Maior usina solar do mundo entra em funcionamento

Sugerido por Gunter Zibell – SP

Da Exame

Maior usina solar do mundo começa a gerar eletricidade

Com o tanto de eletricidade que produz, a nova usina solar será capaz de abastecer cerca de 140 mil casas da Califórnia
A Ivanpah Solar Electric Generating System, maior usina de energia solar do mundo
 
A Ivanpah Solar Electric Generating System: usina abriga 300 mil espelhos para coletar a luz do sol e tem capacidade bruta de produção de 392 megawatts de energia
 
Começou a funcionar nesta quinta-feira (13) a Ivanpah Solar Electric Generating System, maior usina de energia solar do mundo, que está localizada na Califórnia, nos EUA.
 
O título de maior complexo produtor de eletricidade proveniente do sol era da Shams 1, usina localizada em Abu Dhabi, capaz de gerar 100 megawatts de energia.

Mas hoje, após resolver questões regulatórias e problemas jurídicos e entrar em funcionamento, a Ivanpah desbancou bonito a concorrente árabe.
 
Em um terreno de 13 km², a usina abriga 300 mil espelhos para coletar a luz do sol e tem capacidade bruta de produção de 392 megawatts de energia – quase quatro vezes mais que a Shams 1, em Abu Dhabi.
 
Com o tanto de eletricidade que produz, a nova usina solar – que pertence às empresas NRG Energy, BrightSource Energy e Google – será capaz de abastecer cerca de 140 mil casas da Califórnia. Segundo comunicado oficial, ao passar a utilizar energia limpa, esses domicílios deixaram de gerar 400 mil toneladas métricas de CO2 por ano – o que equivale a remover 72 mil veículos das ruas.
Redação

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É um projeto interessante que

    É um projeto interessante que merece um olhar de perto para verificar sua eficiência. Se for comprovada é um modelo que ajudaria muito as regiões do nordeste brasileiro.

    O mais importante, é saber sua capacidade de armazenamento e custo de sua manutenção, para ver se é sutentável o suficiente!

    1. É uma usina que utiliza o

      É uma usina que utiliza o calor do sol, via espelhos concentricos, para aquecer uma grande quantidade de sal, numa torre, ao centro. Este tipo de usina produz energia durante a noite inclusive, com o calor armazenado durante o dia, portanto, em regiões de insolação constante, como a califórnia (ou o nordeste brasileiro), é uma usina de energia 24 horas por dia.

  2. Esse tipo de geração talvez

    Esse tipo de geração talvez tenha mais sucesso no Brasil do que painéis fotovoltaicos. Mas…Isso é a mesma coisa que ladrilhos o pasto. A terra necessária é inutilizada. Isso é para deserto. Como não há deserto no Brasil. ..

     

    Depois, este projeto específico não serve de exemplo. Isso é o Google pagando para poder dizer que a fonte de energia de seus datacenters é COOL.

     

    Abraço

  3. Tem que ver a relação entre a
    Tem que ver a relação entre a área ocupada pelos paines (que fica inutilizada) e a geração média efetiva anual. A partir disso dá para dizer se é mais eficiente ou não que uma hidrelétrica, independente do custo. O valor de 300 MW é muito pouco e deve ser o máximo (para propaganda). Uma hidrelétrica produz 4 mil MW máximo num lago com área 10 vezes maior que não inutiliza o ambiente, apenas o modifica. Aparentemente as gerações máximas se equivalem, mas isso não é o valor efetivo que se consegue.

    1. Jaime, a respeito do outro

      Jaime, a respeito do outro tópico eu esqueci um outro dado.

       

      A capacidade instalada hídrica brasileira encolheu 4%. 

      As nossas hídricas estão gerando 4% menos do que geravam com a mesma vazão de  água.

       

      Só pra acrescentar pq sei que vc gosta destes números.

      PS. Ninguém sabe o porque mas acredita-se em assoreamento.

       

      Abraço

  4. Energia Solar veio pra Ficar

    Isso nao eh ficcao, eh realidade.

    Hoje, paineis voltaicos de media eficiencia conseguem gerar 100 w / m2. Numa area de 13 km2, eh possivel gerar-se com esse mesmo tipo de paineis ate 1300 mW de potencia por um pouco mais de 6 horas. Distribuindo toda essa energia gerada por 24 horas, obtem-se mais de 325 MWh. Eh a pura verdade.

    Em futuro proximo, com paineis mais eficientes gerando ate 200w/m2, sera possive dobrar a geracao de energia numa mesma area. O unico problema eh o amazenamento de toda essa energia para consumo durante a noite.

     

    Energia solar eh o nosso futuro.

    1. Acho que você fala mais em
      Acho que você fala mais em expectativas. Uma coisa que poderia ser feito agora é um modelo de célula para uso doméstico visando a geração nos telhados das casas. Mas o lobby é poderoso.

      1. Não existe lobby, existe

        Não existe lobby, existe mudanças no altamente regulado setor. Por ser altamente regulado, as mudanças são lentas mesmo.

        Mas sabe aquele pessoal que disse que o risco de racionamento(aliás não disse, apenas fez a conta que é a mesma do ONS ou que qualquer pessoa faria) era de 17%? Esse mesmo pessoal disse que a autogeração(o nome não é este) já está regulada no Brasil.

         

        O problema é que o cara coloca isso no telhado e vai trabalhar. Enquanto bate o sol, ele não está usando. Aí quando chega em casa, liga aquele chuveiro elétrico… mas o sol já se foi e não há bateria. então como ficamos?

         

        Este é o problema que foi resolvido. Compensação. Já está regulado. Esta será a próxima novidade no Brasil mas NÃO SE ENGANE.

        Isso é apenas paliativo e a tecnologia dos paineis não avança rápido como as pessoas imaginam.

         

        E tem mais… A China decidiu aumentar sua capacidade instalada de painéis. Será coisa de 6G por ano. O que isso tem a ver com o Brasil? Ora bolas, acabou painel chinês no mercado. Os preços explodiram… no mundo.

         

        Mas nem tudo são más notícias. O mercado europeu está ficando saturado. Daqui a pouco não tem mais onde colocar.

        E os fabricantes mundiais veem o Brasil como bola da vez.

        Ao meu ver, opinião MINHA, grandes plantas de painéis não vão prosperar no Brasil por uma questão de necessidade. Simplesmente não precisamos disso. Apenas no topo de prédios e coisas assim microscópicas.

        Temos uma reserva eólica que é mais barata e que não será toda utilizada até provavelmente o ano de 2200. Dois mil e duzentos mesmo, não 2020. Pois como vcs já devem saber, podemos inserir apenas 30Gw de fontes eólicas ao sistema. este número ja está acima do máximo, hehehe, mas sou otimista. Temos 10 instalados e 10 el leilões. Portanto, o mercado eólico não vai durar muito tempo. E depois amigos?

        A energia solar compete com a eólica. Se não podemos utilizar toda a capacidade eólica, pra que buscar outras? Qual a vantagem da solar sobre a eólica? nenhuma… então,… pode esquecer.

        Abraço

    2. Não amigo, é ficção

      Não amigo, é ficção pura!

      Sabe o Japão, aquele país que despreza a energia nuclear? Está construindo 3 novas centrais nucleares. Isso é a mais absoluta realidade!

       

      Abraço

  5. Porque ninguem aqui inventa…

    … formas de auto-geração, eu vi algum tempo uma microturbina a gás que era do tamanho de uma maquina de lavar roupa e atendia (+/-) a necessidade de uma casa.

    Já que o gas aqui ainda é uma forma barata…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador