Governo antecipa primeiro leilão do pré-sal para outubro

Jornal GGN – Depois do sucesso do leilão de licitações de blocos de petróleo e gás realizado na semana passada, o governo anunciou, no Diário Oficial desta quinta-feira (23), a antecipação para o mês de outubro do primeiro leilão de blocos de petróleo na região do pré-sal da bacia de Santos. A operação estava inicialmente prevista para novembro.

O leilão colocará à venda unicamente o campo de Libra, cujas reservas recuperáveis superam as reservas brasileiras de petróleo.

Será a primeira experiência brasileira no modelo de partilha, que ao contrário do modelo de concessão, implantado desde 1999 e que arrecadou R$ 2,8 bilhões durante a licitação realizada na última semana, não prevê disputa por preços, mas pelo maior volume de petróleo que o investidor aceitar compartilhar com a União.

O campo de Libra foi descoberto pela ANP (Agência Nacional do Petróleo) em 2010 e tem reservas recuperáveis de até 15 bilhões de barris de petróleo, de acordo com avaliação da certificadora Gaffney, Cline& Associates. As reservas provadas brasileiras em 2012 eram da ordem de 14 bilhões de barris de petróleo.

A área de prospecto de Libra fica 183 quilômetros da costa do Rio de Janeiro e foi a segunda grande descoberta da ANP. O ativo deve atrair empresas de grande porte, que deverão se reunir em consórcios de três a quatro componentes para fazer frente aos grandes investimentos necessários.

Veja mais em:

Resultados do leilão de petróleo agradam mercado

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador