O caso Pasadena e a Boatobras

Do blog de Guilherme Scalzilli

Boatobras

As questões envolvendo a Petrobras possuem aquela natureza temerária e nebulosa que a maioria dos espectadores só conhece pelos suspenses hollywoodianos. O montante das transações e o peso dos interesses envolvidos transformam o ramo petrolífero num antro de maldades que escapam à compreensão dos pobres mortais. Se o poder persuasivo dos gigantes inescrupulosos que dominam o meio ficasse apenas na riqueza financeira, já seria avassalador.
 
A mídia corporativa é o lado mais frágil e corruptível desse jogo. E seus “analistas de mercado” dispensam apresentações. Somando a tudo isso o oportunismo político-eleitoral da direita privatista, é fácil concluir que não será na grande imprensa brasileira que teremos fontes confiáveis para entender a estranhíssima onda de ataques à estatal e ao governo Dilma Rousseff.
 
A polêmica sobre a refinaria de Pasadena atinge uma relevante infra-estrutura brasileira instalada numa região estratégica dos EUA. Um canal de escoamento para o maior mercado consumidor de petróleo do mundo. Às vésperas da explosão produtiva do pré-sal. E ainda ficam repetindo que o imbróglio se resume aos valores investidos e a umas planilhas técnicas.
 
O encontro com as informações relevantes que a imprensa vem ignorando mostra que as confusões em torno do caso Pasadena ultrapassam o nível da pura ingenuidade.

 

Redação

29 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Casa de mãe joana

    Guilherme,

    É preciso um estômago enorme para assistir a uma sessão no Senado Federal , tamanha a desfaçatez daqueles canalhas. Abusam do direito de serem hipócritas, ANFerreira a se basear em nota de Lauro Jardim (diversos  senadores usaram notas de jornal como âncora para as suas perguntas), Agripino ” rabo de palha” Maia a clamar por honestidade na petroleira, logo ele, conhecido em sua terra como corrupto até a medula, o mesmo político  que inventou aquela fulana que esteve no gabinete da então ministra DRousseff , todos os senadores da oposição a falar em ” Nossa Petrobras” e a afirmar que a refinaria foi comprada por U$ 42 milhões pela Astra, como se  fosse possível comprar uma refinaria de 100 mil barris diários por aquele preço ridículo.  

     Como sempre,  a agressão gratuita apareceu, desta vez na pessoa de, logo quem,  Pedro Taques; mais adiante chega, até que enfim, uma senadora da oposição, Vanessa Graziottin, prá colocar os pingos nos ii, prá falar a  verdade verdadeira,isto é, que o objetivo da CPI é a alteração do marco regulatório, é o pré-sal.  

     Todos os senadores elogiam Graça Foster, dizem que estão ali prá defender o povo brasileiro e depois falam o previsto, Cassio Cunha Lima demonstrou ser analfabeto em matemátca, ao afirmar que a refinaria foi adquirida por  4 x o valor pela Astra, 360 mi de dólares, 1,2 bilhão de dólares, na verdade 2 x o valor da compra. 

     Em minha opinião, Graça Foster não agrada os senadores, primeiro por ter ido lá por conta própria/ segundo, por demonstrar um profundo conhecimento do negócio petróleo, terceiro, por ser mais fria que uma lâmina de aço,  e quarto, por não deixar nenhuma, nenhumazinha brecha para a turma àvida pela Petrobrax.  

     Até aqui, agora assistindo a desastrosa intervenção do Pedro Simon sempre louco por CPI (ele sempre gostou de CPI) é como eu interpretei a sessão no Senado.  

    1. Louco por CPI?

      … até pode ser… mas bem longe aqui do Rio Grande do Sul – o estado mais politizado do Brasil (qua! qua! qua!)… pergunta para ele se quer uma cpi do robo na CEEE quando ele era governador.

    2. Um festival de desconhecimento técnico, e…
      Como era previsto, foi um festival de ignorantes, munidos de simples comentários de jornalistas comprometidos com seus patrões, de cujas editorias, ninguem espera nada com conteúdo sério, tentando engabelar, uma experiente executiva e especialista em tecnologia e prospecção de petróleo, que tambem munida de números(estes sim, reais e não de notas dos jornais) tentando provar que a compra de 50% da refinaria americana,e o alto investimento para adquirir os outros 50%, com valores bem acima do inicialmente pago, não foi nem altamente lucrativo, nem prejudicial às finanças da Petrobrás, e sim um negócio estratégico, numa área na qual e Petrobrás jamais fez besteira, e não seria desta vez, que teria feito.

      1. Raí

        Raí,

        Os senadores são muito limitados, imagino que só consigam se eleger comprando votos ou através de algum esquema. Quanto às exceções, exceções são.

        Graça Foster literalmente passeou na cabeça deles todos, e só se aborreceu com o senador paranaense Mario Couto, um verdadeiro cavalo, mas nem assim deixou de responder ao quadrúpede.

  2. A ordem é ir às compras 

    A ordem é ir às compras  enquanto a boataria fervilha e vender  no auge dos desmentidos . E muita atenção que êles já estão chegando.   

  3. querer investigar Petrobras com base em notícias da Folha…

    é o mesmo que avisar com antecedência que só quer sujar o ambiente de trabalho

  4. E a Graça Foster, convenceu ?
    Queria saber a opinião abalizada, de quem ao contrário de mim, é do ramo, sobre as explicações mais técnicas e menos políticas, até por uma questão lógica e ética, se foram convincentes, e esclarecedoras, da atual Pres.da Petrobrás, ou se a própria Presidenta Dilma, faria melhor ?
    Na verdade, muitos dos seus assessores, aconselharam-na, a assumir a defesa da estatal, até porque as denúncias são sobre fatos que ocorreram na sua administração á frente do Conselho de Administração da empresa, porem o bom senso e alguns conselheiros políticos, acharam melhor, a Presidenta se poupar, e não entrar nesta guerra política, que é tudo o que a oposição queria, sangra-la até que qualquer tropêço nas respostas, pudesse interferir na sua iniciada campanha à reeleição.

    1. “bom senso e alguns conselheiros políticos, acharam melhor”

      Depois do “tiro no pé” dado por Dilma, ao responder, desnecessariamente,  a uma “denúncia” do Estadão, ficou difícil a situação, Raí. A nota para lá de infeliz da Presidenta foi o pontá pé inicial para o “escândalo” criado pela mídia, com omissões e meias verdades sobre Pasadena. E, em lugar de defender a empresa e a aquisição, cuidou a Presidenta de procurar eximir-se de eventuais irregularidades. A Dra. Graça, hoje, encarregou-se de dar mais tiros, nos pés, nas pernas e onde mais foi mpossível, ao insistir na cantilena oposicionista de que a operação foi ruim e irregular e Dilma foi “enganada” pelas omissões na documentação que foi apresentada aos conselheiros da Petrobras. Não vejo, portanto, nem bom senso nem virtudes nesses “conselheiros” políticos.

        1. Negativo

          Negativo, Galvão. O que estou dizendo e reafirmo é que Dra. Graça (Presidente de uma empresa do porte da Petrobrás, não qualquer pessoa) deveria muito bem saber que qualquer declaração sua seria desvirtuada pela mídia oposicionista. Quanto mais a afirmação, de maneira clara, de que a aquisição da refinaria foi um mau negócio, mesmo dentro de um contexto da sua declaração. Pura incompetência política. Não sabia ela que a verdade, tecnicamente explicada, é o que menos interessa à oposição? Não imaginava que uma declaração dessa era tudo o que eles queriam ouvir?

          Está aí, para todo o Brasil ver, ouvir e ler o que sobrou de todas as suas declarações. A confirmação do que queria a oposição: um mau negócio e, ainda por cima, irregular, pois fez questão de culpar um diretor. A mídia já está em festa. Imagine a oposição.

          1. Concordo, vão “ampliar” as

            Concordo, vão “ampliar” as falas dela que foram “foi mau negocio”, “só deu lucro agora em Jan e Fev e desde 2008 dá prejuizo”, “meu marido não tem contrato com a Petrobras (mas tem pedidos de compra)”.

            Dona Foster, a Sra. estava na cova dos leões não adianta vir com “corporate language” que o Mario Couto lá do Pará (aquele da fabrica das tapiocas) vai bater até não crescer mais cabelo.

            A Sra. além dos numeros devia ir com a biografia dos mais encardidos e parar este freak show de uma vez!!!

          2. Você está certo. Ela foi

            Você está certo. Ela foi muito Bur, digamos, “inocente”, ao falar uma merda dessa. Mesmo, afirmando que em 2006 não era mau negócio, o que vemos em todos os portais, jornais, revistas e que merda for, é: “Graça Foster afirma que Passadena foi mau negócio”.

            É muita burrice.

    2. Raí segundo a tacanha da

      Raí segundo a tacanha da Tucanhêde Graça Foerster convenceu e ainda ganhou elogios da cheirosa quando afirmou que Foester trabalha na Petrobras há quarenta anos, e veste a camisa da empresa.  Tucanhêde ainda aproveitou para jogar a culpa nas costas de Gabrielli. 

    1. Nao vai dar em nada.  Pode

      Nao vai dar em nada.  Pode escrever na pedra.

      Se um mijado judiciario dos EUA tentasse um truquinho desses com a Casa Branca ele ja estaria preso.

      1. com certeza, Ivan…

        mas por aqui intenção oculta de se praticar um crime contra a Presidência é o normal de todos os dias,

        como podemos ver na imprensa que atua como partido político para tomar o poder

  5. tudo dependia das perguntas, Raí…

    e cá pra nós, ninguém perguntou nada, maioria só repetiu o que já foi amplamente noticiado como erro

    1. Que Senado, hein !
      “Só repetir noticiado, o que já foi ampla e mentirosamente noticiado no PIG”
      E para isso, convocaram para “nada” a Pres. de uma empresa, que contrariamente aos senadores, trabalha 12 hs. por dia, e prodúz resultados, e não engana seus clientes nem aos acionistas, e tambem ao contrário dos senadores, jamais sedeixa levar, pela facilidade de locupletar-se, nem de usar o cargo, para fins eminentemente eleitoreiros.

      1. é mesmo…

        o que me espanta é que maioria, senadores, são veteranos que vivem ainda da velha política

        meu Deus do céu, até hoje não aprenderam nada……………………………revoltante

         

        e quanto de dinheiro já perdemos na esperança de vê-los atuarem para a política e não só para marcarem presença

  6. depois dessa, juro para todos os amigos e amigas daqui…

    se o povo sair às ruas pedindo “reformas políticas já” estarei lá e lá continuarei até que realmente aconteçam

  7. difícil alguém me convencer de que não é o melhor momento…

    ou que pode complicar ainda mais a situação…………………………………………….mas

    o todo mostra-se tão esculhambado que poderíamos aproveitar para incluir

    “chega de judiciário desorganizado e potiqueiro”

  8. Fraude de bilhão de dólares exige profissionais

    É só procurar. Mas com energia, pois o custo disto foi o Brasil quebrado e de quatro na presente quadra. Com a gasolina produzida pelas refinarias estariamos a cavaleiro na atual crise de balanço de pagamentos. 

    Não é o caso e estamos queimando reservas mais depressa do que deveríamos e vamos estar com o pires na mão em 2015,75, sair desta armadilha é coisa para profissional, não vejo como a Dilma possa atravessar este mata-burro.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador