consumido do Brasil recuou em apenas uma ocasião — entre 17 e 23 de janeiro, quando registrou uma modesta queda de 0,1%.

A gasolina comum seguiu a mesma toada e avançou 1,34% nesta semana, para uma média de R$ 4,833 o litro nas bombas. Esta é a oitava semana consecutiva de ganhos no preço da gasolina.

O etanol também subiu: com alta de 0,67% em relação à semana anterior, o litro do biocombustível alcançou em média 3,311 reais nos postos.

O preço médio do diesel está 4,8% acima do patamar em que começou o ano, enquanto o da gasolina acumula aumento de 7% em 2021. O etanol subiu 4,12% no período.

Redação

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador